BLOG LOCAL: ALAGOINHAS, BAHIA BRASIL.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Antena cúbica de quadro ou quadra cúbica para 27 mhz.

Bem Pessoal este mês publico uma sugestão do Sr. José Luis Arroyo de Ribeirão Preto, S.P,  um esquema de antena para faixa de 11 metros ou 27 Mhz, tem tudo haver com os nossos projetos publicados aqui no blog. O Sr José Luis enviou-me o esquema e montagem de uma simples antena quadra cúbica de dois elementos para 11 metros, a publicação saiu na revista Saber Eletrônica N:98 Novembro de 1980. de autoria do Sr: Alfredo dos Santos Martins Filho. Eu mesmo montei esta antena na década de 90, um amigo mandou uma xerox da publicação, eu montei como manda o autor, só depois fiz uma pequena mudança nas duas cruzetas, eu comprei duas luvas e duas cruzetas de três quarto de ferro galvanizado com rosca, levei a uma oficina e mandei soldar, idêntico como ficou no projeto da revista só que mais resistente e melhor, isso foi depois que eu gastei muitos tabletes de cola DUREPOX que não ficou bom, por isso parti para o metal galvanizado, devemos saber que o peso é um inimigo nos tubos de PVC, eu também preparei um "T" de ferro galvanizado com rosca, e dois pedaços de tubos galvanizados para sustentar os dois elementos feito então de PVC, mas não cheguei a montar com estas modificações, eu montei como manda o autor, só fiz algumas correções no tamanho dos elementos fios, principalmente o irradiante, fiquei realmente abismado com o ganho de recepção e transmissão em curta distância, isso porque ela estava cerca de 4 metros do solo, super baixa não recomendada, eu modulava na época com uma Yagi de 4 elementos com ROE 1:1 e com 12 metros do solo, um cobra 148 gtl, fiz um teste em SSB com um colega há 30 Km de distância, com a Yagi eu ouvia ele no "fundo do posso"  sinal 0, ele nem ouvia a minha estação, quando eu ligava a quadra cúbica o sinal dele subia para S 3, e ele conseguia me ouvir, impressionante como ela no "chão" tinha um ganho muito superior a Yage de 4 elementos há 12 metros de altura, já em DX longa distância com propagação a quadra cúbica não saiu muito bem, acho por estar no "chão", vale lembrar que aqui no Nordeste não é comum fazer "QSO" contato há 30 Km, é chamado "mosca branca" a não ser com antenas boas e em local de altitude elevada, uma antena apontada para outra.  Quando comecei no PX na década de 80, um amigo próximo ao meu "QTH" casa, tinha uma quadra cúbica de 3 elementos há 10 metros de altura, ele era o tubarão na cidade e modulava com todos que o cobra 148 gtl ouvia, em DX era um tubarão chegando no Sudeste e Sul com super sinal. A antena aqui publicada é só de 2 elementos, porem quanto mais elementos maior sera o ganho em dbs, também mais diretiva, para 11 metros fica muito grande uma dessas com 3 ou 4 elementos, já para VHF podemos montar tranquilamente uma de 4 a 6 elementos com tamanho pequeno, já montei uma de 4 elementos para VHF e o resultado foi surpreendente muito boa, podemos ver mais sobre a quadra cúbica e antenas pesquisando na net, veja: http://doradioamad.dominiotemporario.com/doc/QUADRA%20CUBICA.pdf  neste livro Ondas e antenas em:http://doradioamad.dominiotemporario.com/doc/Ondas%20e%20Antenas.pdf e um cálculo  de antena quadra cúbica para HF e VHF até 7 elementos em: http://www.qsl.net/asra/quadra.html neste link para revista Italiana sobre alguns circuitos e antenas da faixa do cidadão CB:http://www.introni.it/pdf/Zierl%20-%20Circuiti%20per%20gli%20amatori%20CB.pdf outros livros da década de 70 muito bom em: http://www.introni.it/pdf/Costa%20-%20CB%20radio%201975.pdf e em: http://www.introni.it/pdf/Favaro%20-%20RX%20TX%20VHF%201971.pdf e para nosso desenvolvimento na eletrônica temos aqui no Brasil o amigo Picco que faz um excelente trabalho publicando revistas novas e velhas, escaneadas e outras achadas aqui na net, entre informação e esquemas, parabéns Picco, procuramos fazem a net um excelente mundo virtual. Bem neste link da página do Picco vocês vão ter um bom livro com muita coisa sobre antenas, vale a pena baixar salvar e estudar http://www.mediafire.com/file/wknoka1rokrh1bn/AntenasdeTV.pdf ou se preferir pesquisar mas outras revistas click https://blogdopicco.blogspot.com.br/  tem muita coisa sobre antenas e equipamentos vale a pena baixar e salvar.
Publicação completa, incluindo fórmulas para confecção em outras bandas.
Melhor ler toda publicação.
Veja na cruzeta o tamanho do raio, muito importante para confeccionar para outras frequências.
Lista de material original.
Fórmula para achar o raio, importante na confecção de diversos tamanhos dos elementos.
Correção que fiz no tamanho do fio passando pelos furos, no centro correto.
Mas uma fórmula para dimensionar os elementos tamanho e distância em qualquer frequência.
Se vocês estão querendo uma boa e simples antena, e tem espaço em sua residência esta antena é muito boa para vocês falar com a cidade e também fazer "DX" longa distância, se vocês quiserem podem montar ela com mais um ou dois elementos formando quatro elementos, assim ela fica com mais ganho tanto de recepção e transmissão. Lembre-se a alma do rádio é a antena, não adianta nada você ter um transceptor bom e potente com uma simples antena "dipolo" de um quarto de onda. 
Bem pessoal, espero que gostem desta postagem sobre a antena quadra cúbica, "A rainha das antenas", se desejar apender mais leiam ás revistas e livros que passei o link acima, é muito bom adquirir conhecimento também em antenas. Meus agradecimentos ao Sr. José Luis Arroyo, por enviar e sugerir esta publicação de grande valia para nós Radioamadores.
Waldir Cardoso.

2 comentários:

  1. Bom dia Waldir. Montei esta antena ha muitos anos, la pelos anos 80, mas não aconselho utilizar PVC. No primeiro vento (e note que os temporais naquela época não eram como são hoje!), a mesma ficou totalmente destruida, somente segura pelos fios. Pensem em utilizar as medidas mas montar com barras de fibra de vidro ou tubos finos de aluminio, utilizando-se PVC somente nos ultimos 40-50cm de cada ponta dos X. PVC é muito fraco, principalmente com as ocorrencias de ventos que temos tido aqui no sul.
    Sem este problema de resistência do material, a quadra é imbativel, equivalendo-se a uma direcional de 3 elementos. Use cabo 50 ohms RG213 para menores perdas e não deixem de usar os 1,825 metros de cabo/balum 75 ohms.
    Abraço

    Jony Gomes
    PX3P6043/PU3JLG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Jony Gomes PX3P6043.
      Eu montei essa mesma antena com PVC só para testes, ela ficou quase no chão, aproximadamente 3 metros altura, mas foi o suficiente para eu ver o ganho em RX e TX para curta distância, já em DX deixou a desejar, minha direcional de 4 elementos Yage ganhou, mas foi com certeza a altura, já ouvi reportagens no PX da época que o pessoal monta com bambu, ou PVC branco que é mais resistente, já com alumínio mesmo que seja com pontas de PVC poderá ter muita diferença na estacionária, deve ser legal é para o refletor, que irá bloquear mais os sinais, mas também fará diferença na estacionária, bem mais tudo tem que ser feito testes e certificar o que é melhor para se ter uma boa antena como essa.
      Muito obrigado amigo pelo comentário.
      Waldir Cardoso. PX 6A6075