sábado, 11 de julho de 2015

Transverter 11M 2M AM FM SSB interno e externo russo.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Pesquisando na WEB, encontrei esquemas de transverter Russo na faixa de 2 metros para ser adaptado em qualquer rádio CB de 27 Mhz em AM, FM, ou SSB, os esquemas é de fácil construção para os que são PX, PU, PY, e técnicos. São dois esquemas originais, com ás respectivas fotos e no final os links das páginas, os esquemas estão com transistores em Russo, que talvez seja muito difícil achar aqui no Brasil, mais eu como faço em todos os esquemas que publico substituir por transistores mais populares, podendo o montador usar qual melhor servir para o circuito. em TX  O KT 920B no PA em 2 metros poderá atingir até 5W RF, já com o MRF 237, não chega a 3W RF, os transistores podem ser J310 FET, 2SC 1906, BFR 91, PN 2369, 2N2369, 2N 3866, 2N 4427, MRF 237, 2SC 1970, 2SC 1971, entre outros, dependendo dos transistores usados a potencia de TX tende a variar para cada circuito. desenhei também uma versão externo, para ser montado eu uma caixa com bom dissipador de calor nos transistores Driver e PA RF e ligar na saída de qualquer rádio CB PX de 27 Mhz. Na versão interno o transverter para ser colocado dentro do Cobra 148 GTL, ficando limitado com ás modalidades de transmissão em SSB, e AM, na faixa de 2 metros melhor ter também transmissão em FM. Bem o montador poderá visitar ás páginas e assim terá maiores informações sobre os circuitos que são bastante simples para quem tem experiência em RTX, os esquemas não explica com muito detalhes sobre ás ligações no rádio internamente, e na modalidade SSB, mais eu coloquei um relé mine de 12 volts com 4 contatos, e uma chave S1 liga e desliga que pode ficar na frente do rádio, pode o montador substituir o relé por uma chave dupla pequena, no fundo do rádio, bem próximo ao conector de antena SO239,  neste caso não precisa ter a chave S1 a alimentação ficará ligada direto em +B 13,8V ou em C 172. Bem mãos à obra, lembre-se, VHF não é HF, em VHF é mais complicado e tem que tomar cuidados enquanto às trilhas PCI ligações, fios longos, etc. Estes são os links esquemas originais: e mais estes e neste Ao abrir a página vá no final do endereço e click em "Traduzir esta página" ou vá pelo Google Chrome e peça para traduzir de russo para seu idioma. muito importante ler bastante até entender sobre cada circuito. Já comentei no outro esquema sobre o raio de comunicação em VHF com pequena potencia QRP, dependendo da antena usada, região, e muito raro mais poderá acontecer propagação do espaço, 
Esquema original Russo.
Esquema original meu desenhado transverter. 28Mhz 145Mhz.
Abaixo esquema atualizado modificação em RX e TX para 27Mhz Cobra 148 GTL.
Os esquemas foram atualizados nos transistores do oscilador de BF 199 errado o certo é BF 324. 
Esquema melhor e atualizado algumas diferenças nos circuitos, adaptei uma chave S2 em MRF237
para que possa exigir mais excitação para o PA, a resistência é de 10R por 1W, mais se
preferir poderá colocar uma de 15R ou 22R 1W fique atento a temperatura do driver, se quiser poderá substituir R10 por 100R e em S2 coloque 33R, para selecionar baixa e alta potencia de TX RF.
Abaixo esquema transverter externo atualizado, observe que a chave de TX e RX foi acrescentada mais um transistor, os resistores de carga de entrada TRX podem ser de 100R 3W, assim como a de 100R poderá variar conforme o montador observe distorções e aquecimento entre SSB e FM.
Esquema de ligação do transverter interno no Cobra 148 GTL, serve para outros rádios.
 Transverter 11M 2M pequeno e bem elaborado. vejam às bobinas.
Esquema original transverter pequenas diferenças.
Foto: Notem que o cristal está invertido e tem um trimmer ajustando oscilador.
às bobinas são às mesmas, pequenas diferenças em circuitos.
Bem pessoal: está aí projetos de transverter para 2 metros simples e econômico, para ser usados em 27 Mhz ou 28 Mhz, os cristais ficam a critério de cada montador em determinar em quais frequências operar, com o rádio original com seus canais você tem poucas frequências, mais já com um rádio "chucrutado" ou "chicrutado" ou melhor esticando os canais de 25 Mhz até 29 Mhz você terá bastante opções em frequências. ATENÇÃO: cuidado ao transmitir em frequências próximas às repetidoras ao fazer alguns ajustes no oscilador, o uso deste equipamento mesmo com potencia QRP 0,1W a 5W é proibido por pessoas não autorizadas ou devidamente legalizados pela ANATEL. Espero que gostem destes simples projetos. 
Waldir Cardoso.

10 comentários:

  1. muito bom seu blog parabens pela disposição dos projetos e compartilhamento,vou montar este de 2 para 11 mts
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo PU4-NOR.
      Boa montagem amigo, depois mande um comentário sobre o que deu certo e o que deu errado, o que foi fácil e o que foi mais difícil, conte o que quiser, assim você estará incentivando aos demais amigos que querem montar.
      Um abraço, e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Gostaria de saber se alguem tem o desenho da placa desse transvert!

    ResponderExcluir
  3. opa achei o desenho no link, mas agora só falta as dimensões da placa aí ficaria mais fácil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Alessandro Ribeiro.
      Você poderá ter uma base do tamanho da placa pelos componentes a distância não é muito crítica, o certo é poder passar ás trilhas, a placa poderá ser reduzida ou modificada, eu nunca monto placa como vem em esquemas, sempre procuro fazer menor possível e que caiba dentro da caixinha, pronto está ai o segredo, é só inovar e inventar.
      Um abraço, e muito obrigado pelos comentários.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Ok Waldir, obrigado pelo retorno e pelas dicas vou me basear pelo tamanho do transistores, obrigado vou montar e colocar dentro de um transceptor SDR multi banda que eu montei, assim que tiver novidades eu mando link do vídeo, 73

      Excluir
  4. Olá encontrei um erro no ocilador!!! O transistor ocilador e npn e os outros dois pno e vc desenhou os três bf 199

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Unknown.
      Realmente amigo errei na referência era para ser BF 324, clonei os transistores e ficou BF 199, está errado mesmo, vou logo que possível retificar o erro. Muito obrigado amigo muito boa sua iniciativa, espero que qualquer um que encontre erros nos esquemas envie comentários o entre em contato via e-mail.
      Um abraço. Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. Olá por gentileza, além montou esse projeto?
    Se alguém quiser posso fazer a PCI, trabalho com prototipagem de PCI.
    73 a todos!!! (35)99156-1380 TIM whatsapp .
    PU4OTO/PX4B0743.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. onde posso encontrar o esquema de uma base radio cb da Transceiver Expert SSB/AM 40 Channel nº serie 1148. Pois oferecerm essa mas nõa tem rececção. Alguém me pode ajudar?
    Obrigado

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.