sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Esquema Wagner SSB 309

Olá depois de quase um ano, fruto de meu trabalho restaurando o esquema do Wagner SSB 309. Infelizmente para os que procuram o esquema e manual que não mais está disponível para venda o esquema original do transceptor Wagner SSB 309. Contem manual do proprietário esquema legível em formato PDF, JPEG. Vejam na primeira imagem abaixo uma parte do esquema JPEG como é legível. Atualizado 05 Março 2018.
Pessoal hoje 15-12-16 publiquei mais esquemas e comentários sobre este e outros transceptores idênticos a este Wagner SSB 309, na página:https://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2016/12/restaurando-esquema-wagner-ssb-309.html uma parte do esquema original que estou restaurando com muita dificuldade, vale a pena acessar o link acima para quem tem um deste ou quer adquirir o esquema original deste misterioso transceptor que para mim, em transmissão ssb áudio e canais PLL, é um bom rádio, em recepção deixa muito a desejar de um bom rádio ssb, não tem seletividade, capta canais adjacentes sem rejeição de frequência. digo isso com experiência própria pois tenho um original.
Abaixo esquema não é do Wagner SSB 309, vejam que ele não tem circuito NB-ANL.
Atualizei 23-12-2012                                           
O esquema é de uma Xerox por isso não está bem visível, mais da para ver. O Wagner, foi um radio muito vendido aqui no Brasil na década de 1980, chegava aqui na minha cidade através de alguns caminhoneiros que viajavam para Manaus. na época só quem tinha muito dinheiro poderia comprar, era mais barato que o famoso 148GTL, Ele é menor que o 148GTL, e quase igual ao Motorádio FAM21, eu tive um que comprei  de um amigo que colocou na oficina para concerta-lo, passou quase 20 anos, um dia ou melhor na década de 2000 eu tive na oficina dele, e comprei  o danado quebrado, era na chave de canais, e o 2SC1307 queimado, concertei, e fiz muitos DX, chucrutei, dá mais canais que o 148 para cima e para baixo além dos 40x3 bandas, o queixo ficou a desejar, o 148 dá para colocar mais queixo, mais isso e besteira, dá para colocar queixo até mais, com um pequeno circuito elevador de tensão no diodo varicap, depois explico melhor em outra oportunidade.  Bem, a recepção não e tao boa, fica a desejar os filtros NB ANL, e capta muitos QRN, e QRM de estações que estiverem próximo a sua, ele não tem seletividade, porem tem boa sensibilidade de recepção. Mais é um rádio bom, tem SSB e é pequeno. Está foto achei na net.                                    

16 comentários:

  1. Olá Waldir.

    Conheça meu site: www.py2bbs.qsl.br

    Já que você gosta de PX, olhe a sessão esquemateca.

    Agora o seguinte, você poderia me arrumar um xerox deste esquema? O do site não esta muito bom, se me conseguir uma copia xerox, eu tenho como digitalizá-lo de uma forma mais legível e disponibilizo no meu site para quem precisar.

    É que eu tenho um radio deste também, só que o meu é NOVO, ZERO! Esta lindo, mas esta com defeito. Nunca foi mexido e eu gostaria de ter o esquema legível para poder trabalhar nele sem futucar onde não deve.

    Se puder fazer isso, entre em contato, no meu site é só clicar no botão contato que fica no menu do lado esquerdo.

    Aguardo um contato seu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Luciano. Muito obrigado pela visita, é um prazer muito grande, bem Luciano como está no texto do esquema esse esquema é uma xerox não está legível, nem ampliando fica boa, eu sinto muito não poder ajuda-lo, e esse esquema não é do modelo 309 pois ele tem filtro NB/ANL e no esquema não tem, mais o resto e igual. há tentei entrar em contato pelo seu site, só fica a pagina em branco no centro,não deu, muito bom seu site parabéns, Luciano não sei se você sabe mexer com rádios transceptores, eu já consertei muitos inclusive o meu Wagner, se você me informar o defeito detalhado, talvez eu possa ajuda-lo, mais você tem que ter experiencia em transceptores. Meu amigo eu estou com problema é que eu queria colocar os esquemas no blog em PDF, mais não dá o blog só aceita JPEG, e isso faz perder a nitidez em zoom, e ao fazer o download, principalmente nos esquemas de xerox, bem aguardo sua resposta, e passa para mim o problema do rádio há não dê ele para qualquer um conserta-lo, cuidado ele é uma relíquia guarde-o bem. um abraço, waldir.

      Excluir
    2. Amigo preciso da chave que muda os modos pa,am,lsb,usb do wagner 309,vc tem ou sabe onde posso encontrar?

      Excluir
    3. Olá José Laércio.
      Desculpe-me a demora de responder, bem amigo eu acho que esta chave sempre quebra, ela é muito frágil e mau projetada para aquele local, eu comprei um Wagner com este problema a alavanca desta chave quebrada no pé, eu fiz o seguinte, cortei um pedaço de chapa fina dobrei para que ficasse com a espessura da alavanca dela, depois anotei ás ligações da chave, e os contatos, caso eu danificasse algo eu trocaria por outro tipo de chave, então eu desmontei a chave e introduzir o pedacinho de chapa como alavanca no local do outro cuidadosamente com o ferro de soldar esquentando o plastico da chave nos contatos, ficou legal mais se fizesse trocas bruscas ela soltava, tinha que ter um macete para mudar de modalidade, não é difícil consertar esta chave ou substituir, é só usar a cabeça e ter paciência que qualquer um consegue, este rádio meu eu vendi, pois se não fosse isso iria tirar uma foto e publicar aqui nesta página do Wagner, ok amigo.
      Muito obrigado pelo comentário um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Boa noite Waldir.
    possuo um Wagner 310 e segundo informações é o radio de mesa do modelo Wagner 309.
    Necessito de auxilio para unificar o RX e o TX e claro aumentar a gama de canais. Não possuo esquema do rádio e os técnicos os quais apresento o rádio nunca viram o dito cujo e ficam perdidos.
    Agradeço a atenção.
    Julio Cesar
    juliofisiobio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Júlio Cesar.
      Bem eu não conheço este rádio Wagner 310, o modelo 309 tem com chave ANL NB e sem esta chave, este esquema eu conseguir de uma amigo que tinha o rádio quebrado e o esquema, eu comprei isso na década de 90, eu postei este esquema e já vi ele em outros sites porem igual sem boa visibilidade dos componentes. Olha eu consertei o Wagner que comprei e chucrutei ele deu mais de 100 canais para baixo e mais de 100 acima se não me engano 122 para baixo e 125 pára cima, quebrei o queixo ficou muito bom, a potencia ficou a mesma pois não costumo mexer na potencia de rádios, eu coloquei o original 2SC 1307, que não tinha, e consertei a chave seletora de LSB AM USB PA. Rapaz se os técnicos tem experiência com o 148 GTL ele é a mesma coisa aliás todos são, não tem que ficar perdidos nada, isso é porque os técnicos estão voando em qualquer um rádio, pois eu nunca vi um destes e fiz tudo isso, o queixo é feito no VXO onde tem os cristais de 30 Mhz, todos os rádios tem que fazer o chucrute de sintonia no VXO, colocando tensão de RX e TX no varicap e cristal oscilador, enquanto aos canais o chucrute é feito no PLL, isso é em todos os rádios que conheço, cuidado não leve seu rádio a qualquer um que diz ser técnico, veja se ele tem mesmo experiência em PX e TRX outros, e a sua fama na região, você pode perder sua joia relíquia.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. Boa noite!! possuo um radio igual ao WAGNER 309 porem como COBRA GTL 149-AM/SSB!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Abimael Pinheiro.
      Sim me parece que o WAGNER 309 foi um rádio que teve mais dois ou três "cópias" ou melhor remarcado seu nome. um deles é o COBRA 149, o outro e o PEARCE SIMPSON Super Jaguar MKII, este último você ver no vídeo a semelhança com o WAGNER SSB 309, https://youtu.be/HYrf_USCVdM o seu também assemelha-se muito do original. Já que estamos no assunto amigo, eu estou a procura de um esquema melhor visível que este que postei, se o senhor souber quem tenha pode ser de qualquer um destes rádios vai ser de grande valia, estará ajudando muito o nosso hobby e ao blog. Meu amigo Abimael muito obrigado, um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  4. Tive um 149 gtl também foi meu primeiro rádio com ssb que saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Paulo.
      O primeiro PX nunca esquecemos, é sempre bem lembrado, eu comecei com um FA-M21 Motorádio 23 canais em Dezembro de 1982, tinha 14 anos, era doido por PX, mas só tinha rádios com SSB quem tinha muito dinheiro, eu fiz muitos DX com este equipamento brasileiro que era muito falado pelos colegas PX como Mataradio, Motobomba, entre outros nomes dado ao FA-M21.
      Obrigado amigo, um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. Olá amigo Waldir, comecei na mesma época que vc e o motoradio fam21 foi meu primeiro rádio também, o cobra vim a ter mais tarde, realmente foi uma época muito boa de qsos e dxs, tenha aqui guardado um motoradio fam61, minha relíquia, meu prefixo hoje PU2TRH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Paulo.
      Minhas considerações a você e sua esposa. Sim meu amigo, eu comecei em Dezembro de 1982, era um garoto, liguei o Motorádio na antena de TV aquelas super radar, peguei uma fonte da Joãozito de 3 Amp. que era do toca fitas TKR do meu pai e comecei a falar, o pessoal dizia que eu chegava bem S 9, mas dizia que eu iria queimar o rádio com a ROE alta, eu nem ligava para isso queria mesmo era modular. Muitas emoções na época. Eu acabei vendendo meu Motorádio, e comprei outros, hoje estou com um sem o PTT e com o TBA 810 queimado, mas vou colocar ele para funcionar, eu conseguir colocar 40 canais no Motobomba FA-M21. Muito obrigado pelo comentário.
      Saudações.
      Waldir Cardoso. PX Ä 6075.

      Excluir
  6. Olá Waldir, estou aqui novamente, começamos na mesma época e nas mesmas condições, continuo com minha estação e sempre que posso estou fazendo qdo com os amigos, comprei um cobra gtl 149 queimado, vou tentar arrumar ele e voltar aos velhos tempos, abraço amigo.

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo Paulo Rogério.
    Ok, tenho meus Cobras guardados e não estou modulando, espero que conserte o seu cobrinha 149 ele é muito bom e sobe e desce muitos canais, acho que é 123+ e 122- coisa assim.
    Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  8. Ola Waldir tudo bem?
    Rapaz este seu blog como diz os mais antigos, é do cabrunco mesmo hem!!!!
    Parabéns pelo belíssimo trabalho...
    Até mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo.
      Agradeço pelo reconhecimento do meu trabalho. Que o nosso Deus de Israel abençoe você e sua família.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.