terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Transceptor 40M O Pardal AM-DSB-CW QRP.

Olá mais um simples transceptor AM DSB CW para 40M "O Pardal" projeto de Jair Rodrigues de Mello PY-5BE publicado na revista Antenna Eletrônica Popular AN-EP Vol 106 N1 de 1993. Enviado gentilmente pelo amigo e seguidor do blog: Célio Silva Ferreira de São Miguel Paulista São Paulo Brasil. Meus agradecimentos Célio pela dedicação e ajuda ao blog a divulgar projetos como este da década 90. A publicação completa do conteúdo da revista está em: https://esquemasprojetoseletronicos.blogspot.com/2020/01/o-pardal-transceptor-40m-am-dsb-cw-qrp.htmlAnalisando parcialmente o esquema e diagrama em blocos pag. 43, notei que tem erro ou gato: No módulo Modulador AM DSB tem +12G ligado ao G do VFO que não existe G no VFO e sim +12G entrada de uma chave no VFO, outro G vocês podem observar é uma ligação da entrada e saída de antena em RL1a, que em RX vai a entrada receptor em derivação de B5, e vai a saída BT1. Vocês podem analisar o esquema antes da montagem e se existir mais erros baixe outros esquemas de RTX DSB na WEB. Vejam que todos circuitos com modulador balanceado DSB a anel a diodos são semelhantes, veja:https://projetosetransceptores.blogspot.com/2019/04/tx-dsb-pw-dart-top-band.html  https://projetosetransceptores.blogspot.com/2015/01/transceptores-simples-dsb-qrp-28mhz.html Vocês podem melhorar e modificar o velho circuito, no modulador balanceado DSB a diodos podemos colocar um indutor trifilar em B3 com 4 espiras fio 23 AWG e diodos Schottky de comutação ultra rápido e baixo queda de tensão sentido direto 1N 5711 por exemplo, mas na falta vai o 1N 60 ou 1N 4148 mesmo, outro circuito que podemos adicionar é um filtro ATT de -4dB com resistores na saída A modulador balanceado no trimpot, retirando os dois resistores de 220R e valor trocar valor do trimpot dpara 100R, outros circuitos poderão ser adicionados, um atenuador com chave na entrada de antena RX e um filtro Front-end BPF RX melhora muito, outro circuito que melhora a recepção da conversão direta um filtro de áudio para banda passante de 2,5 Khz, pode ser feito com CI LM 358, RC 4558 ou dois 741 é adicionado na entrada do volume. Em CH1 podemos colocar relés ou comutação a diodos na chave de ANT. Na alimentação Vcc TX e RX uma chave eletrônica a transistor, e uma simples chave em ON OFF. Um DSB fácil de montar em:https://aa7ee.wordpress.com/2013/10/19/the-vk3ye-micro-40-dsb-transceiver/ Outro simples com vídeo:http://home.alphalink.com.au/~parkerp/projects/projbeach40.htm Vejam esta página do PY2BBS Luciano muitas melhorias e atualizações com o Maritaca em:https://www.py2bbs.qsl.br/maritaca.php E Maritaquinha na página do PY2OHH Miguel em:https://www.emilio.com.mx/py2ohh/trx/maritaquinha/maritaquinha.htm O Carcará 80 metros em:https://www.emilio.com.mx/py2ohh/trx/carcara80m/carcara80m.htm Um pouco sobre Mixer homebrew: https://www.qsl.net/yo4hfu/Files/IMD/homebrew_RGSB_01.2009.pdf   
DSB é o sinal sem portadora do AM, é tipo LSB e USB, mas USB é uma banda superior, e LSB é a outra banda inferior, o DSB são ás duas bandas juntas Um TX em DSB tem maior eficiência que um TX AM, pois sem portadora o PA final RF é mais econômico ele só entra em operação em TX com a voz do operador. A recepção de conversão direta recebe sinais LSB, USB e CW. Então sim podemos comunicar-se com transceptor SSB. Mas se vocês preferem mesmo um melhor transceptor SSB simples para montar, existe vários de autores que projetaram para iniciantes,  Exemplos:https://projetosetransceptores.blogspot.com/2019/09/transceptor-portatil-lagunero-ssb-40m.html  tem mais este:https://projetosetransceptores.blogspot.com/2019/05/transceptor-ssb-cw-40m-mono-band.html Este multi bandas em:https://projetosetransceptores.blogspot.com/2019/08/transceptor-ea3-eis-hf-80-15-metros-ssb.html outros SSB do PS7PC Carlão que assemelha-se ao Pardal DSB, publicado por PY2OHH Miguel em:https://www.qsl.net/py2csy/acaua_40 e Beta em:https://www.emilio.com.mx/py2ohh/trx/beta/beta.htm. Vejamos os esquemas abaixo do RTX AM-DSB-CW "O Pardal" sem a linear ou botina de RF valvulada.
Original circuito completo receptor conversão direta 40 metros Pardal.
Original circuito VFO RTX Pardal.
 
Original circuitos, pré mic. Modulador AM DSB TX PA 8W.
Original circuitos Modulador equilibrado DSB AM TX PA 8W.
Original Modulador equilibrado DSB do Pardal.
Original circuito Medidor RF TX Pardal.
Esquema original total transceptor Pardal AM-DSB-CW.
Esquema atualizado transceptor Pardal AM-DSB-CW.
Pessoal esqueci de informar mais sobre o esquema atualizado: Em RX substituir o TDA 2002 por o econômico LM 386. Em TX os transistores da linha BD da uma ótima potencia em RF mas tem que ser os "C" ou "-16", outros com letra -10 não servem, outro bom até 27 Mhz é 2SC 3420 com boa potencia para excitador. No PA RF final os Fets podem servir da linha IRF ou IRFZ, mas testes é bem vindo. Os componentes com (*) podem variar de valores, melhor fazer testes para melhor desempenho. Por questão de desenho programa, as chaves CH1 estão todas na segunda posição "2" em ON.
Desenhei o esquema completo original baseado nas ligações e letras, também desenhei o esquema atualizado com nossos componentes atualizados e PA RF final com o substituto do momento para o 2SC 1969, qualquer Mosfet da família IRF5** e IRF6** ou outros poderão ser experimentados com êxito, os melhores IRF 510, IRF511, IRF 530, IRF 630, IRF 640, entre outros, melhor alimentar só o Dreno do IRF com 15 a 18 volts assim terá maior potencia de RF, caso tenha oscilações coloque um resistor  220R em série com um capacitor 104 ou 100nF, ou se quiser alimente todo circuito com 14,5 volts que terá uma potencia acima de 10W RF, caso vocês queiram maior potencia faça um circuito PA em Push Pull ou coloque um IRFP 150 ou outro de maior potencia, mas vocês terão de montar um filtro LPF de 7 elementos para atenuar os harmônicos espúrios em TX. Assim teremos potencia acima de 50W RF dependendo dos FETs usados. Não será necessário a montagem do linear "botina" valvulado como o autor sugere. Bem pessoal eu publiquei também lá no blog de esquemas de revistas este mesmo projeto com a publicação e os esquemas originais o link está no começo, lá vocês poderão ver como confeccionar os indutores, ler e tirar suas dúvidas, aconselho que quem se habilitar a ter o mínimo de experiência em RF e montagens para ter êxito ter uma antena ou carga fantasma, instrumentos para calibração e aferimento de frequência e potencia RF. espero que gostem deste projeto da década de 90. Meus agradecimentos ao Célio Silva pela publicação e empenho ao blog.
Muito obrigado. Waldir Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.