domingo, 6 de setembro de 2015

Transmissor VHF FM 145 Mhz 10W*. Eletrônica popular março 1976.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este mês publico dois projetos na faixa de VHF ou 2 metros. 1- Transmissor de FM VHF-10W* 2 metros. 2- Amplificador 10W* 25W* 50W* 146 Mhz 2 metros. Sobre o transmissor que é na faixa de VHF 2 metros em FM com até 10W potencia RF,  podendo proporcionar uma comunicação segura com estações a mais de 20 km distante, tudo dependerá de sua antena e altura da mesma, sem falar que você terá de montar um bom receptor, pois não adianta nada ter um bom transmissor sem ter um bom receptor para ouvir bem ás demais estações fracas, o esquema é de autoria do Sr.Nicolau Morozoff  PY1 EQS, da década de 70, publicado na revista Eletrônica Popular, em março de 1976, o circuito é bem simples e arrojado para hobbystas naquela época que montavam equipamentos em 2 metros, pelas dificuldades de adquirir componentes, hoje podemos melhorar o circuito e colocar componentes muito melhores e menores, reduzindo bastante o tamanho do projeto, substituindo o modulador por CI, podemos melhorar muito o áudio e com um pequeno microfone de eletreto fica muito melhor, podemos substituir T1 por uma saída do modulador já com filtro e impedância para modular a frequência no diodo varicap que é alguns milésimos de volts, podemos substituir o cristal de 48,300 Mhz para 16,100 Mhz,  ajustando no trimmer para ele subir para 145,000 Mhz na saída TX, sem nenhum problema, o que pode acontecer é cair um pouco a potencia RF final, mais nada que não possa recompensar com alguns ajustes, eu como de costume, desenhei mais alguns esquemas com algumas modificações e reduzindo a potencia com uma chave e resistor na alimentação do transistor exitador driver, podendo o montador fazer um pequeno Handy Talkie e economizando bateria, Bem o montador poderá elaborar e modificar o que quiser no circuito que eu deixei com ás mesmas características originais do transmissor elaborado pelo autor. Lendo todos os textos onde o autor explica todo o circuito ficará mais fácil na montagem.
Vejam abaixo fotos do protótipo como RTX, o autor adicionou o RX a direita.
Até parece um equipamento comercial, montado em uma boa industria. 
Em zoom preto e branco mais da para ter uma ideia do TX a esquerda.
Começa aqui, melhor ler toda matéria para quem vai montar.
Lista componentes e confecções dos indutores.
Em zoom foto do lado PCI cobreado, observem ás blindagens. 
Abaixo foto lado dos componentes, vejam a blindagem separando cada etapa TX.
Leiam todo texto.
PCI modulador, oscilador, triplicador, pré driver.
PCI driver, e saída de RF PA 10W*.
Abaixo como fazer ajustes confecções de dissipadores e até uma caixinha só com TX.
 
Em zoom caixa onde vai ser montado o RTX, vejam que o RX é com squelch.
Este relé é muito grande, podemos hoje achar relés menores, se preferir substituir por chave com capacitores e diodos.
Abaixo outra sugestão para montagem com RX, ficando um RTX.
Abaixo o esquema original da revista, muito simples.
Esquema original desenhado por mim na integra.
 Esquema modificado e simples, modulador e TX com transistores mais barato, 2,2W RF com opção de potencia de 0,2W* TX.
 
Aqui o esquema atualizado com CI MC 1458, no modulador, TX é o mesmo agora com opção de potencia 3W* e 10W* RF TX.
Abaixo esquema já publicado em 11-12-2014 em:
É uma boa opção de RX para o nosso TX de 10W*, 
No final desta página: http://www.qsl.net/vu2msy/homebrew/2m_TCVR_VU2IF_VU2EM.pdf temos um excelente RX com CI MC 3359, que modificando um pouco o circuito podemos substitui-lo por MC 3361, MC 3357P, ou TK 10420, é mais uma sugestão para um bom receptor FM 2 metros.
Bem eu espero que gostem deste simples TX, que poderá ser modificado, e reduzido sua potencia com transistores menos potente como os 2N 4427, MRF 237, 2N 5913, 2N 3553, barateando assim o custo de todo projeto.

10 comentários:

  1. ola waldir , estou gostando muito deste teu trabalho ,desde do inicio deste blog que tenho acompanhado ,e tenho certeza que tem ajudado muitos montadores como eu , Valdir você esta de parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo engenheiro e meu professor, eu só tenho que agradecer muito a você que me incentivou na época de rádios regenerativo na década de 80, você é quem me ajudou muito sabes bem disso, praticamente tudo que sei na eletrônica foi você quem me ensinou, muito obrigado meu amigo pelas visitas e acompanhar o blog, eu faço o que está ao meu alcance para ajudar os nossos amigos que estão começando na eletrônica, incentivando e mostrando o jeito de criar novos circuitos de um original.
      Muito obrigado amigo Veridiano o blog também é seu sinta-se a vontade.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Olá Waldir, que boa surpresa ver seu blog, montei este receptor na década de 80. Que saudades, bons tempos!
    Estou voltando ao hobby e estou querendo montar um amplificador linear de 20 a 50 watts para 2 metros para usar com um HT que tem de saida 1W. Você tem algum esquema funcional que possa disponibilizar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ciro Neto.
      Que bom que voltou ao hobby, seja bem vindo.
      Olha com o transistor 2N6084 você poderá conseguir até os 50W RF, porem terá de ter uma boa excitação, com 1W não sei se só com o 2N6084 você consegue os 50W, mas veja na publicação deste mesmo mês alguns amplififcadores com transistores, os Mosfets são mais baratos e você consegue com mais facilidade, pesquise na WEB pelos esquemas com Mosfets para 2 metros.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. Muito bom. Vou salvar e arquivar. Luis Morozoff PU1-MAT

    ResponderExcluir
  4. Sim meu amigo.
    Devemos salvar e guardar bem bons projetos que irão servir um dia para alguma montagem.
    Abraço.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.