BLOG LOCAL: ALAGOINHAS, BAHIA BRASIL.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Transverter 80 40 Metros experimental 148 GTL.

Transvertes em 80 e 40 metros, com uma só bobina no oscilador, experimental, desenhei inspirados no projeto do esquema do Sr. Francisco Cataldi, o original foi desenhado pelo amigo Luciano PY2 BBS, e enviado pelo amigo Adinei PY2 ADN, meus agradecimentos,o original serviu-me de inspiração para desenhar um esquema de transverter interno e externo para o cobra 148 GTL, mais simples, menos componentes, melhor elaborado e mais barato, sabendo-se ás dificuldades da década de 1980, o Sr. Francisco Cataldi teve essa maravilhosa ideia, projetar e montar um transverter de duas bandas para ser colocado dentro do cobra 148 GTL, "FANTASTICO" muito inteligente, um gênio, pois naquela época não se via essas coisas de rádio PX multi-band.  Sobre o projeto: para simplificar e reduzir espaço coloquei uma só bobina no oscilador em torno de 20 e 30 Mhz, quando selecionado a banda de 80 metros, a bobina L1 está com o capacitor de 22pf, na saída de L1 ler-se 30 Mhz dependendo do cristal usado, quando selecionado 40 metros e adicionado em L1 via os três diodos formando uma chave, um capacitor que pode variar de 33pf, pois os diodos tem capacitância também, e na saída de L1 ler-se 20 Mhz, dependendo do cristal usado, por isso o montador terá de ter um frequencímetro para ajustar corretamente L1 com seus respectivos capacitores, por isso o nome experimental.
Cristal pode ser de 10.000Mhz e 10.240.Mhz ou 10.245Mhz, com o cristal de 10.000Mhz a frequência fica abaixo da faixa de 80 Metros, por isso o rádio terá de ser esticado os canais. 
Este é com MOSFET em RX, melhor e mais sensível. 
Versão com transistor RX.
Este é externo, melhor usar ele com cobra 148 GTL.
Bem só para responder os e-mail que recebo perguntando se pode usar outros MOSFETS na saída de TX, e se pode modificar a saída por outros esquemas com maior potencia. Respondendo: vocês podem fazer o que quiser, só depende da capacidade de cada individuo, claro que tudo tem suas regras dentro do contexto do projeto, alterar substituir componentes, alterar simplificar o esquema, e outros só depende de cada montador, o certo é que você vai perder mais tempo, esquentar a cabeça, e talvez não saia como você acha que vai ser, ás vezes dá certo, e é uma experiencia a mais adquirida, mais vale a pena tentar.
Pessoal ás bobinas e indutores podem ser de fôrmas similar maiores ou menores, o montador tem que saber um pouco sobre indutância, ou ajustar cada uma no circuito com o núcleo interno regulando dentro abaixo do meio, mais como em qualquer montagem de circuito TRX, o montador tem que ter experiência para que não perca muito tempo colocando e retirando espiras. 

9 comentários:

  1. boa tarde macanudo, vc tem placas de transveter para a venda preciso para o 18 gtl,e os detalhes para fazer as bobinas/de 40m/ 80m.obrigado aguardo respostas saude saude sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo boa tarde, não tenho nenhuma placa de projetos desenhados por mim tudo que tenho está aqui publicado, só ás que já montei com algum protótipo de meus projetos eu fiz. Ás bobinas são de 10mm da TOKO, e a relação está acima na página.
      Um abraço.
      Waldir.

      Excluir
  2. obrigado valdir valeu pelo retorno Deus te abencoe sempre saude saude, meu e-mail luizjair@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adquiri recentemente um transverter 40 metros, soundy tr200, não consigo sintonizar com o px 148 gtl, nem ouvir as transmissões, tem que fazer algum alinhamento entre o px e o transverter, se tiver como devo proceder, ficarei agraddecido com a informação. Se possivel resposta por e-mail , luiztessari@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Luiz.
      Olha se o seu transverter tiver um cristal de 10 Mhz ou 20 Mhz vai ouvir o pessoal PY entre os canais normais 8 a 20 do PX, nos canais abaixo dos normais ou seja -1 até -20 a -30 vai escutar o pessoal da sub faixa. A questão é se o seu transverter não foi mexido ele tiver um cristal de 10 Mhz no oscilador, ele dobra para 20 Mhz, e essa frequência de 20 Mhz e misturada com a de 27 Mhz do PX ou 26 Mhz conforme o canal que estiver. Ex: se você tiver no canal 8 = 27.055 Mhz - 20 Mhz = 7.055 Mhz esta é a frequência que seu transverter deve receber e transmitir, só se ele tiver com o cristal trocado ou é para 45 metros. Lembre-se você tem que ter uma antena para 40 metros com ROE baixa, e ser licenciado para operar na faixa de PY de 7.000 Mhz, se quiser fazer testes poderá falar na sub faixa abaixo da frequência de 6.955 Mhz. espero ter explicado corretamente como queria saber. Um abraço, e muito obrigado, desculpa a demora.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  4. BOA NOITE AMIGO ESTOU COM TRANSVERT ZAMIN SEM VFO FRONTAL SO BANDA DOS 40 MTS O CRISTAL DELE ESTA SENDO USADO 10245 MHZ E ACABEI VENDENDO PARA UM AMIGO E ELE ME FALOU QUE A FREQUENCIA DO CRISTAL SERIA DE 10000 QUAL É FREQUENCIA ORIGINAL forte 73 51
    ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Pablo Moraes.
      Olha Pablo na realidade a frequência correta do cristal tinha que ser 9.997,5 ou 9.998 Mhz, vezes 2 igual a 19.995 Mhz, isso para quando for ligado ao PX a frequência fique redonda em 0 ou seja a frequência não caia nos canais do PX em termino 5, exemplo: canal 14 do PX 27.125 Mhz com cristal original do Zamin de 10.000 Mhz vezes 2 fica 7.125 Mhz em 40 metros, com o cristal que deveria ser 9.997,5 vezes 2 igual a 19.995 Mhz, ou seja no mesmo canal 14 de 27.125 Mhz PX teria a frequência de 7.130 Mhz subindo um pouco e arredondando para zero no final. Espero que tenha entendido, o cristal da zamin original é 10.000 Mhz que vezes 2 sai 20.000 Mhz, foi colocado o de 10.245 Mhz isso é para não chucrutar o rádio, fazendo os canais da sub faixa dos 40 metros por volta dos 6.700 Mhz ficarem nos canais normais do PX. Espero ter explicado direitinho, qualquer dúvida pode perguntar. Muito obrigado e um abraço.

      Excluir
  5. Bom dia, como se calcula a frequência para o transverte de 80m?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio Caetano.
      Olha depende de qual frequência e qual circuito você se refere, neste projeto o oscilador local tem que oscilar em 30 Mhz, menos a frequência do PX de 27 Mhz, resulta em 3 Mhz que é aproximadamente 80 metros. Espero ter respondido a sua pergunta corretamente.
      Muito obrigado um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir