sábado, 22 de setembro de 2012

2Transvert 40M QRP SSB AM 148GTL 20W RF

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Como eu havia escrito no primeiro transverter para fixar dentro do 148gtl, esse é um projeto mais elaborado que eu fiz, a História se repetiu ao do primeiro tive que acabar às pressas porque o mesmo amigo queria comprar o projeto, não adiantou eu recusar, ele não queria saber, fez de tudo para eu vender e colocar no seu outro 148gtl, por isso não tenho às fotos do projeto dentro do rádio. Sobre o Transverter a recepção em 40Metros, é satisfatória sendo melhor que o primeiro, devido ao tamanho e falta de espaço dentro do rádio, não dava para eu em uma só plaquinha, colocar mais um ou dois transistores e mais uma ou duas bobinas de recepção, eu gostei da recepção o 148gtl é um rádio muito bom em filtros NB/ANL que atua eficaz na recepção de antena, o oscilador a cristal de 10Mhz, permite que você entre na faixa de 40Metros dentro dos canais normais do PX, se preferir adicione em série com o cristal um trimmer para ajustar o oscilador em 20Mhz,  para sub faixa, o rádio terá de descer até o -15 ou então trocar o cristal por um de 10.245Mhz de telefone sem fio velho, ou faça o oscilador idêntico ao primeiro transverter, retirando o sinal do cristal do PX, mais tera de mudar os capacitores de base e emissor do transistor.  Como misturador eu usei o BF 982, mais você poderá colocar outros BF 980, BF961, e outros esse misturador é mais confiável, pois o Mosfet recebe os dois sinais, dando em seu "D" Dreno, a soma ou a diferença dos dois sinais, no caso do projeto queremos amplificar a diferença que é 7Mhz, por isso temos duas bobinas L4, L5, sintonizadas e um filtro para 7Mhz, empurrando o sinal ao BD 135C ou -16, poderá ser substituído por BC 338, ou 2N 2222, 2N2369, o que deu melhor potência foi o BD135C ou -16 ou BD135-16 depois temos outro BD329C ou BD139-16 que é o excitador do IRF510, poderá usar como excitador, os BD137C, BD139C, BD329C, o FET, poderá usar outros, como: IRF 530,630,740,830, mais o que usei com melhor resultado foi IRF 630, cuidado ao regular o trimpot na entrada RF "Gate" do FET observe se ele esquenta muito e a modulação em SSB em picos alto como assobiar se tem distorções, e veja  a estacionaria, a saída de RF é ótima muito melhor que o primeiro transverter, em relação ao meu TS50, aproximadamente 20W RF em picos alto, todos quem eu ouvia me escutava e reportagens afirmavam que eu estava modulando com um DELTÃO, pois o áudio do 148gtl é muito bom, e se distorcer um pouco feche um pouco o DYNAMIKE , mais atenção quanto mais você fecha o áudio sai menos potência de RF do PX. O transistor BC338 que tem seu coletor ligando ao pino 1 MB3756, só entra em funcionamento nos circuitos principais de RX oscilador, é como se fosse uma chave simples de tensão, quando a chave atrás do rádio e selecionada para 40Metros, a tensão que vem AM, SSB, alimenta o transistor. em AM a recepção poderá ficar um pouco mais fraca devido a tensão de 4.9 volts que alimenta o circuito e oscilador, mais em SSB temos os 8.0 volts alimentando os circuitos 100%, por isso melhor usar ele sempre em SSB. Bem está ai espero que gostem desse projeto, está bem elaborado, faça e fale e terá a maior surpresa, tente melhorar o circuito, poderá fazer uma plaquinha maior ou duas plaquinha, como eu fiz no Transverter Galaxy Pluto, se quiser mais potencia faça uma saída push pull com dois FETs, você poderá fazer o que quiser, é só colocar a cabeça para pensar, e lembre-se de fazer bem bonito nos acabamentos, saiba que seu nome está em julgamento, não faça feio, procure fazer o mais perfeito, para que quando outras pessoas veja o que você  fez  te elogie. Bem espero que gostem, depois eu vou publicar o esquema do transverter no Galaxy Pluto, já estou desenhando.
 Esquema do segundo Transverter para fixar dentro do 148Gtl SSB AM.
Placa do Transverter, cima original perfurada desenho a lápis, baixo xerox da placa pronta.

6 comentários:

  1. Olá waldir, parabéns pelo seu projeto e partilhar com todos, vc poderia entrar em contato comigo ?
    all_madd@isbt.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Unknown, muito obrigado pela visita, o que você deseja, pode perguntar ou comentar aqui para que todos possa tirar alguma dúvida sobre o projeto em questão, muito obrigado e fique a vontade, em breve tem mais esquemas.

      Excluir
  2. Waldir memorável seu trabalho e descencia em partilhar com o público, parabénz !! Na verdade seu projeto vem de encontro ao que vi com o nome de Butantan conversor p/40nm no PX Cobra, porém meu conhecimento ainda me limita a não realizar ou por em prática, infelizmente os desprovidos de informação enfrentam muita resistência quando solicitado ajuda, passamos a impressão de sermos pegajosos o q não é verdade, o fato é q nem sempre num livro existe aquele toque/dica do q fazer e só o tempo ensina então o pedido é como ou qual o segredo para desenvolver a habilidade de ao menos montar e funcionar ?? Qualquer projeto !! Pois é fácil apontar os que compram como apertadores de botão eu gosto muito de Radio recepção mas tenho minhas limitações e estou procurando alguem da área para me ajudar ou ao menos indicar o caminho, todos temos nossas obrigações e correrias então uma dica, ajuda a seu tempo não prejudica ninguém e poe a autoestima para cima não para baixo, a sociedade impoêm um rítmo de vida corrido e as pessoas estão esquecendo de Viver estão apenas passando os dias !! Felicidades, Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre muito obrigado, não vi ainda o conversor citado, bem na verdade a raiz de alguns projetos são quase idênticos, são poucas diferenças, isso que você observou é um bom sinal que você e inteligente, pois então coloque em prática, a dica é pesquisar em revistas, livros, agora na net. Eu por exemplo nunca fiz curso de eletrônica, mais sempre comprei revistas estudava, eu era o meu próprio professor, gosto de eletrônica desde criança, mais comecei mesmo nos anos 90, montando fontes transmissores fm, transmissor px, receptores walkie talkie, aprendi a manusear meu primeiro multiteste sozinho, e comecei a consertar px exclusivamente cobra 148 gtl, observe as datas dos meus esquemas, pois tudo que faço ou desenho dato, em alguns projetos quando eu sentia incerteza, eu perguntava ao meu amigo Veridiano, ele fez curso, e é uma pessoa muito inteligente, então tente fazer sempre tenha em mente que vai conseguir, isso é em tudo, que for fazer, quando eu era criança eu fiz até lâmpada, alto falante, bobinava transformadores 110v-12v, sozinho, se eu for escrever aqui minhas experiencias não acabo hoje, bem a dica é essa escolha o projeto, adquira os componentes, enrole ás bobinas se tiver, pelo esquema desenhe a placa, antes determine o tamanho e o local onde abrigar, desenhe a placa em uma folha branca, se errou faça tudo de novo, se não gostou, ou acha que tá grande, faça menor, procure colocar os componentes sempre em pé,refaça tudo, procure fazer bem bonito, como nos profissionais, faça varias revisões para que não tenha erros, pronto agora parta para confeccionar a placa, corte o tamanho, cole com durex em cima do cobreado o desenho, agora comece a perfurar, agora retire os durex, cuidado para não rasgar o desenho, ponha o desenho acima da placa e agora vá olhando para o desenho e desenhando na placa, ligando os furos, faça ainda mais bonito, se errou, raspe a tinta da caneta com uma agulha grossa, mais de leve, ligue a maior parte da placa para negativo, faça revisão para não ter erros, pronto, agora coloque no precoleto para corroer, deixando alguns minutos, estando pronto passe bom bril de leve no cobreado, pronto está ai, mãos a obra, e queimar os dedos, Alexandre não sei onde mora, mais tudo é fácil de adquirir principalmente em capitais, eu compro tudo em Salvador ou Feira de Santana, minha cidade não tem quase nada, outra dica anote tudo que fizer com a data, também procurar sucatas de monitor crt, TV, rádios diversos, é retirar os componentes que precisa, teste antes e olhe o estado do componente, por exemplo capacitor eletrolítico, se estiver inchado ou estourado não presta. observe todos os esquemas e placas do blog, e vera como faco aprendi sozinho, e não faço no pc porque o programa faz muito grande, prefiro eu mesmo fazer minhas placas. bem espero ter ajudado você, muito obrigado, e estou sempre a disposição.

      Excluir
    2. Eu agradeço por suas indicações, estou em SP-capital o vídeo q falei é este http://www.youtube.com/watch?v=R3jIs00Ee1A
      tenho bastante sucata e outros mais novos, eu havia comentado sobre escrever no meu email para relatar outros topicos de qualquer maneira vou reler mais algumas vezes a menságem... Forte abraço ao amigo desta terra tão linda, Alexandre

      Excluir
    3. Ok Alexandre, vou assistir o vídeo, já estive ai na Santa Efigênia, comprando componentes, cristais transistores e esquema, você e um privilegiado, pois eu moro em Alagoinhas Ba, aqui não tem nada que procuro, bem de qualquer maneira fique a vontade se quiser perguntar, tenho o maior prazer em responder a todos que escrever aqui no blog. muito obrigado. um abraço.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.