sábado, 8 de dezembro de 2018

Noise blanker redutor de ruído QRM.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Olá serei breve nas explicações: Quando comecei 1982 no PX modulava com um Motorádio FA-M21 23 canais, era insuportável os ruídos QRM e QRN só com ANL ficava sem modular principalmente fazer DX com estações fracas, na década de 90 adquirir um cobra 148 gtl conheci a chave NB-ANL que quando em OFF o ruído era muito alto, em ANL minimizava pouco, mas na posição NB-ANL o silêncio é total  poderia fazer QSO escutar estações fracas diversas. O filtro Noise Blanker do cobra 148 gtl é muito eficiente. Quando pensei em montar o transverter dentro do Galaxy Pluto  desenhei um circuito Noise Blanker, baseado no cobra 148gtl e 148gtlB, para eliminar ruídos QRM em 7 Mhz, mas desistir pensei, o transceptor já tem Noise Blanker. O redutor de ruído Noise Blanker em um transceptor é tão importante quanto ANL, AGC, medidor sinal e potencia S-Meter, Achei pesquisando poucos circuitos interno de Noise Blanker em RTX, mês passado publiquei o projeto bilinear e redutor de ruído para ser acoplado externo RTX com duas antenas. Nesta publicação eu retirei alguns circuitos Noise Blanker em esquemas de transceptores de marcas e modelos conhecidos e até achei alguns erros. Sobre o ruído e NB: Os ruídos QRM QRN captado pelo receptor, são proveniente de: Rede elétrica, motores elétricos, equipamentos, fontes chaveadas, computadores, ar condicionado, lâmpadas compactas fluorescentes e de Led, raios solares estáticas etc. Este filtro Noise Blanker é para montagem interno RTX diferente do que publiquei mês passado. Observem os esquemas podemos montar o Noise Blanker só com transistores, ou transistores, Mosfet, J-Fet e CI, com ou sem indutores, a ligação de entrada poderá ser na primeira bobina RF AMP. BPF, ou entrada de antena, e saindo para a primeira bobina FI depois Míxer antes do filtro cristal, pode ser entrada na primeira bobina FI e saindo na segunda bobina FI antes do filtro, pode ser entre um filtro e outro, em receptores com FI 10.7Mhz entre os filtro 10.7Mhz e 455Khz. São inúmeros esquemas de transceptores com este filtro redutor de ruído, fica difícil saber o qual é melhor e mais eficaz. Não me pergunte por que os nossos projetos de RTX feito em casa “Homebrew” não têm o redutor ou eliminador de ruídos. Está ai os esquemas que vocês poderão adicionar na sua próxima montagem de RTX em AM, SSB, CW. Desculpe-me não escrever mais sobre o Noise Blonker, é que eu também estou ainda pesquisando para saber mais sobre o assunto. Se tiver comentários que possam nos ajudar a melhorar este projeto, esta página será sempre atualizada.
Abaixo esquema baseado cobra 148 GTL e 148 GTL-B Noise Blanker
 na época do projeto transverter dentro do Galaxy Pluto com NB.
Esquema atualizado projeto Noise Blanker cobra para transverter.
Modelo simples Noise Blanker Japonês.  
 
Atualizei IN Noise Blanker  coletor TR8, mas pode ser direto em L3.
Esquema original está errado L3 IN OUT Noise Blanker.
Vejam ligação errada in out Noise Blanker L3 esquema original.
Esquema Wagner SSB 309 desenhado por mim.
Esquema cobra 148 gtl-B noise blanker projeto transverter.
Abaixo vários esquemas e ligações Noise Blanker.
Simples Noise Blanker.
Este o Noise Blanker está ligado entre um filtro de 10.7 Mhz e 455Khz.

Para quem gosta de montagens de RTX ou RX dupla conversão AM ou SSB, escolha um circuito e monte, faça testes para ver se realmente o filtro funciona, e mande comentários abaixo desta página.
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

6 comentários:

  1. Schema di schema noise blanker, grazie mille amici, saluto dall'Indonesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saluti Indonesia amici, salute e felicità a tutti.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. ola waldir queria entrar em contato com vc via w.zapp 018 98142-0250 tim, pois vi em seu site diversos radios siteltra telefuncken , queria saber se é vc o dono daquele lote de radios vhf parados empilhados ok, vc vende peças destas sucatas para retirar deles, pois eu preciso de varios conectores bege de plastico de 15 pino (femea) que vai 4 deles na placa do painel do selector frontal interno do radio, queria saber se vc venderia isso para mim pois preciso para outros fins que nao é radio amador ou telecomunicação e sim para audio no qual trabalho para uns projetos meus e nao encontro para comprar mais hoje em dia...no facebook eu sou Ademir Gradiente Gradiente se puder me retornar o mais rapido eu te agradeço, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ademir.
      Olha eu não tenho Wat zapp, pois não tenho tempo, enquanto aos transceptores sim poderá ser alguns que comprei de uma grande empresa e coloquei fotos para um amigo que pediu para ver, eu não posso vender componentes destes transceptores, pois muitos estão bons e completos, terei de ter tempo para ver o que realmente é sucata com defeito que será garimpado, veja que estão todos fechados, ás caixas de comando que fica no painel do carro junto com os microfones não estão nas fotos, só faltaram os auto falante, que não veio. Por isso sinto muito em não poder ajuda-lo, mas se você poder sempre visitar ferros velhos em sua cidade ou cidades próximas certamente encontrarás.
      Muito obrigado e me desculpa mesmo ao poder te ajudar.
      Abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. Caro Waldir, boa tarde.
    Gostaria de adaptar um NB (Noise Blanker)no QRP 40 metros da MFJ modelo 9040. Estou pensando no esquema baseado no Cobra 148GTL. Você poderia me dizer em que pontos do circuito da MFJ devo ligar o Noise Blanker.
    Att,
    Pretti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Pretti.
      Olha o circuito NB do cobra 148 gtl pode sim, mas neste MRJ-9040 o que pode ser feito é o IN NB na entrada de ANT. C39, C38, e out NB em uma chave comutação a diodos, na saída de T1, assim poderia funcionar mas não igual ao 148GTL, lembre-se que o 148 GTL não é só o NB que é bom, é todo conjunto de dupla conversão de FI, e em AM o ANL filtro. Também não sei ao certo qual frequência L1 e L2 do NB do 148 GTL está ressonando. Pesquise em alguns transceptores que você vai achar um que se encaixe neste circuito do MRJ-9040, mas acho que o esquema 6 e 19 pode ser adaptado ao seu circuito do MRJ-9040.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.