quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Esquema Original Cobra 148GTL ano 89

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.   
O modulo VCO esquema atualizado em 24 de agosto de 2015.
Vejam um manual de serviço do transceptor TR-296GK DX, igual ao 148 GTL, e um erro no esquema original na ligação de +B S402 para pino 2 do IC4, vejam que eu postei o esquema original e ligação corrigida. Links dos esquemas está com gatos "erros" Cobra 148 GTL CBTricks e com zoom. E manual de serviço do cobra 148 GTL em 4 páginas. Home page CBTricks. Link esquema sobre Cobra 148 GTL F idêntico ao cobra 148 GTL D Chinês.
Esquema meu original com zoom esquema CBTricks.
     
Abaixo esquema do Cobra 148 GTL DX CBtricks com PLL MB 8719.
Este esquema é original foi do meu primeiro Cobra 148 GTL que comprei novo no ano de 1989, o próprio veio assim ilegível principalmente na parte do PLL, mas dá para ver, consertei muitos cobra 148 gtl com esse esquema, na página tem um esquema muito melhor e até tem o esquema do CI UHIC 007 Modulo VCO na parte de baixo, fantástico, embora tenha uns pequenos "gatos" erros, emissor de TR1 é ligado a C7, C7 só é ligado em TR1. Mais esquema de um módulo veja aqui no blog. Quantos rádios viraram sucatas nas oficinas por causa desse CI, agora dá para fazer este circuito em uma pequena plaquinha, e substituir o CI, tem tensões e ainda Frequências, sugestão para modificar voice lock TX,RX ou se preferir quebrar o queixo, e ainda aumentar o áudio em R124 e R126 e ainda adicionar um no coletor de TR26 de 1k, eu não faço isso pois o rádio esquenta muito, aumenta muito o áudio, não aconselho que façam, mais se quiser, mãos a obra,  Está ai poderá haver algumas pequenas diferenças nesse novo esquema mais dá no mesmo.

26 comentários:

  1. Olá amigo, onde vejo esquema do ci UHIC 007 MODULO VCO.
    tem algum estranho meu equipamento tem queimado varios modulo, que pode ser.
    Obg!
    Aurelio Moreira PX7G3801 e PU7MJM
    moreira46@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo Moreira.
    Muito obrigado por ter visitado o blog. Bem a página está no comentário que faço abaixo do esquema, click quando abrir a página da cbtricks, click em esquema pdf, pronto salve o esquema na pasta de download ou outro local, abra e amplie em 300% vá na parte de baixo do esquema perto de NOTE: lá está o esquema do UHIC, o mais difícil vai ser o diodo varicap, mais poderá usar outro como teste como BB119 ou outros. Olha Moreira fica difícil diagnosticar o que está acontecendo no seu rádio só com essa informação, e sem ver o rádio, bem a principio verifique se o CI MB 3756 está bom, estando bom com 8volts em RX e TX, veja se essa tensão de 8v está entrando no pino 8, verifique o resistor R105 é de 100R veja se está bom. se estiver, siga o esquema que você vai baixar, acima do CI tem suas tensões. ok. Muito obrigado, pelo comentário, e espero ter ajudado. abraço Waldir

    ResponderExcluir
  3. Waldir! teria algum circuito alternativo ao MB8719? tá muito caro na praça... um equivalente talvez mesmo que com os pinos em posições diferentes... 73!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem muitos meios de se substituir o circuito PLL, só depende da imaginação e experiência do técnico, da para colocar um VFO simples LC, o que já é ultrapassado, então vamos ao DDS, um VFO com frequencímetro e que poderá fazer muito mais do que um VFO, tem também outros PLL que modificando um pouco o circuito funciona perfeitamente, como já disse há sim como substituir o circuito PLL, dá um pouco de dor de cabeça e muitos dedos queimados mais é certo, é só colocar o cérebro para pensar.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  4. Veja o link
    https://youtu.be/SAC4h_eKj9g

    Atualmente esta sucata opera com um DDS
    Sendo abandonado achave de canais e apresenta a frequência num display LCD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola Gilberto Costa.
      Muita boa a ideia de adicionar mais este PLL ao circuito do 148, pode-se fazer muito neste circuito com outros PLL, e até como você fez um DDS, é isso ai a imaginação não tem limite, é só começar e montar.
      Um abraço e muito obrigado pelo comentário e link do vídeo, contribui bastante para nosso hobby. Abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. Boa tarde estou precisando do esquema do 142 gtl cobra onde consigo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a maioria dos esquemas de transceptores é possível achar na cbtricks.
      O esquema do Cobra 142 esta neste link: http://www.cbtricks.com/radios/cobra/142gtl/index.htm
      Copie e cole o link e selecione em PDF ou JPEG.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  6. Gostaria de se vocês tem o esquema do cobra 148 gtl malasio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok não sabia que existe este esquema da Malásia, sei que pode ter algumas modificações de alguns modelos antigos de 5 pinos PTT, mas este esquema da Malásia eu nunca ouvi falar ou encontrar aqui na net. Eu tenho 148 GTL da Malásia é o mesmo de Taiwan R.O.C.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. Bom dia waldir. meu 148 gtl esta com áudio em recepção como se fosse alto falante ruim o que pode ser esse defeito

    ResponderExcluir
  8. está assim como se fosse alto falante ruim tanto em AM quanto em SSB o radio fica com áudio como se tivesse com alto falante rasgado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo.
      Não seu o qual 148 GTL é o seu, mas fica difícil dá uma resposta certa sem ver o rádio. Possivelmente o defeito esta no Circuitto áudio, CI áudio TA 7222AP ou TDA 2003, algum componente ruim. Mas não posso afirmar claramente o defeito, que poderá ser em outro circuito.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  9. Obrigado pela atenção. Mais meu rádio é um 148 gtl malaysia . O áudio em recepção fica bom por um tempo depois de um tempo o áudio vai ficando ruim como se fosse o alto falante ruim . Troquei o TA 7222ap mais não resolveu.

    ResponderExcluir
  10. Mais com certeza não é o TA7222AP. Porque eu coloquei um novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pode ser um capacitor eletrolítico no circuito do TA 7222, ou outros capacitores, mas não posso afirmar, já que trocou o CI, verifique os capacitores de todo circuito CI. Eu nunca ví um defeito assim. Realmente fica difícil, acertar sem ver e esta com o equipamento em testes.
      Espero que acerte o defeito, e se quiser relatar aqui nos comentários para outros amigos saibam quando surgir um defeito parecido.
      Muito obrigado pelos comentários.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  11. Obrigado pela atenção. Esse defeito está em AM e ssb um áudio muito ruim e parece mesmo ser de capacitor amanhã vou ver essa parte e compartilho aqui se resolveu ok. 73

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, espero que ache o componente ruim, e resolva o defeito. Mas só mexe por enquanto no circuito de amplificador de áudio, caso o defeito não desapareça, se parte para o pré amplificador áudio e seus componentes anteriores e saída de FI AM SSB, componentes interigados. Mas por enquanto o foco é amplificador de áudio.
      Aguardo seu relato aqui nos comentários.
      Muito obrigado. Waldir Cardoso.

      Excluir
  12. Depois de testar tudo aqui com capacitor e transistores e nada encontrado fui no alto falante e testando o áudio voltou 100% mais nem vi pois o alto falante do rádio parece ser novo . Mais foi esse o defeito e no alto falante.obrigado Waldir 73 .

    ResponderExcluir
  13. Coloquei um alto falante novo e resolvi o problema aqui .

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe qual o capacitor C132 no cobra 148 GTL meu rádio está sem por ter alguma modificação e quero colocar original aqui esse capacitor fica perto do trimpot VR11 obrigado. 73

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe dizer qual é o capacitor c 132 no cobra 148 gtl esse capacitor fica perto do trimpot VR11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio.
      O capacitor C 132 no esquema do Cobra 148 GTL original ele é de 0.0047uF ou 4.700 pF, ou 472, 4.7nF. Embora no esquema do Cobra 148 GTL-F ele está neste mesmo circuito ALC SSB como C 132 é 2.2uF eletrolítico, o circuito é o mesmo do original 148 GTL, ou seja embora ele esteja como "desacoplador" no circuito ligado do emissor de TR 34 2SC 1675, ou 2SC 3194Y, para VR 11 de 10k para negativo. Embora seu emissor TR 34 receba também uma pequena tensão em modo AM através de R 159 18k 8Vcc TX, e R 160 8k2 e D 42 8Vcc AM via chave seletora de bandas S403-3. Pelo minha experiência você poderá colocar um capacitor de 472, 103, 223, 104 ou até mesmo um eletrolítico de 2.2uF 16, 25, ou 50V. Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  16. Muito obrigado Waldir 73. No meu rádio não tem por ter alguma modificação. Mais tô voltando o rádio pra o original. 73

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Marcio.
      Olha me desculpa não tinha visto seu comentário do dia 30-07-2023, estava na pasta "Lixo Eletrônico" do Outlook, por isso só vi hoje a noite. Mas este capacitor não tem tanta influência no circuito assim não, tem que ter, mas poderá ser de 10n se você não achar o de 4.7nF, ou ainda o 5nF, ele é para o ALC SSB, e recebe em TR34 uma tensão no emissor vindo da chave quando em AM, e outra tensão quando em TX.
      Este circuito faz a limitação da saída RF TX de modulação e RF, sendo ajustada pelo Trimpot VR 11.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.