domingo, 28 de fevereiro de 2021

Transceptor SSB CW compacto mono banda de 75 metros.

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Um transceptor SSB mono banda de 75 metros, publicado na revista han radio magazine Novembro 1985. O projeto não é simples para iniciantes em montagens transceptores SSB, além disso vimos alguns erros ou "gatos" primeiro na configuração desenho de Q2 que é um transistor PNP 2N 3906, na revista está com símbolo de NPN, não tem o esquema do filtro a cristal SSB, a letra "A" na saída U1 T1 não aparece em ligação no módulo excitador, TX MXR não aparece em nenhuma ligação, ás I-F out e I-F IN não aparecem no módulo receptor e módulo excitador. Estes foram alguns erros de gráfica ou esquema que notei sem me aprofundar muito nos circuitos. Acho desnecessário usarmos quatro LM 1496G em um projeto simples para SSB e CW, em projeto semelhante publicado aqui mês Novembro 2020, atualizado esquema e página inteira, e mês passado atualizado para o CI TA7358, como vocês podem ver podemos aperfeiçoar qualquer projeto e minimizar o número de componentes e ainda mais fácil de se encontrar no comércio ou em boas sucatas. Observem na revista no final da publicação em references o autor cita a revista 73 Magazine Janeiro 1983, ao abrir a página vá até "opções de download" e click em PDF. Nesta temos o miniceiver 20, publicado aqui no mês passado e atualizado. Ham Radio Magazine Novembro 1983, entre outras referências de projetos. O filtro a cristal para SSB CW, o mais comum e fácil é o filtro escada onde podemos montar com 2, 4 6 ou mais cristais iguais Mhz mesmo fabricante. o filtro escada ou ladder é muito usado nos projetos do PY2 OHH Miguel e em outros projetos do mundo.  
Uma aula sobre os  ladder filter ou filtro escada podemos aprender na página do PY2 OHH Miguel como ele faz seus projetos SSB e funcionam muito bem. Desenhei o esquema do filtro SSB de 9 Mhz com referência no projeto original, mas vocês podem montar com cristais de 10 Mhz, o mesmo no BFO, mas o VFO terá uma diferencia de 1 Mhz. O projeto poderá ser modificado para os 80 metros ou 40 metros, modificando o VFO e circuitos sintonizados indutores e capacitores, vejamos um projeto do mês passado que publiquei e atualizei para os famosos CI TA 7358 ou LA 1185, muito fáceis ainda hoje de ser encontrados tanto no comércio ou em boas sucatas de rádios receptores FM. 
Podemos montar com apenas dois TA 7358P ou LA 1185, e outros CIs substitutos o Ararinha do PY2 OHH, publicamos o Ararinha em nosso blog Fiz algumas modificações no projeto porem mantendo o maior conteúdo por consideração ao autor, vejam que no PA o excitador foi substituído por um transistor BD 137-16 ou "C", pode ser o BD 139-16 "C", ou outros como 2N 3866 este mais caro e difícil. Temos a tensão de 30 volts da fonte externa alimentando dreno do IRF 510, assim teremos com um simples mosfet algo em torno de 30W RF em 80 metros, para os 40 metros a potencia poderá ser menor cerca de 10 a 15%. mas com esta tenção coloque um parrudo dissipador com ventoinha "cooler" para refrigerar, assim é bom um simples dissipador para o BD excitador. A fonte externa temos um transformador de rede 110 ou 220 volts CA, e saída de 30 volts por 2 ou 3 amperes. 
Por favor baixe á revista e observem como o autor descreve a confecção dos indutores e demais componentes, pois não adicionei nos esquemas às especificações dos indutores e outros componentes, vocês podem ver a tradução em português da revista e fotos dos esquemas originais lá no blog de revistas.
Muito obrigado.
Esquema receptor original revista.
Esquema excitador, driver e PA.
Esquema VFO, BFO, LPF, regulador e fonte externa.
Esquema filtro escada de 9 Mhz.
Ligações Relé TR1, TR2, TR3, TR4.
O relé poderá ser duplo podemos excluir em TR1, pois a tensão vem de +R. Excluir TR3 pois a bias do Mosfet vem +T, assim a tensão 30 Vcc poderá ser permanente RTX. Então o Relé será duplo só com TR2, e TR4. Ainda podemos colocar uma chave de ANT. eletrônica com diodos, eliminando assim TR4.

2 comentários:

  1. Meu guerreiro, parabéns pelo belíssimo trabalho que você desenvolve aqui,sempre nos apresentando uma nova maneira de ver velhos circuito.
    Apesar do seu grande conhecimento ,você usa palavras simples que acaba facilitando o entendimento de todos.um abraço mestre waldir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Mãobranca10.
      Desculpa não responder no dia, é que o seu comentário caiu lá no meu e-mail como "Lixo eletrônico", coisas do Outlook. Eu agradeço muito a você e muitos que me incentivam a continuar com este belo lazer que é tenho de redesenhar e modificar pequenos circuitos para incentivar os hobbystas e montadores a fazer sempre atualizações de circuitos de qualquer projeto afim de melhorar seu funcionamento e desempenho. Claro que tem que terum pouco de prática e conhecimento sobre o que se quer modificar para não tornar ruim piorar o que está bom.
      Um abraço e muito obrigado, meu amigo e me desculpa mais uma vez pela demora de resposta.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.