quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Receptor PX CB Superheteródino 4Fis Atualizado

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Desenho Placa do Receptor PX, montado em uma caixinha de rádio AM/FM Portátil. O Protótipo que eu fiz muitos DXS e QSOS, eu não achei em minhas sucatas, por isso a demora de publicá-los.
FOTOS ATUALIZADAS EM 30/07/2013, PROTÓTIPO PORTÁTIL SIMPLES CB.
Aqui tem o esquema do transmissor.
Um receptor semelhante muito bem trabalhado montado pelo Sr. Aloysio em:
https://sites.google.com/site/aloysioeletronic/home/x---receptor-super-heterodino-25-a-30mhz
Vejam a lista branca na sintonia, ai está próximo ao canal 14 27.125 Mhz.
Achei o sumido, era com esse receptorzinho fabricado por mim ainda engatinhando na eletrônica que eu escutava a faixa de 11 metros ou CB Cite Band, e transmitia com o TX já publicado aqui, só com um cristal de 27.125 Mhz, canal 14, isso foi no ano de 1992, quando vendi meu rádio e fiquei louco para falar, fiz muitos DX com ele.
Vejam esta blindagem na bobina de núcleo amarelo envolve todo oscilador local, blindei por cima e por baixo, mas mesmo assim o oscilador se desloca de frequência em alguns minutos ligado.
Vejam a parte de AM do variável está aterrado junto com as bobinas e blindagem oscilador.
.
Veja como é meio artesanal foi a primeira montagem complicada e difícil, pois eu era meu próprio professor, e já era ousado pois projetei mais uma FI além do esquema original da Motorádio. está velho mais ainda funciona perfeitamente. A lista branca no botão do variável era vista por fora, guiava-me ali ficava próximo ao canal 14 27.125 Mhz.
Aqui o desenho 06-02-1992 placa do receptorzinho, eu aprendi sozinho, até hoje faço assim.
Esquema desenhado a mão.
Esquema atualizado e com chave: local distante. de RX.
Este Esquema é o mesmo, só acrescentei  o squelch, não o montei 
Devido ao grande número de acessos, resolvi desenhar o esquema desse receptorzinho já publicado em 03 de agosto de 2012, como Receptor de PX Super Heteródino. Resolvi atualizar em relação ao já publicado, o segundo esquema desenhei um squelch, silenciador de áudio, retirei no blog Antena Zero, ao mesmo quero agradecer e parabenizar pelo blog. Eu não fiz a montagem com squelch, melhor montar como teste, vejam que nesses esquemas e nos de transceptores de 50Mhz  e Walkie Talkie 50Mhz, já publicado aqui no blog, tem esse mesmo circuito de antena misturador, e oscilador mudando apenas os capacitores ligados em bobinas e ás mesmas. Em uma antena Yagi de 4 elementos que eu fiz, esse receptorzinho copiava tudo que o PX profissional, eu fiz muitos DX no canal 14 pois o transmissor só tinha o cristal de 27.125Mhz que era do velho Walkie Talkie Roadstar, já publicado aqui em 14 de Agosto de 2012. E com pilha 6V, e sua antena pequena de aproximadamente 50cm eu corujava todos da cite, e outras regiões, quase todas ás noites eu saia com ele, Bem o receptor tem boa sensibilidade, e seletividade devido ás 4 Fis, mais se o montador quiser estreitar mais a faixa de recepção poderá adicionar um filtro de 455Khz  no secundário da  primeira FI, como esta no esquema do Transceptor 50Mhz AM Base, publicado em 30 de Novembro de 2012, mais o oscilador terá de ser bem blindado, e com capacitores styroflex para que não fique saindo de frequência quando você estiver corujando ou modulando. Bem está ai muito obrigado, espero que gostem vale a pena montar, e depois eu vou publicar o transmissor de 11 metros, podendo o montador fazer um transceptor de 11 metros, eu fiz separados na época, pois não tinha ideia de fazer o transmissor, e já tinha feito o receptor, está ai espero que gostem e pode fazer perguntas se tiverem dúvidas em quaisquer esquemas publicado.

Não se preocupe com o esquema desenhado a mão e mau digitalizado. Já está atualizado em 13/12/2012 em duas versões. Pode funcionar muito bem em outras frequências, é só modificar os circuitos sintonizados capacitores e bobinas, eu fiz um Walkie Talkie em 50mhz com esse mesmo circuito.
Esquema receptor super heteródino PX11 metros.
Este projeto eu fiz no ano de 1991, eu tinha vendido meu PX 148GTL, e queria corujar, então meu amigo Veridiano quem comprou meu PX Cobra 148 GTL, porque ele já tinha feito um dentro de uma caixa de rádio de carro antigo. Eu então peguei o esquema do pré de antena, misturador, e oscilador local dele, e misturei com o canal de FI da Motorádio e amplificador de áudio do DUNGA II, só acrescentei mais uma FI, e fiz o rádio dentro de uma caixa de rádio pequeno, de 4 pilhas AA do Paraguai, fiz este projeto sem multímetro, e com componentes de sucatas só os transistores eram novos, usava um VU com pilhas 3volts como teste, para testar os componentes, foi o projeto mais ousado que eu tentava fazer, pois eu nunca fiz curso de eletrônica, até hoje. Logo depois eu iria fazer um transmissor PX (CB) em AM, pois eu não aguentava ficar longe dos 11 metros, fiz um transmissor que depois vou publicar aqui, só com um canal 14, pois o cristal era de um velho Walkie Talkie Roadstar GTX 80A, o mesmo desenhei o esquema, depois publico aqui, o cristal era de 27,125Mhz canal 14, fiz o transmissor também sem multímetro, mais deu dor de cabeça, que foi resolvido por meu amigo Veridiano, pois ele sabe mais que eu, fez curso, e trabalhava em  oficina consertando rádios comuns, erá que eu queria a mesma potência do cobra 148, com o 2SC 1969, mais eu tinha colocado um BD 135C como excitador, só que não dava para o BD excitar o 1969, então levei ao meu amigo Veridiano, que trocou o 1969 por um 2SC1306, pronto ele fez logo um DX, e as reportagens dos colegas que estava chegando bem, mais a antena dele era uma yagi 3 elementos.  Depois conto mais sobre o transmissor que ficou fazendo dupla com o receptor, com uma chavinha na alimentação da fonte. Sobre o receptor, ele ficava saindo um pouco de frequência, blindei o oscilador, mais não tinha jeito, os capacitores eram cerâmicos e J , hoje eu acho que deveria colocar todos styroflex, que talvez eu não tivesse esse problema, no mais o danado captava outras regiões, quando a propagação abria com uma anteninha de 30cm, e se colocasse na antena do PX base ele captava melhor que o cobra, só que com muito QRN e QRMs, pois não tinha filtro, também não tem tanta seletividade, era para eu colocar um filtro de 455Khz, em vez de colocar mais uma FI, assim ele ficava mais seletivo. Está ai o esquema desculpe se tem erros, eu comecei hoje a desenhar ele no computador bonitinho, depois eu coloco aqui junto com o transmissor.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelas montagens! Em 1980 eu montei um BFO para corujar os 11 metros em um gravador japonês JVC, que tinha um receptor que ia até 27 MHz! Bons tempos aqueles. Quem tinha um Cobra 148 GTL era o "ricaço" da faixa. A maioria tinha Lafayette, Motorádio e outros mais simples. 73 do Ademir PT9IA/PX9D-1200

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Ademir, muito obrigado pela visita é um prazer, que bom que você curtiu os anos 80, eu sou de 1967, comprei meu primeiro PX em dezembro de 1982 um Motorádio FAM21, antes eu já corujava o pessoal da cite com um rádio de 6 faixas motorádio, e fiquei maluco por comunicação a distancia via éter. Em alguns textos do meu blog eu relato um pouco de minha história. Fique a vontade para baixar os esquemas sei que você deve ser um grande montador, afinal de contas começou a montar primeiro que eu, faça um blog de eletrônica para compartilhar seus inventos ok. Muito obrigado, feliz natal e boas festas, um abraço Waldir.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.