domingo, 2 de junho de 2013

Transvert 11 Metros para 80 e 40 Metros externo

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este Transversor ou Transverter como queira chama-lo, copiei do artigo original da revista QTC bandeirante. É um transvert simples com componentes fáceis de adquirir, o transistor 2SC 1969, poderá  substituir por outros como 2SC2312, 2SC1307, e até o 2SC1306, ou 2SC2166, os dois  últimos menor potência RF.
Correção em 16-10-2014, em T3, G1, 5p6 estava errado para terra. 
Nesta versão adaptei e modifiquei alguns componentes, barateando o custo, ficando compacto para montagem fora do rádio, o montador poderá modifica-lo e aperfeiçoa-lo mais os circuitos.
Vejam que o PA saída de RF, eu substituir por um Mosfet IRF 630, outros poderão ser experimentados, o relé substituir por diodos, fazendo o papel de chave de comutação nos circuitos de antena RX, e na saída para o PX, TRX, vejam que em (G) entrada do IRF 630, só é alimentado com o acionamento do TX do PX, ficando em RX inoperante, juntamente com os demais circuitos de TX, pois para entrar em funcionamento o BF 980 MIX, terá de receber a frequência do PX em TX, leia logo abaixo mais como funciona um transvert, e xerox original da página, quero agradecer ao Fernando PY6NF que também é PX 6A 1402,  que gentilmente me enviou este esquema original.
 Ampliando dá para ler todo o texto é muito importante ler.
Aqui está o atenuador de carga para entrada RFdo PX.
 Esquema e tabela das bobinas original do transversor 80 e 40 metros externo para PX
 Tabela de canais em relação ao PX, e lista de componentes do transversor 80 e 40 m.

15 comentários:

  1. Bom dia a Todos,em especial Waldir , alguem tem a PCI e esquema do transvert ( 40 e 80 ) interno para cobra 148 gtl. e obrigado. atenciosamente Washington. e-mail= walugabe@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bem os esquemas aqui no blog alguns não tem o desenho da placa PCI, esse transvert foi publicado em uma revista de radioamadores, por isso o que saiu na revista está na integra aqui, o esquema foi desenhado por mim e atualizado com algumas modificações. muito obrigado pelo comentário. Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  3. Waldir to precisando da tabela de frequencia do ct 120 30 metros,vc tem? augustoomega@hotmail.com. Parabens pela otima materia

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo.
    Não tenho, a tabela tem que ser feita a partir do rádio a ser colocado com o transvert, e o chucrute do mesmo. A faixa dos 30 metros é proibida o uso de transvert, nas sub ou sobre faixas. Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem? Você conhece aquáriodozodiaco de Catu-BA ?
    Meu E-mail: aquariodozodiaco@hotmail.com.br, ou então deixa a resposta no seu blog mesmo...
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Antonio.
      Como vai o senhor, quanto tempo, sou o Waldir estação California PX 6A 6075, que prazer, como vai a sua família, e o seu fusca amarelo. como poderia esquecer uma pessoa tão ilustre, querida, e que sempre teve consideração por mim.
      Estou com esse blog para mostrar meus inventos e incentivar aos jovens a gostar da eletrônica em especial de transceptores, fique a vontade, tem muitos esquemas aqui e vou colocar muito mais. Um abraço e tudo de bom amigo Antonio.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  6. ola boa noite fiz este transverter e funcionou muito bem

    ResponderExcluir
  7. Boa noite meu amigo Moacir Pereira, que bom fico muito contente em saber pois são poucos os que comentam que montou meus esquemas aqui do blog, gostaria que você comentasse mais sobre qual faixa escolheu 40 ou 80 Metros, alguma mudança que fez. se quiser enviar outros esquemas para eu publicar no blog, bem fique a vontade. muito obrigado pelo comentário um abraço.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  8. boa noite meu amigo, gostei do progeto.

    ResponderExcluir
  9. boa noite essas bobinas 5+5+5 esp.,sao enroladas em bobinas toco?
    tinha um amigo que falava em 7.405 mhz..a muto tempo ele sumil.sinto saudades.abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo, são TOKO ou similar de 10MM, são fôrmas melhores de trabalhar. Se preferir poderá dá uma olhada na tabela de bobinas do autor. Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  10. boa tarde esse transvert serve para banda lateral tambem o so AM
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, sim ele é AM, e SSB. Muito grato pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  11. alguem teria as mediddas da bobinas de 30 mts .

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.