sábado, 29 de fevereiro de 2020

Transceptor Andirá SSB CW 40 metros.

Olá, pessoal com a permissão do gênio brasileiro Sr. Miguel PY2 OHH, publico o projeto bem-sucedido e simples. O transceptor Andirá em SSB e CW 40 metros, no seu novo endereço de projetos. Temos também o site do Miguel em espelho feito pelo amigo mexicano Emílio e link do Andirá SSB CW. Publiquei aqui no blog os novos endereços do Miguel PY2OHH, e de Kazuhiro Sunamura JF10ZL, site espelhado pelo amigo Emílio. Bom trabalho do Emílio pois o site do JF10ZL. está fora há tempos. Veja um pouco sobre Kazuhiro Sunamura JF10ZL.
O transceptor Andirá SSB CW em 40 metros, é Ararinha e BITX em circuitos modificados e simples para nossos iniciantes em montagens SSB, talvez um projeto assim como este é sempre um desafio para iniciantes, pois o iniciante não tem experiência em RF, muitos não dispõem de instrumentos de medição para auxiliar no êxito de alguns circuitos de RF, podemos substituir e melhorar mais o projeto, o CI TA 7358P pode ser o LA 1185, os transistores de TX podem ser os BDs ou 2N 2219, 2N 3866, e IRFXXX, um pouco de testes para melhorar cada circuito é bem-vindo, muita paciência, e ver se não cometeu algum erro "Gato", por isso melhor ler com calma a página original do Andirá e entender tudo que o Miguel explica para que o projeto funcione corretamente com bom desempenho. Eu simplesmente modifiquei pouca coisa para termos maior potencia em RF TX, colocamos tensão só no dreno do Mosfet acima de 16 Vcc até os 20 Vcc mas vocês podem montar outra saída PA com dois Mosfets em Push Pull como Ararinha 6 ou Linear Miudinho. Muito agradecido ao gênio Miguel PY2 OHH pela permissão desta publicação. Leiam abaixo dos esquemas todo conteúdo da página do Miguel.
Esquema original transceptor Andirá SSB CW PY2 OHH.
Atualizados em RL1B sem ligação a negativo em TX.
Link abaixo com lupa.
Esquema transceptor Andirá atualizado, 15 a 20W RF TX.
Atualizado em RL1B sem ligação a negativo em TX.
Link abaixo com lupa.
"Olá, amigos ... Estou postando um velho projeto, que está pronto faz um bom tempo. Trata-se de um transceptor que tem algumas novidades, foi um misto de Bitx com Ararinha, juntando o que se tem de melhor e simples em cada projeto, com pequenas modificações. A montagem foi feita aos poucos e sempre foram alterados os circuitos até o final, desta forma não reparem o acabamento, pois fui montando e acertando... Do Bitx usei o amplificador de microfone, o Míxer a diodos (modificado), e amplificador bidirecional (modificado). Do Ararinha o BFO, e o segundo Míxer/VFO com o TA7358. As novidades são a forma de gerar CW com um desbalanceamento do modulador balanceado. E a forma de injetar o bias no PA, com uma fonte de corrente constante e compensação de temperatura.
A comutação RX/TX no TA7358 foi feita via relé.
O Receptor : O sinal de antena passa pelo filtro de passa baixas (LPF ou PI) e segue para o relé de comutação TX/RX indo em seguida para o amplificador de RF de antena, com um 2N 3904, este amplificador compensa as perdas do próximo circuito (BPF) e dá uma força ao sinal, ele esta dimensionado para ter cerca de 50 Ohms de impedância de entrada e de saída. O próximo circuito é um filtro passa banda (BPF) que deixa passar somente a freqüências do nosso equipamento (40M ou 7.000 a 7.200 kHz), como ele é usado na transmissão e na recepção um relé comuta isto. Ele tem perdas e eu usei dois transformadores de FI Toko de 10mm na montagem. O sinal segue para o TA7358 que é um amplificador RF e misturador alem de oscilador (VFO) é um circuito bom de briga... Mas tem seus defeitos. O sinal entra no amplificador (pinos 1, 2 e 3) que possui uma impedância de entrada de 50 Ohms, no pino 1 e sai no pino 3. Usei um trimpot para ajustar a tensão de trabalho (ganho) do amplificador ...geralmente este ajuste é feito em TX e fica como está em RX... O ideal seria ter um ajuste independente para RX e TX. (este ajuste será explicado em TX). Então segue para o misturador (pinos 4 entrada e 6 saída), aqui a impedância vai as alturas cerca de 10k, já trabalhei bastante nesta parte e o circuito usado é o que mais funciona e não dá problemas.
O sinal de entrada no misturador, digamos 7.100 kHz é misturado ao sinal do VFO de 2.900 khz gerando sempre uma saída em 10Mhz, assim para cobrir de 7.000 a 7.200 kHz é necessário um VFO de 3.000 a 2.800 kHz. Teremos então no pino 6 a saída de 10MHz. O funcionamento do VFO será explanado em separado. Os dois transistores seguintes ligados ao pino 6, ajustam a impedância e amplificam respectivamente, a RF. O sinal segue para um relé de comutação TX/RX pois os circuitos do TA7358 e do filtro a cristal operam tanto em TX como em RX.
Do rele o sinal vai para o filtro a cristal, este filtro deixa passar apenas uma largura estreita de RF, de 2,7 a 3 kHz (ou seja, por exemplo um sinal de 10.000 a 10.003 kHz) o que impede uma das laterais de passar (veremos isto mais detalhado na descrição do TX). 
Agora já filtrado, o sinal passa por um amplificador de RF que compensa as perdas do filtro e ainda dá uma força. Chega agora ao demodulador, aqui o sinal de 10.000 a 10.003 kHz (por exemplo) é somado e subtraído ao sinal de 10.000 kHz do BFO gerando muitos sinais diferentes pela soma e subtração de ambos, mas o que interessa é o áudio (no exemplo de 0 a 3 kHz).
Este circuito tem ajustes todos em TX. Finalmente o sinal de áudio vai para o amplificador de áudio (2N 3904 +LM 386).
O VFOO circuito usa capacitores styroflex, e foi dimensionado pela planilha do Excel VFO2, o enrolamento do transformador Toko também. A planilha calcula um valor pequeno para L e um valor grande para C é o único segredo, como já disse em outra parte deste site.
O BFO: Trata-se de um circuito simples de oscilador e driver... Os capacitores podem ser comuns cerâmicos e não necessitam ser NP0. O Ajuste do BFO é importante, pois define que se trabalhamos com LSB ou USB. O BFO deve ser ajustado ouvindo uma estação LSB (para a qualidade do áudio) e uma em CW para eliminar a lateral indesejada, é necessário repetir varias vezes este processo até obter um resultado bom ou ótimo. A estação de CW deve ser ouvida em LSB e retocando o VFO para um tom de freqüência bem baixo até não se ouvir mais e continuar ajustando nesta direção em ordem de ouvir novamente o mesmo sinal. Se não ouvir tudo certo. Se ouvir ajustar para o sinal sumir. Repetir tudo se necessário! 
O Transmissor : A modulação vem de um microfone de eletreto, uso um plug banana estéreo que tem uma conexão para um botão PTT. Assim o microfone tem PTT. Na mesma entrada do plug podemos ligar a chave de CW, com o terminal de entrada de áudio aterrado. A chave de CW aciona o relé de RX TX (via terminal PTT). O sinal entra em um amplificador de áudio derivado do BITX, que funciona muito bem. Do amplificador o sinal vai para o modulador DSB ou misturador a diodos, este deve ser ajustado de tal forma que sem modulação não produza saída de RF, isto é conseguido ajustando o trimpot na saída do misturador e o capacitor trimmer. Assim quando tivermos sinal de áudio haverá um desbalanceamento com a saída de sinal em DSB. O DSB é um sinal modulado com as duas laterais LSB e USB... Difere do AM, pois não tem a portadora. Para transmitirmos em CW é necessário desbalancear o modulador, fazemos isto com um resistor a terra em um dos lados do modulador balanceado, gerando um sinal de 10MHZ que sai como RF sem modulação (A1), o valor do resistor que faz o desbalanceamento é o que define a quantidade de RF que vai chegar ao PA... Assim aumentando o valor podemos diminuir a potencia, a um valor desejado os valores que constatei foram 100 Ohms para a maior potencia de 680 Ohms para a menor. Para tanto é necessário ligar a entrada de áudio do microfone a terra. Com o resistor e com áudio teremos um AM cortado sem uma lateral e com uma portadora que dependerá do valor do resistor de desbalanceamento, como o tipo de amplificação não é adequada não sei dizer sobra a qualidade do sinal de saída em AM. A recepção é possível ouvindo apenas uma lateral (LSB). O sinal de saída do modulador vai para um amplificador de RF que teve seu ganho cortado quase a zero, pois saturava o transmissor reduzi o ganho e ficou bom. Depois o sinal vai para o filtro ladder a cristal, os quatro cristais são escolhidos em um circuito oscilador especial (veja no bitx 40 neste site) https://www.qsl.net/py2ohh/trx/bitx/bitx.htm com uma variação de poucos Hz entre eles. Neste filtro uma das laterais é eliminada e teremos na saída um sinal de LSB puro ou CW puro em 10MHZ. O sinal vai para o TA7358 que amplifica e mistura o sinal, com a RF do VFO, produzindo várias freqüências de saída e a mais interessante é a de 40 metros que é amplificada e filtrada, eliminando as demais frequências indesejáveis, o filtro passa banda com transformadores de FI toko. Este sinal vai para o amplificador final com um 2N3904, um 2SC1173 e um IRF530. O IRF 530 é ajustado para 20 a 50mA de bias, sem modulação, este ajuste vem de uma fonte de corrente constante publicada neste site.https://www.qsl.net/py2ohh/trx/correntectte/correntectte.html
Do amplificador final PA ele passa por um filtro passa baixas (PI ou LPF) que elimina os múltiplos de onda em principal os de 14MHz (dobro da freqüência) e acima. E segue para antena.

A Montagem e substituições.
Os transistores NPN 2N3904 podem ser substituídos pelos 2N2222, BC547B, BC547C, BC548B, BC548C. O transistor PNP pode ser um BC559 ou um 2N2907 (nas fotos). O IRF530 pode ser substituído pelo IRF510. Os toroides FT37-43 podem ser substituídos por ferrites de lâmpadas econômica ou o NT - 10/5/3.2 Os toroides BN302-47 podem ser substituídos pelos núcleos balun NBN - 13/8/6/4 da Thorton O toroide do choque de RF do PA é o NT-12,5/7,5/10.
  No mercado brasileiro estes toroides podem ser comprados na Transformadores Líder, que entrega pelo correio. Os capacitores sem valor no esquema são 104 = 100nF ou 473 = 47nF cerâmico / multicamada. Os capacitores do VFO são styroflex e os do LPF ou filtro passa baixas são cerâmicos de 1kV de isolação, já os do BPF ou filtro passa banda e do filtro a cristal (ladder) são cerâmicos NP0. A montagem deste radio deve ser feita por partes, testando cada modulo montado, primeiro teste o receptor , depois o transmissor, sendo que antes de ligar o PA certifique-se que o sinal de RF, sem modulação, chegue limpo ou com valor menor que 10mV medidos na saída do driver com uma carga  de 50Ohms e com uma ponta de RF (descrita neste site). O ajuste do trimpot no TA7358 em TX é um ponto critico de ajuste. Os ajustes são como descritos no ARARINHA em meu site.https://www.qsl.net/py2ohh/trx/ararinha6/ararinha6.htm A caixa é comercial encontrada nos sites do solda fria e dabi, ambos vendem por e-mail e entregam pelo correio".
73 de py2ohh Miguel.
Muito obrigado ao Miguel e a todos.
Waldir Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.