sábado, 11 de julho de 2015

Substituto TR 36 2SC 1969 por IRF 520 cobra 148 GTL.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este mês trago um esquema simples muito solicitado a mim por e-mail e comentários no blog, é a substituição do TR 36 2SC 1969 por FET  IRF 520, em Julho 2013.  Publiquei a proteção TR 36 2SC 1969. Publiquei também como testar o transistor 2SC 2166, 2SC 1969 Mitsubishi. O esquema é simples pois nada mais é que retirar alguns componentes e substituir outros. Em 2005 meu amigo Veridiano PU6VDS, substituiu em seu cobra 148 GTL, o 2SC 1969 por IRF 520, na época eu modulava com ele e ouvia o áudio e portadora de seu cobra 148 GTL que agora estava mais agressivo, tanto no áudio como em sinal  gostei muito do que eu estava vendo em meu S-Meter e ouvindo parecia áudio de um rádio de 100 W, naquela época os rádios estavam começando saírem com FET em seus Drivers e PA, mais para nós ainda era estranho e duvidoso, mas como eu já usava o FET IRF 630 nos meus transverter de 40 metros, logo aderimos os FETs como uma ótima opção barata e ainda não falsificados para substituir o famoso e caríssimo extinto 2SC 1969. O PU6VDS Veridiano só simplesmente retirou o TR 37 2SC 496, ligou um resistor de 10k de D 76 onde estava ligado o coletor de TR 37, para L 40, onde estava ligado o emissor de TR 37, depois ligou outro resistor que pode ser de 4k7 ou 5k6, de L 40 onde foi ligado a resistor de 10k, para o negativo, Simplesmente isso, ele me disse que a tenção tem que ficar no GATE do FET, entre 2 a 2,5 volts, e que alguns rádios tem maior potencia de RF no coletor de TR 38, 2SC 2166, por isso o resistor ligado de L 40 para negativo poderá variar de 4k7 a 5k6, melhor colocar o menor, se ficar bom deixa, se notar algum defeito no áudio coloque a 5k6, ele tem experiência já fez em vários rádios com ótimos resultados. Bem eu como de costume, observando alguns esquemas da página da CBTricks com informações sobre o ERF 2030. Também no cobra 148 GTL DX com duplo IRF 520 PA e DRIVER. Página de informação da CBTricks com esquema do EN-369FN para o FET ERF 2030 para 148 GTL. Mais nesta página para outros modelos CB.
Desenhei dois esquemas como teste para o 148 GTL final RF TR 36, para quem vai fazer este processo em seu rádio terá de ter um pouco de experiência em RF, pois eu não aconselho a quem nunca trabalhou com RF e sem equipamentos a fazer esta substituição. ATENÇÃO: Lembrando ainda que se você tem uma fonte de alimentação com pouca corrente, melhor adquirir uma outra pois os FETs consomem muito mais corrente que os transistores, por isso é bom deixar em repouso algo entre 3 a 5 amperes além do que o rádio irá consumir, sua antena também terá de estar bem ajustada com ROE baixa, talvez seu rádio irá esquentar muito mais que antes, mais se ficar tudo ok vale a pena pois o seu rádio ficara de folego novo. Ainda quem quer aproveitar mais do seu cobra 148 GTL tem uma página com belíssimo trabalho do amigo Adinei PY2 ADN com dicas importantes e modificações, ajustes, alinhamento importantes, até como "chicrutar" ou "chucrutar" aumentar os canais, vejam e vale a pena salvar e ler aos que querem saber mais. ATENÇÃO: para ter os canais 41, 42, 43, 44, nos dígitos 37, 38, 39, 40, não corte a trilha do pino 12 PLL MB 8719 e aterrando com uma chave, faça melhor: Desligue o JAMP do pino 14 que vai ao seletor de canais, e ligue na chave,  assim fica melhor e você terá alguns canais telecomandos. Mais isso é para outra ocasião falando-se de modificações no 148 GTL. 
Abaixo esquema feito pelo amigo Veridiano.
Esquema modificado por mim, melhor fazer testes, observe a tensão no FET.
Mais um com base nos já citados em páginas da CBTricks.
Aos que tem experiência em TRX RF poderá fazer o mesmo no driver, volto a afirmar. Aos que tem experiência em TRX RF, pois poderá parecer fácil, mais tem que sair tudo certo para que se tenha e aproveite o melhor rendimento dos FETs, no mais e mãos a obra e já poder modular com seu rádio com maior potencia e novinho novamente. 
Waldir Cardoso.

36 comentários:

  1. uma bela alternativa caso o transistor original queime. Há um tempo atrás fiz uma modificação no 1969, injetando direto alimentação de 13.8V no 1969, mas preferi voltar as configurações originais, se precisar de mais potência, usarei um linear, rs.Tenho uma dúvida, mas não se relaciona com o tópico, o Sr. não tem esquemas de interfaces para modos digitais echolink, eqso. para rádios que precisem do PTT para ativar o RX? Estava querendo fazer um link virtual e retransmitir localmente utilizando um 22 plus, 19dx, ou até um 148, mas as interfaces não funcionam nestes rádios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu amigo, essa modificação para 13V só se for com transformador de modulação e em AM que é entre 5V, pois em SSB já entra toda tensão da fonte,enquanto ao esquema eu não tenho, mais na WEB você poderá achar.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Amigo Waldir!
    Eu estava lendo outro post seu, sobre falsificações do 2sc1969 e fiquei intrigado. Eu recentemente encontrei numa loja por R$ 3,50 cada (claramente falso) e comprei 2 para testar num cobrinha. Um eu nem coloquei pois tinha fuga e o outro funcionou aparentemente sem problemas no lugar do 2sc2078 do cobrinha. Claro que não arrisquei jogar no 148. Isso mostra que alguns falsificados até trabalham de forma razoável, podendo enganar quem os usa. A minha dúvida está nesses FET´s. A gente corre risco de trocar gato por lebre, colocando um FET falso? Existe alguma forma de reconhecer isso?
    Minha outra pergunta foge um pouco do assunto principal. Meu 148 usa o MB8719 e eu gostaria de chegar ao canal 172. Você tem uma dica para isso? Os chucrutamentos que encontro na Net vão sempre até 108.
    Abraços
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Eduardo.
      Olha pode ver que esse que funcionou não da a potencia de um original da mesma especificação, enquanto aos fets, temos que observar o material usado e acabamentos, geralmente são de baixa qualidade, e péssimos no acabamento, inclusive números e letras. Enquanto ao chucreute para 10 metros no 148 GTL, basta você colocar 3,7 volts no pino 10 PLL, com o próprio cristal de 11.325,00 Mhz que ele vai tranquilo, só ajustando ás bobinas e VCO para oscilar nos canais altos.
      Espero ter respondido meu amigo Eduardo um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  3. Amigo Waldir!
    Mais uma vez grato por sua ajuda. Farei essa alteração no 148. Quanto aos FETs a situação beira o absurdo! Falsificações até de componentes relativamente baratos! Não existe controle e fiscalização desses produtos. Vivemos mesmo numa República das Bananas! E como você disse, a loja sabe muito bem a porcaria que vendem e cabe a nós descartar quaisquer compras nesse tipo de loja. Comprei aqueles transistores numa loja da Santa Ifigênia aqui em São Paulo, local que hoje se tornou reduto de espertalhões e são poucas as lojas sérias por lá. Infelizmente a coisa vai piorando e não existiriam falsificadores se não existissem quem vendesse produtos falsificados.
    Abraços.
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Eduardo.
      Meu amigo aqui da cite fez esse mesmo circuito no 148 dele, ficou com uma transmissão em SSB que parecia um rádio de 100W. Mais ás falsificações tem até nos pequenos transistores BC, isso mesmo, tão baratinho e é falsificado, claro que quem vende sabe, na compra todos devem pedir a nota fiscal de venda ao consumidor, ou cupom fiscal, caso não funcione dirija-se a loja para trocar, assim se todos fizerem isso a coisa poderá mudar um dia. Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir CArdoso.

      Excluir
  4. Fiz o primeiro esquema no meu 148GTL, ficou uma blz, 15w AM picos de 25W em SSB.
    Valeu mesmo, show de bola a dica, Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Carlos.
      Bom que conseguiu fazer e ficou bom mesmo, é isso ai, muito obrigado pelo comentário.
      Abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  5. Waldir tem que fazer alguma mdificaçao no tanque final como capacitores ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo José Laércio.
      desculpa amigo se não respondi seu comentário, é que ás vezes acontecem imprevistos do corre corre. Mas vamos lá, olha não precisa colocar nenhum capacitor, a mudança no tanque é como esta no esquema aqui, em relação ao esquema original do rádio.
      Um abraço, e desculpa mesmo amigo.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  6. Amigo Waldir, teria um esquema do tanque final mosfetado? tenho um 148GTL placa uniden 912 que comeram os transistores, capacitores, resistores.. só sobrou as bobinas (as contas de ferrite desapareceram também) do tanque final. Tem RX normal, e eu queria refazer o tanque já com os MOSFETS... outra pergunta já experimentou usar IRF540 no lugar do 520? 73!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu amigo não escreveu seu nome, mais tudo bem. Bem este esquema substitui com êxito é simples veja também em: http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/ekl/graphics/erf2030_148gtl_mod.pdf em: http://www.cbtricks.com/radios/cobra/148gtl_dx_plus/graphics/cobra_148fgtl_dx%2B_fet.pdf em algumas dicas de rádios em:http://www.dtbradio.com/tips.html Vejam que em todos esquemas é usado o IRF 520 eu nunca substituir em equipamento nenhum, é só fazer testes com o 540 ou outros que oscile acima dos 30Mhz.
      É amigo fizeram uma limpa no equipamento que desastre.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  7. Sempre muito bom e didático seus esquemas. Tem como passar o nome do software que usa para desenhar os esquemas? Tks 73 PU2TIB.

    ResponderExcluir
  8. Ok amigo Heitor Neto PU TIB.
    Olha eu não respondi logo por falta de internet há quase uma semana sem. Vamos lá, o programa é circuit maker 2000, você poderá baixar no 4 shared, ele é muito fácil, não é completo mais com criatividade dá para desenhar todos os componentes, você vai baixar aqui:http://www.4shared.com/zip/tLtgzozx/circuit_maker_2000_pro__crack_.html?locale=pt-BR Existem outros lá no 4 shared. Um abraço e muito obrigado.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um Realistic TRC448 que usa o 2sc2020 na saída, porém o mesmo queimou e agora estou com muita dificuldade em achar, o amigo teria um esquema para colocar um mosfet no lugar dele, 73!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre Vilhena.
      Olha rapaz você poderá substituir por outros como 2SC 1816, 2SC 2029, 2SC 2043, ou ainda se for do mesmo lado os terminais Base, Emissor, os 2SC 1306 ou 2SC 2166, 2SC 1974, 2SC 2075, entre outros de potencia entre 12 a 10W RF, porem se você não achar poderá seguir o esquema acima e fazer a mesma modificação no seu rádio com o IRF 520, cuidado com os lados dos terminais, eu não tenho esquema para esse rádio, fico devendo.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  10. bom dia preciso do esquema de um vr 87 de deixa a saida orinal 2166 e por so uma mosfet irf 520 no lugal da c 1969 deixando so uma 2166 e uma irf 520

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago.
      Olha não entendi o rádio é original com PA a MOSFET ou transistor. Bem de qualquer maneira o melhor lugar onde você poderá encontrar como colocar um PA MOSFET é na página da cbtricks http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/mosfet_experiment.htm ou http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/ e a página onde você encontra esquemas de vários modelos de rádio que poderá ser idêntico ao seu. http://www.cbtricks.com/ .
      Bem meu amigo eu não tenho o esquema que procura, mas espero que encontre em algumas destas páginas. Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  11. waldir obrigado por nos presentear com maravilhosos projetos!!!

    ResponderExcluir
  12. Ok amigo Ademir.
    É nosso dever ajudar e incentivar a todos, o bom Radioamador é para isso, sempre compartilhando ás coisas e descobertas boas.
    Muito obrigado pelo comentário, um abraço.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  13. Ola. É possivel substituir os 2sc2312 do cce 8000 por irf 520 ou 540-. Obrigado.
    Gilberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o procedimento é o mesmo do 148 gtl. Mas é bom ter um pouco de experiência em RTX.
      Muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  14. Olá amigo boa noite,queria parabenizá-lo pela atitude de ajudar a TDS,inclusive a iniciantes igual a mim,no cobra 148 gtl para mudar os transistores de saida pode trocar so o 1969 pelo irf 520 ou tem q trocar os dois, e é muito complicado essa troca, PU7MHQ POR TIANGUÁ NO CEARA UM GRANDE 73 a todos da família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonir.
      Olha você tem que ter um pouco de experiência em RTX, para trocar os transistores de saída RF por IRF 520, pois poderá aparecer algo que precise alterar o circuito acima publicado, mas se tudo sair bem o circuito acima funciona muito bem no cobra 148 gtl.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  15. Vc poderia.me.ensinar.passo a passo como colocar um ter no meu cobra 148 gtl de 5 pinos bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, eu já estou postando tudo o que precisa para ser feito, o resto é ter um pouco de experiência em RTX ou TX com mosfet, a alimentação de bias VR8, vá a página da CBtricks no link acima da postagem e leia com atenção. Espero que tenha exito na modificação.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  16. boa noite amigo Valdir Cardoso, mais uma vez Leonir Ribeiro aquí pelo Tianguá, quero lhe parabenizar pelo ajuda q dá e já deu a muitos amigos, pela sua humildade e não lhe conheço mais pelo esforço q vc faz prá responder a todos isso é muito gratificante prá tds nós, amigo eu sei fazer picos positivo nos rádio da linha voyager, mas do cobra 148 GTL eu queria q vc me ensinasse, dos vr's eu faço usando o bc 548 mas do cobra como q faço, 73 istenssiva a toda família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Leonir Ribeiro.
      Leonir eu estou afastado dos 11 metros,e não sei o que significa "Picos positivos" eu entendo que pode ser na recepção em AM no S-meter, ou será na modulação em AM TX. Não entendi o que você me pedi, se você mandar o esquema para mim eu posso adaptar para o 148 GTL e enviar para você.
      Muito obrigado pelos elogios, temos que ser assim, dai de graça o que recebes de graça, o homem mostra o que é.
      Muito obrigado meu amigo, e que o senhor Deus abençoe você e sua família.
      Um abraço. Waldir Cardoso.

      Excluir
  17. Caro waldir santos cardoso. Meu cobra 148 gtl havia queimado o transistor 2sc1969 e tentei fazer as modificações acima mas sem êxito. Eu iria testar as modificações do link que você indicou (http://www.cbtricks.com/miscellaneous/fet_papers/ekl/graphics/erf2030_148gtl_mod.pdf), trocando os 2 transistores por MOSFET, porém fiquei na dúvida do penúltimo procedimento no site.. o ítem 15 diz para ligar um resitor de 470 K do gate de TR38 até JW48. Porém em nenhum esquema eu encontro referência do componente JW48. Meu cobra é um 148 gtl Malasya 1997. Agradeço se puder me auxiliar. ANTONIO CARLOS / PX2Q2630.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Antônio.
      Olha alguns amigos já fizeram a modificação com êxito, veja bem, a tensão de bias deve ficar entre 2 a 2,8 volts, até 3 volts, mas não é o correto muita tensão, coloque um trimpot como nos esquemas da Cbtricks, e vá regulando até obter o melhor sinal potencia RF e sua voz ficar boa em SSB, nos links que passo no texto você vai aprender como fazer outra modificação e até com o Driver, pois se serve para o Galaxy serve também para qualquer um transceptor. Outra questão é em relação aos Mosfet ser falso, eu já comprei alguns falsificados, assim não tenha circuito que funcione bem.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Vou tentar as modificações pelo link do Galaxy. Que coisa hein.. IRF520 falsificados, um componente barato e mesmo assim as vezes somos ludibriados. Um forte 73.

      Excluir
    3. Olha os esquemas acima são simples e funcionam de verdade, e pode funcionar também no driver com o mesmo IRF 520N. Sim tudo que tem saída e vendido muito pode ser falsificados, os Mosfets não estão livre disso.
      Abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  18. Bom dia Waldir. Sou Nino, de Avaré SP. Tenho alguns rádios pequenos, 19DX antigo, 22 Plus, Mega Star 32 Plus, entre outros. No 19 DX instalei o IRF520. Mas queria instalar o IRF530 no 22 Plus. Vc já fez alguma experiência com o IRF530? Conhece algum esquema para o 22 Plus. Sou apaixonado por rádios pequenos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Nino Silveira.
      Muito bem amigo, gosto de ouvir de quem é apaixonado por rádio e eletrônica. Olha eu nunca usei o IRF530, não sei sua capacitância e impedância interna, talvez ele funcione em 27 Mhz, mas sei mesmo que o recomendado é IRF 520N. Faça o esquema acima que vai ficar bom, mas talvez precise algums ajustes nos indutores RF final, se você tem experiência em RF fica fácil, mas se você tem o IRF 530 faça testes.
      Muito abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  19. O PTT do Px cobra 22 plus arrebentou no conector onde encaixa no rádio são 5 pinos e fica difícil pra entender essa ligação. 73 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu amigo.
      Desculpa a demora de resposta. Olha o esquema do PTT ligação você vai achar no esquema do rádio.
      Fiz uma pesquisa no google, e achei o esquema rapidinho. veja neste blog: http://eletronicatomo.blogspot.com/search/label/Esquema%20r%C3%A1dio%20px%20Cobra%2022%20Plus
      Aqui nesta página. http://www.cbshopx.com/esquemateca.htm
      Neste blog. http://alexandrecostaazul.blogspot.com/2013/08/esquema-22-plus-px.html
      Como você ver é fácil baixar e salvar o esquema do Cobra 22 plus.
      Um abraço, e mil desculpas pela demora de resposta.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.