quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bobinas e Ferrites em RF


Indutores, choques, ferrites, toroidal, bobinas, encontrados em sucatas, em tv antigo, monitores CRT antigo, placas mãe PC, fontes PC. Todos servem para montar nossos projetos RF, alguns temos que modificar fio espiras, no caso das bobinas sintonizadas. para um bom montador que gosta mesmo de queimar os dedos, é indispensável algumas boas e selecionadas sucatas, não tem jeito, de repente você quer montar um circuito, mais não acha os componentes nas lojas, ou quer que saia barato, então o jeito é recorrer ás sucatas, procurando ali e aqui você vai achando quase tudo, e até tudo que estava precisando, sem gastar nada, isso só para quem tem e guarda em lugar certo seus componentes retirados de sucatas. ATENÇÃO: semicondutores como, transistor, circuitos integrados, diodos, e outros componentes é melhor colocar novo, se for colocar usado de sucata, terá de testar rigorosamente, e sempre desconfiar.
                                                                     Waldir.

14 comentários:

  1. Você teria algum bobina Mitsumi do tipo M? Mortosiq@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu amigo,
      sim se for de 455khz e M significa média, eu tenho, e também de outros tipos. Melhor seria que você escrevesse a frequência da bobina etc. um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir.

      Excluir
    2. Olá, tenho uma quantidade grande de bobinas RF de todo tipo. Quero vender barato. Se interessar entre em contato : gzet@ig.com.br

      Excluir
    3. Olá VanGorni.
      Tenho bastante indutores e bobinas retiradas de sucatas de TV, monitores, etc, não compramos ás sucatas, recebemos de doações de amigos que tem oficinas, por isso não tenho interesse, um abraço, até breve.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. ola amigo vc tem aii essa bobina de choque TEM2011 .. ??

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, não não tenho, talvez em alguma sucata que tenho garimpando possa achar.
    Muito obrigado pelo comentário. Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  4. Vc teria um transformador de rf 4,5Mhz, estou montando um transmissor de TV

    ResponderExcluir
  5. Bem meu amigo, em sucata de TV tem e estão sendo descartadas todos os dias, se não souber qual é, leve a placa a alguns técnico que eles informarão. Muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  6. oi waldir preciso de um micro indutor de 5 ponta, você sabe como posso conseguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo indutor de cinco pontas, você deve ver o valor do indutor, de cinco pontas nunca conheci.
      Bem talvez em sucatas ou no eBay, também em casas de eletrônica de São Paulo na santa Efigênia possa achar.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. Bom dia, não sei se ainda está ativo mas gostaria de saber o nome específico dessa Penúltima peça da primeira fileira, da esquerda para direita, estou com uma dela queimada não minha placa mãe de PC. Gostaria de saber também se tem capacidades específicas passa placa mãe.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo João Paulo.
      Rapaz o nome pode ser, bobina, indutor, se bem que todas podem ter nomes idênticos. Bem você poderá retirar o fio queimado contando o número de espiras e bitola do fio em AWG, depois refaça a bobina igualzinha a que estava na placa mãe, elas podem ser classificadas em valor de indutância chamada de Henry (H), miliHenry (mH) e o microHenry (µH) com um equipamento apropriado. Bem espero que tenha respondido sua pergunta, Muito obrigado pelo comentário.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Vc tem bobina toroidal de tv antiga,quanto custa uma?eu pergunto preço de retirada de peças usadas.

      Excluir
    3. Olá Jurandir. Não meu amigo eu na verdade quero comprar ou achar mais pois tenho poucas, deixei de comprar na China e perdi a chance de ter núcleos para HF e VHF dos tamanhos que desejava, agora é torcer para os Correios ou governo mude com ás taxas e burocracia.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.