sábado, 27 de maio de 2023

Transverter 27 Mhz para 3.5 Mhz.

Vocês, que curtem e gostam dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Transverter 27 Mhz para 3.5 Mhz.
Publicado na revista ELECTRONICS Australia, april 1976. Paginas 42 a 49. Um transverter para você ligar no seu PX (CB), e modular na faixa de 80 metros. A publicação da revista em detalhes para montagem, indutores e foto do protótipo PCI, está no blog. Um erro ou "gato" no esquema original no TX amp. BC 108, está com coletor a L8, porem a saída de RF para o driver está errada, ligado em L8 na parte Vcc +B vindo do resistor de 100 Ohms, o capacitor 470pF styroflex está ligado no Vcc +B, assim nunca sairia RF para o driver. Não funcionará, o correto é como desenhei, ou confeccionar um secundário em L3, 4 espiras de fio 34 ou 36 AWG na parte inferior de L3. Notem que fiz modificações ou atualizações nos esquemas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8. É um incentivo aos montadores a fazerem também suas modificações em projetos simples, assim poderão melhorar qualquer projeto de revistas ou da internet. Vejam que de um simples projeto poderemos modifica-lo aperfeiçoando, e ter mais rendimento, potencia, melhorando ainda mais.
Esquema 1 original transverter 27 - 3.5 Mhz.
Vejam que no esquema 2- Modificamos e atualizamos os transistores e diodos, retirei o relé de 4 contatos, é coloquei uma chave TX-RX +B, acionada pela RF do PX (CB), diodos fazem ás mesmas funções, na entrada de antena 27 Mhz (CB), e na saída TX, entrada de RX de 3.5 Mhz. Coloquei +B RX, TX dois leds, assim fica melhor caso tenha algum problema na alimentação de RX, TX. Na entrada +B Vcc, coloquei um choque para evitar que alguma RF saída, passe para o circuito da chave eletrônica RX, TX. Oscilador local de RX, TX separei ás saídas RX, TX independentes, aumentei o capacitor de saída TX Mix. de 33pF para 47pF, este capacitor poderá ser entre 47pF a 100pF, diminuir para 15pF o capacitor para o Mix. receptor, este capacitor poderá ser de 10pF a 20pF. Em TX o Mixer é formado por um Mosfet porta dupla, poderá ser BF 980, 981, 982, 960, 961, no amplificador de TX, coloquei BD 139-16, no lugar do 2N 2222A TO-18 metal, com um trimpot 220R em seu emissor, assim amplificamos mais RF para o Driver. que tem um BU 406 TO-220 ou 407, este transistor é usado em antigas Tvs, mas sua frequência vai até 10 Mhz, o que dá para ser colocado no circuito. Outros transistores retirados de TVs com frequência acima de 10 Mhz de média potencia serve para nosso projeto, pois a frequência de 3.5 Mhz é baixa, assim temos a vantagem de transistores de média potencia e alta potencia servem para o Driver e PA.                          
Esquema 2 Transverter 27 - 3.5 Mhz simples atualizações.
No esquema 3- Atualizações feita em TX Mix. entrada de G1, G2 Mosfet. Em TX amp. na base do BD 139-16 o capacitor de 472 ou 4.700pF acoplamento capacitivo, agora é 102 ou 1000pF. A intenção é ter mais RF na entrada da base do BD 139-16, este acoplamento não é muito usado, raramente veremos tais circuitos. Falaremos mais deste assunto em outras oportunidades. O mesmo foi feito para a entrada de T1, o driver BU 406 agora tem seu emissor aterrado negativo. Se ele ficar esquentando muito, coloque dois resistores paralelos de 1R por 1W, ou coloque um dissipador de calor. Notem que no PA agora temos 4x BU 406, são dois ligados em paralelos, notem também que o circuito que alimenta a base "Bias" do driver e PA não foram atualizados, caso a potencia com os dois transistores a mais em paralelos, esteja com pouco rendimento, melhor montar um outro circuito do bias com LM 317, ou regulador 7805. Como teremos maior potencia RF de saída, o circuito TX é pobre de circuito sintonizado, coloquei um simples filtro LPF de 3 elementos, saída de RF antena, só para atenuar os harmônicos indesejáveis.
Esquema 3 Transverter 27 - 3,5 Mhz simples atualizações.
No esquema 4- Atualizamos o PA, com Mosfet IRF 630, IRF 530, IRF 540, IRF 740, IRFZ 24N, entre outros retirados de sucatas. Um circuito para o ajuste de bias, ajusta a corrente constante e temperatura, circuito aprovado pelo gênio PY2 OHH, os diodos 1N4148 devem ser fixados próximo aos Mosfets no dissipador de calor.
Esquema 4 atualizado transverter 27 - 3.5 Mhz atualizado.
No esquema 5- Atualizamos os transistores TX amplificador, BD 329-16. Driver um Mosfet IRF 630, ou outros já citados acima. O resto do circuito poderá ser o mesmo. teremos mais de 25W RF na saída antena.
Esquema 5 atualizado Transverter 27 - 3.5 Mhz.
No esquema 6- Vejam eu adicionei um simples relé de 12 volts, este relé fará a comutação da antena de 11 metros 27 Mhz ao transceptor. Ao desligar o transverter na chave liga desliga Vcc, o relé desatraca seu contato deixando a antena de 27 Mhz ligada "acoplada" ao transceptor 27 Mhz. Ao ligar o transverter na chave liga desliga Vcc, o contato do relé atraca, ligando "acoplando" o transceptor 27 Mhz a entrada do transverter.  
Esquema 6 atualizado Transverter 27 - 3.5 Mhz.
No esquema 7- Melhoramos a banda passante de 3.5 Mhz. Adicionei um filtro BPF, simples de derivação indutiva, só com primário em L4, e L4-1 que poderá ser o mesmo primário, e secundário, enrole 4 a 5 espiras do mesmo fio do primário, na parte inferior da fôrma. O filtro poderá ser confeccionado em fôrma transformadores da TOKO 10k ou 10mm alta frequência, retiradas de TVs antigas ou rádios. Para isso abra blindagem, e desenrole cuidadosamente a bobina transformador, ás espiras devem ser primário 27 a 30 espiras, secundário 4 espiras do mesmo fio desenrolado da bobina. Enrole o primário dividindo ás espiras nos rasgos da forma, por fim enrole o secundário na parte de baixo dividindo ás espiras nos dois rasgos da fôrma. Monte com a blindagem, e ferrite redondo externo. Os capacitores em paralelos podem ser de 221 ou 220pF a 271 ou 270pF, o capacitor de passagem RF pode ser entre 10 a 18pF. O ferrite de ajuste interno central, deve ficar posição para baixo do meio duas ou três voltas, ajustando o ganho de RF. Vocês poderão melhorar mais a banda passante atenuando assim muito mais os harmônicos na saída da antena adicionando um filtro duplo com mais elementos, depois do filtro BPF, vocês poderão montar um pré driver, driver e PA diferente com maior potencia RF. Estas versões do transverter poderá passar dos 25W de saída RF, principalmente os com driver e PA a Mosfet. Lembre-se que quanto maior a potencia maior será o consumo, com isso o fusível de 6 Amp. será maior. Também os capacitores no filtro LPF saída de antena, terão de ter isolação superior a 2kV 2.000 volts. Vocês poderão ter mais potencia alimentando só Dreno driver, PA Mosfet com a tensão de 22 volts, não alimente o PA com mais de 25 volts, para isso coloquem um bom dissipador de calor nos Mosfets, principalmente no PA com ventilação forçada, ventoinha "cooler", eles deverão esquentar um pouco em longo TX. Vejamos no esquema atualizado 8.
Esquema 7 transverter 27 para 3.5 Mhz atualização.
No esquema 7- E para nosso transverter ficar top 10, mas só em 80 metros. Bem se você quiser poderá modifica-lo para 2 ou 3 bandas, ou seja, 80, 40, 20, metros, ou outras bandas que quiserem. Claro que isso vai ser mais complicado, muito mais tempo, ajustes, componentes. É só seguir os exemplos dos esquemas já postados aqui no blog. Então para finalizar damos um pouco mais de potencia elevando a tenção Vcc de 13,8 volts que alimentava os drenos dos Mosfets, colocamos para 22 volts, assim teremos entre 35 a 40W de RF saída pela antena em 3.5 Mhz. Cuidado para não queimar os Mosfets, Feche os trimpots dos bias para terra negativo, comece a ajustar TX com uma ponta "farejador" de RF, o circuito TX BPF saída L4-1 filtro, agora circuito de pré driver ou TX amp., veja se tem muito mais amplificando RF na saída de T1, agora abra o bias trimpot de 10k do driver o bias corrente de repouso poderá ser de 20 a 50 mA pouco mais dependendo do Mosfet. Veja se tem mais amplificando RF nas saída de T2 Gate dos Mosfets, agora ajuste a corrente de bias do PA entre 100 a 280 mA. Dependendo dos Mosfets. Veja agora na saída T4, ajuste o filtro LPF saída de antena para maior potencia RF saída final. Faça isso com carga fantasma ou antena ajustada R.O.E.    
Esquema 8- Transverter 27 para 3.5 Mhz atualizado.
Espero que gostem do projeto e das atualizações. Muito obrigado a todos. Waldir Cardoso.

domingo, 30 de abril de 2023

Transceptor regenerativo para PX (CB) 27 Mhz.

Vocês, que curtem e gostam dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. Vejam a publicação da revista no nosso blog.
Este projeto poderá ser adicionado no VFO um DDS VFO Arduíno, vejam que é muito melhor e fácil montar um VFO digital com memória, canais, RIT, e tem a vantagem de ser digital com oled 128x32 ou 128x64, vocês poderão montar um Walkie Talkie em 6 ou 2 metros, com antena reduzida.
Este e outros no blog, é para quem gosta de montagens, ou tem interesse em entrar na faixa do cidadão (CB) ou PX, com um pequena montagem feita por vocês. É muito interessante e gratificante, você falar e ouvir (comunicar-se) com colegas PX (CB) em uma montagem sua. Com alguns componentes juntos de sucatas, sua montagem agora serve para levar sua voz, a distância através da antena e do éter. Sei como é esta emoção porque quando montei meu primeiro transmissor, e um receptor, PX (CB) formando um transceptor, fazendo comunicação apenas um cristal 27.125 Mhz canal 14, com o sul do Brasil há mais de 2.000 Km. Foi uma alegria, e é um orgulho para nós. Depois montei mais, foi na faixa dos 50 Mhz ou 6 metros. Projetei e montei para falar com minha então namorada, montei uma base e um móvel Walkie Talkie, a base foi montada dentro da mesma caixinha de amplificador de carro, que montei o transmissor de PX. Estas foram minhas montagens mais difíceis, pois eu nunca fiz um curso de eletrônica, aprendi em revistas quando conseguia comprar. Na época início dos anos 80, um amigo de meu pai me doou um "65 Eletronic Kit" vídeo. Ele tinha feito o curso de eletrônica na OCCIDENTAL SCOOL, com o kit, eu montava receptores ondas curtas, ligando os fios aleatoriamente na bobina ferrite e no capacitor variável, até que um dia fiz uma ligação e ouvir a faixa de PX, comecei a escutar, sempre ligava o kit na antena super radar de TV, eu não sabia como desenhar o esquema, e o capacitor variável não atuava, entrava pela antena e o circuito do kit, amplificava os sinais sem separação, ouvia mais forte os PX, mas ficava por baixo rádios comerciais de ondas curtas. Depois disso me dediquei a aprender e desenhar circuitos, comecei na década de 80 melhor 1982, minha primeira montagem foi um simples rádio regenerativo AM de 2 transistor da revista Divirta-se com a Eletrônica Vol.14. Era só olhando para os desenhos ou figuras e soldando os componentes, exatamente como estava nos desenhos, eu não sabia nada, nem capacitores e nem cores de resistores, não sabia onde ficava coletor e emissor dos transistores, a não ser nos desenhos da revista. depois comprei dois kits um do receptor regenerativo VHF, montei como a revista mas escutava bem baixinho ás FM comercial, mesmo assim, descobrir que ligando a saída de antena para base do transistor, só assim captava ás emissoras FM. Depois montei um amplificador com TDA1510. ainda tem nota fiscal da época. Montei vários transmissores de FM de um ou dois transistores, em 1985 montei um muito bom, com estabilidade e não se deslocava de frequência ao aproximar a mão próximo a bobina osciladora. Um receptor regenerativo simples atualizado. Um bom Walkie Talkie regenerativo com squelch foi publicado da página DL4CS. Circuito: Vamos aumentar a sua saída alguns mW RF deste circuito na faixa de PX (CB) 27 Mhz. O XRF ou choque de RF, pode ser confeccionado, 50 a 70 espiras fio 32 AWG em resistor de meio Watt de 220k a 1M.
Para incentivar aos montadores iniciantes, observem que modifiquei o circuito original. Alterei a frequência neste caso só com conjunto LC (Bobina e capacitor) L1, L2, CV. Substituir o transistor por um maior potencia, que podem ser os, 2N 2219, 2N 3866, BD 135-16, BD, BD 137-16, 139-16, BD 329-16. Os da série BD tem que ser -16 ou C, para frequências altas os normais -10 ou B não funcionarão, nem terá potencia de RF. Os 2N 2219 e 2N 3866, 2N 4427, use estes para frequências elevadas como 27 Mhz até 148 Mhz 
O cristal para 80 metros poderá ser um de TV antiga de 3.575,611 Mhz. Ou comprar frequência escolhida.
Esquema atualizado LM 386, cristal TV 3.575,611 80 metros.
O cristal para 40 metros, podem ser os de TV antigas 7.151,222 Mhz, ou 7.200 Mhz. Ou comprar frequência escolhida.
O cristal para 11 metros, pode ser de aparelho DVD, de 27 Mhz, ou se tiver outros nesta frequência de canal. Ou comprar frequência escolhida.
Atualizado modificado Mic. pré áudio.
Esquema 5 atualizei TX, mais potencia de saída RF.
Esquema atualizado sem L3, L4.
Chave que será usada nos projetos Walkie Talkie.
Notem que no secundário saída de L2, vai para o filtro LPF ANT. A chave liga o filtro LPF a entrada de sinal de RX em L2, saída de RF L4, secundários. Na saída L2, temos o circuito TX entrando na base de T2 através de um divisor capacitivo, T2 recebe a modulação AM em seu coletor. Observem que na base de T2 coloquei (FB) Ferrite Bead, no anodo do diodo 4148, para segurança contra interferências em RX, pois o circuito oscilador de T1 estará emitindo RF tanto em RX como em TX, T2 não pode amplificar em RX, por isso vai a negativo através de (FB) e diodo 4148. Em TX o diodo 4148 retêm a passagem de áudio vindo do FTE auto falante. Melhor fazer testes para o circuito de RX e TX funcionar perfeitamente. Notem que no circuito foto 6, retiramos L3, L4 CT2, substituímos por um choque de RF ou XRF, em inglês RFC. Nestas configurações destes circuitos 5, 6 teremos uma potencia de RF em torno de 800mW a 1W. com esta potencia precisamos de uma fonte 12 volts por 2 amperes ou mais, se for usar baterias como Walkie Talkie, usar ás de Li-Ion, Lítion de 3 a 4 amperes, para que tenham maior autonomia de conversação, em uma antena externa de um quarto de onda da faixa de 11 metros = 2.65 x 2 metros, este transceptor poderá fazer comunicações na cidade, com outros PX (CB), no canal regulado por L1 do cristal. Como Walkie Talkie duas unidades com antenas telescópicas de 1,5 metros com bobina de carga no início, eles poderão falar a 1 a 2 Km dependendo da região e topografia do terreno. 
Bem pessoal vejam que de um simples circuito, podemos fazer várias modificações e atualizações. Vale lembrar que devemos sempre melhorar e colocar mais recursos em um circuito que queremos modificar ou atualizar. Atenção também para alguns fatores, como: Potencia de RF e potencia de áudio, consumo de corrente, transistores, tipos de capacitores, indutores, e acima de tudo testes em todos os circuitos.
Espero que gostem, e incentivo aos montadores. Muito obrigado. 
Waldir Cardoso.

sexta-feira, 31 de março de 2023

PTT base com Beep câmara de eco PT2399.

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Ainda no assunto da postagem anterior. Microfone de base. Microfone PTT de mesa. Mike de ganho. PTT amplificado. Pré amplificador para microfone etc. Este esquema de Rick Jackson Euro Radio Co. tem gatos erros de ligações, do original Sadelta Echo Master Plus Classic, sem o circuito eco de S-meter. Bem  para termos o efeito de eco atraso, repetição, e reverberação, hoje usamos o CI  PT 2399, muito simples, que o da SadeltaVejamos a folha de dados do PT 2399 TABLE 1: VCO FREQUENCY VS DELAY TIME  Os pinos 3 e 4 devem ser negativos "aterrados". Podem ser alimentados com 13,8 volts da própria fonte do transceptor "RTX". O circuito: Temos o áudio através do microfone de eletreto, amplificado pelo CI1 RC 4558 ou MC 1458 que é um amplificador operacional duplo, semelhante a dois 741. Este primeiro estágio CI1-A amplifica o áudio, e tem seu ganho e tonalidade os componentes ligados nos pinos 6, 7, R1, C1. O áudio sai no pino 7, com controle de volume ou não, e vai a entrada de áudio pino 16 CI3 PT2399, o mesmo pino 7 saída, entrada no pino 2 CI1-B, através do resistor 22k, ou passando pelo circuito dos pinos 16, 15 CI3, este segundo estágio CI1-B, tem seu ganho e tonalidade nos pinos 2, 1, R2, C2, para saída pino 14 ou 15 do CI3 PT2399 ser novamente amplificado. O áudio entra amplificado no CI3 PT2399, e tem sua saída amplificada. O circuito tem um potenciômetro 10k, controle de volume para dosar a saída de um ou nos dois estágios CI1 RC 4558 para o transceptor. No segundo esquema, o circuito do PT2399, tem uma chave para ligar e desligar, ou seja ON OFF eco, ficando só o pré amplificador microfone e beep. O circuito do beep CI2 CD4011, este é original do Sadelta, por ser mais eficiente e simples, e um relé duplo de 6 volts, ou mesmo 12 volts retirando o resistor de 22R, o relé de 12 volts é muito fácil encontrar, e funcionará bem em 8,3 volts. A chave PTT de duas posições e quatro estágios, talvez será o item mais difícil de achar, mas em sucatas de auto rádios antigos ou em algumas TVs antigas, perdidas em oficinas, ou ferro velho, com pouco de sorte poderemos acha-la, se não, o jeito é colocar uma chave deslizante e adaptar um retorno RX chave com mola. Este circuito é simples, e poderá sofrer atualizações "modificações" no circuito de pré amplificador, e circuito do CI3 PT2399, em uma breve pesquisa na WEB, vocês verão diversos esquemas do PT 2399 com Echo e Delay ou repetição e atraso, a maioria com pré amplificadores. Nos esquemas aqui publicados, os componentes com asteriscos (*) podem ser alterados para melhor amplificação, repetição, sem distorção. O montador deve fazer testes em cada circuitos independentes, para melhor qualidade do PTT base. Desenhei atualizações PT2399 nos demais esquemas 2-3-4 retirados da WEB. Vejam que para ter mais recursos, precisamos de mais potenciômetros que podem ser entre 1M, 100k, a 10k, ou ter dois circuitos PT2399. Gostaria que quem se habilitar a montar este projeto, fizesse um comentário no rodapé da página, qual esquema montou e como está a montagem. Lembrem-se de fazer ligações curtas com fios 24 ou 26 AWG flexível, ligações em entrada e saída de áudio sempre com cabos blindados. Façam a montagem dos CIs em suporte "soquete", isso evitará alta temperatura nos terminais ao soldar ou retirar para substitui-los. 
Vejam os esquemas da Sadelta anos 80, e o da Euro Radio Co. atualizado no nosso blog. Um outro esquema no blog, com eco com PT2399 já atualizado pino 4 para negativo.
Esquema 1PTT base com volume CI1B, relé 6 volts, eco permanente e beep on off.
Esquema 2- PTT base com volume CI1A on off eco e beep.
Esquema 3- PTT base on off eco beep.
Esquema 4- PTT base on off eco beep.
Foto Sadelta Eco Master Plus Classic.
Vejam ás fotos da chave do Sadelta Echo Master Plus, esta chave tem TALK e LOCK ou seja ela pode ser pressionada para TX e ao pressiona-la e puxar para direita ela fica segura "travada" em TX. Vocês tem que bolar se quiser este dispositivo no seu. Vamos pensar não é difícil não. 
Foto da chave PTT TALK LOCK Sadelta Eco Master Plus.
Mais uma foto da chave PTT.
Vejam como fazer a chave PTT com TALK e LOCK.
Vejam de outro ângulo de cima.
Esta é a nossa chave PTT.
Pessoal os 4 esquema são bons, porem há quem gosta de algo mais além do eco ou reverberação. Mas os esquemas acima terá uma boa amplificação no microfone ajustado pelo potenciômetro de saída 10k, e um efeito de eco atraso ajustável pelo potenciômetro de 20k a 50k no pino 6 do PT2399. Para mais amplificação no CI1 RC 4558, aumente o valor dos resistores nos pinos entrada 6, 7 ou saída 2, 1. Se tiver distorção no áudio, ou excesso de áudio mesmo com volume fechado diminua os valores dos resistores, assim terá menor ganho. Os capacitores em paralelos com os resistores são para tonalidade do áudio. No beep para ter maior volume diminua o resistor ligado no saída pino 10 CI2 CD4011, coloque um de 220k, mas se tiver muito forte o beep, aumente para 1M ou 1,5M, assim ficará satisfatório. Agora é comprar ou arrumar um gabinete, ou mesmo comprar um microfone de mesa para computador, e adaptar o circuito dentro, existe alguns que tem o pé redondo e grande e dá para montar todo circuito dentro em uma pequena PCI. Usem á imaginação e boa sorte, façam comentários no rodapé. 
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.  

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Pré amplificador microfone e compressor SADELTA MP-22.

Vocês, que curtem e gostam dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Uma boa transmissão em SSB, nem sempre é aquele que tem potencia de RF, nada serve um transceptor com potencia de 100W RF sem um bom pré amplificador de microfone. A maioria dos transceptores comerciais, não tem um bom pré amplificador para o microfone, é simplesmente o básico. Por isso foi desenvolvido por Radioamadores e industrias: Microfone de base. Microfone PTT de mesa. Mike de ganho, PTT amplificado, pré amplificador para microfone etc. Este que publico aqui, foi construído na Espanha Barcelona e comercializado pela Sadelta no inicio dos anos 80. Este modelo MP-22 ou MP-12 é um pré amplificador e compressor com microfone de eletreto. Sempre muito usado desde quando os antigos Radioamadores começaram há 60 ou 70 anos atrás, para que a modulação ou voz transmitida ficasse mais forte, alta, expansiva, agradável em seus QSOs em SSB ou AM. Realmente a diferença é grande notável na modulação e na potencia de RF em SSB. Um transmissor em SSB com um pré amplificador no microfone fica com quase sua potencia total RF ou seja poderá chegar a 98% de sua potencia em picos. Eu não conhecia esta marca e os equipamentos. Este equipamento pré amplificador compressor da Sadelta MP-22, sem os circuitos amplificadores dos S-meter, vejam que o circuito de pré e compressor de microfone e semelhante ao Pré compressor de 10mW publicado aqui no blog, e também publicação original no blog. Este circuito da Sadelta é muito semelhante, porem o primeiro circuito entrada de microfone, o sinal de áudio sai pelo coletor de Q1, pois o emissor é aterrado através do resistor 1k e capacitor eletrolítico de 10uF, o segundo estágio amplificador temos Q2 saindo sinal também em seu coletor. A diferença do pré amplificador de 10mW para o Sadelta, também está no limitador compressor de áudio, entre os componentes resistores e nos diodos de germânio retificando a saída de áudio e sendo amplificado por dois transistor, que aterra o sinal de áudio de entrada para melhor equilibrar a entrada de áudio mantendo sempre em um nível de saída. Melhor montar o pré amplificador com microfone de eletreto, pois o Mic. eletreto já é amplificado. Modificamos um pouco a sua entrada, com sua tensão de entrada, com resistor de 10k, +B, e no resistor de passagem de áudio R1, de 22k para 1k, mas podemos variar entre 10k a 1k, poderíamos colocar um capacitor de100pF a 1nF ou 102 na entrada de R1 para negativo formando um filtro de RF, R1 poderá influenciar na impedância e sensibilidade que o montador quer para o microfone.
Este pré amplificador, com amplificadores para os S-meter na saída de áudio e no compressor de picos de áudio foi publicado na revista QSP Magazine COMPRESSEURS e CLIPPERS. Setembro 2014 N.º 44, pagina 35. O Sadelta MP-22, é um Mike de ganho e compressor, com S-meter, controle de entrada de áudio e na saída amplificada, controle de limite e controle de modulação. Semelhante a alguns circuitos pré amplificadores com simples compressor, este projeto simples de pré compressor 10mW já foi publicado aqui no blog diversas vezes, montei este dentro do Cobra 148 GTL que recebo boas reportagens do áudio. Vejam que na publicação da revista QSP Magazine COMPRESSEURS e CLIPPERS, tem o esquema original da Sadelta e abaixo uma atualização para melhor, com microfone de eletreto, e troca de capacitores e um resistor, adicionamento de capacitor eletrolítico. A marca Sadelta ainda fabricou outros modelos, simples com eco e beep. Desenhei algumas atualizações deste pré microfone com fonte alimentação do próprio transceptor 13,8Vcc, com filtro na entrada microfone, tonalidade e simples sem VU. Também está publicado no blog revistas com tradução em Português. Vejamos os esquemas abaixo.
Vejam a foto deste modelo MP-22 esquema abaixo.
Esquema original Sadelta 1982 MP-20, MP-21, MP-22.
Esquema atualizado Sadelta MP-22.
Esquema atualizado Sadelta MP-22 em componentes e microfone eletreto.
Esquema original Sadelta MP-22.
Esquema Sadelta atualizado 13,8Vcc.
Esquema Sadelta atualizado tone 13,8Vcc.
Esquema atualizado Sadelta filtro tone 9Vcc.
Esquema atualizado Sadelta filtro, bass treb.
  

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Transmissor FM 88 a 108 Mhz 5W* oscilador Motorádio.

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Olá este transmissor em FM frequência 88 a 108 Mhz, foi montado por mim no começo da década de 90. Não cheguei a operar com ele, só testes de distância e foi vendido a uma pessoa que queria colocar uma estação de rádio comunitária, que na época era proibido aqui no Brasil. Muito cuidado nos ajustes, e não aconselho a montar transmissores de FM faixa comercial sem um bom filtro LPF ou filtro PI na saída para antena, também deverão ter R.O.E baixa na sua antena e cortada para a frequência que deseja operar. O esquema completo é uma junção do oscilador de um microfone sem fio da Motorádio, e um circuito desenvolvido por um amigo que também montou este transmissor que tinha um bom alcance, o oscilador tem na base do transistor NPN que podem ser os 2N 2222 TO-18 met, 2N 2219, ou mesmo 2N 3866, uma bobina L1 de 10 mm TOKO sem armadura, 4 espiras de fio esmaltado 36 AWG, e ligado a ela temos 3 capacitores em paralelos para negativo, para termos mais estabilidade no circuito, os três formam 35,6 pf que podemos dividir por 4 ou 5 capacitores em paralelos e ter melhor estabilidade no oscilador. L2- 6 espiras. L3- 6 espiras de fio 36 AWG esmaltado com mesma forma de 10 mm sem caneca. Ás bobinas L4, L5, L6 e L7, são feitas com fio de cobre 22 AWG esmaltado enlaçadas entre si, primário e secundário, ou seja um dentro do outro, secundário sempre no meio do primário, apenas núcleo de papelão ou plástico. elas tem 1 cm de diâmetro. Podem ser enroladas em um lápis ou caneta, L4 tem no primário 4 espiras fio 22 AWG. L5 secundário tem 6 espiras 3+3 tomada central. L6 primário tem 8 espiras 4+4 tomada central de fio 22 AWG, L7 secundário tem 4 espiras de fio 22 AWG. No esquema ás bobinas L4, L7 uma próxima a outra são enlaçadas, ou seja uma dentro da outra centralizada e arrumada com núcleo de papelão ou plástico, são chamadas núcleo de ar. Os CH 2, CH 3 podem ser VK 200 2 espiras, ou 8 espiras de fio 25 AWG esmaltado com 5 mm diâmetro. CH 1 é confeccionado em um bastão de ferrite de 8 mm ou 10 mm diâmetro com 20 espiras fio 22 AWG esmaltado. Os ajustes devem ser em L1 para sintonizar a frequência entre 88 a 108 Mhz, os demais ajustes são para termos melhor rendimento potencia saída RF, podemos colocar uma lâmpada de 12 volts por 5W de carro ligando na saída de ANT. para ajustes de potencia RF, ou se preferir um VU ou ponta de RF com multímetro. Este é apenas um esquema, entre centenas que existem na WEB sobre transmissores de FM, temos simples transmissor, com oscilador a diodo varicap, ou ainda transmissores com oscilador a cristal, e o mais e melhor transmissor FM com PLL para determinar que frequência desejamos transmitir. Baixe este livro do Sr. Newton C. Braga, e aprenda mais sobre o básico sobre RF e transmissores, assim vocês poderão modificar, montar, ajustar, com um transmissor bem ajustado. Não é comum um oscilador como este que apresento neste circuito, apesar de ser simples, sua estabilidade fica dentro das condições de temperatura dos componentes, por isso escolha capacitores styroflex ou cerâmicos NP0 ou J no oscilador, a entrada de áudio poderão colocar um trimpot de 22k na entrada dosando a entrada de áudio no circuito oscilador. Na revista Saber eletrônica Fora de Série N19 de 1996, um circuito de autoria do Sr. Saulo dos Santos Magalhaes, tem um transmissor com oscilador parecido e diodo varicap. Estes osciladores são chamados de: Osciladores de Clapp. Com circuito LC em série. Vocês poderão modificar no circuito aqui postado. Devemos lembrar a importância do filtro LPF que em muitas vezes fica a desejar, o primeiro esquema original que montei não tinha o filtro LPF e dava interferência em quase toda faixa do dial do receptor FM, por isso e para não transmitir os harmônicos nas frequências múltiplas e espalhando interferências, é que precisamos de um transmissor com pelo menos um simples filtro LPF Low Pass Filter, filtro passa baixa ou filtro PI, poderá ser simples de 3 ou 4 elementos, mas um filtro melhor com dois ou três indutores, estes filtros deixa passar uma pequena percentual de irradiação ou harmônicos em outras frequências. Enquanto a potencia deste projeto dependerá dos transistores que podemos usar transistores com melhor amplificação e que seja para altas frequências VHF, podemos colocar no oscilador os transistores BF 495, 2SC 1906, BF240, ainda 2N 2222 TO-18, 2N 2219, 2N 3866. No amplificador RF poderemos ter os 2N 2219, 2N 3866, BD 135C-16, na saída Push Pull podemos colocar os 2N 3866, 2N 3553, BD 139C-16. Estes transistores BDs não são recomendados, mas se bem ajustado eles tem boa potencia, escolha um lote de transistores da SID, PHILLIPS, ou outros que seja -16 ou C, os demais -10 ou B não vão servir nesta frequência. 
Foto da revista com esquemas, acima está o meu desenhado na época.
Esquema original transmissor FM da década 90.
Não recomendado está sem filtro LPF. 
Este mais uma atualização do original porem ajusta saída a ANT.
Este abaixo recomendo com filtro LPF.
Exemplo de um Layout PCI com esquema parecido.
Vejam como confeccionar ás bobinas e trimmers.
Pessoal eu não aconselho a montar transmissores sem ter uma ideia do que está montando, estes transmissores deverão ter um filtro LPF contra harmônicos e interferências acima da faixa de FM comercial, que podem ser na faixa de serviços públicos ou ainda na faixa de aeronaves e aeroportos. Para ter melhor alcance em Km vocês deverão ter no mínimo uma antena de um quarto de onda cortada na frequência que vai operar e R.O.E baixo e com altura de 10 a 15 metros. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Esquema amplificador TOJO AB 2000 1997.

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Como havia prometido, acabei de publicar o esquema que recebi de um colega do TOJO AB 2200 que ele desenhou na época.
Olá a todos os amigos que acompanham nosso blog. Começando o ano com um circuito simples e atualizado de amplificador de som que foi na década de 90, um dos mais instalados em carros aqui no Brasil. Este esquema desenhei quando trabalhava na oficina elétrica da Petrobrás, Santiago, Catu Bahia. Na época 1997 pensei em montar um do zero, eu só tinha a carcaça de alumínio que um amigo me doou, então um amigo lá de trabalho tinha um AB 2000 e pedir a ele que trouxesse para mim desenhar o esquema e PCI olhando o próprio, sempre fiz isso quando queria montar algum equipamento sem esquemas. Eu retirei e desenrolei os transformadores, Driver de entrada de som, e de saída de som, anotei tudo e lá na oficina escolhi os ferros dos transformadores os mesmos ferros dos mesmos tamanhos, Drivers e saída. Confeccionei ou enrolei como o original. Lá pedir a um amigo da oficina de chapas para confeccionar a tampa e pintei. Mas ficou um pouco pequena ao fechar. O motivo que comecei o ano publicando este esquema atualizado do lendário AB 2000 da TOJO, é que eu fui consertar o amplificador QBase 500W, doado pelo Sr. Joel, e aproveitei para olhar na WEB o esquema que eu tinha postado AB 2000 de um amigo que me doou com uma saída queimada. Sabia que o QBase 500W tinha os TIP 105, então deveria ser semelhante ao AB 2000. Para minha surpresa não encontrei o esquema do AB 2000 na WEB, e sim outros similares com os mesmos transistores PNP TIP 105. Achei um site brasileiro que republicou meus esquemas e PCI que desenhei a mão, e não é projeto de mestrado da UNICAMP, como está escrito no site. Tenho como provar com fotos retiradas hoje 10-01-2023 e 11-01-2023, que são desenhos meus republicados sem meu conhecimento ou autorização. O autor do site deveria enviar comentário ou e-mail informando-me sobre suas futuras republicações dos esquemas de minha autoria. Pois eu quando vou redesenhar qualquer esquema de RTX ou outros mando um e-mail ao autor ou ao site. Exemplos: Lagunero, Ararinha, entre outros. Claro que republico, atualizo e modifico esquemas de outros colegas, mas antes de publica-los e modifica-los, peço permissão ao autor por e-mail ou comentário. Sr. Claudemir isso não é questão de processo sobre direitos autorais ou outros, mas sim ter uma sincera consideração ao autor do projeto publicado. Desculpe-me pela indignação e relato sobre o triste acontecido. Sei que o Sr. engrandece também o mundo da eletrônica, assim como outros amigos de todo mundo. Não precisa o Sr. retirar os esquemas do seu site. Pois sempre escrevo, que qualquer colega que tem site ou blog, podem republicar os meus esquemas, mas contudo que escreva a fonte e o autor, assim como o link da fonte. Aqui estão tudo sobre meu AB 2000 que montei em 1998, não são Escaneados, e sim fotos com datas, dos originais que tenho. Ás fotos do AB 2000 foi o que montei em 1998, aberto pela primeira vez hoje, para minha surpresa está tudo novinho, nunca foi queimado os TIP 105, a tampa ficou um pouco menor e nunca parafusei ficou assim mesmo quando estava instalado no porta-malas do meu Volkswagen Gol MI 1997, ás medidas estão em centímetros, para quem quiser montar um deste, aconselho a conseguir uma carcaça de um outro com grande alumínio, e adaptar uma ventoinha ou cooler de PC, ventilação forçada, pois esquenta muito em alto som. Também substitua os TIP 105 por TIP 107, ou outro de maior potencia. procure os transformadores em oficinas de sucatas com ás medidas originais. O transformador entrada som Driver tem: 1,7 CM altura, 2,3 CM comprimento, 0,8 largura total. No primário 225 espiras de fio 28 AWG esmaltado enrolamento comum, resistência 2,11 Ohms. Secundário também enrolamento comum anotei 850 espiras. Pessoal eu não anotei se são 850 + 850 ou 850 espiras dividida por 2 center tape = 425 + 425 espiras, deve estar anotado em outros rascunhos da época que não achei. mas a resistência de cada enrolamento do center tape para ás duas extremidades são 150 Ohms + 152 Ohms final, o fio é 41 AWG esmaltado. Me desculpa mesmo pessoal eu não escondo nada, vou colocar ás fotos das anotações em minha caderneta do trabalho. Bem o transformador saída som tem 4,8 CM altura, 6,1 CM comprimento, e todos tem 2,2 CM largura total. ele tem 70 espiras de fio 19 AWG esmaltado, ele é enrolado tipo bifilar ou seja: pegue os dois fios 19 AWG juntos, começo 1, e começo 2, o começo 1 solde ou faça ele sair na extremidade, o começo 2 solde ele ou deixe ele saindo no meio center tape, começa enrolar bem apertado e uniforme, não deixe os fios se trançarem um por cima do outro não, vá enrolando cada um no seu local, quando chegar no fim do carretel melhor colocar fita isolante fibra vidro por cima do enrolamento, agora continue enrolando até chegar ás 70 espiras, agora teste qual fio é começo 1 e começo 2, identificados agora ligue o fim do começo 1 no center tape meio, e o fim do começo 2 na outra extremidade, coloque fita isolante fibra vidro bem apertada todo bobinado e feche com ás lâminas "E" "I". Pronto, é assim o enrolamento original da TOJO eu enrolei assim e ficou muito bom. Em algumas revistas  como: Eletrônica fora de série 20-1996 pagina 19 projeto de José Denilson Losch - São Sebastião do Caí - RS. Também na revista Eletrônica fora de série 15-1994 página 10 projeto de Ricardo de Assis Cuiabá MT. Baixe estas e outras blog do Picco. Os autores usaram transformador de rede 110v -220v e 6+6 v 9+9 ou 12+12 v, por 200 mA a 300 mA corrente, no Driver entrada de som. Enquanto ao transformador saída o autor Ricardo relata que são 48+48 espiras fio 20 AWG esmaltado. com forma mostrada figura 2 da página. Vale lembrar que os esquemas das revistas são semelhantes, usados transistores Darlington TIP 105 PNP, TIP 140 NPN, os autores não relatam maiores detalhes sobre a potencia e se a substituição dos transformadores implicam na potencia final do aparelho.
Testes depois de montado e retirado do carro, anos depois meu AB 2000. Instalei em casa, e notei que quando aumentava muito o som ele dava um pouco de distorção, com os mesmos autofalantes e tweeters que estavam no carro, como se a fonte não estivesse aguentando com pouca corrente, então eu coloquei minha fonte de 50 amperes e mesmo assim continuou, eu não mexi no circuito para reparar esta pequena distorção, pois no carro não notei tal distorção. Acho que pode ser na alimentação de base dos TIPs 105 entre os diodos zener de 3,9 volts, e alimentação de coletor BC 337, com os resistores de 2k2, no carro Gol eu usava um toca fitas PIONEER com 25W de saída um dos melhores da época, agora há pouco tempo fiz os testes novamente com um PIONEER DEH 1080 de 50W Mosfet, e foi detectado a pequena distorção, não é a fonte de som o problema é no AB 2000 que montei, terei de ver o que está fazendo esta pequena distorção com volume alto, o consumo é bem alto chega a quase 20 amperes. Irei publicar uma atualização que podemos fazer testes caso o seu fique com esta pequena distorção com som alto, os transistores podem ser TIP 107. Coloque fios de 1,5 mm nas ligações, e positivo vermelho e negativo preto fios de 4 mm.
Esquema original AB 2000 TOJO 1997.
Esquema AB 2000 atualizado para testes de distorções.
Quem quiser alterar os diodos zener por 1N4007, e os resistores de coletor BC337 2k2 para 1k5
para testes de distorção em som alto. eu ainda não fiz tal modificação, mas vou fazer e posto aqui.
Ás fotos do esquema e demais, até o final da publicação foi tirada de minhas anotações originais e protótipo construído por mim em começo de 1998,  tendo apenas a carcaça dissipador do próprio AB 2000. Vejam.
Foto do esquema original desenhado por mim a mão em 1997.

Foto da PCI desenhada por mim no tamanho original. 7,0 CM x 7,9 CM.
Como confeccionar o transformador de saída.
70 espiras fio 19 dobrado.
Lâmina "E" do Driver. Completo "E" "I" tem 1,7 CM altura, 2,3 CM comprimento, 0,8 CM.
 largura.
Agora ficou melhor,
Anotações do Driver AB 2000.
Este é o AB 2000 com rabichos de instalação no carro da época.
Ficou tudo meio artesanal, mas funcionou perfeito no carro.
Veja que a tampa está um tanto pequena, sempre ficou assim aberta.
Outro ângulo veja a tampa não foi parafusada, funcionava assim.
Vejam, aberto pela primeira vez depois de 1998, está novinho.
Em zoom, vejam os transformadores que coloquei são diferentes.
Os fios amarelos, positivos e negativos são de 1,5 mm, mas o positivo e negativo deveria ser 4 mm.
Esta que fixa os TIPs 105 achei lá de painel de comando é de cobre.
Vejam a data nos transformadores Drivers 17-12-1997.
Este parafuso de fixação da PCI ficou sem uma arruela e porca. 
Vejam o parafuso que fixa o transformador na carcaça de alumínio.
Outro lado do mesmo transformador veja o parafuso.
Vejam os transformadores Drivers entrada de áudio.
Driver tem 1,7 CM altura, 2,3 CM comprimento, 0,8 largura total.
Observem os fios amarelos de 1,5 mm suportam 15 amperes.
Vejam o diodo zener de 1W, capacitor eletrolítico de 1000uF 25v, melhor 2200uF 25v.
Agora sim vejam o lado cobreado PCI e transistores TIP 105.
A pasta térmica soltou dos transistores ficou na carcaça.
 
Vejam nome autor, data, dia de quando confeccionei a PCI.
14-03-1998. Sábado.
Vamos colocar a PCI no local, é preciso mais pasta térmica.
Na carcaça de alumínio mais pasta térmica.
Vejam que os transformadores são diferentes, porem mesmo tamanho.
A fita isolante de fibra vidro estão novinhas, impressionante.
Este parece ser mais alto e carretel diferente.
Sempre usei fitas isolantes fibra vidro nas confecções de transformadores.
Saída som tem 4,8 CM altura, 6,1 CM comprimento, e todos tem 2,2 CM largura total.
Pessoal tenho sucatas de outros módulos de som que posso desenhar o esquema. Tenho o esquema do AB 2200 desenhado por um amigo da época que desenhei o AB 2000 este 1997, não tenho ás características dos transformadores e nem PCI, talvez redesenharei e publicarei pois poderá ajudar outros colegas que precisa do esquema do AB 2200. 
Muito obrigado a todos.
Waldir Cardoso.