terça-feira, 23 de outubro de 2012

Schematic ou Esquema Transverter TR45 Alan

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.                        
Página atualizada em 09-04-2015 com TR-45 e CS-45.  
Vejam o Transverter CS-45 logo abaixo do TR-45 no mês de abril 2015.
Frente do Transverter TR-45  CTE Alan.
Vista Interna TR-45, em zoom dá para ver todos os componentes
Vista interna TR-45, detalhes T1 T2, T5 T6, como fabricar ampliar zoom.
 
Mix detalhes indutores e diodos. Atualizado 09-06-14.
Em zoom T2, D1, e BD135C. Atualizado 12-09-14.
Em zoom T1 PA. Atualizado 09-06-14.
É desse jeito que eu desenho o esquema de qualquer aparelho, chamo de Raio X.
Para quem quer fazer a placa ela tem: 17,8cm x 16cm.
No esquema o fusível é 3Amp. se preferir pode ser de 5Amp.como original.
Bobina TV antiga idêntica a T8 sem Ligação só capacitor.
Esquema desenhado por mim em 2006, olhando PCI, raio X, ou desenho reverso.
Esquema feito exclusivo para o blog e seus seguidores, 
se publicar em outros sites publicar todo conteúdo.  
 Modificando para 40 metros em 27.000 Mhz CB
VFO VARICAP  12 volts maior variação CLARIFIER.
O cristal XT1 de 20.692 Mhz, pode ser substituído por 20.000 Mhz 
ou até de 10.000 Mhz, sem alterar nada no VFO.
Atualizado em 04-11-2014 em arquivo PNG.
 
Este esquema e outros estão na página atualizada no mês abril 2015 em:
Este eu não achei na net, procurei muito, se alguém souber onde tem esse esquema mande-me um comentário por gentileza. Quero novamente agradecer ao meu amigo Paulo Pedreira, que gentilmente me emprestou   o equipamento para eu explorar  e fotografar novamente, o primeiro esquema desenhei no ano de 2005, eu me interessei depois que eu modulei nesse equipamento em sua casa, devido ás reportagens de como chegava e como ele reproduzia fielmente o áudio do Cobra 148GTL, também devido ter um filtro de antena  que não dava TVI ou interferência na TV, então logo na época pedir para eu trazer o mesmo para minha casa para eu fazer o esquema e fazer alguns testes de recepção transmissão, e TVI, vou relatar um pouco  sobre TR45 em rigoroso testes no 148GTL, em RX ele deixa a desejar, é satisfatório a recepção devido o Mosfet BF988 que e de baixo ruído em frequências  altas, e se comporta muito bem aqui em baixa frequência. o fabricante deveria colocar no mínimo mais uma bobina depois de T8 e um transistor amplificando, T8 atua em recepção entrada de sinal ANT, e em transmissão, a potência de RF também  não é muito, comparei com meu TS50  Kenwood em 10w, ele deu aproximadamente  12w de RF,  devido a sua saída ser Push Pull com Mosfets raspados, era para ter uma potência em torno de 20 a 25W, pois no meu projeto do transverter no Galaxy Pluto tem uma potência em torno de 30W, e picos de 50W, comparado com o mesmo TS50, bem espaço tem se o fabricante colocasse mais um transistor depois do Q4, seria BD 137C ou BD 137-16, e colocasse em Q3 um BD 329C BD 329-16 ou BD 139C ou BD 139-16 ou mesmo outro fet, sem dúvida a potência passaria dos 20W RF. Sobre TVI realmente ele e bom não deixa passar frequências Harmônicas, conheço  outros que dá uma interferência em todas as Tvs dos vizinhos.  Bem quem quiser montar, ai está a minha sugestão, tem outros esquemas na net  sobre saidas RF com 30w com fets. Há vejam um belo trabalho do RadioManual.eu dos meus esquemas e fotos para salvar todo conteúdo do TR 45. Encontrei um site que fala e tem fotos do TR45 é este em inglês melhor ir pelo Google chrome que já traduz, só que não tem esquema, ele relata sobre modificações no VFO, e no comutador de RF, é bom ler e salvar  quem  pretende montar. sobre o cristal eu não entendi porque o fabricante colocou um de  20.692 Mhz, quando deveria ser um de 20.000 Mhz ou 19.995 Mhz, para ficar certo com a banda de CB do PX, Bem está ai espero que gostem desse magnífico equipamento da Alan. muito obrigado.                                   

46 comentários:

  1. Olá Waldir

    Parabens pelo blog e capacidade ,estou montando uma copia do Zamin CT840 e CT120 caso queira posso enviar uma copia,sem mais paz e saúde.

    ATENCIOSAMENTE: WILSON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Wilson, muito obrigado pela visita e elogio, eu tenho o esquema do CT840, ao montar os mesmos faça testes com relação a TVI, faça um filtro de antena com duas ou três bobinas, para eliminar os harmônicos, muito grato se poder enviar-me a cópia do CT120, mais não posso publicar no blog ok, grato Waldir.

      Excluir
  2. waldir boa tarde olha eu montei uma plaquinha do transvert que eu tenho estou precisando do esquema da etapa de potencia com 2 transistor na saida ok. e se for posivel me manda o esquema do ct840 tb estou precisando ok meu nobre 73.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok José Humberto, a plaquinha que você montou foi para dentro do 148, você pode baixar esse esquema do Alan, imprima e pode fazer do BD 135 até a saída ANT, enquanto a chave de ANT RX, faça como está nos outros esquemas com dois diodos 1N4148,ou 1N 4004, mais faça testes de RX em qual capacitor fica melhor, siga os esquemas, eu fiz essa mesma etapa só que eu coloquei mais um transistor e modifiquei pouca coisa, eu já fiz o esquema atualizado só está faltando eu revisar e tirar fotos, é que eu parei o projeto ainda em testes, porque ele estava esquentando os FETs IRF630, devido o dissipador pequeno, e também o receptor estava recebendo batimento de um radioamador com 1KW, que modulava em 7.085Mhz, e eu fiquei muito chateado, e fiz de tudo para acabar com o batimento não conseguir, minimizei mais não acabei, o circuito eu fiz igual ao do 148gtl RX, outro problema era que o pessoal reportava que o áudio estava fino ou agudo, eu também minimizei mais não fiquei satisfeito, também o rádio não presta nem em 11m, eu sou muito rigoroso no que faço, ou é bom ou não presta, para mim não existe mais ou menos, o pessoal reportava que estava bom mais para mim não estava bom. bem eu vou publicar o esquema novamente agora atualizado, já tem no começo do blog, Transvert Galax Pluto. espere um pouco que eu vou publicar novamente, o esquema do CT840 eu só posso te passar por email ok. espero resposta sobre a plaquinha, e o email, muito grato um abraço. Waldir

      Excluir
  3. Olá Waldir

    beleza amigo ,vou separar no final da semana o material sendo foto e placa do CT120 um pergunta como faço para enviar,outro detalhe você tem algum projeto transceptor am para 27 mhz pode ser para 1 canal e para uso local ,segue o meu email :
    zz2wxi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Amigo Wilson, eu agradeço muito, e estou a sua disposição sempre, um forte 73. Waldir.

      Excluir
  4. Acabei de enviar pelo email algumas fotos do CT120 logo envio o resto ,por gentileza informar quando receber o email,outra ajuda a possibilidade de enviar o esquema do ct840 pelo meu email mais o projeto tx 27mhz ,sem mais agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  5. Olá Waldir ( uma coreção da bobina T8 )
    Tudo na paz ., uma observação no transvert TR45 ALLAN 40M a bobina T8 a ligação está correta sendo que o primario da bobina pararelo com o capacitor de 150pf na a ligação e sim a ligação no secundario não teria que enveter essa ligação?
    sem mais paz e saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Wilson. olha Wilson na placa está assim, se você olhar na foto 5 verá, no primeiro esquema que desenhei em 2005 foi assim então eu mostrando ao meu amigo Veridiano ele me disse que tem circuitos assim, então agora quando fui revisar o esquema com o próprio transvert eu testei novamente ela tem primário e secundário, e o capacitor está ligado no primário sem ligação nenhuma, eu não quis abrir a bobina pois isso é para mim falta de ética, mexer no equipamento. eu até desenhei um esquema com só o primário e o capacitor, mais o certo é assim mesmo, mais você pode mudar e fazer só com um primário o importante é que ela ressone em 7MHZ e faça ela regular com o núcleo abaixo do meio com aqueles fôrmas de PX, pois a original é do tipo FI, Wilson olhe a foto 5 no centro e um pouco para seu lado direito veja a bobina com ligação só no C41 150pf, observe bem, coloquei o teste ai e não tem ligação com nada só com o C41, e o enrolamento. Bem Wilson espero ter explicado bem, e tirado a sua dúvida, muito obrigado, é bom fazer perguntas sobre o esquema pois eu mesmo fiquei duvidando o que desenhei em 2005, mais tenha certeza que é isso mesmo, o capacitor que sai do secundário dela para RX está como C41 mais é C16, que é de 1n ou 1000pf, muito obrigado e qualquer dúvida fique a vontade de perguntar, não só você mais todos que tiverem dúvidas sobre qualquer esquema no blog poderá fazer perguntas que eu responderei com maior prazer, foi bom Wilson pois observei agora o erro no capacitor de RX C16, é que ás letras não estava iguais ao do esquema e tive de mudar todas, e ficou esse sem trocar para C16. vou postar no blog OBS. muito obrigado amigo saúde a você e sua familia, abraço Waldir.

      Excluir
  6. ola Waldir boa noite. Tem como modificar o transverte zamin de 40 metros pa 6 metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu Amigo, obrigado pela visita, seja bem vindo ao blog. Bem para transformar qualquer equipamento de RF para outra frequência, 1-você tem que saber que frequência deseja receber ou transmitir. 2-se a frequência for abaixo do equipamento original Ex: 40metros, transformar em 80Metros, os circuitos sintonizados como capacitor e bobinas terá de ser modificadas, aumentando suas espiras, e talvez diminuindo bitola do fio, os capacitores será alterados aumentando suas capacitâncias, ás vezes terá de alterar resistores nas bases dos transistores, não será necessário substituir transistor, nos transvertes, alterar o cristal do oscilador, em outros projetos ver a frequência de batimento. 3-respondendo sua pergunta, você terá de alterar os circuitos sintonizados, ás bobinas terá menos espiras, aumentar bitola do fio Ex: se for uma bobina com 15 espiras fio 30, terá de ser alterada para aproximadamente 5 espiras de fio 25 ou 27, isso é na parte teórica, porque na prática outros fatores implicam no circuito, dando resistência parasita, ligação de fios longos etc, o cristal do oscilador será trocado por um de 23Mhz, frequência fundamental, ficando a soma da Frequência sendo amplificada, Ex: 27Mhz PX mais 23Mhz oscilador transverte é igual a 50Mhz. ou se preferir poderá colocar um cristal de 38,5Mhz, no segundo harmônico fica 77Mhz menos 27Mhz PX é igual a 50Mhz, amplificando a diferença do sinal. também alguns transistores terá de ser substituídos por outros com mesma potência ou um pouco superior e seu corte de frequência deverá ser mais alta que 50Mhz, deverá alterar resistores de base, terá de ser bem elaborado para que não se perca muito tempo, sobre ás bobinas melhor usar formulas. Bem meu amigo espero ter respondido e explicado como queria a sua pergunta, muito obrigado volte sempre. um abraço Waldir

      Excluir
    2. obrigado Waldir pelas explicações, e parabens pelo blog, está otimo.

      73.

      Excluir
  7. Ola amigos, vivo pelas estradas do nosso brasil, modulo nos 30mts e minha compania rsrs sofro muito com minha estaçao e prejudico meu colegas que sofrem para me entender, uso um vr94 e um transvertil xamin, antena varal, vcs podem me ajudar em que posso fazer para melhorar minha estaçao? agradeço desde ja abraço...

    ResponderExcluir
  8. Olá meu amigo Vanesse.
    Bem não sei o porque eles não te entende, se for porque a sua transmissão está fora de frequência, aconselho a levar seu VR94 a uma pessoa, ou oficina de confiança, que saiba fazer o chucrute para ele ficar com uma só sintonia,EX.tanto em um ou em outro botão ou seja no fine ou coarse, ambos sintoniza, em TX e RX, agora é só sintonizar na voz como se fosse ouvindo em AM, e você estará na frequência certa. Se for porque o áudio está ruim, você pode tentar reduzir um pouco o dynamike, e veja se melhorou, lembre-se que ao reduzir o áudio em SSB, a potência de RF do rádio reduz também, e poderá até casar melhor com o seu transverte zamin. Bem espero ter ajudado, muito obrigado pelo comentário, um abraço. Waldir

    ResponderExcluir
  9. BOA NOITE WALDIR, eu sempre tive esta curiosidade e talvez agora vc possa me ajudar a saná-la, é o seguinte : tenho um radio president hr2510 que nao usa mais o mrf 477, "eu ja o peguei assim," em sua saida contudo esta um 2sc1969 e eu gostaria de saber se posso colocar mais um 2sc1969 para reforçar a saida de 18 watts, se vc poder me responder, humildemente esperarei por um pouco de teua sabedoria...grato celsoeduardonk@yahoo.com.br, pt2nk!

    ResponderExcluir
  10. Olá meu amigo Celso.
    Muito obrigado por visitar o blog, bem o MRF477, tem uma potência em torno de 40W, e sua frequência é até 30Mhz. segundo o datasheet,http://www.datasheetcatalog.org/datasheets2/23/237422_1.pdf o transistor 2SC 1969, tem uma potência em torno de 16W um pouco mais a 13,8V, sua frequência é de 27Mhz, segundo o datasheet, http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/MitsubishiElectricCorporation/mXrtyyq.pdf por isso acho que você está deixando o rádio com metade de sua potência, veja essa página o que diz sobre ele, http://cbradiomagazine.com/May%202007/HR2510%20Review.htm selecione e copie abra o google charome, que já traduz a página em português. Bem Celso eu acho que o 1969 não vai até 30Mhz, o seu rádio vai, a potência dele é em torno de 18W, seu rádio tem condições de exitar até 40W, então minha opinião seria você retirar o 1969 e substituir por MRF 497, mais terá de fazer algumas modificações, veja esta página, http://vss.pl/mods.dk/mods.php3-radio=uniden&model=hr2510&selectid=all.htm#1005 ou colocar um IRF 520, é um mosfet, que tem maior potência e sua frequência vai além dos 30Mhz que seu rádio vai, só que você terá que modificar poucos componentes, pois o fet precisa de uma pequena tensão em sua entrada (G), primeiro você tem que ter o esquema do seu rádio, e depois de pesquisar os esquemas na net , http://www.radioaficion.com/HamNews/mods/mods-cb/8754-president-lincoln-replace-the-final-power-transistor.html essa página está encinando a por o MRF 455 que dará maior potência, porem terá de fazer alteração no dissipador, http://vss.pl/mods.dk/mods.php3- e essa outra página. São muitas na net, aconselho a você se não tem experiencia com RF e Transceptores, procurar uma pessoa de confiança e grande experiencia, ao contrario deixe o rádio como está, pois melhor assim do que ter dor de cabeça, veja essa outra página radio=uniden&model=hr2510&selectid=2187.htm , espero ter respondido sua pergunta, muito obrigado por visitar e comentar no blog, estou a sua disposição para qualquer pergunta muito obrigado. Waldir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE WALDIR....sim vc me ajudou a perceber estas mudanças , contudo espero poder encontrar um tecnico a sua altura capaz de realizar esta alteraçao para mim, agradeço de coraçao a sua bondade de me responder e gostaria de saber aproveitando o gancho , por quanto vc faria esta mod....e qual seria depois a minha SURPRESA? GRATO POR SUA ATENÇAO E FIQUE COM DEUS! CELSO PT2NK!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Boa noite Celso.
      Olha amigo, não precisa agradecer, eu é quem agradeço pelo elogio, e estou aqui para isso, é para que serve os PY e PX, ajudar os amigos. Olha amigo eu não sou esse técnico tão capacitado, apenas amo eletrônica transceptores, e gosto muito de fazer projetos e transceptores, eu não estou mais mexendo com transceptores já faz um tempo, quem sabe um dia eu retorno. Bem eu acho que você deve procurar sem pressa uma pessoa que tenha experiencia em transmissão HF e VHF, seu histórico, e o que ás pessoas acham do seu trabalho, caso contrario fique quieto, não mande seu equipamento a ninguém pelo correio de longe, pode ser uma ida sem volta, ou você amargar um serviço mal feito e prejuizo no bolso, tenha calma vá usando o rádio assim mesmo, um dia vai aparecer uma pessoa tenha calma, espero resposta, e muito obrigado pelo comentário e volte sempre aqui no blog ele é nosso, um abraço amigo. Waldir

      Excluir
  11. Olá, Preciso do esquema do CT-840 da Zamin (só 40m). Grato, Adair - PU1JLS

    ResponderExcluir
  12. Olá Adair.
    Bem o esquema do CT840, está ainda sendo desenhado, previsão de ser publicado em julho, por favor aguarde que não se arrependerá, um abraço e continue acompanhando o blog.
    Waldir.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Waldir, meu nome é Abilio (px2z9382)de Araraquara SP,tenho perguntas sobre transvert 40m, meu radio é um 148gtl chucrutado -15 +108 canais, quais frêquencias alcançaria, existe tabela para isso,qual transvert voce indicaria? desculpe o tanto de pergunta se puder me responder ou indicar links fico muito agradecido desde já. Boa Noite.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Abilio.
    Bem meu amigo, isso só depende de você, o transvert de 40M com o cristal de 10Mhz, você terá ás frequências iguais ás do PX, só basta você cortar o digito 2, ex. 27.125Mhz você terá mais ou menos 7.125Mhz.
    Já na faixa dos 80M, ou em outra não poderá ser assim, por isso recomendo que monte um na faixa de 40M, com cristal de 10Mhz, ele dá para você modular em toda faixa de 40M, e na sub faixa dos 6.900Mhz. Se quiser descer mais na sub faixa, troque o cristal por um de 10.240Mhz, no canal 14 PX 27.125Mhz terá 6.645Mhz aproximadamente, fica fora da tabela porem não precisa você chucrutar o PX para -79, veja algumas tabelas de frequências PX na net. Muito obrigado espero ter ajudado, um abraço Abilio.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Waldir Cardoso, obrigado por compartilhar esse artigos tecnicos, entao tem como publicar a PCB e esquema com valores peças de um 40 e 80m ou enviar por e-mail walugabe@ig.com.br, ou alguem, colegas do forum que ler esta mensagem. Obrigado Washington

    ResponderExcluir
  16. Olá amigo.
    Não o transvert TR 45, e só uma banda, o mesmo foi desenhado o esquema por mim, PCB terá de ser feita com base no esquema, para um bom montador é muito fácil, é só observar os detalhes das fotos. Muito obrigado pelo comentário, espero ter ajudado em sua pergunta. Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  17. Olá, boa noite amigo Waldir, eu tenho um transverter ct 840 da zamim com 40 e 80, ele trabalha com mrf 454 na saída, em 40 metros ele funciona direitinho, mas em 80 da desgosto de tentar transmitir. Se puder dar uma ajuda, fico muito grato, pois já pensei trocar o mrf e colocar outro com mais de 30mhz por 50mhz ou mexer no cobra 148 gtl ok.
    Aguardo sua resposta .
    Seu blog está muito bom, fala tudo sobre transverters.

    Forte abraço!

    Antonio.

    ResponderExcluir
  18. Olá amigo Antônio.
    Olha Antônio acho que não tem nada haver com o MRF 454, pois se ele funciona bem em 40 metros que é em torno de 7.000 mhz, e em 80 metros que é em torno de 3.500 mhz, é bem abaixo a frequência, então uma sugestão, primeiro, bem eu acho que você está usando a antena para 80 metros, se não tiver melhor fazer uma e deixar com estacionária baixa menos de 1,5 SWR, segundo, o rádio não tem nada com esse comportamento no transverter pois se fosse o rádio tinha em 40 metros, terceiro tem que verificar se o transverter foi mexido em suas bobinas e indutores da banda de 80 metros. veja o datasheet do MRF 454 http://www.macomtech.com/datasheets/MRF454.pdf
    Bem muito obrigado pelo comentário, espero ter ajudado. Um abraçoo. Waldir.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite waldir esses dias te mandei um email sobre o tx am de 27mhz,eu montei um da revista eletronica total,tive que fazer algumas alteraçoes pois ele não funcionava bem,agora vou pro rx,ele parece um pouco com o seu,o problema dessa revista é que tem muito gato nos esquemas.
    Da uma olhada no meu video de teste do tx e ve os links das montagens e ve se esse receptor vai pra frente senao eu monto o seu.

    abraço

    https://www.youtube.com/watch?v=VCSibuNpffw&feature=c4-overview&list=UUULohdrv8oTwosfFaSs7zRg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Wagner.
      Meu amigo me perdoe, eu não vi e nem recebi o seu e-mail, com certeza se eu recebesse teria o maior prazer em responder.
      O Wagner eu assistir ao seu vídeo, bem eu vi que parece que a modulação está negativa, esse transmissor não tem transformador, o áudio sai de um transistor de potencia, eu não acho muito bom não, com o transformador a modulação é muito melhor sem falar que é em classe C.
      Enquanto ao receptor, o que montei e com transistor como está no blog, mais você pode experimentar com muito exito um BF 245 logo depois um BF 199, depois o canal de FI, pode fazer com 3 FIs, pois com 4 tem muito ganho, alem do circuito ficar maior, e os circuitos tem que trabalhar super aliviado, porque se ele trabalhar com tensão normal na base dos transistores poderá e vai ficar amplificando muito os QRMs, estáticas, dá uma dor de cabeça mais quando acerta fica um baita receptor com 4 FIs. Cuidado tem que ter muito cuidado com os erros dessas revistas, eu não monto nenhum desses projetos, eu faço sempre modificações, nos circuitos do meu jeito sempre tentando melhorar. Um abraço amigo e muito obrigado pelo comentário, espero ter ajudado.
      Waldir.

      Excluir
    2. boa noite waldir esqueci de postar as revista

      http://www.mediafire.com/download/r1ggawg6xxpo9x7/TX+am+sem+trafo+ET1993.pdf

      http://www.mediafire.com/download/r1ggawg6xxpo9x7/TX+am+sem+trafo+ET1993.pdf

      Excluir
    3. Ok meu amigo.
      Não sei se é o Wagner, não colocou nome.
      Bem já conheço esse e outros TX e TRX em revistas, tem que ter cuidado com os gatos, ás vezes tem erros difíceis de achar na placa, vou dá uma sugestão no lugar dos BDs, faz o pré do eletreto com um BC 549, depois um TDA 2002 ou 2003, e o resto faça igual com o TIP 31, ou 41C, o BD 329C, dá uma potencia de RF satisfatória se quiser substituir o 2078, fazer um HT. Q7 esta errado não é 548B, ele nem tá na lista de peças, coloca um 2N2219, ou melhor um 2N3866, e depois um BD 139C, depois um 2SC 1306, ou 2SC1974, ou 2SC 2166, pronto ai sim terá aproximadamente 5 a 6 Watt RF. Um abraço amigo e muito obrigado.
      Waldir.

      Excluir
  20. Grande Waldir,
    Estou praticando eletrônica por hobby e gostaria de saber se posso utilizar este equipamento como repetidora e amplificadora de sinal de celular lá para o sítio, onde o sinal é fraco? aloisiosantos@hotmail.com
    Um forte abraço gênio

    ResponderExcluir
  21. Olá amigo Aloísio.
    Não este equipamento é para converter frequências, transmiti-las e recebe-las, este é 11 metros ou seja 27.000 Mhz frequência de entrada do PX, para 40 metros ou seja 7.000 Mhz, saída. Mais pode sair em outras frequências baixas. Repetidoras usam frequências muito altas.
    Muito obrigado pelo comentário e continue praticando eletrônica, abraço.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  22. Olá Mestre Waldir,
    Poderia me orientar quanto a construção de repetidora, amplificadora de sinal de celular?
    Um forte abraço - aloisiosantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Aloísio Santos.
    Bem se você refere-se a montar uma repetidora de celular, desista do pensamento, pois é quase impossível, a frequência é muito alta em Ghz, alem disso o celular apesar de ser um transceptor móvel é bastante diferente com os rádios VHF, veja maiores explicações de estações rádio base de telefonia celular em, http://www.mpgo.mp.br/portal/news/estacao-radio-base-telefonia-celular#.VBMI6sJdVA0 muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  24. ola meu chefe voçe teria algum material sobre o converso de 30mts da zamin. grato

    ResponderExcluir
  25. Meu amigo Fernandes PY4BT.
    Não, eu só tenho o que está publicado no blog, um abraço.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  26. Desejo montar um Transverter para colocar dentro do 148gtl, preferência para 20,40 e 80 metros... Algum Amigo poderia me fornecer o circuito, layout da placa e lista de componentes?!... Se algum Macanudo tiver um Kit destes disponível para montar, e puder vender, me dê um alô também, e o preço!!! Fico muito Grato!!! zz2nbe@yahoo.com.br, Nivaldo PU2LLC, aproveito para mandar um 73 para todos os Macanudos e Agradecer ao Amigo Waldir Santos pela Oportunidade!!! 73" "

    ResponderExcluir
  27. Olá, Valdir.


    Comprei um transvert zamin ct120 usado pensando que era 40 metros.
    Mas parece que o mesmo é para 30 metros, ele tem um cristal de 8.4672 MHZ.
    Se fosse de 40 metros deveria ser um cristal de 10 MHZ, estou certo.
    ?
    Aguardo sua ajuda.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Felipe.
      Olha amigo você está certo, se for para 40 metros o cristal é de 10 Mhz ou 20 Mhz, a frequência tem que ser de 20 Mhz, que menos a frequência do PX 27 Mhz é igual a 7 Mhz aproximadamente dependendo do canal que o rádio está.
      Sim parece que o cristal está no segundo harmônico oscilando entre 16.934 Mhz, menos os 27 Mhz resulta 10 Mhz que é 30 metros.
      Mais observe se foram modificada ás bobinas de TX e RX e o filtro de antena de TX LPF, se quiser colocar original téra de desfazer tudo e colocar original com o cristal de 10 Mhz.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  28. Ola Waldir, meu transverer Zamin CT840 esta correndo um pouco a frequencia para baixo, pode me ajudar ou alguem, quais componentes ocasiona tal avaria. 73s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex.
      Olha deveria fazer comentário na página do CT840 https://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2013/07/esquemas-transvert-ct840.html
      Mas tudo bem vamos lá. Olha Alex pode ser qualquer um dos componentes que forma o oscilador local controlado por cristal, fica difícil acertar qual ou quais componentes estão causando isso, o cristal pode se deslocar de frequência mas sempre permanecerá naquela que ele se deslocou. os capacitores ligados na base do transistor Q2, assim como os ligados no seu emissor para a base de Q3, difícil é saber qual está ficando ruim,o diodo zener D3 tem que ter 9,1 Volts estabilizando a tensão no oscilador local, se essa tensão estiver variando acontece uma pequena variação de frequência, mas muito difícil pois o cristal da conta de manter a frequência estável. Se o modelo seu tiver um potenciômetro para variar de frequência na frete do transverter escrito VFO poderá ser ele também. tudo é uma hipótese.
      Espero ter respondido sua pergunta e ajudado.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  29. Me chama no whatsap 024999622219 preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  30. Waldir, onde posso comprar um kit de transverter para 80m?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo.
      O kit não sei, no ebay e outros vende o kit para 6 metros e 2 metros. mas para 80 metros ainda não vi. Marcelo eu não tenho zap, não tenho tempo.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.