terça-feira, 28 de julho de 2020

Circuitos FI dupla conversão 10.7 Mhz AM FM.

Vocês, que curtem e gostam dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Circuitos de canal de FI dupla conversão eficiente e alto rendimento AM FM a transistores bipolar e circuitos integrados. Para um bom receptor precisamos de um canal de FI super heteródino hoje 455 Khz AM, 10.7 Mhz FM, ou outras frequências, e se FI for dupla conversão ainda melhor, o circuito super heteródino dupla conversão é a soma de duas frequências no circuito de FI, mais conhecida e usada em transceptores CB AM FM é 10.245 Mhz e 455 Khz resultando em 10.7 Mhz, são de alta seletividade usadas em telefones sem fio antigos de 46 a 49 Mhz, transceptores comerciais portáteis e base HF e VHF. Desenhei e modifiquei alguns esquemas de canal de FI dupla conversão AM FM de fácil montagem e componentes com transistores bipolares e circuitos integrados para montar nossos receptores ou transceptores HF, VHF AM e FM com bom desempenho, seletividade e boa recepção áudio.
Circuito 01- Este circuito foi baseado no canal de FI para FM do transceptor portátil VHF Control PTA-25, ás modificações foram feitas na etapa de 455 Khz para receber a bobina de núcleo preto, detector de AM com filtro ANL e AGC, o circuito conta com pré amplificador áudio controle de volume e squelch, o circuito silencioso squelch (SQ) com apenas 4 transistores de alta eficiência já aprovada em FM, porem em AM devemos analisar a recepção de estações locais e distantes, notando algo anormal no áudio corrija o circuito AGC para melhor recepção de estações locais com áudio sem distorções. Vejam fotos transceptor PTA-25 Control em outro projeto interessante que montei, ou esta foto do telefone sem fio com TK 10420.
Pessoal ia me esquecendo eu publiquei no blog de revistas um esquema semelhante a estes e fácil.
Circuito 02- FI baseado e copiado de transceptores 27 Mhz  CB dupla conversão AM FM. DNT Strato mini, Alan 39 entre outros, com CI MC 3361, SL 5019, KA 3361, para FM estreito, o circuito está completo medidor sinal RX, squelch, AGC para front-end, baixando o esquema original o montador verá como fazer a parte da frente ou front end onde será ligado a linha do CAG direto em G2 BF 981.
Circuito 03- O circuito idêntico FM estreito CI MC 3361, porem para termos a modalidade AM coloquei um CI ZN 416E 8 pinos completo RX AM, este CI é completo amplificador RF e detector, em alta qualidade AM,  semelhante ao ZN 141Z de 3 pinos, (TO92), optamos pelo ZN 416E por ter buffer 18 dB e sua saída pino 5 aproximadamente 200mV,  poderíamos já ligar um fone de ouvido sem precisar de um outro amplificador BF,  coloquei o mesmo circuito filtro ANL na saída porem sem AGC para front-end, Mas testes poderão ser feitos AGC ANL para melhor eficiência do circuito AM.
Circuito 04- Baseado em transceptores 27 Mhz CB AM FM, Lafayette Texas ColoradoAlan 48, Alan 18, escolhi o Lafayette para copiar o canal de FI já com filtro NB Noise Blanker, outro bom DNT Kurier 5040, O silencioso squelch SQ foi copiado do CCE CB 1000, e outras modificações simples. Este circuito é ao contrário dos outros, este também de dupla conversão em AM, e precisamos de um CI KIA 7130P, uPC 1028H, entre outros semelhantes para ter a recepção em FM, estes CIs são amplificadores FI  e detector FM de alta sensibilidade baixa distorção e rejeição de AM, acho que o precisamos fazer testes para achar uma bobina de FI de 10.7 Mhz para ligar nos pinos 5 e 6, no esquema do DNT Kurier 5040, temos este mesmo esquema como detector de FM nos pinos 5, 6 Detector IN temos um filtro cerâmico em paralelo resistor de 1k5 e pino 6 com capacitor de 151 ou 150 pf para negativo, este filtro não tem especificação e frequência mas poderá ser de 10.7 Mhz, apesar de ter o erro no esquema do pino 8 que não existe e sim pino 7 como saída. Mas podemos ver no datasheet TA 7130P semelhante a estes como confeccionarmos a bobina detectora 10.7 Mhz, 21 espiras (voltas) fio 39 AWG 0,08 mm, capacitor em paralelo 24 pf, pino 6 capacitor 10 pf para negativo, a mesma tem que ressonar em 10.7 Mhz entre faixa 250 Khz.
Abaixo como confeccionarmos a bobina detectora 10.7 Mhz ligada nos pinos 5 e 6. São 21 espiras (voltas) fio 39 AWG 0,08 mm, capacitor em paralelo 24 pf, pino 6 capacitor 10 pf para negativo, a mesma tem que ressonar em 10.7 Mhz entre faixa 250 Khz.

Abaixo características sobre os filtros cerâmicos 10.7 Mhz.

Pessoal está ai um trabalho bem detalhado sobre alguns canais de FIs de dupla conversão para AM e FM com excelente qualidade e seletividade dos sinais recebidos e amplificados, para quem vai montar receptores ou transceptores portáteis aconselho o desenho esquema 02, por seu tamanho e poucos componentes, vocês poderão reduzir mais componentes na saída de FM pino 9 simplificando e reduzindo tamanho, mas se espaço não é problema para sua montagem, experimente o desenho esquema 04 já com filtro NB Noise Blanker. Em fim todos são bons e aprovados.
Muito obrigado. 

18 comentários:

  1. Olá Valdir, tudo bom? Espero que sim.
    Eu estava vendo os circuitos e na primeira imagem existe um pequeno erro na digitação da freq. de entrada, observe que entra 10,695MHz e mistura com 10,245MHz para sair 455kHz, mas se você fizer a conta vai ver que na saída terá 450kHz e não 455kHz.
    Na entrada é 10,7MHz.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Picco.
    Sim meu amigo realmente a referência é 10.7 Mhz, os filtros Murata http://earmark.net/gesr/cf.htm com 3 terminais dependendo da pinta lateral superior vai de 10.64 a 10.76 Mhz. Na prática a entrada não tem referência, o que vai valer é ás bobinas 10.7 Mhz o cristal de 10.245 Mhz e o filtro de AM 455 Khz, este filtro só deixa passar o 455 Khz mesmo para ás bobinas de 455 Khz, em alguns circuitos o oscilador de 10.245 vai com trimmer e indutor junto ao cristal para ajustar um pouco abaixo ou acima.
    Muito obrigado Picco pelo comentário e colaboração.
    Abraço.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waldir, beleza, você está levando em consideração a tolerância do filtro, é que normalmente quando vejo nos esquemas tem lá o 10.7MHz e com isso a gente acaba esquecendo da tolerância.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Ok Picco, olha nos esquemas Kurier 5040 acima tem o link dele e outros PX os filtros são de 10.695 Mhz, mas o sinal sai do cristal do PLL 10.240 Mhz e não 10.245 Mhz como é de costume ter em FI do MC 3357, MC 3361 e outros CIs. Olha mandei e-mail com alguns links de revistas depois me responde se já tem elas no blog.
      Um abraço Picco.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. Valdir eu estou com o canal de fi prontinho, com o ci mc 3357 porém eu injeto a fi de 10.7mhz de uma rádiola sharp o audio está como quem estivesse em banda lateral (ssb).eu injeto o sinal da fi de 10.7mhz de um radio de 2metro fm recebendo 144mhz o som sai perfeito.por favor me faça um comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cirilo.
      Pelo que entendi você está retirando o sinal que vem do Mixer, do som Sharp. Bem deve ser impedância ou o sinal está sendo retirado do local errado, não posso dizer ao certo o que acontece para o áudio ficar distorcido.
      Enquanto o do FM 2 metros está bom. Fica muito difícil acertar o que acontece no circuito pois não o conheço e não sei como você está ligando estes circuitos, queime os dedos mais e faça testes na entrada do sinal, coloque um pequeno capacitor entre 47 a 220pF passando o sinal por ele. Espero que tenha êxito na sua experiência.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  4. Waldir boa tarde fiquei muito feliz por você ter me atendido, muito obrigado. A rádiola sharp é antiga eu estou tirando o sinal da bobina de 10.7mhz do misturador. Tem a bobina de 10.7 passa por uma resistência passa pelo filtro de 10.7 e entra no pino 16 do mc 3357. Essas broncas eu gosto mais já faz mais de um mês que estou nela. Waldir não esquenta que a bronca é comigo. Muito obrigado um abraço e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Ok Cirilo.
    Olha deixa eu ver se eu entendi. Você quer ouvir música de FM no canal de FI com MC3357P será que é isso mesmo.
    Olha o canal de FI com este CI é FM estreito, o da radiola Sharp e FM banda larga para música, Enquanto a banda estreita é usada para comunicação base ou móvel FM, a banda larga é usada para emissoras de rádio FM comercial 88 a 109 Mhz. Você deve saber disso, será que não é isso que você está querendo fazer, ouvir ás emissoras de banda larga música no canal de FI MC 3357P canal estreito, assim nunca vai ficar bom. a retirada do sinal está correta. Me confirma se é isso mesmo que você está querendo. pois acho que nunca vai ficar com a modulação audível.
    Muito obrigado pelos comentários.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Waldir, eeeeera isso você já disse tudo, queria escutar musica com este canal eu já desconfiava porém não tinha certeza agradeço de coração pela sua paciência e boa vontade fique em paz fique com DEUS. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Cirilo.
      Olha eu pensava que você tinha colocado a Sharp para a frequência de 144 a 148 Mhz 2 metros, me desculpa por não entender logo, mas a frequência de 88 a 108 Mhz FM comercial é transmitida em banda larga com áudio stéreo dois canais pois a largura da banda e "maior" ou mais larga. Já a de comunicação transceptor 2 metros FM a transmissão é mais estreita ou menor largura da banda. É mais ou menos isso, faz uma pesquisa no google que vai ter melhor explicação, pois eu já esqueci muita coisa pelo tempo, o tempo é cruel e leva nossa memória. Um abraço e que o senhor Deus abençoe você e sua família. cuidado com ás doenças e a violência.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. Ola a todos.
    Colega Picco e estimado Waldir.
    Esses receotores de dupla conversao sao nuito bons.
    Noutri dite o colega Picco estava a procurar o TDA1572 para fazer o seu radio. Eu digo, o TDA1072 faz a mesma coisa, melhor, é mais moderno e facil de achar no comercio.
    O filtro ceramuco de 455Khz tem q ser daqueles CFR455I usados em radio px(filtro de grande seletividade).
    A FI de 10.7Mhz tem que usar um filtro a cristal 10M7B é de cristal de quartzo.
    Essa é a minha configuração.
    BF960 ou outro jfet + AS612 + TDA1052 + LM386 .
    Ainda tera BFO para ouvir ssb e cw.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Luís Carlos Marques.
      Muito bom este CI, porem nem todos tem acesso a comprar ele ou outro, ás vezes o bom e baratinho circuito com transistores são mais acessíveis a todos, além do mais o circuito poderá ser minimizado, mas não há de ser nunca como um CI que ocupa menos espaço e menos trabalho e ajustes. Mas é bem vinda o seu comentário.
      Muito obrigado,
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  8. Ola estimado Waldir.
    Estive a procurar mais sobre os filtros ceramicos e cristais ( o coraçao e alma da seletividade nos radios de ontem e hoje.
    Para a FI de 10.7Mhz achei esse filtro a cristal de quartzo para por no lugar do filtro ceramico de 10.7Mhz.

    PN:XFIL000080
    Ref:10M08A
    Freq:10.7MHz
    Largura de banda: ±3.75kHz)
    Esse tem no aliexpress.

    Para o filtro ceramico da FI de 455Khz tem o (SFPKA455KH1A-R1 Murata com
    6dB Bandwidth fn±3.0kHzmin.)

    Quanto a usar transistores por conta do tamanho da montagem ou radio, eu nao ligo.
    Montar radios com integrados atualmente ficou muito facil.
    Ruim é se o integrado der problemas.
    O melhor caminho de uma montagem é aquele q vc gasta menos e depende menos de fornecedores.
    Desde ja agradeco o retorno.
    Abraços, Luís.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Luís Carlos.
      Muito bom sua pesquisa sobre os filtros, é muito bem vindo ao conteúdo da publicação. Alguns destes filtros podem servir para confecção do filtro para banda lateral SSB, como cristal ladder filter, estive pesquisando quando fiz a publicação, os antigos toca fitas TKR tinha um filtro de 455 Khz de ótima largura de banda e serve para muitos projetos de dupla conversão, e até arriscar para SSB.
      Enquanto ás montagens com CI, este TDA 1072 é muito bom o Miguel fez um receptor dupla conversão em AM SSB com VU S-meter e outros apetrechos, https://www.qsl.net/py2ohh/trx/40mduplarx/40mduplarx.htm Realmente o CI de modo geral é menos trabalhoso e economiza espaço além de incorporar muitos outros circuitos como medidor, Squelch, pré amplificador e outros circuitos dependendo do CI.
      Muito agradecido pelos comentários e pesquisa para enriquecer o nosso blog.
      Um abraço. Waldir Cardoso.

      Excluir
  9. Li todo artigo com mais calma.
    Gostei mais do esquema nunero 4.
    A bobina do pino 5 e 6 fo TA7130 parece com aqueela bobina de quadratura usada no TBA120S do Radio escuta de aviação da Saber eletronica de 1987.
    O bom do datasheet é que ele informa sua indutancia 9uH.
    Gostei do TA7130.
    Aquele Radio walkie talkei PT-A25 eu conheco.
    Eu consertei um faz muito tempo, era todo modular, muito brbem m projetado ( É um radio pra uso militar se nao me engano ).
    Gratidão amigo Waldir, até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Luís Carlos.
      Olha este CI é usado em diversos transceptores PX e outros, é um CI muito bom para FM. O indutor de quadratura de 10.7 poderá ser substituído por um filtro cerâmico de 10.7 Mhz, veja aqui no blog que eu fiz um circuito para o Cobra 148 GTL modulação em FM. https://projetosetransceptores.blogspot.com/2020/08/modificacao-cobra-148-gtl-modulacao-fm.html
      Este CI poderá ser usado em outros projetos FM, é só colocar o cérebro para pensar e criar outros circuitos.
      O Walkie Talkie PTA-25 da Control, era usado em empresas, ferrovia RFFSA, talvez Polícia, era só a empresa solicitar da Control a frequência de operação em alguns casos, outros a empresa tinha que usar ás que vinham acima de 148 Mhz, mas sempre eram 150 Mhz acima.
      Um abraço e muito obrigado pelos comentários.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  10. Waldir abraços fica com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem. que o senhor Deus de Israel abençoe nós todos.
      Muito obrigado amigo.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.