sábado, 31 de agosto de 2024

Transceptor AM 27 Mhz (CB) 5W M. Murakami atualização.

Vocês, que curtem e gostam dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Aqui está como prometido. Por favor leiam toda publicação, mande seus comentários. Saibam que todos vocês podem fazer estas modificações ou atualizações em quaisquer esquemas na eletrônica. Eu não sou nenhum gênio ou QI superior, ainda estou aprendendo como vocês, eu nunca fiz curso de eletrônica, Só gostava muito de ler revistas, quando ás vezes comprava, desenhar e modificar esquemas em um velho caderno grande, comecei na década de 80, montando este receptor regenerativo AM da página 3, mas nunca ficava com ás estações iguais a um comercial, transmissores FM algumas peças de sucatas, eu era um garoto fascinado pela eletrônica, e não tínhamos dinheiro para eu comprar componentes e revistas. Naquela época tudo era difícil, a vida era dura. Eu não tinha o que hoje muitos garotos tem, computador, celular, Tablet, por isso que eu tenho esse imenso prazer em incentivar vocês a serem um gênio na eletrônica. Sucatas, desenhos modificados era o meu passatempo, naquela época nem sucatas encontrava, pois ás oficinas eram poucas aqui na cidade, só se tivesse um amigo em alguma delas para deixar garimpar.
Então para quem quer começar ou gosta de inventar, começa a partir de pequenos circuitos, só tens o cuidado para a atualização não deixar alguns circuitos pobres ou incorretos para o bom funcionamento do equipamento. Mas é assim que vocês vão aprendendo a fazer e desenhar seus próprios esquemas. Vejam aqui que eu peguei circuitos de outros projetos e adicionei a este, que queria modifica-lo. Posso modificar qualquer parte dos circuitos, depois de pronto na prática, popis na teoria e desenho é uma situação, outra situação é na prática. Os testes a fazer nos esquemas é de importância fundamental e sucesso de seu projeto funcionar bem, pois vocês vão se deparar com resistência parasitas, acoplamentos, impedâncias, entre outros fatores. Mas foi assim que anos depois final da década de 90, eu elaborei o mais desafiador que já montei na minha vida até hoje, o PTT sem fio para o transceptor Cobra 148 GTL, este sim eu não entendia nada de CI, e tive que ler muitas revistas e analisar como funcionava e se comportava os CIs que eu queria empregar nos circuitos. Foram quase 5 anos, entre tudo, mas o resultado foi muito satisfatório e alegria, funcionou como eu queria e pensava todas ás noites antes de dormir. Sem querer me engrandecer, estou relatando meu exemplo é que tem muitos brasileiros inteligentes e poderão inventar e descobrir ainda muito na eletrônica. Pessoal vejam que este projeto é em modulação AM ou seja para fazer DX ou falar a distância melhor seria um transceptor em SSB precisa de licença na ANATEL, é simples dá para tirar aqui na WEB. Com um transceptor em AM SSB e uma boa antena direcional, vocês poderão fazer contatos a curta e longas distâncias como se estivesse com um equipamento profissional. Vejamos abaixo os esquemas modificados ou atualizados.
Esquema 1- Atualizado original Walkie Talkie AM 27 Mhz 5W.
 
Vejam o esquema 1: Eu juntei os dois esquemas RX e TX originais, claro que tem algumas pequenas atualizações, mas o conteúdo é original do Sr. M. Murakami publicados nas nas revistas Eletrônica Total N52 Janeiro 1993, e Eletrônica Total N53 Fevereiro 1993. Os transistores podem serem substituídos, o BF 254 por BF 494 ou BF 495, ou BF 199. 2SC 1815, 2SC 9018, Observem que a antena não passa por chave em TX ou RX, um circuito a diodos faz o papel de chave eletrônica, notem que o capacitor de 27pF entra em operação também em TX comutado pela chave eletrônica de diodos ao de 150pF TX, 150 pF se ler também 151, assim fica chegando ao valor original de 180pF. Em RX o sinal vindo da antena passa por este capacitor de 27pF, este sistema poderá ser feito em Walkie Talkie ou transceptor base. O receptor ainda está com oscilador local com conjunto LC, o que fica um pouco instável e o operador tem que saber sintonizar o canal onde o TX está transmitindo, ou seja melhor seria um outro cristal no oscilador local em 455 Khz menos da frequência do cristal de TX. Poderíamos montar um outro como este a VFO com um BFO que mistura o sinal em TX. A vantagem é que não precisa de cristal em TX, e sempre em RX estará na mesma frequência. Vejam que podemos modificar este esquema em alguns circuitos para melhor. Um Walkie Talkie para ter bom TX e RX, tem que ter uma antena de pelo menos um quarto de onda de 11.11 metros a ser transmitida, neste caso seria de 2,77 metros, muito grande. Então compre uma antena de pelo menos 1,5 metros e no começo dentro da caixa ainda na PCI faça uma bobina de base ou de carga, assim será compensado o comprimento de um quarto de onda do tamanho da antena. Vale lembrar que um Walkie Talkie tem que tem pouca potencia em RF, pois quanto mais potencia RF maior será o consumo da bateria. Como hoje temos ás baterias de LI-ION ou Ion de Lítio com maior capacidade do que ás velhas NI-CD Níquel Cádmio ou NI-MH Níquel Metal Hidreto. Bem podemos adaptar uma bateria de parafusadeira com capacidade de 12 Volts e 15 Amperes, é barato, existem outras mais baratas com uma boa capacidade que dá para nosso Walkie Talkie saia com os 5W de RF e fazer comunicações por muitas horas sem descarregar a bateria. Escolha ás de LI-ION. Se for montar um conjunto de baterias tente deixa-lo entre 13,5 a 14,4V, assim com esta tensão o seu equipamento saíra com maior potencia de RF. Mas o conjunto deve ficar no tamanho adequado dentro da caixinha do Walkie Talkie para que fique um sistema 8 x 1,5V = 12V ou 9 x 1,5V = 13,5V compacto e leve.
Esquema 2- Vejam que é semelhante ao esquema 1, porem com filtro ANL.
Acima esquema 2. Notem que é o mesmo esquema de Walkie Talkie só adicionei um filtro ANL na saída de FI3 detector para o volume, este filtro estão em bons receptores AM e transceptores. Eliminando algumas interferências de ser enviada ao áudio, este filtro é essencial em AM. Talvez este filtro não elimine totalmente ruídos ou estáticas, na gíria QRM, QRN, mas é muito bom para receber sinais fracos, deixando a recepção menos ruidosa que sem ele, se quiser podem colocar uma chave em paralelo com o segundo diodo 1N60 que poderá ser o 1N4148, quando a chave coloca o diodo em curto o filtro está OFF, quando a chave está aberta o filtro está em ON. Este simples esquema do filtro ANL, é apenas um entre vários semelhantes que tem em diversos transceptores comerciais. Vocês poderão ver outros em esquemas de transceptores e montar. Outro filtro que vale a pena e também é essencial em bons transceptores é o NB, mas usado em transceptores SSB.
Esquema 3- Semelhante ao esquema 1 com filtro ANL, squelch, s/meter.
Acima o esquema 3. Vejam que é o mesmo esquema 1, só adicionei os circuitos medidor RX e TX S/meter com VU galvanômetro, e circuito Squelch ou SQ. conhecido aqui no Brasil como silenciador ou abafador, este circuito é muito bom para transceptores, principalmente em FM, ele deixa o receptor mute ou mudo, dependendo do operador que vai fechando o potenciômetro aos poucos em virtude de seus sinais recebidos, se o ruído estiver chegando S 2, feche divagar até o rádio ficar mudo. Ex: se uma estação estiver chegando S 9 e o operador fechar até o som desta estação ficar mudo, você não ouvirá nenhuma estação que esteja com S 6, 7, só uma estação local que chegue com S + 30db. por isso é bom deixar o squelch atuar só para eliminar os sinais em torno de S 2 ou 3, assim qualquer estação que chegue com S 3, 5, ou 4, será ouvida. Este circuito não elimina ruídos, é só para deixar o receptor mudo "mute" dependendo do ajuste e sinal recebido. Vocês podem ver outros circuitos de squelch SQ. em outros transceptores na WEB, vou desenhar outro abaixo para que vocês vejam. 
Esquema 4: Mas simples modificações que vocês podem fazer.
No esquema 4 acima. Atualizei alguns componentes. Canal de FI. Squelch SQ. Chave diodos TX RX antena. Oscilador local a cristal. Modifiquei o modulador agora é alto nível de modulação positivo em AM com transformador T1, porem o amplificador é o mesmo original, vejam que T1 tem enrolamentos primário e secundário isolados. O enrolamento primário que deve ser ligado na saída de áudio do amplificador, terá entre 4 a 8 Ohms de resistência, no enrolamento secundário que vai para +B 13,8Vcc, e saída para PA, deve ter entre 40 a 60 Ohms. O fio poderá ser no primário 25 ou 26 AWG, e secundário fio 24 AWG, o ferro pode ser de um velho transformador de 110V, 220V, por 12V +12V, 300mA, ou ferro de outro transformador de áudio antigo. Em alguns transceptores, um transformador isolador é ligado como auto transformador. O montador pode enrolar um autotransformador ou seja com um só enrolamento com dois tape, o primeiro tape enrolamento maior depois da entrada de +B 13,8Vcc entra o áudio, o segundo tape enrolamento menor, saída de áudio através de um eletrolítico, na extremidade entra tensão +B 13,8Vcc, na outra ponta saindo para um diodo retificador e alimentando o driver e PA RF. Este tipo de ligação foi feito no Motorádio FA-M21, e montei neste transceptor AM de 50 Mhz igual. Em alguns transceptores o enrolamento maior poderá ser invertido, o áudio poderá entrar na extremidade e tensão +B 13,8Vcc entra no primeiro tape. Não há uma regra, cada engenheiro elabora o circuito de T1 com a finalidade que o áudio seja adicionado a alimentação +B 13,8V para sair uma modulação positiva em alto nível de modulação em AM.
Pessoal pesquisem por vídeos no YouTube, e em sites sobre transformadores. Vejam que é simples vocês juntar ou adicionar circuitos em outros, o cuidado é que tem circuitos que tem impedâncias de entrada, capacitância, acoplamento, etc. 
Pessoal eu tive há duas semanas atrás um probleminha com meu pen driver, ele foi infectado e perdi justamente a pasta que eu estava desenhando estas atualizações do Walkie Talkie, por isso perdi muito tempo para tentar recuperar meus arquivos, e não conseguir, tive que desenhar novamente ás atualizações. Isso atrasou na minha publicação. Mas continuarei mês que vem neste mesmo projeto, agora com mais atualizações e um transceptor base com PTT. 
Muito obrigado e espero que gostem das modificações atualizações feita no projeto do Sr. M. Murakami.
Waldir Cardoso.

sábado, 3 de agosto de 2024

Esquema amplificador automotivo TOJO AB 2200.

Vocês, que curtem e gostam dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Aos amigos que são aficionados em montagens de RTX, ainda este mês vou publicar atualização do RX e TX de 27 Mhz publicado no mês passado. Esperem até o fim deste mês.
Pessoal não sei como vocês acharam no Google a minha publicação no blog do AB 2000, pois nem eu consigo achar, o mecanismo de pesquisa do Google só acha os que foram copiados do meu blog. Já acionei desde a publicação o robô do Google, mas não sei o que está acontecendo com diversas postagens.  
Como havia prometido na publicação do esquema do AB 2000, e depois de alguns colegas pediram e solicitaram a publicação do então AB 2200, esquema este que um colega de trabalho na época, deu-me  uma xerox depois que dei uma xerox do meu AB 2000 que eu estava montando, ele viu o meu desenho de engenharia reversa ou raio X do AB 2000. Eu não tenho muitas informações sobre o amplificador, tais como: Transformador de entrada e saída de som, acho que o transformador de entrada deve ser como o do AB 2000, já o de saída, acho que como ele tem maior potencia em RMS, deve ter o núcleo e ferro pouco maior e seu fio dois ou três números abaixo do AB 2000. Ou seja se no AB 2000 tem 70 espiras de fio 19 AWG, acho que ele deverá ter de 80 a 100 espiras de fio 17 ou 16 AWG, tem que ver se o carretel suporta o volume de fio. Pessoal eu não sei ao certo, estou só dando uma suposição, se eu tivesse um, desmontaria o transformador como fiz no AB 2000 do colega e depois rebobinaria novamente deixando tudo anotado, mas não tenho este amplificador. Se eu tivesse tempo iria montar um como teste. Mas de qualquer maneira o esquema está ai para quem quiser montar um AB 2200, vejam que não desenhei este esquema foi um colega de trabalho, por isso não sei se poderá ter erros, vou postar ás fotos da xerox que ele me deu na época, os transistores podem ser TIP 3055 ou TIP 35C NPN, acho o melhor o TIP 35C pois tem maior potencia. Gostaria se algum colega montar este ou AB 2000 por gentileza queira compartilhar sua experiência com nossos outros colegas montadores, escreva comentários abaixo da página, informe como confeccionou os transformadores, e tudo que fez de diferente do esquema para ficar top. Muito obrigado. 
Este é a foto da xerox do esquema AB 2200 que ganhei do colega.
Notem que ele desenhou sem ás setas dos transistores NPN.
Em zoom esquema AB 2200.
Aqui está o meu desenho atualizado do AB 2200 que ganhei.