quinta-feira, 18 de julho de 2013

Proteção do TR36 2SC 1969 cobra 148 GTL.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Leiam com atenção.
Aconteceu comigo fui substituir o TR36 do 148 de um amigo que me procurou, ele trouxe o original 2SC 2166, sem fazer qualquer pergunta a ele retirei o TR36 queimado, e coloquei o novo, logo que liguei o rádio o transistor queimou, nunca tinha acontecido isso comigo, imediatamente retirei o TR36, e fui a procura do que havia acontecido rapidamente pensei que tinha fechado alguns pingos de solda no circuito, mais eu sempre uso pouca solda, verifiquei estava tudo ok, peguei o esquema a procura, e logo achei o C152 capacitor de 470 pf estava em curto, igual a um fio, passando quase toda tensão de 13,8v em SSB para a base do TR36 2SC1969, incrível, já vi capacitores em curto mais de baixo valor, igual a um fio, foi o primeiro, então eu resolvi bolar uma proteção para que nunca mais aconteça isso comigo, e logo vi o JAMP JP 33, que ligava o C 152 a R181 e C151, o que fiz retirei o JAMP JP33 e coloquei um capacitor de poliéster  de 10 a 100nf 103 a 104 por 400v escrito CA no corpo, pronto se acontecer C152 entrar em curto o capacitor   retém a tensão ficando só do lado do TR38 2SC 2166, e não deixa queimar o TR36 2SC 1969. Sobre o Circuito: Testes feitos em diversas condições  de uso o rádio não ficou alterado em seu circuito de RF TX, potencia e áudio tudo ok, estacionária ok não teve qualquer alteração com o adicionamento do capacitor no lugar do JAMP JP33. Conselho. quem conserta rádios e acontecer um rádio chegar com esse TR36 queimado verifique antes o C152, isso no 148 GTL, em outros rádios veja quais capacitores estão ligados em sua base e verifique tudo antes de colocar o TR 36 de saída, não pense que foi  estacionária alta ou um raio que queimou o TR 36, desconfie mesmo se o dono falar que foi estacionária alta. Bem espero que gostem dessa dica valiosa e simples, se eu na época tivesse sido alertado como estou fazendo não teria tido o prejuízo.
Esquema original parcial com substituição do JP33 ou JW47 pelo capacitor.
Aqui na foto já retirado o JAMP JP33, e esperando o capacitor.
Aqui já o capacitor soldado no local do JAMP JP33.
Atualizado 05-07-2022 com Cobra 148 GTL D Made in China.
No Cobra 148 GTL D chinês podemos colocar esta mesma proteção também, não há risco. Fiz testes de potencia em AM, SSB, e não há alteração alguma no circuito nem altera a potencia final RF, a RF passa pelo capacitor poliéster 104 ou 100nF como se fosse um JAMP, mas dá a proteção ao 2SC 1969 não queimar se o capacitor de cerâmica que é ligado do coletor do TR 38 2SC 2078 Driver e base do TR 36 2SC 1969 entrar em curto a tensão 13 volts do coletor do Driver vai a base 2SC 1969 queimando-o. Com esta proteção do capacitor 104 ou 100nF o 2SC 1969 não queima e o operador notará que algo errado na saída de RF. Baixe um documento muito importante manual de serviço do Cobra 148 GTL traduzido e elaborado pelo amigo Adinei PY 2ADN para quem quer fazer maiores atualizações e manutenção neste famoso transceptor.
Cobra 148 GTL D lado cobreado retirado JAMP JW47.
Vejam o esquema e PCI Cobra 148GTL F.
Retirado o JAMP JW 47.
 
Vejam que no local do JAMP JW 47 foi adicionado 
o capacitor 100nF proteção do 2SC 1969.
Proteção também para publicação modificação IRF520 por 2SC 1969.
Façam comentários sobre ás publicações. Boa sorte.
Waldir Cardoso.

22 comentários:

  1. Proteção também para modificação com IRF520
    o meu Voyager Vr 78 Plus ta com irf520 ja comprei e ele veio assim
    so que ta dando apenas 2,5W e na ultima banda da 10W
    como poderia aumentar a potencia dele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo.
      Bem fica difícil afirmar qual circuito ou componente que está defeituoso, e como você sabe a sua potencia de saída de RF? Mais eu vou arriscar, melhor trocar os IRF pois eles pode ser de fabricação duvidosa, ou um deles pode estar queimado. é só um palpite, o correto é o rádio render mais na faixa que a antena está ressonando, ou seja com estacionária baixa, quando a estacionária da antena começa a subir, a potencia de RF tende a descer, por isso verifique a sua antena. Bem estero ter ajudado, um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir

      Excluir
  2. então o problema e que ele ja veio com o irf520
    e não o circuito original
    por isso gostaria de saber como foi feita a modificação pois ignoraria os resistores e capacitores que botaram aqui.
    não colocaram nei o diodo que eu vi no cobra que deveria ter
    você não teria o irf520 pra vender pra mim não aqui não tem e na internet provavelmente será o falsificado e mesmo custando R$2,50 os caras da pirataria não perdoam.
    voce teria algum esquema de mastro pra antena ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Troll.
      Olha você tem que ter o esquema do seu rádio, então pode-se saber se ele é ou não com MOSFET, eu não conheço esse Voyager, por isso não posso afirmar nada.Enquanto o IRF falso, eu acho que ainda se acha original, por ser barato, ele não é falsificado como o 2SC 1969, eu não vendo componentes. Sobre antenas eu não tenho nenhum esquema. Um abraço e muito obrigado.
      Waldir

      Excluir
  3. o esquema do meu radio e esse
    http://www.mediafire.com/download/h069boj731jv3yy/voyager+78+plus+mult.rar
    esse e o do rádio original pois dizem que esse que comprei e clone
    http://www.mediafire.com/view/4bojj62rbi2uzc1/alan78p.pdf
    de acordo com o esquema e o 2SC2078 so que veio um irf520

    ResponderExcluir
  4. Ok, eu baixei o esquema, olha se você comprou ele novo, ele já é diferente do esquema de transistor, agora se você comprou ele já usado, e provável que alguém mexeu no PA, ai tem que ver o que foi feito, desfazer tudo colocar ás peças originais, e o transistor pode ser o 2SC1306, 2SC 1974, 2SC2166, 2SC 2075 e outros, é só pesquisar o substituto na net do 2SC 2078. Muito obrigado e espero ter ajudado, abraço.
    Waldir

    ResponderExcluir
  5. comprei novo e ja veio assim
    por isso gostaria dos detalhes do mod irf520.
    pois desfaria o que esta feito e faria o mod

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha meu amigo, se você entende de eletrônica, e tem experiencia em RF, pelo esquema você poderá modifica-lo, isso requer conhecimento em RF, e em circuitos de RF. Agora se você não tem experiencia o melhor é deixa-lo do jeito que veio de fábrica, eu não tenho os detalhes só quem poderá fazer isso é quem está com o próprio rádio e o esquema, espero ter ajudado, um abraço e muito obrigado.
      Waldir.

      Excluir
    2. experiência em rf não tenho mais passando os componentes poderia comparar e ver se usaram os mesmos aqui
      e ate corta a trilha e fazer um circuito a parte

      Excluir
    3. Meu amigo Troll.
      Eu não tenho como ajuda-lo, pois não conheço seu rádio com MOSFET, e mesmo assim, fica difícil se soubesse ensinar a você transformar a saída de PA com transistor, volto a dizer com o esquema você pode fazer as alterações para transistor, mais ATENÇÃO. Se você não tem experiencia em RF, melhor deixa-lo do jeito original. Um abraço.
      Waldir

      Excluir
  6. Waldir preciso de uma moral sua, tenho um cobra 148 gtl com ptt frontal, rádio muito novo, não mexido, fui fazer um teste e apertei o ptt sem antena, coisa muito rapida, ele deu a portadora e parou, não mais transmite, as demais funçoes continua operantes, testei os transistores de saida e estão bons, foi muito rapido para ter queimado a saida, dizem que pode ser mal contato, preciso de uma ajuda, e o pior que o radio já esta vendido, e aki onde moro não tem ninguem pra me ajudar, espero uma luz sua. Desde já agradeço sua atenção! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Fabiano.
      Bem eu talvez eu não vou poder ajudar muito, vamos lá, olha eu não tenho esquema deste novo 148gtl, também não conheço o rádio, mais o que acontece neste caso sempre é o transistor de saída RF 2SC1969 queimar, isso por conta do retorno de RF, mais esse rádio novo 148gtl, não sei se é o 1969, pode ser MOSFET IRF 520, ou outro, que nesse caso tem que saber testa-lo, sim pode ser um mau contato nas soldas das bobinas ou em capacitores, siga a trilha de coletor para a saída até o conector de antena, se não for o transistor queimado, você vai encontrar ou solda com mau contato do componente na trilha, ou algum capacitor ruim, o certo que o defeito é ai no PA RF, da uma olhada também no exitador do saída, 2SC2166, e na trilha do coletor do mesmo até a base do saída 1969. Bem amigo espero ter ajudado, pois é difícil detectar um defeito sem estar com o rádio. Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. aristide alves@HOTMAIL,COM28 de julho de 2015 às 22:13

    eu gostei e obiti alguns projetos seus foi b mui bom aprndi com eles obrigado valdir pedrozo um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Aristides Alves.
      Muito bom saber disso, fique a vontade e estude, analise os projetos os quais quer montar, tenha sempre um objetivo e termine o que começou, se quiser e melhor fazer cada circuito separado em blocos como protótipo, anote tudo, espiras de bobinas, componentes modificados do esquema e atualizações de ligações, faça testes, repita os testes até aprovar ou ser aprovado por diversos colegas se for TRX modulando e escutando a sua modulação. Tudo ok funcionando certinho monte agora o circuito já atualizado e aprovado por você e por seus colegas que ajudaram no seu transceptor.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  8. boa noite ,,,tem alguem que possa me ajudar eu fazer o quebra queixo do cobra 148 gtl malasia do ptt lateral.... fiz o stick e nao acho o desenho pra quebrar o queixo dele... obrigado e um forte 73

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Silvio Amaral.
      Este procedimento é muito fácil, faça isso: desligue uma dos terminais D52, e R 44, faça um JUMPER em R 174, desligue o fio laranja que vai a R 44 e ligue em uma das trilhas que leva ao pino 1 MB 3756 8V RTX, se quiser baixe o valor de R 175 para 1k, ou retire e ligue direto ao negativo. No esquema novo do cobra você encontra muito mais modificações veja: http://www.cbtricks.com/radios/cobra/148gtl/graphics/cobra_148gtl_sch_redraw.pdf se preferir olhe estes também;
      http://www.radioaficion.com/HamNews/articles/9623-uniden-grant-xl-mods-clarifier-modification.html este é da cbtricks http://www.cbtricks.com/members/cblincoln43/Slider_148GTL_sound_tracker.gif
      Mais algumas modificações
      http://www.angelfire.com/mi/CBradioPage/mods.html
      Bem amigo Silvio espero que consiga fazer seu 148 ficar em sintonia em SSB RTX.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  9. Tenho um rádio Cobra 148 GTL que me acompanha a muitos anos e uso um transverte 40 m / 80 m e o rádio esta sem RX e TX .
    Gostaria de saber se pode ser o L7808 CV ou IC regulador de pos 8V para 220.
    Também gostaria de saber se o amigo esta em Alagoinhas-BA e se faz manutençaão neste tipo de equipamento ou se conhece algum que faça o mesmo aqui na Bahia. Estou em Lauro de Freitas-BA.
    Antecipadamente grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Sr. Notliw Filho.
      Bem se o rádio é 148 GTL antigo, ele não tem esse regulador de 8V, não o 7808, e sim o regulador MB 3756 de 8V, como seu rádio esta sem TX e RX poderá ser o regulador como também outro componente no VCO, ou na parte do PLL. Amigo eu enquanto não faço manutenção mais em RTX, estou organizando meu QTH laboratório de projetos e manutenção em equipamentos em RTX, mas por enquanto não posso ajuda-lo, eu conheço um amigo que tem vasta experiência em RTX, mas o amigo mudou-se para Sergipe, eu estou sim em Alagoinhas Bahia. Cuidado procure um técnico com vasta experiência em RTX e que tenha fama na cidade de honesto, cuidado sem querer ofender aos técnicos honestos, mais tem muitos desonestos neste ramo.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Ok Sr. Wldir respondeu algumas duvidas que eu tinha e agradeço muito pela colaboração e faço votos que consiga colocar o seu laboratório de projetos em ação e é muito bom contar com pessoas que ajudam e dignificam esta área de eletro eletrônica desde já conte com o meu apreço e pena que o seu conhecido mudou-se para Sergipe não sei se Aracaju-SE onde sou natural desta cidade e tenho alguns parentes por lá.Bom meu irmão vou ficando por aqui e de vez em quando passo para saber e perguntar alguma coisa forte 73.

      Excluir
    3. Muito bem amigo Notliw Filho, agradeço muito a sua participação aqui no blog, sem dúvida a eletrônica é meu hobby da minha vida inteira,sou PX também, desde 14 anos de idade. O meu amigo ele mudou-se no começo deste ano, está em Umbaúba Se. zona rural, falei com ele terça feira.Meu amigo muito obrigado, e quando estiver com meu laboratório ok aviso pelo blog, mais uma vez agradeço pelas palavras e pela consideração.
      Abraço. Waldir Cardoso.

      Excluir
  10. meu cobra 148 GTL funciona tudo menos recepção do AM o que pode ser ?? o tecnico colocou um transisto 1306 e um 2078 sera que é isso que esta sem recepção ???? o que pode ser aguem me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, você não digitou seu nome. Vamos lá, olha você deve saber se ele já estava com este defeito ou foi depois que veio do técnico, acho que não tenha sido isso, pois não tem nada haver Saída RF TX com a recepção em AM.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.