domingo, 21 de outubro de 2012

PTT AMPLIFICADO COBRA 148GTL

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Este é o meu antigo PTT da marca Cobra, desenhei o esquema olhando a PCI, ou raio "X", sempre faço isso quando quero ter um esquema de um equipamento que não tem esquema disponível isso era a muitos anos atrás.
PTT  Amplificado Cobra ao lado a pilha de 6volts Panasonic
                   vista do circuito volume acima da placa                   
                                               Esquema do circuito                                              
Desenhei este pré amplificador da Cobra no PTT para o 148GTL com 5 pinos, devido a eficiência do pequeno circuito, com volume para determinar o nível de saída, só o que fica a desejar nota 10 para o PTT  é a pilha de 6 volts, quando poderia ser duas tipo AAA de 1,5 volts, os 6 volts e desnecessário pois logo na entrada do positivo tem um resistor de 18k, e a tensão cai para 2,9 volts que alimenta o circuito. fiz um circuito identico e alimentei com 12 volts, eu coloquei mais um resistor de 18k na entrada +B, e  ficou muito bom a tensão ficou igual com a pilha de 6 volts. Fiz testes retirando a alimentação 8 Volts do PX vindo junto com a linha do áudio, funcionou mais não gostei, poderá fazer testes para eliminar a pilha.  Mais não dá para  adaptar as 2 pilhas AAA, por isso eu sempre dou uma carga na falida pilha. Para outros rádios é só adaptar no local do microfone, aqui no blog tem outros circuitos de pré sem pilha e alimentação do próprio rádio. espero que gostem  do circuito.

9 comentários:

  1. Olá Waldir,
    Parabéns pelo Blogger, suas publicações são Bôas, e didaticas, espero que em breve vc seja um Radioamador, o nosso hobby precisa de gente criativa que goste do ferro de solda.

    73, Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu Amigo Antônio, muito obrigado, sem dúvida em breve eu estarei fazendo QSO com vocês, já é tempo mesmo, afinal sou PX desde 1982, comecei com 14 anos, terei o maior prazer em fazer parte do radiamadorismo e compartilhar experiencias com todos vocês. um abraço. Waldir

      Excluir
  2. Waldir, você tem o espírito radioamadorístico, portanto, você já é um verdadeiro radioamador. Só falta o indicativo - se é que já não o conseguiu - para ser "efetivado"! Estou QAP em 27.485 USB, aqui por Dourados. 73 do Ademir PT9HP (ex-PT9AIA e ex-PX9D-1200)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu amigo.
      Muito obrigado lelos comentários, sou PX 6A 6075, já modulei muito ai com sua cidade, fiz muitos amigos por nona região há mais ou menos 10, 15 anos atras, atualmente estou afastado do PX, mais voltarei logo, e com certeza já ingressando no radioamadorismo PY, PU.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. Boa noite Waldir! para uma bateria de 9v qual seria o valor de R8, obrigado Claudio J Vitor PX2Z5287 e PU2VZC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo Claudio José Vitor.
      Olha amigo o esquema original da Cobra é 18k para alimentação de 6 volts, talvez isso é temos que fazer teste de sensibilidade do circuito, e tensão nos transistores, mas acho que um resistor de 22k poderia servir, ou um de 22k em série com um de 2k2, mas como já disse teremos que ver a sensibilidade do circuito ou mesmo medir com tensão de 6 volts ás tensões nos transistores, e tentar igualar com a tensão de 9 volts e um ou dois resistores em série com +B.
      Muito obrigado amigo pelo comentário um abraço a você e sua família.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  4. Obrigado pelas informações amigo Waldir a paz e o amor de Deus e a direção do Espirito Santo pra todos seus familiares!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu amigo Claudio José Vitor.
      Não há de que agradecer amigo, olha se você está querendo montar um PTT sem fio a longa distância olhe este que eu fiz, https://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2013/12/ptt-link-ou-sem-fio-para-148-gtl.html foram cinco anos de estudo e pesquisa enfim deu um trabalho, mas foi o maior orgulho para mim. Meu amigo muito obrigado pelas palavras, desejo a você e sua família, que o criador do universo, o todo poderoso Deus os abençoe, e esteja sempre no seu lar, desejo-lhe muitas felicidades saúde e muita paz, e que o Senhor Jesus esteja no coração de vocês. Um feliz ano de 2017.
      Muito obrigado, abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. O surfista um deste montado sai quanto.

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.