sábado, 15 de dezembro de 2018

Antena direcional Yagi 4 elementos caseira.

Pessoal, quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Antenas direcionais Yagi: Pesquisando na Web sobre o assunto depois que um amigo me pediu para desenhar a antena de 4 elementos Yagi, igual a que eu modulava no começo anos 2000, na época anos 90 depois de adquirir meu Cobra 148 GTL, montei uma antena de 3 elementos Yagi com elementos de sucatas de antena de TV, eu emendava o alumínio introduzindo um dentro do outro, deu um bom resultado mas eu queria mais, então modifiquei de 3 elementos para 4 elementos, usei os mesmos alumínios de TV e formula do livro abc das Antenas de autoria de Allan Lytel. na época não havia o mundo da Web. O livro ensina como montar antenas e fórmulas simples. Mas ao pesquisar na Web e ver algumas antenas Yagi PX CB notei a diferença dos espaçamentos, tamanho dos elementos, posição refletor, diretor 1 e 2, Gamma-match, algumas são muito diferentes do que antes achava que fosse "regra". Então a quem recorrer, qual fórmula está correta. Muitos amantes do Radioamadorismo inventam antenas mudam tamanhos dos elementos, distâncias, ligação da alimentação, "cabo" nomes, etc. No intuito de reduzir tamanho baixa ROE ou amplificar mais os sinais. Nesta publicação irei mostrar a vocês como eu montei e o meu relato sincero da antena Yagi de 4 elementos que fiz muitos QSOs e troquei alguns cartões postais "cartolina" com o cobra 148 gtl. Não vou aprofundar em fórmulas da antena e nem do cabo coaxial, só o básico pois está tudo na Web. Vocês podem baixar um bom livro Manual das Antenas do amigo Ademir PT9HP, baixe o livro e leia com atenção, tem muitas informações e ilustrações que ensina como você ficar por dentro e montar sua antena. Vejam mais nesta página sobre antenas, baluns, e muito mais. Vamos a minha antena, antes acesse o meu blog, publiquei às páginas do livro abc das Antenas, que tem a fórmula simples para confecção de uma antena Yagi. vejam o simples "pulo do gato" que me disseram nos anos 90 e que realmente funciona, a antena vira uma "Botina" não sei ao certo o nome mas me disseram que é "Gama-capacitivo" será que é. Bem o nome não importa para mim, sei que funciona, e já fiz 3 antenas e até modifiquei uma comercial com gama-match e encurtada que não tinha rendimento, eu aumentei só os elementos e retirei o gama-match, coloquei o suposto "gama-capacitivo" curto circuitado pronto, a antena ficou uma verdadeira antena, já fiz também uma antena Yagi de 3 elementos com mesmas formulas para 50 Mhz do meu projeto ficou muito boa, com ótimo resultado.
Achei uma antena Yagi 4 elementos com curto circuitado no excitador irradiante, vejam que o tamanho é de 30 cm, só não tem o nome do arame. Meus agradecimentos ao blog: Cantinho do PX de Carlos Adriano B. Blanco pela publicação. Olha só uma dica para antenas dipolo ou "bigode de gato".
Esta antena é a mesma do link acima, postei para vocês verem
 a diferença de espaçamento entre elementos e tamanho dos elementos.
Em zoom Gama capacitivo construção.
Detalhe como confeccionar o elemento irradiante curto circuitado.
Elemento irradiante curto circuitado.
Desenho antena Yagi 4 elementos 27 Mhz CB de aproximadamente 8 dbs.
Minha autoria.
Detalhe do elemento curto circuitado.
Antenas publicação revista CQ Elettronica  Abril 1993.
Ilustração da antena Yagi 27 Mhz 3 elementos curto circuitada.
Ilustração da antena Yagi 27 Mhz 4 elementos curto circuitada.
Mais uma antena curto circuitada e códigos conectores.
Vejam que nas ilustrações da revista os elementos têm distancias iguais, aproximadamente 97 cm distante cada elemento do outro, o tamanho do elemento irradiante é 2,70 metros para cada lado descontando os 10 cm de distância do isolante para ligação do cabo coaxial, total da largura 5,50 metros. 
Atualizei 12-03-2019 com mais estas publicações sobre antenas Yagi.
Fórmulas: Eu aprendi assim: 300.000 dividido pela frequência, temos o tamanho da onda, dividido por 4, pois antena é de um quarto da onda, menos 5% igual ao tamanho de cada elemento irradiante ou excitado. Ex 300 : 27,125 = 11.05 : 4 = 2,76 - 5% = 2,62 metros, resultado de cada elemento irradiante ou excitado. 
Existe outra simples para você achar o tamanho de um elemento irradiante ou excitado: 
71,25 dividido pela frequência. Ex: 71,25 : 27,125 Mhz = 2,62 metros. Resultado de cada elemento irradiante ou excitado.
Com o dobro de 71,25 que é 142,5 dividido pela frequência. Ex: 142,5 : 27,125 = 5,25 metros, este é o tamanho do todo elemento excitado de um quarto de onda.
Bem vocês vão achar muitas fórmulas e antenas yagi, mas o que publiquei aqui é minha experiência se quiserem acreditar ou não é só montar uma antena igual como fiz. Há eu usei 14 metros cabo coaxial RG 58 de 50 Ohms, é aquele fininho que ninguém mais quer, mas eu o usei e era velho já usado, se colocarmos um RG 213 talvez fique muito melhor.
Muito obrigado a todos. Boas festas feliz Natal e próspero 2019.
Waldir Cardoso.

36 comentários:

  1. Muito interessante esse gamma. Já vi semelhante em antena de VHF, inclusive no meu livro Manual das Antenas tem um esquema. Bom saber que funciona! 73/51 do PT9HP (ex PT9AIA e ex-PX9D-1200

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ademir.
      Rapaz eu eu acho que por eu está recebendo vários e-mail clonado com o meu, coloquei para bloquear o meu próprio e-mail, já que eles mandam com o mesmo meu e-mail, os haker fazem isso direto. Por isso deixei de receber os e-mail dos blogs. antes eu sabia todos os comentários que era feito nos blogs, era só abrir o e-mail, agora de uns 4 a 3 meses não recebo mais. vou ver o que foi e tentar resolver.
      Ok Ademir, olha este "gamma" fecha um curto entre a antena (corpo) e negativo "malha" e fecha curto antena (corpo) para o positivo "vivo", e realmente é muito bom funciona e deixa a antena mais agressiva em TX e RX, eu duvidava até fazer um teste na época retirando e colocando o "gamma", impressionante como aumenta o ganho de TX.
      Um abraço. Boas festas, feliz Natal e próspero 2019.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. boa tarde, os elementos diretores e refletor são isolados do corpo da antena? e esse tamanho do elemento é do centro do corpo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edilson.
      Só o elemento irradiante o que é ligado o cabo coaxial é isolado da gondola (Corpo da antena), os elementos refletor e diretores são todos ligados e parafusados na gondola. Na segunda foto está bem explicado o desenho, vou colocar em zoom para você clickar no nome Desenho antena em azul e vai abrir o desenho em zoom com lupa, então verás melhor.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Eu é quem agradeço a você pelo comentário.
      Muito obrigado. Um abraço.
      Waldir Cardoso

      Excluir
  3. tenho um transmisssor de tv no canal 27 qual tipo de antena tenho que usar

    ResponderExcluir
  4. Olha você tem que saber qual é a frequência de operação do TX, a antena ideal é uma Unidirecional plano terra, pois você vai irradiar os sinais para todos os lados da cidade, quanto mais alta melhor, não esqueça de colocar um para raios próximo
    mais alto que a antena, acima do topo da antena. Faça uma pesquisa na WEB. Os calculos estão acima nesta página.
    Muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Valdir,me diga ...li que pra ter um coaxial de 50ohm devo por um resistor de 50ohm numa ponta do Cabo e ligar o "positivo"e o "negativo" na outra extremidade meço pra ver se essa medida do cabo de 50 ohm está correta com 50ohm no multímetro...Sabe algo a respeito?isso é verdadeiro ou é 'besteiras obrigado Valdir...

      Excluir
    2. Olá meu amigo.
      Olha o cabo coaxial já tem sua impedância de 50 ou 52 Ohm, depende do cabo escolhido, se você colocar um resistor de 47 Ohms ou 2 de 100 Ohms em paralelo você colocando o Multímetro na outra ponta claro que vai ler os 50 Ohms dos dois resistores ligados e mais a resistência do comprimento do cabo se for longo demais. Ou seja não procede esta informação que você escreveu. O que acontece é que se você colocar o cabo de 50 Ohms em teste no osciloscópio em onda quadrada, você colocando um resistor de 50 Ohms, você vai fazer o papel da antena, ou seja tentar equiparar ou igualar a impedância do cabo com o resistor, ou seja a saída com a entrada. Sabendo-se que este procedimento é para estudos e cálculos da velocidade da onda dentro e tamanho do cabo. Não diz respeito a R.O.E ou SWR da antena pois com a antena o sinal está sendo transmitido e irradiado, alguns fatores contribuem na R.O.E ou SWR alta, como cabo muito longo ou irregular enrolados, antena próxima a arvores obstáculos de ferro ou alumínio, entre outros fatores.
      Bem eu não sou professor e o que sei foi adquirido de livros e próprias experiências com antenas móveis e base, também assistir https://youtu.be/K4BeLu03fU4 já pesquisei na Net sobre o assunto.
      Espero que eu tenha respondido a sua pergunta como você queria saber.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. Satisfação!
    Gostei muito do projeto, meus parabéns.

    Quais as dimensões exatas do elemento que interliga os polos positivo e negativo?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manassés Valério.
      Como esta no desenho 2, pode ser de 7 a 10 cm distância de um a outro, mas sempre coloco 10 cm exato.
      Muito obrigado a antena é muito boa mesmo e ROE quase zero.
      Agradecido.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  6. Olá Waldir , esse Gamma capacitivo pode ser feito com qual material ? Posso usar um cabo rígido desnudo de aproximadamente 10mm ? FTE 73 TKS

    ResponderExcluir
  7. Olá Waldir , esse Gamma posso fazer ele com qual material ? Posso usar por exemplo um cabo rígido de aproximadamente 10mm? FTE 73 TKS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio 6.
      Olha melhor colocar um cabo rígido de alumínio 2,5mm, se quiser poderá usar um de cobre de 2,5mm rígido, mas o cobre coroe o alumínio da gondola. O gama e fixado em 3 pontos, como mostra o esquema.
      Muito obrigado pelo comentário, um feliz 2021 para você e sua família.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  8. Bom dia Valdir,envia pra mim as medidas desse gama,a altura,e a largura do retângulo feito no fio desse gama ... tuimdamn9@gmail.com,e feliz ano novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo.
      Olha clicka nos nomes em azuis que vai redirecionar uma nova página com lupa, assim você poderá ver ás medidas, o gama é ligado junto ao cabo coaxial e ás varetas irradiantes, no mesmo parafuso de cada um, malha e positivo do cabo, ele deve ter 30 cm de tamanho, faça um tipo triângulo nos 5 cm fechando para ser ligado um outro parafuso no corpo da antena. Não tem altura, largura exata, pois a largura é a mesma que vem da ligação do cabo nos elementos excitados. Eu espero que você monte como está no esquema, e tenha êxito, eu usava 14 metros de cabo RG 58 dos finos e não tinha estacionária, ROE era sempre 1:1, em outras que montei usei outra medida de cabo e obtive a mesma ROE.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  9. Waldir diga como acho o roe,diminuo ou aumento esse "capacitativo"ou é no tamanho total do elemento radiante,explica por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha meu amigo eu nunca fiz testes com este tamanho do gamma, eu fiz um teste retirando ele e colocando, era um tremendo trabalho, pois meu tubo é 12 metros, ao retirar o gamma o TX fica pobre, ou seja a antena não rende muito, ao colocar o gamma a antena vira um canhão, eu passei este mesmo projeto para um amigo da cite aqui ele fez com tubos de alumínio de meia, a antena ficou um canhão melhor que a minha, mas a antena dele era com 10 metros de altura, ele morava em um bairro muito mais alto que eu, isso faz muita diferença, há a minha primeira antena eu fiz com elementos de antena de TV emendando os alumínios finos, usei um cabo RG 58 fininho que não era novo. O amigo colocou o cabo RG 213 bem grosso e muito melhor, eu falava com ele de meu sítio há 30 Km a estação dele chegava melhor que a minha quando eu falava de casa com o sítio. Todas ás antenas que montei com este gamma o ROE sempre é 1:1, click nos nomes em azuis da foto 1 que achei na Net agora que eu nem sabia se este gamma era verdadeiro eu duvidava, leia todo conteúdo acima que escrevo da publicação que você vai entender.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  10. Bom dia estou para finalizar sua antena só uma dúvida o ga seria um fio 2,5. De alumínio de 70cm dobrado em 2 com largura de 10ccm obg.

    Sebastião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sebastião.
      Se você clickar no link em azul na foto 1 da publicação vai ver melhor, o fio pode ser de alumínio, cobre ou aço de 2,5mm, se bem que o cobre corrói o alumínio.
      Está bem explicado na publicação.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  11. Muito bom este projeto, tenho uma antena spityfire de 3 elementos com mesmo circuito antena funciona muito bem, logo estarei fazendo esta de 4 elementos. Só fiquei com uma dúvida o coaxial e ligado na ponta da vareta ou deixo 10cm da ponta da vareta e ligo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Cubano.
      Esta antena sua eu não a conheço. O cabo coaxial é ligado junto ao gama na ponta curto circuitado, os 08 10 cm é de distância de um elemento ao outro. Os desenhos são bem detalhados.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  12. Waldir qual tamanho total do gama de cobre e qual dintancia do aluminio ate a ponta do triangulo 73

    ResponderExcluir
  13. Meu amigo o desenho é bem claro, o tamanho do gama é 30cm de cada lado. ligando malha e vivo ou negativo e positivo, o tamanho do elemento irradiante pode ser 2,62m ou 2,63m.
    Muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  14. Meu caro,
    Parabéns pelo material.
    Gostaria de uma esclarecimento, se possível.
    Qual a diferença/vantagem técnica de uma antena com Gama e sem Gama?

    Edson Brito
    Paraíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Edson Brito.
      Olha a vantagem ao certo eu não sei, isso porque milhões de Radioamadores desde a década de 40, 50 e até hoje constroem suas próprias antenas, eu mesmo sou um deste, então sei sim que está ai que publiquei é muito bõa com este tipo de gamma curto circuitada, há outros que acham o gamma capacitivo bom, e outros aderem a Yagi com circuito aberto que era a normal para mim até eu ter uma informação de um amigo PX que me passou este segredo, eu então montei e fiz testes com e sem este gamma curto circuitado para corpo da antena, sei que é um canhão em TX e em RX é igual a outras Yagi normal.
      Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  15. tudo aqui, tive como orientação técnica na confecção de antenas para PX, pois sou neófito , vou aprimorar meus conhecimentos.Fico muito FRATERNO, do conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu amigo. Não quis se identificar.
      Mas tudo bem, fico grato pelo comentário, pesquise mais sobre na WEB, tem bons conteúdos sobre assunto.
      Abraço e feliz Natal e próspero ano de 2022.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  16. Amigo, poderia enviar o projeto dessa antena direcional para 11m
    christianoarraes@yahoo.com.br
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano.
      O projeto é este mesmo, é só você clicar no desenho e vai aparecer todos os desenhos ou figuras, aperteo mouse com o direito e selecione a opção: Salvar imagem como. Pronto escolha a pasta e salve o esquema ou figura.
      Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  17. O gamma vc deixou virada pro diretor ou pro refletor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre montei minhas antenas com gamma virado para os diretores, mas esta que montei ano passado montei como estas das fotos da revista italiana. Com gamma para o refletor, o resultado é bom, não posso avaliar se é melhor para frente diretores, ou trás para refletor. De qualquer maneira tudo é bom fazer testes, mas acho que para frente diretores. é melhor. Mas ainda estou modulando e fazendo testes, fiz muitos QSOs com oitava região Acre, que é mosca branca para minha região, ouvi Feira de Santana e ele me ouviu baixo, que fica a 80 Km de meu QTH, e ouvi Salvador, fica a 110Km de meu QTH. Aqui na minha região, o máximo que fazemos QSO é 15 a 20 Km muito mau, já no Sul do Brasil, 110 Km é normal se falar. Mas aqui é mosca branca. Como você pode ver não sei se é propagação ou altura, mas estou matando muita mosca branca com esta antena que vou mandar o link. https://projetosetransceptores.blogspot.com/2022/06/antena-yagi-de-3-para-4-elementos-40.html.
      Selecione copie e cole no google.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  18. Ola sou Jacinto do Perú, muito bem tudo ajuda com as Antenas. Brigado

    ResponderExcluir
  19. Ola sou Jacinto do Perú, muito bem tudo ajuda com as Antenas. Brigado

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.