sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Receptor Super Regenerativo FM VHF

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este receptor foi publicado na revista Rádio e Eletrônica, no início da década de 80, eu estava começando a descobrir o mundo da eletrônica, tinha 15 anos, eu comprei o KIT que era vendido pela própria revista, até hoje tenho a nota fiscal. Eu montei o KIT a placa vinha na capa da revista, eu era maluco por rádio de Ondas Medias regenerativo, montei alguns mais a bobina de antena com ferrite nunca acertava para captar a faixa toda, quando eu recebi o KIT do Receptor regenerativo FM VHF, fiquei ainda mais eufórico para vê-lo funcionando, mais como eu era iniciante não sabia ainda sobre os valores dos capacitores de cerâmica, depois que montei não conseguia captar nada, o amplificador de áudio estava bom, mais a parte de RF não funcionou, de tanto eu futucar e tentar descobrir que eu colocando um fio da antena para a base do transistor captava ás emissoras de FM comerciais, mais não dava para ouvir quase nada, só se colocasse o ouvido no auto falante, e se eu tentasse aumentar o volume não captava nada mais, mesmo assim eu dormia toda noite com o auto falante no travesseiro e muito feliz, eu acho que errei em algum componente trocando seus valores, mais o tempo passou eu desistir de receptores regenerativos.
A ideia desta publicação foi enviada por um colega seguidor do blog, José Airton que também tem um blog sobre algumas montagens de receptores regenerativos, com vídeo. Visitem o blog e assista ao vídeo, baixe a apostila que é super interessante para os que estão começando na eletrônica é querem montar, é muito bom fazer este tipo de receptor, por ser simples e fácil, com isso o montador vai adquirindo experiência em RF, e começando a subir a escada do aprendizado.
Sobre o Circuito: O circuito é composto por um transistor de RF T1, BF 494 ou BF199 ou similar que trabalha como receptor oscilando na freqüência de recepção, fazendo um papel de transmissor também, se você ligar ele perto de um receptor de FM e girar o dial ou se você girar o trimmer vai notar que o receptor de FM para fica mudo, se você com o dedo bater de leve em cima de qualquer componente vai ouvir o som, é como se fosse um transmissor de FM sem microfone, a regeneração é feita pelo trimpot R3 47k o áudio é retirado do XRF através do resistor R4 3k3, e o capacitor C6 de 22n, formando um filtro. Pode-se melhorar deslocando-se a saída de antena do emissor de T1, através de um capacitor de 10pf a 27pf experimentados com êxito. Na WEB existe vários receptores regenerativo deste tipo, alguns melhor elaborado com transistor MOSFET, estes receptores é usado em alguns Walkie Talkie simples de um só canal, por ter uma larga banda passante de recepção para isso não precisa de cristal em recepção, mais o ruim é que este tipo de receptor capta todo tipo de interferências, e estações sobre modulando outras, quando o sinal recebido é fraco ele é ótimo, mais quando o sinal recebido é forte, tem que ter muita paciência para sintonizar certo. Este tipo de receptor  Super Regenerativo foi comercializado nas décadas de 30, 40, depois foi começando a sair o Super-heteródino, deixando o simples regenerativo para traz. Vejam mais um receptor regenerativo semelhante a este em VHF.
Layout da PCI do receptor na capa da revista da época.
 Foto da capa da revista, este foi o que montei.
A revista já está velha mais dá para ler.
Leiam e observe o esquema.
Vejam o jamper que fiz para captar da antena para base do TR1
Desse jeito a saída de antena fica voando está errado.
Aqui a lista de peças e final.
Este é o esquema original.
Aqui modifiquei a antena, e substitutos para transistores.
Aqui o mesmo circuito de RF com CI LM 386 amplificando áudio.
Bem amigos esperem que gostem, deste pequeno Receptor Super Regenerativo, para escutar a faixa de VHF FM e aeronaves, bombeiro, serviços públicos, alguns canais alto de TV, e modificando a bobina aumentando ás espiras e aumentando o valor o capacitor de realimentação que é de emissor e coletor de T1, pode-se baixar a frequência para 6 metros ou 50 Mhz, e até 10 e 11 metros onde ouvirá Radioamador e PX.
Muito obrigado Sr. José Airton pela ideia, o nosso blog é feito por todos que quiserem contribuir.

32 comentários:

  1. estou montando esse esquema aqui em casa, se funcionar eu te falo, te mandarei fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem amigo Leonidas, sucesso na montagem, aguardo fotos. Desculpa não responder logo estava sem internet.
      Abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eu publico ás fotos para incentivar os iniciantes em receptores VHF.
      Um abraço Alexsandro e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. por eu já fiz um desse ai,da pra escutar mesmo o trafego aereo e tudo mais...acho que vou fazer novamente este circuito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Johnny.
      Monte mesmo e manda dizer como saiu o projeto, é uma boa diversão.
      Um abraço, muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  4. Eu queria saber se eu posso trocar o trimpot por algum resistor?

    ResponderExcluir
  5. Olá meu amigo.
    Olha em alguns circuitos depois de saber a resistência que o trimpot tem no circuito "Em alguns circuitos" podemos substituir por um resistor de valor igual ou bem próximo ao encontrado no valor da resistência que o trimpot tem no circuito.
    Muito obrigado.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  6. Já montei mto esse projeto, ele era editado na revista rádio eletrônica, em 1992 a 1994...mto esse receptor.

    ResponderExcluir
  7. Ok amigo.
    Olha eu comprei na época o kit montei, ainda engatinhando na eletrônica, não deu certo, o amplificador de áudio funcionava legal, mas receber FM nada, até que descobrir que jampeando a antena para base do transistor oscilador captava mas bem baixinho, assim eu escultava estações de 100 Km de distância.
    Isso foi no começo dos anos 80. bons tempos.
    Obrigado pelo comentário, abraço.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  8. Eu montei esse pegou beleza coloquei ele pra pegar faixa de px também..pra px almentei a bobina com 12 voltas e capacitor de realimentação 47pf...O transistor que usei foi um BF199 também é muito bom....valeu muito obrigado pelo esquema Deus abençoe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usou antena telescopica ou externa para ouvir px

      Excluir
    2. Eu montei ele para escuta aérea ficou muito bom ,montei outro e vou fazer estas alterações pois tenho curiosidade para corujar a faixa cidadão

      Excluir
    3. Ok meu amigo.
      Você está de parabéns, pois eu montei quando estava começando na eletrônica em 1983, era para escutar ás rádios comercial música FM, mas só dava certo do jeito que escrevi acima no comentário da postagem, depois disso nunca mais montei nada regenerativo, para mim é perda de tempo, só super heterônimo.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardeoso.

      Excluir
  9. Ok amigo, vai gostar de ouvir PX neste que é uma beleza, você vai ouvir até outros estados quando a propagação abrir, eu montei e captava tudo com uma simples anteninha de menos de 50 cm. veja em: https://projetosetransceptores.blogspot.com/2012/12/receptor-px-cb-superheterodino-4fis.html
    Tem muito mais lá no blog em: https://projetosetransceptores.blogspot.com/2016/10/receptor-am-rv-27-super-heterodino-cb.html
    Muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  10. Olá bom dia, estou montando esse projeto original, o R3 (Trimpot 47k) como eu devo fazer a ligação? no modelo que eu tenho ele possui 3 pinos... Alguém consegue me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaison.
      Olha no esquema também tem 3 ligações 3 pinos, veja bem o pino do meio do trimpot você liga com um pino da extremidade e o outro pino extremidade vai outra ligação, ficando apenas com duas ligações.
      Muito obrigado e espero ter ajudado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  11. Estou iniciando na eletrônica, estou espero que der certo, será o meu segundo projeto de rádio, o primeiro nao deu certo kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Henrique.
      Olha eu quando comecei na década de 80, montei este mesmo aqui postado a revista eu tenho até hoje, é esta mesma que postei, ele não deu certo, eu tina que jampear ou seja ligar um fio da antena para a base do transistor, ai sim eu escutava ás FMs bem baixinho e não aumentava o volume, acho que relato isso ai no blog. Tinha muita coisa errada, mas em certa parte eu futuquei e futuquei e escutava ruim mais escutava ás rádias ou emissoras FM. Então eu digo que você tem que conhecer primeiro os componentes, capacitores valores em PF e NF, MF, saber sobre os zeros e siglas nos capacitores, em resistores também você terá que ficar fera, vou dá uma dica que aprendi sozinho, eu olho logo para o terceiro anel ou a terceira cor, no terceiro anel quando você olhar e ver a cor preto, saiba que ele vai de 10 até 99 Ohms, se o terceiro anel tiver marrom este resistor vai 100 até 999 Ohms, se tiver a cor vermelha vai de 1 a 99 K Ohms, se for amarelo vai de 100 a 999 Ohms, se for verde é de 1 a 99 M Ohms, e assim vai. Claro que 99 e demais com 9999 não existe é só para que você tenha ideia até onde o resistor pode ir com seu valor, os resistores vendidos tem um padrão de valores, em sucatas você encontra outros valores fora dos padrões de venda de loja de componentes. Espero que você tenha êxito e procure ver e analisar os componentes e trilhas ou ligações do circuito.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  12. Olá. Eu gostaria de saber mais sobre o XRF..
    pretendo kontar este circuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Arsacd.
      Desculpe a demora da resposta, vamos lá este componente é um pouco crítico, pois ele é quem elimina a RF do circuito e deixando passar o áudio, ele deve ser experimentado feito em casa com resistor de 220k ou um pedaço de canudo de refrigerante, enrolando 40 a 60 espiras com fio 32 AWG, ou comercial indutor de 47 a 100 uH, veja alguns exemplos e esquemas nos links abaixo.
      https://esquemasprojetoseletronicos.blogspot.com/2019/02/
      https://projetosetransceptores.blogspot.com/2015/08/walkie-talkie-50mhz-am-regenerativo.html
      https://www.qsl.net/pu1xtb/Receptor_de_FM_e_VHF.pdf
      https://hackaday.io/project/161503/files
      Espero que tenha êxito em sua montagem, assista a vídeos no You Tube sobre estes receptores regenerativo.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Eu não sei nem como descrever o quão grato me sinto por ter recebido estas informações. Pra mim são verdadeiras preciosidades!
      Só o arquivo PDF sobre " Recepfor FM e VHF preencheu uma larga escala da lacuna de dúvidas que eu tinha quanto a XRF em geral.
      Muito obrido mesmo!!!
      👍😆
      💚💛💙

      Excluir
    3. Ok meu amigo Arsacd.
      Espero que tenha êxito em sua montagem, e muito obrigado pelos comentários.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  13. Olá boa noite, estou precisando muito de uma ajuda...

    Ainda estou tentando montar o esquema original mas até o momento sem sucesso... No R3 eu posso usar potenciômetro normal? Outra coisa, o auto falante deveria ficar com algum ruido sem o componente L1 e XRF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amigo no YouTube tem alguns vídeos de receptores regenerativo VHF. Lá na foto em cima tem um link de um amigo que montou um bem elaborado. Respondendo: Não em R3 é um trimpot que pode ser pequeno deitado ou em pé, ou um maior, o que tem que ser é de 47k, e que não fique muito grande na placa, L1 é a alma do oscilador VHF, e o XRF é quem elimina a RF e deixa passar o áudio para o amplificador de áudio. O que vai acontecer se você ligar sem estes componentes e estiver tudo ok com o amplificador de áudio é ouvir um barulho de amplificação baixa ou alta intensidade se você tocar no centro do potenciômetro de áudio, mas nada será ouvido ou captado sem estes dois componentes.
      Um abraço, e da próxima vez escreve seu nome ok.
      Obrigado. Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Olá , obrigado pelo esquema. Eu fiz um transmissor FM e ele funcionou muito bem. Estou querendo botar ele nesse circuito receptor FM ai (fazendo uma espécie de Walkie Talkie FM). Será q eu consigo usar a mesma antena para o transmissor e receptor ?

      Excluir
    3. Sim você pode usar a mesma antena, para isso terá que ter uma chave com para comutar a antena no RX e TX, também fazer a comutação do microfone e todo circuitos de TX e RX. Melhor você pesquisar na WEB pois tem circuitos regenerativos para TX e RX e dispensa dois circuitos como você quer fazer.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  14. Unknown vc pode bolar um chaveamento para usar a mesma antena em ambos os circuitos.
    Que tal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso de regenerativo e baixa potencia RF uma chave é o bastante, mas sugiro que visite. https://esquemasprojetoseletronicos.blogspot.com/2019/07/transceptor-portatil-walkie-talkie-27.html
      Ou este https://projetosetransceptores.blogspot.com/2015/08/walkie-talkie-50mhz-am-regenerativo.html
      Tem muito mais no blog pesquise na WEB sobre Wakie Talkie.
      Abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  15. Bom dia, não tenho o transistor BF199 ou BF494, mas se eu tiver um C1674 e um C1923 algum desses funcionaria? Saudações

    ResponderExcluir
  16. Boa noite.
    Meu amigo qualquer transistor de uso geral de RF que sua frequência vá até mais de 150 Mhz serve. Coloque no Google e pesquise o datasheet com o numero do mesmo e veja a frequência do mesmo. O 2SC 1674 vai até 300 Mhz então ele seve, o 2SC 1923 vai até 550 Mhz então ele serve também. Além destes temos 2SC 1906, UTC 9018, e outros.
    Muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.