quinta-feira, 9 de abril de 2015

Esquemas Transverter CS-45 interno e externo 148GTL.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Como eu prometi mês passado trago muito sobre transverter CS-45 graças ao amigo Jacques de Normandy França, que enviou alguns esquemas. O CS-45 que há muitos anos atras fez muito sucesso na Europa. é um projeto da década de 80 que naquela época uma empresa "implantava" ou colocava dentro dos rádios CB, Super Pantera, Superstar 360, President Jackson, e outros, o rádio ficava tri banda com frequências de 26 a 30 Mhz, que já vem no rádio, e com CS-45 6 a 7,5 Mhz, e 3 a 4,5 Mhz, também um frequencímetro pequeno na tampa de cima do rádio, dava ao operador a frequência que operava. Vejam que já comentei mês passado sobre transverter interno montados em rádios faixa do cidadão, há mais de 30 anos atras essa prática era conhecida na Europa Itália, e outros países, aqui no Brasil, penso eu quem trouxe a novidade da Europa foi o Sr. Francisco Cataldi que montou um transverter interno no cobra 148 GTL com duas bandas de 80, e 40 metros, eu desenhei o esquema modificado por mim com o oscilador experimental que está em:
Bem o esquema do CS-45, é simples e pequeno, ele é parecido com TR-45, seu oscilador, mixer, tx é idêntico, a frequência de operação é de 6,6 Mhz que era uma faixa usada na Europa, por isso o cristal de 20.680 Khz, hoje em dia podemos usar os de 10 ou 20 Mhz, a sua comutação de RX e TX com dois relés, hoje podemos usar diodos e transistores facilitando e simplificando a comutação, e ter mais espaço, enquanto aos transistores do PA os famosos 2SC1969, hoje podemos substitui-los por FETs, os IRF630, IRF540, IRF530, IRF520, IRF510, IRF740, entre outros, mais quem quer usar transistores, os, 2SC1974, 2SC2166, 2SC1306, 2SC2078, 2SC2075, 2SC2050, BU406, 2SC1307, 2SC2312, 2SC1969,  os três últimos tem maior potencia, vejam a potencia do transistor e seu datasheet, alguns desses tem sua potencia muito menor que o 2SC1969, no DRIVER podemos colocar os 2SC3420, BD329-16, BD139-16, BD137-16, BD135-16, CUIDADO: Ao comprar os transistores e fets, em todas ás lojas existem falsificações principalmente dos mais usados como 2SC1969, veja alguns cuidados nas páginas: 
http://www.py2bbs.qsl.br/transistores-falsos.php http://transfal.tripod.com/  e aqui no blog em: http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2013/09/transistores-originais-e-falsos.html agora vejam como testar 2SC1969, http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2013/09/testando-transistores-2sc-1969-2sc-2166.html os circuitos montados com transistores falsos não dará a potencia e nem funcionará corretamente. Continuando: na foto do CS-45 dentro do transceptor vejam que não está blindado, um erro do montador, pois o sinal de saída 7 Mhz, invadem os circuitos abaixo na placa mãe de 27 Mhz, fazendo um ruido e distorção em 7 Mhz TX, por isso é melhor blindar e aterrar na carcaça do rádio toda parte de TX, ou toda placa do transverter, a blindagem é por cima e por baixo da placa, use capacitores de cerâmica de 22nF a 100nF ligando o (-) negativo da alimentação do transverter a blindagem. Bem achei erro no esquema original em T2, T3 não estão ligadas ao negativo, só ligadas uma a outra, também e o Mixer anel a diodos, modifiquei igual TR-45. Vejam nesta página o esquema original http://postimg.org/image/9vjthp9wf/ nesta tem fotos e esquemas http://www.rogerk.net/forum/index.php?topic=52797.10 são 3 páginas essa é a segunda, vejam que o CS-45 foi transformado em externo, o amigo colocou mais um relé, desenhei semelhante ao TR-45, porem o RL1 só é usado para comutar a entrada do RTX, e a antena de 11 metros agora o transverter tem 3 conectores SO239. em outra versão externa comutação a diodos e transistores bem mais barato e melhor.
Vamos ás fotos e esquemas.
Na parte superior transceptor CB 27 Mhz PCI do CS-45, observe o dissipador dos 2SC1969,
poderia ser todo blindado.
CS-45 uma só banda, sem os 2SC1969, em zoom detalhes dos
indutores T8, T9 e filtro LPF antena.
http://postimg.org/image/jebrs2k6j/full/ Este é mais novo atualizado.
Observe em baixo um capacitor de cerâmica ligando o negativo ao chassis está totalmente correto, seria melhor 4 ou 5 capacitores. e para ficar melhor seria conveniente e certo blindar toda placa, ou a parte de TX, cima e baixo da PCI, a bobina encostada ao cristal está diferente, foi colocado um indutor igual ao Mixer, a outra e T7, parece que foi usado o próprio ferrite externo da bobina, mais deve ser 4 toroidais menor, alguns transistores foram substituídos e dois resistores de 150R deve ter mais componentes diferentes é só olhar com calma.
Esta foto encontrei no tópico CS45 Rogerk.net.
Link da foto acima.
Divulgado em várias revistas na época na Europa.
Foto CS-45 oferta vendas  publicações em revistas.
Sugestão de ligação no transceptor a receber o CS-45.
Entrada de RF eu retiro da base do DRIVER, TR38, assim os dois 
transistores PA em 40 metros ficam inoperante, economizando energia e os TRs. .
Esquema CS-45 correção em T2, T3 do esquema original, não sei quem 
desenhou este esquema a mão, mais corrige o original com certeza.
Mixer anel a diodos foto do TR45, vejam ás ligações de T5, T6 aos diodos, 
que podem ser 1N 4148, é igual ao do CS-45.
Aqui o Mixer do CS-45, vejam que é igual ao TR-45, os diodos 
podem ser 1N4148, a foto está em zoom.
CS-45 na versão externo, vejam o amigo Red Fox colocou mais um relé, e resistores 
 2 de 100R 3W como atenuador de carga do RTX, 
Aqui em zoom e girada horizontal.
Em zoom dá para ver os detalhes por baixo da PCI.
Aqui já fechado, dá para ser menor, é só o montador 
achar uma caixa pequena que caiba a PCI e os conectores e dissipador.
Vamos aos esquemas, este é o original.
Este é original desenhado por mim.
Aqui já atualizei o MIXER, VFO, e resistores de base de Q4.
Aqui está uma versão mais atualizada com um relé ou uma chave dupla, com o PA, 
igual ao TR-45, pode usar outros mosfets, e transistores, vejam a blindagem em 
toda parte de TX e MIXER, se preferir poderá blindar todo por cima e baixo.
Este é externo, vejam que o atenuador ATT, está parecido com o TR-45, poderá modificar 
se quiser ou copiar igual ao TR-45, na saída ANT 40M coloquei um led indicando quando 
há saída RF, pode ser que o circuito com capacitor de 100pF e os 4 diodos, mude a saída 
do filtro LPF antena, façam teste, se isso acontecer não faça o circuito do led RF.
Este também é externo, a saída PA RF, é com MOSFET copiado do TR-45.
Aqui está ás ligações como eu faço em transverter, você retirando o sinal de 27 Mhz
da base do TR 38 DRIVER, e desligando +B de seus coletores TR36, TR38, estará 
em stand by, economizando-os enquanto usa o transverter, é desnecessário o uso do
DRIVER TR38, na entrada de TX dos transverters interno, é muita potencia RF, mais
ATENÇÃO: 
Não retire o sinal de L44, pode afetar a potencia em TX 27 Mhz, enquanto ao capacitor
 ligado a base do DRIVER TR38 tem que ser cerâmico NP0, de 15pF a 100pF terá de
fazer testes para não cair a potencia de TX em 27 Mhz quando estiver original.
Muito bem pessoal, demorou mais foi publicado, eu fiz várias pesquisas deste projeto depois que o amigo Jacques me enviou, tudo que achei está aqui. o CS-45, é um projeto simples e pequeno, sem dúvida ele é bom em recepção e em transmissão deve ser também, eu como de costume adicionei alguns componentes e também retirei, substituir alguns, tudo para simplificar e ficar melhor ainda mais, na versão "EXTERNO" fora do rádio, eu acrescentei alguns componentes que pode ser alterados dependendo do montador, como Ex: os conectores SO239, são 3, antena, saída e entrada, para ser colocado ás duas antenas de 40 metros e a de 11 metros, sem ter que ficar desenroscando uma e outra, depois de desligar o transverter, o relé já faz esse trabalho, mais tem que ser feito ligação curta e com cabo coaxial de 50 Ohms, para que não interfira na R.O.E, coloque relé de 12V de boa qualidade, e que suporte corrente, pois com o tempo o relé pode deixar de fazer contato desgastando seus contatos em RF, e assim o rádio ficará sem antena de 11 metros, podendo danificar o saída RF TR36. Muito bem está ai o projeto que há muitos anos foi muito vendido em grandes países na Europa, e ainda tem gente que não gosta de transverter dentro do rádio em, com a palavra os que modulam com transverter dentro de seus rádios da época. Boa montagem e mandem comentários, sugestões, elogios, ou se tem algo errado nos esquemas. Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

2 comentários:

  1. Bom dia irmão. O amigo poderia me ajudar... preciso do contato do Colega Francisco Cataldi para tirar dúvidas sobre as ligações da placa interna de conversir 40, 80 metros que comprei de um cidadão aqui no nordeste. Fico muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecelo.
      Amigo me desculpa por não te responder, não fui informado sobre seu comentário. Olha amigo eu não tenho como entrar em contato com o Francisco Cataldi,eu não tenho o e-mail dele nem o conheço, mas se eu conseguir entrarei em contato contigo. Um abraço, e desculpa a demora.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.