quinta-feira, 4 de julho de 2013

Esquemas transvert CT840 20 e 40 Metros

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.       
Pessoal  esta página sobre este famoso transverter brasileiro, estará sempre atualizando. Quem quiser contribuir mais sobre este equipamento, com fotos, descrições dos indutores, comentários, entre em contato comigo no e-mail acima de minha foto "Autor do blog", e compartilhe com nossos amigos mais sobre este equipamento.  

Nesse link, vocês tem o manual em PDF do CT840 80 40 metros, inclusive a tabela de canais correspondente a faixa de operação. Um dos mais conhecidos e fabricado aqui no Brasil, transverter CT840 ZAMIN, com orgulho comprei um equipamento desse na década de 2000, no qual fiz muitos contatos, acoplado ao meu velho cobra 148 GTL, que é sem dúvida o rádio que mais combina com qualquer transverter, é o par perfeito quando não se tem muito dinheiro para adquirir um equipamento transceptor caro ou importado de marca famosa, claro que com muitas limitações, mais com o preço de um desses na época valia a pena adquirir e conjugar a um PX SSB.
Sobre o transverter: Para quem tem um desses 20 e 40 metros e não tem esquema, aqui está, e se alguém com experiência em transceptores se habilitar a montar, terá de disponibilizar de bons equipamentos para regular. Bem está ai os esquemas espero que gostem desse maravilhoso equipamento brasileiro.                                      
Frente do CT840
Atualizado 05-10-2023 com 2 fotos PA CT 840 40 e 20 metros, potencia de "50W", com dois transistores 2SC 1969 em paralelos. Foto enviada pelo amigo e seguidor do blog Sr. Domingos PU2 TXD, Itu São Paulo. meus agradecimentos por contribuir para o blog.
Foto invertida transverter 40 20 metros PA 50W 2x 2SC 1969.
Foto original transverter 40 20 metros PA 50W 2x 2SC 1969.
Mais fotos CT 840 20, 40 metros, enviadas pelo amigo e seguidor do blog Sr. Domingos PU2 TXD, Itu São Paulo.
Foto abaixo Sr. Domingos medindo diâmetro do indutor LPF que dá aproximadamente 1,2cm.
Esta foto dá mais ou menos o diâmetro de 1,2cm com fio 16 ou 17 AWG.
Vejam o transverter foto explorada lateral.
Vejam esta de cima. acesso a componentes PCI.
Vejam L10, L11, Q7, Q8.
 
Cristal modificado para faixa dos 23 metros. 
Cristal original é 6.500 Mhz, para segundo harmônico, faixa dos 20 metros.
Vejam a parte de trás dos controles, leds, chave, capacitor variável, painel frontal.
 
Foto abaixo do 2SC1969 excitador Driver e saída PA Power RF MRF454 80W, Atenção: os dois indutores do Filtro LPF, passa banda antena esta modificado para 30metros. 
 Foto vista total interna do transverter, a frente ficam os controles.
Aqui está os controles frontal do lado inverso, ligações e bobinas TX e RX
Abaixo uma foto enviada pelo amigo Wilson PU2 WXI, do CT 840 de uma banda 40 metros, observe a bobina do filtro ANT. LPF que está correta na faixa especificada. Já nas fotos 2, 3, e 4 acima, ás bobinas estão para 30 metros, por isso não se guie pela foto acima sobre os números de espiras.
Abaixo foto PA RF transverter uma banda 40 Metros.
 
Abaixo foto CT 840 20 e 40 metros.
Esquema original do transverter, do ano de 1987, desenhado do original.
Esquema atualizado do CT840, desenhado e copiado do equipamento.
Q1 esta com "S" "D" invertidos, o esquema abaixo está corrigido.
Pessoal o esquema abaixo está ratificado em Q1 "S" "D" estava invertido.
Características das bobinas TOKO10mm ou 10k, usadas no transverter.
Atenção: ás bobinas são para a faixa dos 40 metros, falta ás duas do filtro LPF antena.
 

69 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu amigo Mauricio Alexandre disponha dos demais esquemas que tem no nosso blog. Um abraço. e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Waldir sou eu Mauricio Alexandre, vou postar dnovo porque acho que a nova postagem nao foi. Comprei um Zamin CT840 sem VFO no painel, tenho um amigo que tem um identico com VFO no painel e fiz as modificações no meu (1 potenciometro, 2 resistores, 2 diodos) ficou bom mas ele não desce até 7.011 ( canal 5). Esse VFO, no canal 5, tem que ir de 7.011 a 7.018, o meu vai de 7.018 a 7.014 ele não desce até 7.011 vc tem alguma dica? testei tudo em volta, retoquei bobinas , mas nada de resolver. Quero perguntar se vc sabe ou tem algum documento de como aicionar 80 metros neste Transverter já que a placa parece ter essa opção. Obrigado, Se puder mande resposta para o meu email: medmau2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Maurício pelo que entendi seu transverter que você adicionou uma sintonia fina no VFO, o seu só vareia 4 Khz, quando o do seu amigo vareia 7 Khz, Bem se você já testou tudo só resta eu dizer que olhe a tensão no centro do potenciômetro, se tiver tudo igual ao do seu colega olhe o cristal se é do mesmo tamanho e se é mesmo fabricante, só pode ser um dos dois, existe cristais que sua capacitância e menor ou maior que outros, uma dica e você aumentando a tensão que alimenta o potenciômetro, outra dica é colocar um varicap no lugar do diodo 1N4148 do cristal, ou troque ele por um 1N 4007. mais melhor um varicap. Bem enquanto a trocar de frequência ou adicionar 80 metros, se você tem experiência é fácil, eu não tenho o esquema, mais você vai ter que fazer todas ás bobinas exceto a do driver, inclusive o filtro de antena TX LPF, se o do seu amigo tiver 80 metros, desmonte as bobinas e coloque tudo igual junto com seus capacitores, saiba que são quase o dobro de espiras de 40 metros, e os capacitores são de aproximadamente 220pF a 280pF. Bem Maurício espero ter respondido suas perguntas. Muito obrigado pelo comentário. Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. alguem teria o esquema das bobinas de 30 mts.73.fico grato

    ResponderExcluir
  4. Presciso falar com o senhor sobre este Zamin CT-840 entre em contato: ricardoguedes@ipb.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá missionário Ricardo Guedes.
      Podemos comentar sobre o Zamin aqui mesmo assim todos tem a oportunidade de saber mais sobre o equipamento. Um abraço, que Deus o abençoe.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Comprei um Zamin CT-840 funcionando usado, ai quando trazia para casa na viagem soltou um resistor que estava na parte de baixo dele e estou aflito querendo usar, você poderia abrir o seu Zamin e fotografar dentro dele a parte de baixo da placa e a parte de cima para que eu tente recuperar o meu Zamin? Se desejar posso mandar até as fotos dele para ver se descobrimos de onde é este resistor. Se possível desde já te agradeço mesmo. Moro no interior do Ceará e estou louco para entrar nos 40 metros, era meu sonho de rádio. Meu tel Tim (88)99706-8815 e Claro (88) 99433-2857.

      Excluir
    3. Olá Sr. Missionário Ricardo Guedes.
      Olha mandei ainda pouco um e-mail para o Sr. não tinha visto que já tinha escrito este comentário aqui. Vejamos, olha eu não tenho o CT 840, as fotos que publiquei é de um amigo, será que não dá para o Sr. ver se é o resistor de 270R que fica na entrada de RF do PX, são quatro do mesmo tamanho se não me engano é 3 W, ou é alguma pequena do circuito, acho difícil que tenha soltado uma resistência a não ser se ela estava trabalhando super aquecida e aqueceu os pontos de solda, isso poderia ser na entrada de RF nas quatros juntas de 270 R ou R14 de 33 R, se olhar com cuidado acho que da para ver a que está faltando e verá um número depois da letra R, e baixando o esquema o senhor saberá onde ela é soldada. Espero ter ajudado, um abraço, e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    4. O interessante é que este Resistor é de 270R mesmo, só que o conjunto dos 4 de 270R estão lá. Este resistor eu encontrei ele na parte de baixo da placa, solto, acho que é um complemento de alguma coisa. Testei os 4 resistores e que são R1, R2, R3 e R4 que são do mesmo valor e tamanho e estão bons. O sintoma do rádio é o seguinte, a recepção dele está baixa, consigo ouvir os colegas modulando mas muito baixo. Vou te mandar as fotos que tirei aqui por email.

      Excluir
    5. Olha Sr. Ricardo, tem também no coletor de Q13, uma de 270R, mais não acredito que seja esta solta que achou, eu acho que esse transverter já foi mexido, só resta agora regular L13, L8, e L2, se já esta regulada corretamente e continua baixo poderá ser sua antena, se sua antena estiver correta, resta saber onde está o defeito, esse defeito de RX baixo poderá ser em algum diodo próximo aos resistores e L2, Q5, ou Q9, podem estar ruim, como o equipamento foi mexido faca difícil até para quem tem experiência acertar logo de vez, vai perder um bom tempo, porque a RF do PX pode até ter danificado L2 que é sintonizada em 27 Mhz, como esse resistor é do mesmo tamanho que os outros do conjunto do atenuador de carga de 50 OHMS, (talvez) alguém colocou ele na entrada do PX agora ligado aonde, isso é que tem que ser visto, pois ele poderia estar ligado em algum ponto do circuito fazendo o papel de algum componente ruim ou queimado. Deve olhar com calma os circuitos, e ver se deixa ele original como o esquema.
      Muito obrigado. um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. bao noite waldir. tenho um transverter desse, ct 840, monobanda. já vi outra vez na internet que tem como colocar 80 ou 20 metros. é muito complicado/caro tal processo? tinha achado um esquema pela internet, agora nao me recordo onde. desde já obrigado.

    Dian Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Dian Ramos.
      Olha para você trocar a frequência, primeiro terá de trocar o cristal do VXO, depois ás bobinas do filtro de antena saída RF (BPF), você terá de modificar todas ás bobinas e seus capacitores ligado a elas tanto de RX como TX para ás faixas que deseja, é um pouco complicado para quem não tem experiência em RF e TRX, você errando no filtro de antena de TX fatalmente queimará o seu transistor de saída, o que não é barato, e sem falar que talvez você não consiga ajustar ás bobinas na faixa certa, perderá potencia em TX e em RX ficará com recepção bem pobre, sem falar que terá de ter uma antena cortada para a faixa que está querendo a frequência do equipamento, essa antena deverá ter ROE baixa. Bem se você tem experiência em RF e TRX poderá perder um pouco de tempo e trocar a faixa do seu equipamento, mais se você não tem muita experiência é melhor que deixe como ele é, original ok.
      Muito obrigado espero ter respondido a sua pergunta com clareza.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  6. Amigo, tenho um CT840 e gostaria de saber em qual bobina pego o sinal para ligar ao frequencimetro para ler a variação do VFO no frequencimetro. Parabéns por compartilhar seus conhecimentos. Aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No proprio emissor do Q2 agora a frequencia final ,nao lembro bem, mas vc pode tentar desligar a base do MRF e verificar ali quando estiver em TX. Nao na base do transistor mas na trilha onde era ligada.

      http://sabedomento.blogspot.com.br/2015/07/transverter-zamin-ct-840-modificacoes.html

      Excluir
    2. Bem amigo Alex Soares
      Acho que a pergunta já foi respondida em parte pelo amigo Maurício Alexandre. Você poderá ligar a ponta do frequencímetro no emissor de Q3 o frequência do cristal já é somado por L3 que está na sua base através de C16, assim você só vai ver a frequência do oscilador ou VFO, para ver essa frequência tanto faz está em RX e TX é a mesma, se em TX tiver alguma variação, é devido a RF de entrada do rádio, bem se você quiser ver a frequência em que o equipamento transmite coloque a ponta do frequencímetro com um capacitor de 10pF no secundário de L10, e aperte o PTT do rádio em AM, o capacitor 10pF é para atenuar a RF que já sai mais ou menos 1W do BD 135-16. Bem amigos Alex e Maurício, muito obrigado pelos comentários, um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. Caros amigos Mauricio e Waldir Cardoso, agradeço pelas informações as quais são de grande valia pra mim, ainda não fiz os testes, mas vou fazer logo. Depois venho aqui contar à vocês minhas proezas com CT840 e como foram os resultados. Abraços e Boas Festas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Waldir... Tenho mais um pergunta se poder me esclarecer, o CT 840 com o MRF 454 teria que alcançar os 80 watts. Medi a potencia com watimetro e da em torno de 20 watts. Já medindo a potencia só do radio px gira em torno dos 25 watt. Teria uma ideia do que pode estar acontecendo? Mas consigo transmitir e falar tranquilo, só a potencia do transverter que não chega nem aos 50 watts. Ai é dificil né!!! Quanto as informações prestadas por vc e o outro amigo de tudo certo. Grato. Feliz 2016. Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Alex.
      Bem fica um pouco difícil saber onde está o problema,ou defeito, se no driver ou na saída de RF, ou ainda no pré driver, está em um destes circuitos claro mais qual, só você poderá analisar com um farejador de RF ou medidor de RF com ponta, e medir a potencia de RF nas saídas ou secundário das bobinas até chegar no coletor do MRF, o potencia de RF tem que aumentar em cada saída das bobinas, outro ponto e a alimentação de base do 2SC 1969, e do MRF, gire P4 e veja se ele está funcionando corretamente, se a potencia cai e aumenta, de uma olhada em D24 e D21. Bem amigo como já disse fica um pouco complicado acertar onde tem o problema ou defeito, mais ele não está funcionando corretamente, ele deveria ter no máximo 60 a 70W RF, com o MRF bom.
      Muito obrigado amigo, um feliz 2016 a você e toda sua família.
      Abraço. Waldir Cardoso.

      Excluir
  9. Esses transverters foram projetados para uma entrada de 12 watts SSB se nao me engano. Vc disse que entrando 25, entao ta saturando tudo. Experimente dar um leve ajuste nas bobinas marcando sempre sua posicao inicial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Maurício Alexandre ou Medeiros.
      Vejo que você tem dois sobre nomes, só agora fui observar seu blog muito bom está de parabéns, vi a página do transverter CT 840, se você quiser atualizar ela colocando ás fotos do filtro de antena TX LPF, e o esquema da minha página fique a vontade, tem toda permissão, é que o LPF, fotos no blog meu não está para 40 metros, e sim para 30 metros, foi o único que tinha de um amigo para eu tirar algumas fotos. Enquanto ao mesmo CT 840, sim colocando maior potencia de entrada de RF acontece distorções na modulação, nesse caso em SSB diminuir o DYNAMIC, assim diminui a saída RF, caso persista observar fonte de alimentação, fio, e estacionária.Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  10. ola waldir qual seria o numero do cristal pra 20 metros obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem amigo se preferir desde a frequência de 14 Mhz o ideal é de 6.500Mhz, multiplicado por 2 é 13 Mhz, menos 27 Mhz, é igual a 14 Mhz, frequência TRX.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Abraço, Waldir Cardoso.

      Excluir
  11. Boa tarde Waldir,estou com uma dúvida,ei tenho um transverte Zamim ct840 funcionando com um rádio superstar 3900 e eu modulo bastante com ele e ele transmite normal só que não esquenta quase nada a saida.
    Gostaria de aumentar a potência dele e me orientaram abrir um pouco um trimpot vermelho que tem dentro dele do lado esquerdo,eu posso fazer isso ?
    É aí mesmo que aumenta a potencia?
    Abraço e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo José.
      Olha em primeiro lugar você é um privilegiado pois estes rádios esquentam tanto que chega a pegar fogo, mesmo acoplado ao transverter, se o seu está bom para que esquentar a cabeça, quem tem que da a potencia de saída de RF e o transverter, um ou dois watts de RF a mais em 40 metros ou 80 metros não faz tanta diferença, e mesmo nos 11 metros, o ideal é ter uma antena boa e alta, com ROE baixa, assim você consegue muitos contatos, a alma do rádio é a antena, e não a potencia.
      Aconselho a deixar original seu rádio, um abraço. Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Ok Waldir obrigado pela resposta,agora estou com um cobra 148 GTL e com um transveter Soundy TR200 novo nunca foi mexido está com lacre de fabrica,acontece que quando modulo com ele o áudio fica feio e chorando,vc teria alguma dica para resolver isso ?
      Alguma regulagem bo rádio cobra 148 gtl?
      Conto mais uma vez com sua ajuda,abraço.

      Excluir
    3. Rapaz o transverter reproduz o áudio do rádio em transmissão e recepção, se está chorando deve estar chorando também em 27Mhz seu rádio, veja se está. outra coisa transverter tem que ser ligado a um rádio com microfone original dinâmico de 600 Ohm, e o rádio que melhor casa com transverter é o 148 GTL, enquanto a baixar a potencia de RF que você viu nos vídeos deve ser baixando o DINAMIC volume do microfone, assim em SSB, só em SSB a potencia de RF de saída diminui ao tempo que você diminui o áudio, faça isso diminua o áudio ou feche mais o volume de áudio do microfone e veja se está chorando, isso com o PTT original, outra coisa os fios deve ser de 2,5mm ás ligações a curta distância da fonte para o rádio, a fonte deste seu rádio deve ser de no mínimo de 6 amperes, se for com saída a FET deve ser uma fonte mais robusta de 8 ou 10 amperes, seu transverter deve ter uma fonte de 10 amperes se ele é de 40W RF. pode ligar os dois na mesma fonte, porem deve-se observar o consumo de corrente dos dois, isso também faz o choro.
      Um abraço amigo.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  12. Waldir boa tarde,venho mais uma vez pedir sua ajuda,testei o transverter sound num voyager vr94 e funcionou perfeito,no cobra 148 o técnico aqui fez a modificação para a saida mosfet desse link
    http://www.geralforum.com/board/showthread.php/542274-aumentar-potencia-no-cobra-148-gtl e aumentou a potencia do rádio para 9 à 10 w mas o audio está ruim sem qualidade,em 11 metros está bom, escute o arquivo anexo,o que pode ser feito no rádio,estamos sem ter como acertar isso.
    Conto muito com sua experiencia,ja trocamos a fonte e não resolveu.
    Se possível me responda rápido porque preciso muito resolver isso.
    Me desculpe o trabalho,um abraço
    PU4JLB
    José Laércio Balbino Filho
    Guaxupé-MG
    35 99100-3333 tim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem José, existe algo estranho ai, tem que ver se o IRF 520 é original. Olha na minha página eu coloquei um esquema que um colega PU Veridiano, ele fez no cobra 148 dele, ficou muito bom com áudio em qualquer transverter bem qualidade de rádio de 100W mesmo, fiquei impressionado, tanto em 11 metros quanto com transverter, veja se pode modificar e tem mais links lá na mesma página acesse e veja, é simples mais funciona mesmo.
      Abraço. http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2015/07/substituto-tr-36-2sc-1969-por-irf-520.html
      Waldir Cardoso.experiência

      Excluir
  13. Experimentou voltar a potencia do cobra ao normal. Acredito que esses radios saem da fábrica com um ajuste padrão e é um erro aumentar a potência porque causa inumeros problemas. Acredito também que o nivel de áudio não acompanha essa potência maior por isso causa cusa esses problemas além de sobrecarregar a saída. Esses 10 watts é em AM não é? Porque em SSB naturalmente o rádio vem com 12 watts. Me diz por quê aumentar essa potência?

    ResponderExcluir
  14. Esses 10 watts é em LSB em AM não está dando nem 4 watts e como o técnico desconfiou da saída 2sc1969 e não tinha outra pra trocar adaptou o mosfet IRF520 que conseguiu essa potência de 9 à 10 watts.Em 11 metros funciona bem mas quando liga no transvert o áudio fica distorcido,sem qualidade e falhando.
    Essa modificação pra mosfet ele fez bem simples sem polarização e agora está querendo fazer outra com polarização do 520.
    Conto com a ajuda de vcs,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha na minha página eu coloquei um esquema que um colega PU fez no cobra 148 dele, ficou muito bom com áudio em qualquer transverter bem qualidade de rádio de 100W mesmo, fiquei impressionado, tanto em 11 metros quanto com transverter, veja se pode modificar e tem mais links lá na mesma página acesse e veja, é simples mais funciona mesmo.
      Abraço. http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2015/07/substituto-tr-36-2sc-1969-por-irf-520.html
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Ok Waldir,já estamos fazendo a modificação do desenho 1.
      Tem que fazer alguma alteração no tanque final do rádio como capacitores?
      Um abraço e muito obrigado

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. Boa tarde Waldir,sou eu de novo,o técnico fez a modificação do desenho 1 no meu cobra 148 GTL e me ligou agora que a potência de saída do rádio só chegou em 4 watts assobiando em LSB.
    Com o resistor de 4k7 a voltagem no gate do IRF520 é 2,35 v e com o resistor de 5k6 ela sobe pra 2,75 v.
    Será que vc pode nos dar uma ajuda mais uma vez no que pode estar acontecendo?
    É um Cobra 148 GTL com microfone de 5 pinos fabricação Malasya de 1993.
    Ele fez tudo conforme o desenho seu e a potência não aumentou mais que 4 watts.
    Desculpe ficar te amolando mas estamos ansiosos para resolver o problema.
    Um abraço
    PU4JLB
    José Laércio Balbino Filho
    Guaxupé-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo José Laércio.
      Olha rapaz quem fez esta modificação foi meu amigo Veridiano ele é PU e chucruta rádios monta transverter e monta muitos equipamentos, só que se você olhar ai nos comentários tem gente que fez e deu certo saindo uma boa potencia de RF mais que o 1969, recebi e-mail de colegas que fez a troca e está tudo bem, não precisa fazer nada no tanque, só o que está no esquema, eu não fiz em nenhum rádio meu pois não tinha tempo e não estava modulando mais. Deve está acontecendo alguma coisa ai no teu rádio, pode ser em algum capacitor do filtro de antena LPF em curto, ou o 520 é falso, de qualquer maneira veja a página da CBTricks que já te passei, e peça ao técnico que faça como eles recomendam.
      Olha meu amigo não fique assim tão ansioso, eu também sou assim e não é bom pra gente não, eu quando quero uma coisa ou fazer algo quero logo, eu entendo como você é, não precisa pedir desculpas não, tudo faz parte do aprendizado da eletrônica, e na eletrônica tem dessas coisas, não esquenta não ok amigo.
      Veja: http://www.worldwidedx.com/threads/cobra-148-mosfet-irf-520.132986/
      Baixe em PDF: http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/ekl/graphics/erf2030_148gtl_mod.pdf
      Leia alguns comentários:http://www.radiomods.co.nz/forum/viewtopic.php?t=2093
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  16. parabens pelo esquema viva o radioamadorismo de py7pq

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Paulo.
      Obrigado pelo comentário um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  17. Como saber se meu transvert opera normalmente no meu caso zamin ct840

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo Cezar.
      Olha se ele está recebendo e transmitindo certinho na faixa de operação, é sinal que está bom, porem você pode perguntar ao colegas como chega seu sinal de portadora e áudio, assim você terá como saber se ele está transmitindo corretamente, também lendo o manual onde tem esplicaqndo sobre o led vermelho de TX e demais do painel frontal, baixe em PDF aqui: https://zamin.websiteseguro.com/01/upload/produto/down_11_1.pdf caso você não tenha.
      Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  18. Waldir Cardoso muito boa tarde,quero lhe parabenizar pelo seu excelente trabalho,dessa forma que você expõe seus projetos você ajuda muita gente.eu tenho uma dúvida sobre o meu transvert,é um zamim ct 840 ele tem como ecitador o transistor 2sc2166 e na saída 2 transistores 2sc1969,aminha dúvida é a seguinte,os 2 1969 queimaram eu queria saber se posso por no lugar o transistor MRF 454.desde já agradeço pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo Esdras Soares.
    Muito obrigado amigo o blog é de todos nós, procuro fazer o melhor para informar, ensinar, e divulgar nosso hobby Radioamadorístico, bem enquanto aos saídas de RF do CT 840, eu comprei um CT 840 de 20 e 40 metros com 50W potencia, ele veio igualzinho ao seu com dois transistores 2SC 1969 em paralelo no PA saída RF, uma verdadeira mentira que não chegava aos 30W de RF e jamais os 50W, vamos lá, sim você pode e deve colocar o MRF 454, ou 2SC 2290 mas troque o exitador driver por um 2SC 1969C,caso precise substitua o BD 135-16 por um BD 137-16 ou 139-16 no pré driver, regule tudo direitinho e você terá aproximadamente de 60 a 70W de RF, mas tem um probleminha o filtro LPF de saída de antena deve esta com capacitores para suportar esta potencia, veja nos esquema e fotos acima aqui publicado com o MRF 454 e veja se os capacitores são iguais aos seu.
    Muito obrigado pelos elogios um abraço.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  20. Olá amigos, alguém já viu esse defeito: Ao apertar o ptt do vr 94, em banda lateral o ponteiro do S/Meter desce a zero (cai). Rx está normal, porém não tem Tx. 73s galera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex o rádio esta com defeito na alimentação de TX, pode ser algum componente ou o regulador que alimenta o TX, mas tem que ver se só é em SSB, e se ele tem TX em AM.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  21. Waldir, isso acontece em AM e SSB. A recepção está boa, se estou recebendo em SSB em sinal 6 no s meter, ao precionar o microfone para transmitir cai imediatamente o ponteiro. É esse problema era intermitente, As vezes acontecia ou vezes funcionava. Testei os IRFs e o regulador tudo bom. Até achei que fosse mau contato, solda frias. Está pra chegar IRFs novos viu trocar pra ver, vai saber, mas acho que não éh! De qualquer forma fico grato pela informação amigo. Vou tentando e conferindo tensões por aqui.73s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Alex.
      Rapaz que coincidência, há anos atras, um colega me deu uma sucata desse rádio só o chassi, eu coloquei tudo o PLL, o que estava faltando, fiz ás tampas e ele esta sem frente e sem PTT, eu coloquei ele para funcionar, ficou muito bom em AM, FM, SSB, porem notei que quando eu ligava ele ás vezes ele não transmitia, depois de um tempinho ficava bom, testei alguns componentes que eu achava que poderia ser o defeito, tudo bom, e o defeito continuava, quando eu ia olhar o defeito desaparecia e o rádio voltava a transmitir normal, até troquei o CI 4558 na esperança de solucionar o defeito e nada, resolvi deixar ele no canto pois não tinha tempo a perder com minha velha sucata restaurada, tenho quase certeza que é um capacitor eletrolítico ou um transistor, só não achei na época por falta de tempo. Se por ventura você resolver o problema do seu mande um comentário para que possamos saber o que faz este defeito, sei que deve ter outros rádios com este mesmo defeito, porem alguns técnicos não gosta de opinar ou relatar defeito resolvido, principalmente em transceptores. Alex foi muito bom você abordar este defeito, eu tinha até esquecido que tinha um com mesmo defeito, isso contribui para nossas experiência na área de transceptores, muito obrigado.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  22. Boa noite este transverte ct 840 tem comopor 30 metros nele eu tenho um ct840 mais queimou a saída

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mas não aconselho a modificação para esta faixa.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  23. BOA NOITE CARDOSO: TENHO UM BRINQUEDINHO DESTES TAMBÉM (ct840) ESTA SEM TX O PAR DE SAIDA (1969) ESTÃO AQUECENDO EM DEMASIA PODE ME DAR UMA IDEA DO QUE ACONTECE E SE PODE SUBSTITUIR ESTES POR MOSFET IRF520

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Unknown.
      Olha sim você pode substituir por Mofet, os IRF 540, IRF630, IRF640, IFR740. Veja no blog outros transverter com saída RF a Mosfet.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  24. EM TEMPO ESTE 840 É SOMENTE P/FAIXA DOS 40 METROS

    ResponderExcluir
  25. Amigo vc pode dizer qual o valor do potenciometro do vfo do ct 840 de 40 e 80 metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilson.
      Olha pode ser de 47k ou se achar de 50k, no esquema 10 e 11 no blog eu desenhei o VXO ou como está escrito erroneamente na frente do Zamin VFO. De qualquer maneira ele vai funcionar variando um pouco da frequência do cristal.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Um abraço. Waldir Cardoso.

      Excluir
  26. Vc pode me.dizer o valor do potenciometro do vfo do zamin ct 840 de 40 e 80 metros?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite tenho um transvert 30 metros alto gostaria de transformar para 40 metros desde ja obrigado ...meu nome edson pinto

    ResponderExcluir
  28. Olá Edson Pinto.
    Olha se você não tem experiência com RF ou montagens eletrônicas de RF vai ser um pouco difícil baixar a frequência do seu transverter, talvez foi substituídos todos os capacitores ligados em paralelos com os indutores (bibinas), ás bobinas foram confeccionadas diminuindo ás espiras, o cristal 10 Mhz foi substituído. Não sei como foi feito a conversão do seu transverter, mas tem que ser uma pessoa que tenha uma certa prática com RTX e RF, mas se você tiver um amigo que tenha um igual em 40 metros você pode olhar desmontar os indutores com muita paciência e refazer igual tudo que foi transformado.
    Desculpa pela demora, um abraço e muito obrigado.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Waldir..
    Tenho um CT-840 só 40m, ele transmite e recebe, mas a potência está só 25W, já medi tudo e não encontrei nada no PA (MRF454), troquei os transistores BD-135 e 2SC1969 mas não adiantou nada, pensei em trocar o transitor BF-980 mas não achei aqui na cidade...o que você acha que pode ser....me ajude por favor.
    Obrigado.
    ASL- PX4C2622

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adenilton.
      Olha fica difícil acertar de primeira sem testar e analisar o equipamento, mas faz o seguinte vai no trimpot P2 ou P3 que está em Q7 ou Q8 BD, já que o seu é uma banda, mas gira ele para ver se você tem algum resultado em potencia RF, mas acho que os transistores que você colocou BD 135 e 2SC 1969, pode ser falsos, ou só o 2SC 1969, ou até poderá ser originais mas o BD é -10, ele tem que ser -16 ou "C" eu sempre escrevo isso nos meus esquemas de transverter, se colocar um BD 135-10 não tem potencia, só os Phillips ou SID BD 135-16 ou 'C', para maior potencia use o BD 137-16, BD 139-16, ou BD 329-16, ok. Faz estes testes e me responde o que aconteceu de novo em RF.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  30. O 2SC1969 é antigo eu tinha um aqui com mais de 10 anos guardado, o BD-135 eu desconfiei de ser falso porque ao trocar matou a potência totalmente, ai voltei o anterior e se manteve nos 25W.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Ademilton.
      Olha como já escrevi. Fica muito difícil eu acertar o problema, se é que existe, o seu medidor de potencia é confiável, não posso opinar no que não posso testar e analisar. é como dá um tiro no escuro.
      Os BDs só funcionam em RF os "C" ou -16, os -10, ou "B", entre outros mesmo que sejam originais não funcionam bem em RF.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  31. Alguem que poderia arrumar meu Transverter CT-840, ele tem as 3 bandas 20-40-80 ( 19 ) 999-339-559 Whats App

    ResponderExcluir
  32. Waldir saudacoes! Qual a tensão do emissor ao terra no BD135 que deve ser ajustada no CT120? Muito obrigado se puder me atender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geovani.
      Olha eu não vou poder te responder, pois quanto mais baixa a tensão de emissor maior será a RF saída no seu coletor, porem ele vai esquentar mais e poderá haver distorções nos circuitos seguintes. O melhor mesmo é você ajustar o trimpot até obter uma saída de RF no PA satisfatória com o transistor ou Mosfet usado no PA.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  33. Saudações a todos! Waldir vc tem os esquema de modificação para CT840? Gostaria de adicionar 20 ou 30M no transvert. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha os esquemas que estão publicados são estes que tenho, enquanto a faixa dos 30 metros eu não aconselho a você modificar para esta faixa, pois ela é estreita e não está ainda legalizada, pelo que sei ainda é proibida.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  34. Bom dia Waldir,estou pretendendo usar o tanque final do meu CT 840 (80M)para uso em 28Mhz,teria que resintonizar o mesmo ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo.
      Olha não vai ser fácil assim, veja bem você está com seu CT 840 para 80 metros, então o filtro LPF antena está sintonizado ou ressonando para esta frequência. para os 11 metros terá de substituir indutores e capacitores, do filtro LPF para a faixa dos 11 metros.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.