domingo, 15 de setembro de 2013

Detetor de produto e Modulador balanceado

Aqui está alguns circuitos de modulador balanceado, e detetor de produto de SSB encontrados em rádios transceptores mais antigos, e poderá ser montado a carácter experimental na montagens de transceptores SSB, o terceiro circuito com CI AN 612, é do famoso transceptor da cobra 148 GTL, RANGER TR-296GK/DX. É um circuito excelente fazendo os dois papeis na recepção e na transmissão em SSB, é simples, pequeno, e fácil de montar, e de excelente qualidade, o mais difícil é o CI AN 612. Existem circuitos simples com indutores e diodos, e dá um excelente transceptor em SSB. Ás veses a qualidade de modulação em SSB, LSB ou USB não está só no filtro de SSB, tudo é um conjunto, começando pelo microfone, pré amplificador, modulador balanceado, filtro SSB, e PA de saída RF. Hoje com os CIS, TA 7358, LA 1185, AN7112, KA2212, LA4140, TA7313, todos cinco substitui o TA 7358, NE 602, ou SA 602, NE 612, ou SA 612, esses quatros sendo muito superior em qualidade, e mais usados em montagens de QRP, e em muitos transceptores, os MC 3357, TK 10420, MC 3361, MC 3362, TBA 120S. Mais quem não tem os CIS poderá montar seu transceptor em SSB com os famosos populares BC 548, BC 547, como existem vários esquemas na web, e com moduladores balanceados e detetores de produtos com indutores e dois ou quatro diodos. como é o BITX, http://www.shorties.be/2006/entrepot/art01/farhan/bitx.html e outros esquemas de transceptores SSB QRP. Vejam este com transistores barato  BC 547, BC 548 http://members.ozemail.com.au/~jgprice/The%20BC547%2080M%20SSB%20QRP%20Transceiver.html . Bem para quem deseja montar seu transceptor SSB simples e barato aqui está uma boa ideia, lembro que existem outros esquemas com CIS que são mais fácil de ser montados. Espero que gostem e mãos a obra vamos montar, seu próprio transceptor em SSB.

6 comentários:

  1. Waldir, bom dia!
    Desculpe a ignorância, mas o que é e pra que serve um transvert?
    Estou começando agora no mundo da eletrônica e esse termo é novo pra mim.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo Sebastião Francisco.
    Não é ignorância, é só falta de conhecimento. Bem o nome pode ser transverter, transvert, trans conversor, nada mais é que um equipamento que converte uma determinada frequência que entra, em uma outra que sai pela antena, acoplado a saída de antena de um transceptor PX 11 metros, convertendo em uma outra faixa especificada pelo transverter, que pode ser 80, 40, 20, 15, e até 6 e 2 metros, O transverter pode ser montado dentro de transceptores PX com a finalidade de ter outras frequências a qual o PX não tem. sua potencia de saída de RF depende de cada um transverter. Bem espero ter explicado, e você entendido, um abraço e muito obrigado pelo comentário. waldir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, pelo que entendi, ele amplia o espectro de rádio do PX mas sem necessariamente aumentar sua potência, é isso mesmo?
      Outra coisa: os transverters podem ser aplicados a qualquer rádio, seja ele receptor, transceptor e transmissor, ou só é usado em PX mesmo? E quando é instalado um transvert no rádio, é necessário fazer adaptações na antena também?
      Obrigado!

      Excluir
  3. Olha amigo sebastião, o transverter não amplia, ele transforma ou converte uma determinada frequência que entra nele, e fazendo essa frequência convertida sair em outra determinada pelo transverter. Enquanto a potencia de do PX ela é minimizada dentro do transverter em alguns mW RF, a potencia de saída é determinada pelo transverter. Sim você pode colocar um transverter em qualquer rádio transceptor dependendo da frequência de operação do transverter, em um receptor pode ser colocado um conversor para ouvir outra frequência a qual o receptor não ouve. Sobre a antena toda frequência é necessário uma antena para que as ondas estacionárias não retorne e queime o saída RF, então você não deve transmitir com um transmissor ou transceptor com uma antena errada ou sem antena, tem que ser apropriada para a frequência. Bem espero que tenha entendido, sobre o que é um transverter. Um abraço e muito obrigado. Waldir.

    ResponderExcluir
  4. Ah, entendi, muito obrigado Waldir.
    Com sua permissão, gostaria de consulta-lo mais vezes, tenho algumas dúvidas e não há muitas pessoas para quem eu possa perguntar...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ok Sebastião.
    Se eu souber responderei com maior prazer.
    Um abraço.
    Waldir.

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.