domingo, 31 de maio de 2020

Receptor dupla conversão VHF FM 2 metros.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este mês publico um receptor em FM banda estreita  para 2 metros entre 144 a 148 Mhz, publicada na revista Everyday Pratical Electronics de maio 1997. vocês podem baixar ou link várias revistas:  Vejam no blog de revistas este projeto com tradução em português para quem quer montar. O projeto é simples com três CIs que podem serem substituídos por similares, como o NE 602 por SA 602 por SA 612 ou NE 612, LM 386 por TBA 820M, com mudança em pinos. O MC 3359 similar ULN 3859A ao MC 3357, exceto que o MC 3359 tem FI limitador adicional. Com pequenas alterações podemos usar o MC 3361 entre outros, o famoso TA 7358 ou LA 1185 substitui o NE 602, como Mixer e VFO oscilador local a diodo varicap.  Podemos modificar este receptor e melhora-lo em relação ao projeto original inicial de 144 Mhz FM, para inicial entre 118 ou 120 Mhz em AM e FM, sim porque em AM. Alguns serviços em VHF usam o AM para suas comunicações, a aviação e outros serviços públicos. A modificação neste projeto consiste em alterar aumentando indutância nos indutores sintonizados e filtro BPF. L1, L2,  L3, X1, uma ou uma e meia espiras voltas "turns" e aumentar valor dos capacitores em paralelo com estes indutores, são mínimas ás modificações nos indutores e capacitores, o mesmo número de espiras ou voltas "turns" que fizer em uma serão para todas citadas, já os capacitores se for 27 pf colocamos em teste outro de 33 pf, valores bem próximos a frequência original do projeto, o montador que optar em fazer estas alterações de frequências devem ter um pouco de experiência, pois este receptor não é um simples regenerativo onde podemos alterar em espiras voltas "turns", unir ou separar a bobina osciladora e ele varrer em diversas frequências, alem disso volto a salientar que ele recebe em FM, por isso o som em AM ficará meio que abafado ou surdo no auto falante, você não entenderá não será audível. Mas podemos neste mesmo projeto colocarmos um CI MC 1350 ou TDA 1072 que são para recepção em AM, podemos também no projeto original com MC 3359 adicionar pino 5 um CI ZN416E para termos AM, ou ainda podemos adicionar no pino 5 do MC 3359P, um circuito FI 455 Khz com 2 ou 3 transistores e uma só bobina núcleo preta 455 Khz, para termos a recepção em AM e FM, selecionado por uma chave, o mesmo podemos fazer com o MC 3361 ou MC 3357P ou outros CIs. Publiquei um simples canal de FI 455Khz que podemos adicionar ao pino 5 do MC 3359 ou MC 3361, que publiquei . No próximo mês voltarei a publicar alguns esquemas de canal de FI de dupla conversão AM FM baseados em transceptores (CB) PX e outros esquemas em revistas que pesquisarei para publicar. Já publiquei um transceptor (CB) 27 Mhz em AM FM dupla conversão. Os esquemas abaixo são original da revista e coletado de sites como F6FEO, e do gênio PY2OHH Miguel, em projetos já testados e aprovados com fotos dos protótipos. Vale lembrar que todos são em recepção frequência modulada FM.
Esquema original RX FM 2M revista.
Esquema original componentes atualizados.
Esquema atualizado com MC 3361 NE 612.
Esquema atualizado com TA 7358 ou LA 1185 PY2OHH Miguel.
Protótipo RX FM 2M PY2OHH Miguel.
Protótipo RX FM 2M F6FEO f6feo.
Fotos de protótipos para que vocês vejam que um projeto pode ser montado diferentemente e funcionar. Os indutores do filtro BPF entrada antena: No projeto do Miguel são 5 espiras unidas e um capacitor de 0.5 pF interligados. Já o BPF do colega F6FEO são 6 espiras espaçadas e sem capacitor interligando, a indução e feita por proximidade dos indutores núcleo de ar. Estes são apenas dois exemplos de um determinado circuito, existe vários vocês podem pesquisar por esquemas transceptores VHF comercia, Control, Telepatch, Unitel e outros,  copiar o front-end e filtros com mais sensibilidade dB e seletividade FI. e adicionar no circuito a ser montado. Muito obrigado. Waldir Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.