quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Receptor regenerativo sensível alta performance.

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Navegando na WEB achei a publicação, receptor regenerativo sensível, com dois J-Fet BF 245, dois BC 548, um LM 386, para as faixas de 20, 40 e 80 metros, não salvei o site, mas baixei o esquema. Achei interessante e resolvi redesenhá-lo e publicar aqui no blog para os nossos experimentos dos iniciantes e hobbystas. Os receptores regenerativos são simples de montar e ajustar. São poucos componentes e vale a pena montar, a bobina L1, L2 pode ser experimentada da publicação da revista QEX abaixo citada.  Estes receptores podem receber sinais em FM, AM, SSB, CW, modificações simples em L2, C13, este receptor cobrir às faixas de 80, 40 e 10 metros, passando pela nossa faixa de 11 metros PX (CB), Adicionando um simples filtro de áudio ligado a saída antes do volume com uma chave de 3 polos, 2 posições com parada no meio podemos ouvir AM, SSB, CW. Lembre-se que estes receptores regenerativos são simples de montar e ajustar, por não ter muitas bobinas canal de FI, têm boa sensibilidade, porém não tem seletividade para separar às estações que cheguem fortes, ficando larga a sua faixa cobrindo outras mais fracas. Muito usados nos anos 50, 60 e 70 em receptores, Walkies Talkies, rádio controles diversos e brinquedos, estes receptores são econômicos fáceis de ajustar e pela largura de sua banda dispensa de críticos ajustes no oscilador para sintonizar. Aqui no blog temos um bom receptor regenerativo com squelch em Walkie Talkie. Pesquisando sobre receptores regenerativos achei na página do Miguel PY 2OHH um receptor regenerativo simples VHF, também neste link do Sr. Newton C. Braga um esquema parecido ao que achei na WEB incluindo outros esquemas regenerativos. 
Achei na revista QEX Novembro e Dezembro 1998 pag. 24, em inglês sobre receptores regenerativos de alta performance, com pequenas modificações vai de 80 a 10 metros para CW, SSB. No nosso blog de revistas vocês podem ver a matéria completa.
Comentário e pensamento particular: Eu comecei como todos, montando receptores regenerativos VHF para FM comercial músicas, não tive muito sucesso, mas funcionou precariamente, também montei um para OM ondas médias AM, uma parte da faixa do capacitor variável ficava muda e estreita e não pegava todo as emissoras como esperado, mesmo com várias bobinas enroladas que testei. Talvez no começo eu sem experiência e ainda aprendendo foi o fracasso de minhas montagens de receptores regenerativos, mas anos passaram e passei para montar receptores heteródino e aí sim, tive pleno sucesso.
Esquema original da WEB.
Esquema original RX regenerativo sensível.
Esquema RX regenerativo sensível atualizado SSB, CW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.