terça-feira, 8 de julho de 2014

TRANSCEPTOR QRP SSB TA 7358 NE 612 BD4IGH

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este mês trago um projeto simples um transceptor SSB em LSB, USB do amigo Chinês BD4IGH, versão com  NE 612, este CI tem outros substitutos, SA 612, NE 602, SA 602, mesmo assim em alguns países é um componente difícil de achar, aqui no Brasil o seu preço não é barato em relação a outros como TA  7358, LA 1185, MC 3361, e outros, que custa menos que uma dúzia de bananas, acho que por ser. Misturador duplo equilibrado e oscilador ou  Double-balanced mixer and oscillator, veja datasheet http://ee.sharif.edu/~comcirlab/NE612.pdf Mais para um bom montador pode-se substituir por outros CIs, exemplo do TA 7358, LA 1185, com mais um pino, é só modificar ás ligações dos pinos, podendo basear-se em outros esquemas na WEB,http://diankurniawan.wordpress.com/2010/11/10/80m-ssb-trx-using-ta7358-la1185/ou na página do amigo Miguel PY2 OHH  com o ararinha 5 http://py2ohh.w2c.com.br/trx/ararinha5/ararinha5.htm existe outro esquema do indiano Dr. R. RAJASEKHAR, VU2HMY http://www.cqham.ru/forum/attachment.php?attachmentid=30238&d= Salve em (PDF) manual completo, existem outros esquemas na WEB. O montador não deve ficar atrelado só em um componente, deve inventar, mudar, continuar tentando, na eletrônica pode-se substituir quase todos circuitos e componentes, é só o montador prestar bem atenção e saber o que aquele circuito faz, como ele trabalha, para que serve, e tentar substitui-lo, mais para isso tem que ter experiencia, claro que para um iniciante em montagens ou na eletrônica isso parece que não existe. Por isso eu dei um toque de modificações no esquema original, com o TA 7358 os IRF 630 o 74HC4053, ou comutação a diodos 1N4148, o montador poderá criar seu próprio esquema acrescentando, transformando, eliminando, e substituindo componentes e montar seu TRX em SSB, LSB e USB, com pouco custo no bolso. O esquema do amigo Chinês é simples mais já fez muito sucesso por lá, foi redesenhado por colegas que montaram cada um do seu jeito, aqui está alguns esquemas e fotos de protótipos que são montados em vários modelos.
Estas fotos vocês podem ver várias versões, montados em diversos tamanhos existem outras , agora é só vocês procurar uma caixinha de rádio ou outras ver o tamanho da placa PCI e montar o seu transceptor, vejam alguns desenhos de PCI.
Vejam em zoom.
Vejam em zoom.
Faça sua própria placa PCI, use a imaginação, tente fazer a mão ou em programas no PC, eu gosto de fazer a mão, como está aqui no blog em outros projetos meus, mais para quem tem recursos poderá fazer no PC muito mais bonita e bem acabada, vejamos alguns esquemas originais do BOW TRX SSB BD4IGH.
Este desenhado a mão pelo amigo BD4IGH, com SC1971 PA.
Uma versão com IRF640 TDA 2003, também com relé .
Uma versão melhor porem com duplo relé, a transistor PA.
Na Asia China Japão, com pouca potencia RF da para fazer contato até DX longa distância, por isso o esquema original com 5w RF. No Brasil principalmente aqui no Nordeste precisamos de QRPs com maior potencia 20w RF é bom, já faz DX com uma antena simples com 5 metros de altura, eu fiz muitos testes e a partir de 15w RF quem eu escutava eu poderia chamar que me contestava, isso com minha antena (dipolo) de 5 metros de altura do solo. Vejam os esquemas que eu desenhei, ATENÇÃO: Aos montadores: Os esquemas por mim desenhados podem ser modificados em seus componentes de ajustes como indutores, resistores ajuste*, e transistores, vale lembrar que na teoria é uma situação, na prática é outra, com a confecção da placa PCI pode-se ter diversos comportamento do circuito, oscilações, resistências parasitas, etc. por isso coloque capacitores ligados próximos ás bobinas, use capacitores desacoplamento de poliéster, é difícil ficarem ruim em curto, na linha de +B. Vejamos os esquemas.
Este é um dos esquemas Chinês BD4IGH, dei alguns toques vejam.
 
Este deve fornecer de 5 a 7w RF, com BD329C PA.
Aqui com TA7358, IRF630 comutação 1N4148
Aqui com NE612 IRF630 poderá chegar até 20w RF.
 Aqui com TA7358 BD329 PA.
Este com TA7358 comutação 1N4148, VFO, melhor um DDS.
Aqui com TA7358, SC1969 20W RF.
Atualizado 07-08-14,faltou negativo emissores SC1969 PA.
Observem que eu substituir os relés que são mantidos nos esquemas originais, por um CI 74HC4053 que é muito mais barato que um relé, também há os diodos 1N4148 que também podem ser usados, o TDA2003 foi retirado e usado o econômico e barato LM 386 que é próprio para TRX portáteis VHF. Em fim o montador poderá montar seu TRX 40 metros SSB, do jeito que  agrade e seu bolso, se quiser maiores recursos poderá adicionar um (DDS), silenciador (SQUELCH ) filtro RX antena (NB ANL), e outros tudo só depende da imaginação do montador que tem que ter em um projeto como este uma boa experiencia em montagens de transceptores em SSB e PA RF. Bem meus agradecimentos ao senhor Radio amador BD4IGH e sua família por disponibilizar seu projeto na WEB, que para mim que escolhi dentre outros como o mais simples e de boa qualidade e de baixo custo.   Espero que os leitores e seguidores do blog gostem, e vejam nas fotos exemplos de como fazer um aparelho que fará você conversar com seus colegas PY a longa distância, invente, tente, não desista, monte o seu do seu jeito, não importa se vai ser feio ou bonito é sua ideia que foi materializada em um transceptor de baixo custo e isso é tudo para um ser humano.                   
Waldir Cardoso.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado amigo Joel.
      Só fiz algumas modificações no excelente projeto do amigo Chinês BD4IGH.
      Um abraço, que DEUS te abençoe.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Excelente contribuição! Já montei 2 Ararinhas, que seguem a mesma base, e agora estou montando a versão com TA7358, chaveamento a diodos e VXO, para 20 metros. O desafio será montar tudo, incluindo um PA com 5 W (RD16HHF1) em uma única placa de 10 x 10 cm, para uma montagem super-compacta! 73´s

    Carlão, PS7PC

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigo Mauricio Pandolphi.
    Que bom que tu és um montador de QRP, pelo que entendi vais montar o BOW na versão com TA 7358P, em 20 metros, com comutação a diodo, depois de monta-lo manda o esquema para mim, e relata o que deu mais dor de cabeça, quais as dificuldades, e o que deu certo de primeira.
    Por favor mantenha-me informado tá amigo, muito obrigado pelo comentário.
    Um abraço.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  4. Waldir tudo bem.
    Na sua opinião qual o esquema que voce acha melhor para montar destes QRP ,fiquei em dúvida são tantos . É possível voce me indicar um para eu começar a montor .
    Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo PY2255.
      Olha eu sou suspeito em dar esta opinião, depende do que você quer, pode ser um projeto só com transistores NPN LM 386, ou com CI NE602, TA 7358, LA 1185, depende do seu bolso, os esquemas acima do japonês são bons, tem o Ararinha que também é muito bom, tem um com MC 3361 que também é bom, todos são bem vindo. Melhor você ver o mais fácil e de componentes baratos e que você tenha alguns e começar a montar. Espero ter respondido sua pergunta. Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.