domingo, 10 de janeiro de 2016

Microfone amplificado e vox KBS 3000 atualizado.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este projeto microfone amplificado,  VOX e MIKE de ganho para PY e PX  KBS 3000 é o mesmo já publicado. Interesse desta vez é publicar o conteúdo deste equipamento, PCI Layout foto, e tirar uma dúvida de erros publicado erroneamente no esquema neste blog. Entrei em contato por e-mail com o autor da publicação no blog: Sr. Júlio César PY3YJU que me disse que havia dois erros no esquema que desenhei e publiquei. Leiam parte de seu e-mail enviado a mim. "um dia levei o seu esquema ao laboratório pois um amigo levou um microfone desses para conserto e o Waldir como projetista em equipamentos de áudio e transmissão olhou o esquema analisou e disse que havia dois erros no esquema que eu havia levado ( no capacitor de 4,7uF em série com 1nF após BC549 e no potenciômetro de tempo ). O Sr. Waldir que ele refere-se é seu amigo de trabalho. Fiquei preocupado pois havia desenhado olhando pelo circuito PCI de um original e achava que eu poderia ter realmente errado, entrei em contatos por e-mail com alguns colegas daqui e São Paulo, mesmo assim continuava a dúvida de erros, claro que sou humano e posso errar, até porque olhando para o circuito na placa e desenhando não é para todo mundo, mais tudo bem continuei me comunicando com colegas que eram Radioamadores por e-mail até chegar ao amigo Picco que entrou em contato com o pai do KBS 3000, Sr. Adonias Joares PY2KG, que até o momento não se pronunciou sobre os dois esquemas. Mais recebi um e-mail no mês passado dezembro, do Sr. Wilson PU2WXI, que vendo os esquemas no blog do Sr. Júlio resolveu montar e não deu certo, a correção de erros na verdade não existia, não existe erros no meu esquema segundo o Sr. Wilson, depois vendo o meu esquema no blog ele fez igual como desenhei e deu certo, leiam um dos comentário que ele escreveu "Caro amigo montei esse projeto do KBS seguindo esse esquema comento que a dois erros isso pratica pois o meus está funcionando .sendo R8 E R7 é para regular a sensibilidade nesse seu esquema não funciona corretamente e outro detalhe e R14 E C7 nessa configuração não funciona a um desenho da qual segui está correto esse montei com sucesso ,segui o link.
ATENCIOSAMENTE; WILSON PU2WXI
O Sr.Wilson me enviou fotos e os Layout da placa PCI também com um vídeo  modulando com o KBS 3000 ouçam a voz do Sr. Wilson no rádio, o tom agudo e ajuste na sintonia em RX.
Bem ai está, graças ao PU2WXI Sr. Wilson Souza Santos, termina a dúvida dos erros cometido por mim, repito sou humano e posso errar, mais desta vez não foi erro meu como está publicado no blog do Sr. Júlio César PY3YJU, que deveria o mesmo corrigir meu esquema pelo KBS 3000 que chegou na oficina, antes de publicar os supostos erros. Tudo bem fica ai o lembrete que sempre faço, quem encontrar algum erro por favor mande-me um comentário no blog ou e-mail, faça como o amigo Sr. Marcos Adriano PU2MXH, que ao montar o Transverter CT 120, encontrou um erro que desenhei no diodo D18 ANODO negativo, ainda sugeriu uma mudança em L8, isso por e-mail. Eu fiquei muito agradecido, ratifiquei o esquema desenhei sua sugestão em L8 e publiquei junto com o esquema original o qual não tinha vejam, ele ajudou muito relatando para mim o simples erro de um componente D 18 que não deixava o circuito de rele funcionar corretamente, ao corrigir o circuito funcionou perfeitamente. Ainda sobre este esquema KBS 3000 atualizado, não há mudanças nos circuitos, atualizei nos transistores com opção, e acrescentei um led vermelho de TX, ao já original, fica a critério do montador, lembrando que vocês podem fazer mudanças a nível de testes com um só eletreto mudando um pouco o pré, ou substituindo o CI, CA 3140 por um 741, TL 081 ou 1458, 4558, os dois últimos duplo operacional, o esquema continua original vejam. 
Esquema original atualizado KBS 3000.
 
KBS 3000 pronto.
Layout lado dos componentes.
Layout lado cobreado.
Finalizando PCI.
PCI já pronta para soldagem dos componentes.
Ligação do KBS 3000 no 148 GTL.
Pessoal quero agradecer ao Sr. Wilson de Souza PU2 WXI por ter mandado e-mail e parabeniza-lo pela montagem também por ter enviado ás fotos e layout, para que nós podermos montar este equipamento desejado por muitos Radioamadores, quero agradecer também aos colegas que entrei em contato a respeito deste assunto, em especial ao amigo Picco que também ajudou-me com e-mail. Sim pessoal meu interesse é levar até vocês o correto na integra de tudo que publico mas sem esconder nada, acho que se pesquisar e ler minhas publicações conhecerá mais sobre mim, o meu interesse e incentivar e desenvolver nosso hobby, para que mais adeptos da eletrônica possam desenvolver projetos em nossa área, e aos iniciantes. Por favor esta publicação não é para confrontar esquemas, e sim mostrar aos que acessam e seguem o blog a tirar a dúvida. Espero que gostem deste equipamento na sua estação de Radioamador, agora é só montar.
Waldir Cardoso.  

19 comentários:

  1. Olá Valdir,

    Então não teve nenhuma modificação, aquele esquema estava correto mesmo?

    Acabei de ver o vídeo, o som está bom, mas percebi um ruído saindo junto no áudio, acho q deve ser a fonte, mas tirando isso o áudio está bom.
    Chegou a testar o ganho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz quanto ao áudio com ronco e porque usei uma fonte péssima para teste rápido.mais com uma fonte excelente não a ruidos fica perfeito.

      WILSON PU2WXI

      Excluir
    2. Um detalhe sobre o ganho e ótimo o pessoal notou um enorme mudança no áudio como o pessoal do px diz ficou com áudio de rádio grande.

      Excluir
    3. Wilson,

      Olá.

      Já imaginei q poderia ser a fonte. Quanto ao ganho do pré de eletreto, eu uso esse pré desde quando falava no PX em 1997 e tem um ganho muito forte, tenho um vídeo no meu canal do youtube q mostro o ganho, eu fico a mais de 5m de distância do mic. e ele ainda capta o som, acontece isso com vc tbm?

      Excluir
    4. Esse projeto aciona o vox a uma distancia até 4 metros no máximo ganho,quanto a parte do microfone da uma distancia boa assim que terminar de colocar na caixa vou fazer teste relativo a distancia do microfone assim feito aviso o resultado ,finalizando e um ótimo projeto muda por completo a qualidade de áudio e isso Luiz ,sucesso na montagem caso for montar.

      Excluir
    5. Olá amigos Wilson e Picco.
      Desculpe fiquei sem internet desde domingo a noite, chegando agora. Sim Picco o esquema é o mesmo como você pode ver eu só adicionei um led vermelho em TX e um verde em RX, opção para o montador em transistores, como 2N 3904, ou outros de uso geral NPN. Eu mesmo já ouvi um colega modulando com e sem o KBS 3000, o áudio é muito bom em SSB, mais um detalhe tem que regular tudo certinho, muito expansivo ele fica ruim, e muito sensível no vox você não pode nem espirrar de longe que aciona, mais é muito bom o equipamento.
      Muito obrigado ao amigos pelos comentários, um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Ok quanto aos detalhes Waldir, o mais importante é que funcionou.

    Wilson, eu já montei, mas só o pré de mic que acho seria o equivalente do KBS2000, fiz um vídeo demonstrando o áudio

    https://youtu.be/BHplDXSssno

    Sempre usei ele como mike de ganho.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é semelhante ao KBS2000 ,parabéns pela rapidez .

      Excluir
  3. Ola Waldir ,otima publicacao, vc tem as medias da placa PCB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.
      Não escreveu seu nome, olha quem fez a PCI e a montagem foi o amigo Wilson PU2WXI como já leu no começo desta publicação, por isso eu não tenho o tamanho exato da placa, mais você poderá tirar uma base do tamanho pelos componentes como CI e o relé, fica a critério de cada montador fazer a placa e abriga-la em uma determinada caixinha.
      Um abraço e espero ter ajudado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Ola Wilson meu nome e ERNANDO,parabens pelo blog ,grato pela resposta,se vc interessar vou enviar um projetinho de um Conversor de Px para HF,veja https://www.youtube.com/watch?v=eZdhZaFnLe0
      tks

      Excluir
  4. AMIGO WALDIR,
    Tenho um kbs 3000, porem gostaria de colocar num meu radio, mas não sei como. o radio é um TS 570D da Kenwood.ele tem 8 pinos e o cabo tem cinco. como faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Edinaldo.
      Em primeiro lugar você tem que ter o esquema do PTT do seu rádio, nos 8 pinos você só vai ligar os que são para TX, RX, e saída de microfone junto com a malha, mas, veja se a malha é negativo ou tem outro negativo, ou melhor veja os que são ligados no microfone, esses vão a saída do KBS 3000.
      Um abraço, e espero que tenha êxito. Obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Ok Carlos.
      Bom equipamento indispensável na estação de Radioamadores PY e PX.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  6. Posso adaptar 4 pinos nele...
    Para px Voyage 94...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim emu amigo, então veja que o terra do microfone vai ser o mesmo da fonte dele, que terá de ser o do rádio também, se ter apitos ou roncos, faça o teste de alimenta-lo com uma fonte separada do PX. Ok.
      Muito obrigado e mande resposta por aqui.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. Qual o tamanho original da placa de fenolite, pois não tem as dimensões no circuito mostrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi passado a mim às medidas, pois foi enviado o Layout da PCI pelo amigo que montou. Acho melhor achar uma caixinha e confeccionar a PCI em tamanho da caixinha ou menor. Ou seja temos que usar a cabeça e montar de nossa maneira.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.