segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Simple Transceiver 430MHZ SSB QRP

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este é mais um transceptor em SSB projetado pelo amigo japonês JF10ZL, como é em maioria de seus inventos em transceptores em sua página, este é um simples QRP, que opera na frequência ultra alta de 430Mhz, dentro do contexto de transceptor é um projeto simples, porém pode-se fazer QSO, em linha direta com uma pequena antena de um quarto de onda de 17 cm como rádio portátil HT alimentado com 12 volts, em uma caixinha metálica o montador pode fazer dois ou mais para comunicação numa área maior. Também pode-se montar um como rádio base com antena externa direcional ou unidirecional para servir como base. Vale lembrar que a transmissão é em SSB na banda alta de USB, alguns HTs, comerciais pode ser até baratinho só que eles operam em FM. Hoje existe diversos HTs com muita tecnologia de banda corrida, frequencímetro, modalidades de transmissão etc. é até que não são caros, o que pergunta muita gente que não gosta de montar TRX, " porque vou quebrar a cabeça em fazer um circuito desses simples, quando posso comprar um com muita tecnologia com alguns centenas de dólares". Eu posso responder em nome dos montadores, é o imenso prazer em desenhar o circuito, confeccionar a placa de circuito, juntar e moldar os componentes e bobinas, soldar cada componente, e por fim testar e fazer os ajustes, ver que aquilo que você fez está dando certo, você consegue conversar a longa distancia com uma coisa que você fez, isso é muito prazeroso, não tem dinheiro que pague o que sentimos. Digo isso com experiência própria. Este é o esquema original está na página http://www.intio.or.jp/jf10zl/430ssb.htm
Para quem pretende montar este transceptor melhor ler a página original e ver os desenhos das bobinas se você está com dificuldade em traduzir a página, copie a URL e abra o Google Chrome, mais lembre-se que essa é uma frequência bastante alta, qualquer trilha ou fio longo ligando os indutores poderá ter uma grande  diferença em ajustes, e em interferência nos demais circuitos, a substituição de transistor e FET deverá obedecer a frequência de corte tem que ser muito mais de 450 Mhz, isso é só uma dica.
O montador poderá simplificar e  modificar o VXO, multiplicando por 4 o sinal de 14 Mhz, e depois x 4 e por fim x 2 que é igual a 450 Mhz, ou se você tiver um cristal de 28 Mhz poderá simplificar ainda mais o VXO, vale lembrar que no original x 2 dobrando, é muito mais estável e maior potencia nos estágios. Há você pode colocar na linha de +B 12 volts um fusível de 1 amp. um diodo IN 4007 de positivo para negativo catodo para positivo, capacitores eletrolítico de 470uf 25 v, e em outros circuitos de 100uF 25 v.
Esse desenho é do original, alguns nomes em componentes foram omitidos devido está em japonês. espero que gostem desse fascinante e simples transceptor em SSB para 430 Mhz.

2 comentários:

  1. Olá Waldir. A tempos modulava com um colega de sua localidade nos 40m, conhecia ele por "Boliviano", seria o amigo? Se não, conhece o mesmo? Meu e-mail é: joeletronika@gmail.com
    Abraço, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo.
      Olha o Boliviano é um amigão meu aqui da cite, conheço há muito tempo. Muito obrigado pelo comentário, um abraço.
      Waldir.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.