terça-feira, 18 de agosto de 2015

Carregadores simples de baterias LÍTIO NI-CD NI-MH

Este mês estou publicando alguns esquemas de carregadores simples de baterias de LÍTIO, NI-CD, NI-MH. estão modificados para 17,3 volts para carregar nossas baterias dos projetos de 14,8 volts, não são os ideais mais vai quebrar o galho muito bem. Na foto estão algumas baterias de telefone celular e alarme são de Lítio ou ion-lítio, boas ideal para nossos projetos portátil. o ideal é colocar todas do mesmo tamanho tensão e corrente, e que estejam boas, faça o seguinte para obter 14,8 volts e 900 mA, corte três pedaços pequenos de fios flexível, mais um preto e um vermelho para saídas, identifique o positivo e negativo, solde com ferro de 30W, seja rápido para não aquecer a bateria, o terminal negativo fio preto da primeira bateria, solde agora do terminal positivo da primeira bateria um fio para o negativo da segunda bateria, agora solde outro fio do positivo da segunda bateria para o negativo da terceira bateria e solde outro fio do positivo da terceira bateria para o negativo da quarta bateria, solde agora o fio vermelho de saída no positivo da quarta bateria, se quiser poderá colocar um conector de dois terminais para o fio preto negativo e fio vermelho positivo, assim você tem uma bateria de 14,8 volts por 900 mA, se quiser mais corrente faça o procedimento com mais quatro baterias e ligue os saídas negativo e positivo juntos pronto, tem agora 14,8 volts por 1,8 Ampere, agora coloque todas empilhadas uma sobre a outra e passe uma fita adesiva para fixar, arrume os fios de ligação, procure fazer tudo bonitinho, e se quiser poderá passar fita isolante dando um bom acabamento. 
Pesquisando na WEB sobre carregadores de baterias para telefones celulares ás de íon-lítio, lithium ou lítio, e alguns esquemas de telefone sem fio para ás baterias de NI-CD e NI-MH, desenhei alguns esquemas modificado por mim para carregarmos nossas baterias de lítio dos projetos portáteis que publico no blog. embora os carregadores de celulares para uma bateria de 950 mA o seu carregador original é com 4,8 volts e 400 mA, já vi baterias de 3,7 volts por 500 mA e seu carregador ser de 5 volts por 500 mA, não segue uma regra para todas ás baterias com tensão de 3,7 volts, acho que isso depende do fabricante. Bem de qualquer maneira as baterias de lítio é muito boa, vocês não precisa deixar elas ficarem fracas para recarregar, mesmo com 60% ou 70% de sua carga ela pode ser recarregada até atingir os 100% que não vai danificar as baterias, isso é bom para quem vai a algum lugar que não tenha energia elétrica e quer chegar com seu equipamento transceptor ou telefone celular com as baterias carregadas 100%, leiam e pesquise mais sobre as baterias citadas na WEB em:
 Carregadores simples 18 volts, LÍTIO, NI-CD, NI-MH.
Carregadores semi automáticos para baterias de LÍTIO, NI-CD, NI-MH. 
Coloque dissipadores no BD 140, e nos CI 7818, LM 317T caso esquentem.
Estes esquemas eu retirei de esquemas de telefone sem fio 49 Mhz para MI-CD, e em pesquisas na WEB, e claro que não se tem com essa tensão de 18 volts, mais eu modifiquei para esta tensão devido aos nossos projetos de transceptores portáteis no blog. Os esquemas aqui publicado terá de ser testados e analisados pelos montadores afim de que o led verde indique a carga completa da bateria, em alguns casos ele ficará aceso quando a carga estiver completa "bateria carregada completamente" em outros casos ele apagará quando a carga da bateria estiver carregada completamente. Para menor corrente ou carga mais lenta coloque um transformador de 300 mA ou aumente os resistores de saída pára a bateria, se quiser carga mais rápida diminua os resistores de saída para a bateria ou coloque um transformador de 700 ou 800 mA. Esta carga de 500 mA está normal para baterias de 900 mA descrita acima. observe se ás baterias estão esquentando muito, caso aconteça aumente o resistor de saída para diminuir a corrente, ou observe se todas estão esquentando iguais, caso só uma ou duas estejam esquentando demais elas podem estar ruim, isso se elas forem de mesma corrente, ou potencia. Espero que gostem e mande um comentário quem montar estes carregadores, pois o seu comentário nos ajuda a desenvolver melhor o circuito.

6 comentários:

  1. Na web a galera usa essas baterias LI-ON com aquelas plaquinha(s) com o TP4056 pra monitorar a carga da mesma(s). Ate comprei 3 celulas Bateria Li-on Ur18650 3.7v 2600mah Sanyo, mas, ainda me resguardo em carrega-las sem essa plaquinha. Carregar só com essas fontes ai são seguras mesmo, desliga ao atingir o valor de tensão, posso carregar sem sem risco? Esta aprovada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Alcineu Silva.
      O CI TP 4056 é um regulador de tensão e corrente programável, tipo os demais carregadores já existentes de telefone celulares entre outros, o caso é que nem os já aprovados de engenheiros e comercialmente vendidos são 100% garantidos, nada é seguro, você já ouviu reportagens na TV de celulares que ao colocar para carregar ele explodiu ou pegou fogo, já aconteceu vários, ás vezes é falha na bateria, pois ela tem um circuito que controla a entrada de carga, outras vezes é o próprio carregador, e sem eu acreditar muito mas pode ser até o próprio celular, até hoje não foram esclarecidos causas destas ocorrências, os circuitos acima são mais indicados para baterias de chumbo ácido, níquel cádium, metal hidrato. Eu particularmente carrego ás minhas de lítio com simples carregadores, e tenho elas em minha moto substituindo a original, elas funcionam muito bem e não explodiu ainda, e olha que tem muitos anos, mas isso é só para mim, não aconselho ninguém a fazer isso pois estou colocando como testes de substituição.
      Um abraço e muito obrigado amigo.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Olá gente boa noite eu substitui as baterias de minha parafusadeira elétrica de 18 volts por 4 células de bateria de notebook em serie cada célula com 4,2 volts, gostaria de saber se esse ultimo projeto com 16 volts é seguro para carregar?

      Excluir
    3. Olá Unknown.
      Seguro nenhum é, todos os carregadores possuem uma corrente e tensão, alguns mais sofisticados possuem um controlador para a carga, estes que publiquei são simples.
      Abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Grato pelo retorno Waldir. Bom minha duvida era se eu colocar as 3 células de litio em série e carregar com uma boa fonte regulada, respeitando a corrente de carga adequada (prefiro carga bem lenta pra evitar aquecimento) e sem monitoramento eletronico, mas monitorando com voltimetro, não terei problema. Cansado de substituir os pack de 3,6V 600mA NIMH dos telefones sem fio, que esquentavam demais devido ao excesso de corrente de carga. Estavam a 50% da corrente maxima em caregamento, adulterei todos para 10% e ficou show. Alguns desses carregadores de parede tambem só faltam pegar fogo. Valeu amigo pelo esclarecimento. sds

    ResponderExcluir
  3. Ok amigo.
    Olha eu carrego ás vezes com carregador simples de transformadores com 4 diodos em ponte e um eletrolítico, com corrente de 1 Amp. uma fonte normal não regulada, não é aconselhável mas fico de olho no aquecimento. aqueles telefones sem fio alguns tinham um sistema no carregador com um ou dois leds que indicava a carga e ao completar a carga o led acendia, esses ás baterias duravam um pouco, mas os que eram feitos a fação ás pobres das baterias ficavam direto sobre carga em excesso e danificava ás baterias.
    Continue assim, e vá fazendo experiências com outros tipos de carregadores. Um abraço, e muito obrigado.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.