domingo, 10 de dezembro de 2017

Unidade de eco ou reverberação.

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Pessoal, estes projetos unidade de eco ou reverberação publicados nas revistas Saber Eletrônica 171, 172 ano 1987, baixe no blog do Picco em:https://blogdopicco.blogspot.com.br/2015/02/revista-saber-eletronica.html Em 172 é um circuito simples usando CI TDA 1022. E duplo CI TDA 1022 na revista 171, este componente é muito caro e difícil de encontrar, podemos adquirir em sites da china por US$ 10,80 com frete grátis. Usando um circuito com dois CI TDA 1022 entrada de áudio microfone, podemos ter eco e reverberação com uma excelente qualidade. Na década de 90 eu montei este mesmo circuito com um TDA 1022 e um pré compressor com CI LM 1458, liguei externamente na entrada de microfone PTT do meu cobra 148 GTL, a princípio o som ficou ruim com vários efeitos ao regular o P2 que é o clock que controla o circuito, e depois de ajustar P1, P2, P3 a modulação ficou com eco, e pouca distorção, porem não gostei, achei que o pré compressor LM 1458, estava atrapalhando a propagação do eco, e o circuito estava ligado erado, não obtive reverberação, modulei alguns instantes e ás reportagens era que estava bom, que minha voz estava boa, mas para mim, não estava, estava ruim ou pessima, resolvi desmanchar e parei com esta ideia de modular com eco no meu 148 GTL. Se bem que nunca gostei de eco nas modulações. Bem o circuito dispensa maiores comentários, basta ler toda matéria nas duas revistas, se vocês tiverem ou se comprar este CI e quiserem montar aconselho a colocar um soquete no CI, e vasculhar outros esquemas para adaptar e conseguir melhorar mais o circuito, Baseado em outros circuitos fiz algumas alterações nestes circuitos adaptando um pré com o LM 1458 ou 4558, com um operacional na entrada de áudio, o segundo na saída, como filtro buffer para realimentação do circuito, existem diversos esquemas de unidade de eco e reverberação na WEB. Hoje alguns CI que pode produzir eco ou reverberação com simples circuito a preço de banana. Exemplo do PT 2399. Na próxima publicação vamos ver alguns circuitos simples de eco e reverberação.
Esquema original unidade de eco publicado revista Saber Eletrônica 172.
Esquema original unidade de eco publicado revista Saber Eletrônica 171.
Esquema atualizado eco reverb TDA 1022 regulador Vcc transistor.
Esquema atualizado eco reverb TDA 1022 regulador 7809.
Esquema atualizado Echo reverb TDA 1022 x2 e regulador 7809.
Vocês se optar em montar qualquer um dos dois circuitos, saiba que com dois TDA 1022 é melhor, não quer dizer que com apenas um TDA 1022 não tenha eco ou reverberação, eu montei com um e não gostei, achei o circuito faltando algo mais o que eu esperava, e também nos ajustes dos trimpots. Voltando a dizer que este CI TDA 1022 é caro e difícil, existe outros que custa bem baratinho comprando importado da China.
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

4 comentários:

  1. Tenho um MEIA DUZIA deles aqui. Quando tiver tempo farei testes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Genivaldo.
      Este CI é antigo temos outros muito melhor e mais eficiente. cheguei a comprar este CI na época de 90, foi muito caro.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. O preço de placas montadas de audio chinesas estão muito boas e barata que desanima a gente até de montar projeto, uma placa montada de reverb e delay no mercado livre esta 80,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok MP3.
      Existem CI no mercado chinês que é muito melhor que este ultrapassado, porem muito baratinho no ebay, sai muito mais barato que os R$ 80,00, e se for usado componentes de sucatas sai quase de graça.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.