quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Linear RF TX para 27 Mhz PX (CB).

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Pessoal este projeto foi publicado na revista CQ Janeiro1988 pag. 18 de autoria do Sr. Roberto Galletti IW0CK. Um equipamento que alguns PX e Radioamadores gostam de utilizar para fazerem DX, é uma Linear ou Bilinear. Linear é um amplificador de RF que amplifica a saída de TX em 10 ou 20 vezes dependendo de sua potencia de entrada e saída do equipamento. Já Bilinear amplifica a saída de TX e RX. estes equipamentos tem preço elevado. Montadores com experiência em RF, podem montar um com a potencia que quiser com componentes de sucatas ou novos com pouco ($) dinheiro. Lembrando que tenha uma caixa metálica ou de alumínio para abrigar com um parrudo dissipador de calor com "cooler" ventoinha forçando a ventilação. este é o primeiro componente que deve ter em mãos, Uma caixa de um módulo de som antigo de alumínio poderá servir. Este Projeto original o autor colocou um transistor 2N 5691 com potencia de 88W RF e vai até 300Mhz, mas podemos substituí-lo por MRF 454 80W RF ou o MRF 455 60W RF a 12,5 Vcc, ambos vão até 30Mhz. Outros transistores ou Mosfet com menor potencia e mais barato poderá substituir. Desenhei um esquema com o Mosfet IRF 510 com tensão de 24 volts podemos extrair uma potencia de 30 a 40W RF com dois ou mais circuitos iguais em paralelos. A tensão neste Mosfet poderá ir até 28 volts, porem CUIDADO com os reguladores pois sua entrada terá de ter um resistor de 2k7 ou 2k2, para melhor e não esquentar muito. Quanto maior a tensão nos Mosfet maior saída RF, mas CUIDADO com maior tensão ele esquentará muito mais, e qualquer barbeiragem ele queima. O bom neste projeto é o filtro LPF ANT, assim vocês terão menor interferência e harmônicos espúrios transmitido. Outros projetos de linear e Bilinear foram publicados no blog, e com certeza muitos já montaram um Bilinear para testes de DX.
Confecção das bobinas do autor traduzido pelo Google tradutor.
As bobinas são feitos com fio esmaltado de 1,6 mm de diâmetro 14AWG, e enrolados núcleo de ar em um suporte (a ser removido) diâmetro igual a 6 mm, mantendo as bobinas ligeiramente espaçadas entre eles. Também deve ser notado que também o JAF1 é basicamente um carretel real feito como aqueles do grupo L5, L6 e L7. Em resumo, teremos: L1: 3 voltas, na direção oposta outras contrario. L2, L3, L4, L8: 4 voltas; L5, L6, L7, JAFI: 5 voltas, o fio para todas é 1,6 mm de diâmetro 14AWG, o diâmetro dos enrolamentos é sempre 6 mm, todas as bobinas são espaçadas por 0,4 : 0,5 mm.
Vejam no blog de esquemas de revistas mais sobre este projeto, ou baixe a revista em Italiano e traduza para português.
A todos Um feliz ano de 2022 com muita paz, saúde, prosperidade e que o nosso senhor Deus de Israel esteja com todos nós, e que o senhor Jesus Cristo esteja nos nossos lares e nossas vidas.
Muito obrigado.
Esquema original da revista.
Uma pequena modificação e menor potencia.
Esquema simples IRF 510 30W RF.

domingo, 19 de dezembro de 2021

Feliz Natal Feliz ano de 2022.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Com a chegada das festas natalinas no final de cada ano, ás atenções se voltam para: Presentes, solidariedades, confraternizações, e acima de tudo o amor. Mesmo nestes tempos que estamos vivendo com: Drogas, desumanidades, injustiças, violência. É um vírus que está entre nós e não percebemos pois são seres humanos que tiram a vida de outro, cometem injustiças, ao contrário do vírus do COVID-19 que todos se protegem com medo da morte. Mas fiquem sabendo que o pior vírus é aquele que está junto entre nós podemos vê-lo e somos impotentes diante dele, pois a violência também mata. Quando é que o ser humano vai ser racional e ser benevolente, humano, amoroso, prestativo, solidário, amar ao próximo como a si mesmo. Vamos refletir chega de violência contra todos e tudo, sejamos diferentes neste planeta que foi criado para nós habitarmos e que é tão lindo. Eu desejo a todos os habitantes da terra um Natal cheio de amor, alegria, confraternização, humanidade e um feliz ano de 2022 cheio de muita paz, alegria, saúde e justiça, e que o senhor Jesus Cristo entre em cada coração em cada família em cada casa, e que o todo poderoso Deus criador dos céus e da terra esteja abençoando nossas famílias e nossos lares. Feliz Natal, Feliz 2022.
Meus sinceros agradecimentos a todos que acessaram e acessam o blog, espero contar com vocês no novo ano que se aproxima. Abraço. Waldir Cardoso.


terça-feira, 30 de novembro de 2021

Transceptor AM SSB Minhoca PX 27 Mhz (CB).

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Bem finalmente, mesmo com tempo curto para pesquisar, desenvolver e desenhar, acabei com o novo projeto deste transceptor AM SSB 27 Mhz (CB). Não é fácil é uma obra de arte, elaborar, desenhar, colocar os circuitos em conformidades com as linhas de ligações, o esquema não está ao meu gosto, o blog só aceita arquivos em JPEG, GIF, PNG, que fica sem nitidez ao enviar upload. Desculpe-me estava sem tempo para “fazê-lo” desenhar melhor, sempre me esforço para desenhar o melhor mais simples sem complicações bem elaborados, neste caso faltou tempo. Já revisei às ligações e se tiver algo errado ou faltando por favor, avise-me para que eu possa ratificar. O projeto é semelhante ao Naja mas sem os tradicionais TA 7358, coloquei transistores NPN de fáceis aquisição no comercio ou sucatas, o Naja é fruto do transceptor Wagner SSB 309, e time que está ganhando não se mexe, os circuitos do Naja foram copiados para o Minhoca com algumas modificações.
Breve descrição do transceptor.
Receptor- AM SSB. Temos o sinal na entrada de antena vindo do filtro LPF TX com uma chave a diodos, entrando em um filtro BPF de 27 MHz amplificado por J-Fet BF 245, MP 102 ou J 310 controlando seu ganho com 2N 3904 com CAG e potenciômetro RF Gain no painel frontal, em seguida temos outra bobina que filtra e envia o sinal ao BF 199, BF 240, BFR 91 2SC 1906 ou BF 495, em seu coletor temos o circuito NB (Noise Blanker) para o indutor 10 MHz, e misturador de sinal recebendo RX no emissor capacitor 15pF sinal entre 37 Mhz vindo da chave a diodos VXO. Em seguida temos uma etapa chaves de diodos 1N4148 que faz a comutação RX TX AM SSB para FI  2SC 1815 2N 3904 e filtro “Ladder’ a cristal, amplificado o sinal um 2N 2222 ou 2N 2369 controlado por CAG RX, ALC em TX SSB, temos outro 2N 3866 amplificando em seu coletor retirado sinal em RX AM para o circuito detector AM. Indo ao AGC e SQ Squelch S-Meter, medidor sinal. Ainda do seu coletor uma bobina de 10 MHz entrega ao detector produto em RX e em TX Mixer SSB, que recebe em RX sinal de 10 Mhz BFO e em TX 37 Mhz VXO proveniente da chave a diodos. Em RX o sinal de 27 Mhz vai ao pré amplificador e até o amplificador saída áudio e em TX AM modulador.
Transmissor- AM temos o sinal de 10 MHz entrando via chave diodo selecionado AM indo ao buffer e filtro cristal ‘Ladder’ de 10 MHz, indo aos amplificadores 2N 2222, 2N 2369, indo ao Mixer temos o sinal de 37 MHz saindo o sinal de 27 MHz para estágio amplificador de RF. O sinal de áudio proveniente do pré Mic. CI 741 e amplificado vai modulador TDA 2003, o sinal sai modulado através coletor TIP 32 2,8Vcc para alimentação do pré driver e driver, o PA final em Push Pull IRF 520 alimentado com 13,8 Vcc, o sinal sai para o filtro LPF que tem os circuitos S- Meter, circuito ALC saindo pela antena com potencia em torno de 15 a 18 W RF final.
SSB- O microfone eletreto amplificado por CI 741, vai ao modulador balanceado que recebe TX o sinal direto do BFO 9.997,5 Khz LSB e 10.002,5 Khz USB com 2,5 Khz ou 3 Khz de diferença. Selecionado com chave seletora AM USB LSB, o sinal passa pela chave diodo entra e amplificado 2N 2222, 2N 2369 ou 2N 3866 entra no filtro a cristal “Ladder” vai ao amplificador 10 MHz com ALC 2N 2222, 2N 2369 ou 2N 3866 indo ao Mixer que recebe também o sinal de 37 Mhz vindo da chave a diodos VXO, saindo o sinal de 27 Mhz indo aos circuitos de RF já citados acima, porém o Pré driver e driver são alimentados com 13,6 Vcc vindo do TIP 32. O resto dos circuitos são idênticos acima escrito.
VXO- O super VXO inventado e nomeado por JAOAS (Mr. Shimizu, Silent Key) e JH1FCZ (Sr. Okubo), testado por muitos montadores mundialmente e aprovado. Adicionando em paralelos 2 ou mais cristais mesma frequência e indutor e capacitor variável em série podemos variar de freqüência com uma ótima estabilidade. Podemos colocar diodos varicaps BB329A, BB112, BB 119, e um potenciômetro substituindo assim o capacitor variável. No nosso VXO a transistor 2SC 1815 tem por base um oscilador Colpitts oscilando em 4.194,304 Khz, estes cristais têm em painel frontal em fornos micro-ondas. Vamos amplificar os harmônicos impares em seus coletores, temos então o terceiro harmônico em torno de 12 MHz ou 12.582,91 Khz, confeccione a bobina blindada no coletor 2SC 1815 de 7k ou 7mm com 12 ou 11 espiras “turns” fio 34 ou 36 AWG, confira para ela ficar com estabilidade e com núcleo abaixo do meio uma ou duas voltas, vamos amplificar mais uma vez o terceiro harmônico temos um BF 199, no coletor temos então o terceiro harmônico de 12 Mhz que e 37 Mhz ou 37.748,73 Khz, confeccione o indutor em uma mesma forma de 7k ou 7mm blindada com 7 ou 6 espiras “turns” fio 34 ou 36 AWG, confira para que ela fique como a primeira estável, e por fim o último estágio final amplificador do sinal de 37 MHz, com BF 199, em seu coletor uma bobina de 6k ou 7k sem blindagem com 11 ou 13 espiras “turns” fio 24 ou 22 AWG, primário e secundário 3 espiras “turns” do mesmo fio na parte inferior. Confira sua estabilidade enquanto ao ferrite interno, estas bobinas podem variar de frequência um pouco girando os trimmer ligado em seus coletores a negativo. Obtenha o máximo de potencia mV RF na saída com uma ponta RF, e que tenha ótima estabilidade nos circuitos. No oscilador poderemos ter uma variação para baixo do cristal entre de 100 a 70 Khz isso quer dizer que 70 x 9 = 630 Khz ou seja vocês terão entre 60 ou mais canais (CB) faixa do cidadão 11 metros, porém não é muito bom exigir muito dos cristais com freqüência abaixo de 10 Mhz, pois sua variação poderá sofrer instabilidade. Pesquise mais sobre super VXO no Google.
PTT e acessórios- Se você tem como comprar conectores ou um PTT do cobra 148 GTL é válido, isso depois de montado e testado com êxito o transceptor, vale a pena comprar e confeccionar uma caixa com um fundo em que possa colocar uma ventoinha “cooler” e dissipador de calor de processador de computador desktop para abrigar os transistores pré driver BD 139-16, driver BD 139-16, e IRF 520 que vão esquentar muito se tudo ficar bom.
Chave RX TX- podemos substituir os BDs por TIP 31 TIP 32 ou outros transistores de média potencia.
Indutores- As bobinas de 10k ou 10mm, são todas blindadas da TOKO ou outras. Atenção para a confecções dos indutores os ferrites internos devem ficarem abaixo do meio uma ou duas voltas. Os indutores 100uH e XRF2 podem ser confeccionados em resistor 220k de 2W ou uma forma de 6mm com 25 a 30 espiras “turns” fio 36 AWG, indutores comerciais poderão serem testados com êxito.
Modulador balanceado- Verifique se em SSB não há portadora ao apertar PTT, só deve ter quando falar ao microfone, se tiver portadora ajuste o modulador balanceado girando o trimmer 44 pF, se não conseguir altere o capacitor da outra extremidade. Verifique se há algum zumbido ou oscilações. O núcleo FT 37-43 poderá ser usado um balun de TV, estes núcleos FT 37-43 são encontrados em lâmpadas econômicas compactas fluorescentes de 25, 30W, o balun de TV pode ser encontrado em casas do ramo ou Net, encontrados em TV velhas analógicas tudo.
Filtro Ladder- O filtro a cristal é muito importante para um transceptor, este é chamado filtro escada. Com apenas 4 cristais do mesmo lote, ou faça um testador oscilador simples e escolha todos na mesma frequência. Poderá ter até 5 capacitores ligados a negativo, vocês poderão pesquisar mais e se quiser acrescentar outros capacitores entre 82 a 120 pF coloque sempre capacitores de cerâmica NP0 (zero), mesmo em paralelos. Quanto maior valor dos capacitores, menor a banda passante, a largura da banda do centro é de 2,5 Khz, para USB e LSB. Pesquisem na página do PY2 OHH Miguel como confeccionar filtros Ladder.
O transceptor é de fácil montagem para o montador e para quem tem experiências com montagens em RF, tenha em mãos equipamentos de medições um frequencímetro, ponta RF, um receptor bom SSB para ouvir sua modulação e portadora em SSB, analisador de espectro, entre outros. Sem equipamentos será difícil ter êxito em qualquer projeto de RF ou transceptor. Muito obrigado pelo acesso e visita ao blog, um feliz Natal e um feliz e prospero ano de 2022 com muita paz, saúde, felicidades. Espero que quem montar comente ou envie fotos, para que incentive aos outros amigos montarem. Muito obrigado.
Pessoal, me desculpa esqueci a ligação da alimentação + 9,7Vcc do VXO, juntamente com o capacitor de desacoplamento da bobina de saída. foi atualizado hoje 12-10-2022. 
Esquema transceptor Minhoca AM SSB 27 Mhz.
Mesmo esquema, porém em preto.
Pessoal, fotos de alguns cristais que tenho de sucatas para VXO e filtro escada "ladder", e onde podemos achar o do nosso projeto VXO caneca baixa ou alta, coloquei os cálculos para quem quer cobrir maior faixa de (CB) 11 metros, saiba que para cristais de mais de 10 Mhz no VXO é melhor, porém fica pouco a multiplicação e com isso menos a largura da faixa 11 metros. também vocês vão ter que modificar o canal de FI indutores e filtro Cristal "Ladder" se for colocar os de 9.000 Khz ou 9 Mhz, os de 12.000 Khz ou 12 Mhz, como queira chamar, fiquem atentos para troca de todo canal de FI, escolha o que estiver mais em sua sucata ou se achar no comercio. Vale lembrar que o VXO e filtro a cristal poderá ser montado para o transceptor Naja ou outros.
Cristais HC 49U caneca alta de sucatas bons para nosso projeto Naja e Minhoca.
Painel de forno Micro-ondas.
 
Cristal de caneca baixa HC 49S. ou alta HC 49U.

sábado, 30 de outubro de 2021

Naja transceptor AM SSB 27Mhz (CB)

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Projeto Transceptor Naja AM SSB 27 Mhz (CB).
Naja Transceptor AM SSB 27Mhz. Quem se habilitar a montar este projeto, por favor leia tudo com atenção, este não é um projeto fácil só para os que tem experiência em montagens de transmissores e receptores principalmente em SSB. Os componentes com (*) podem variar seu valor para melhor RX e TX. Foram mais de dois meses exaustivamente neste projeto, não é fácil substituir o uPC 1037H pelo TA 3758. Meus agradecimentos aos seguidores e a todos que acompanham meus blogs, faço este trabalho com muita dedicação e amor a todos e ao nosso hobby. É aos colegas que quiserem montar e fazer vídeos ou postar este projeto, só peço que me avise e passe o link para eu postar aqui no blog, quem quiser postar o esquema em outros blogs ou sites por favor poste o link da fonte do projeto. 
Este projeto que há muito tempo é solicitado pelos nossos seguidores. Um PX ou transceptor faixa do cidadão (CB) 27 Mhz, com 2 TA 7358, MC 1350, FI 10 Mhz, RF gain, Mic. gain, NB, ANL, AGC, ALC, AGC Mic. S-Meter TX, RX, chaveamentos a diodos 1N4148, e com o tradicional VFO, mas o montador poderá colocar um DDS ou Si 5351 Arduíno. Não é fácil mesmo na teoria desenho elaboração do projeto, um projeto deste tem que ter seus circuitos bem elaborados e minimizados para atender ao nosso público de iniciantes e amantes por montagens de transceptores em casa.
O Naja é uma associação de circuitos de transceptores comerciais e caseiros aprovados e nossos conhecidos há muitos anos. Uma adaptação do transceptor Wagner SSB 309, com tradicional VFO adaptado da revista CQ Elettronica 1978. Elaborei este circuito para seguidores do blog e colegas PX que não tem U$ para comprar um equipamento AM SSB em 27 Mhz (CB) e quem tem hobby de montar seus próprios equipamentos. Bem vamos ao circuito do transceptor PX (CB) Naja: No pré Amp. front end o sinal de 27 Mhz vindo 33pF do LPF antena, entra em BPF T1 que é confeccionada em fôrma de 10mm TOKO com 2+2+2+2=8T espiras fio 32 AWG, o sinal vai por capacitor 3pF a T2 que é igual a T1, temos um Mosfet porta dupla BF964 com ganho RX P1 47k frontal, CAG controla G2, que amplifica G1 silenciosamente os sinais e vai a T3 em fôrma 10mm TOKO com 1+1+1=3T espiras, 2+2+2+2=8T espiras fio 32 AWG. O IC1 TA 7358 já tem um Amp. RF IN pino 1, que poderia tranquilamente amplificar os sinais, mas adicionei Mosfet front end para os sinais mais fracos fossem captados (copiados) com uma simples antena. O TA7358 tem seus substitutos: LA 1185, KA 22495, AN 7205. Em IC1 TA 7358 é Amp. RF Mixer, Buffer e modulador balanceado, para reduzir ruído e melhor recepção adicionamos um circuito NB (Noise Blanker) Cobra 138 IN T3, outros circuitos NB poderão ser experimentados. Ainda IC1 TA 7358 é um amplificador RF, misturador e pino 8 recebe em RX AM SSB o sinal de 37 Mhz do VFO ou DDS ou Si5351, em SSB TX recebe o sinal do BFO 10.000 Khz AM, 9.997,5 Khz LSB, 10.002,5 Khz USB, 2,5 Khz banda. Para DDS e Arduíno Si5351, a largura da banda poderá ficar em 3 Khz, BFO 1,5 Khz + DDS 1,5 Khz, ou Si5351 CLK0 = VFO 1,5 Khz, CLK1 = BFO 1,5 Khz com Arduíno Nano. Os circuitos IC1, IC3 TA7358 foi adaptado do Ararinha 6 PY2 OHH. A comutação do filtro a cristal (Crystal Filter) Ladder filter de 10 Mhz através dos diodos 1N60 em seus anodos saída OUT circuito NB (Noise Blanker). O filtro ladder de 10 Mhz para RX e TX. Para confeccionar este filtro adquira 4 cristais do mesmo fabricante ou lote. Vocês já sabem que este filtro retira uma das bandas do DSB deixando passar entre 2,5 a 3 Khz RF LSB ou USB, entre os cristais 2 ou 5 capacitores NP0 (Zero) que podem ser entre 82pF 820, 100pF 101, a 180pF 181, quanto maior capacitor menor será a banda. Segundo o nosso guru o gênio PY2 OHH Miguel, 4 cristais e 2 capacitores de 101, 100pF está pronto o filtro ladder, depois de tudo pronto solde os cristais HC-49U na parte de cima e ligue para negativo, assim os cristais ficam firmes e aterrados a negativo, ou se for cristais caneca baixa HC-49S, faça como PY2 OHH Miguel ensina na sua página. Vamos ao IC2 MC1350 que substitui o SN 76600P do circuito do Wagner SSB 309, este CI2 amplifica o sinal de FI de 10 Mhz vindo do filtro a cristal (ladder), em seus pinos 1, 8 temos T4 que é uma bobina de FI de 10.7 Mhz usadas em rádios FM, para nosso canal de FI esta bobina deve ser de 10mm o ferrite será ajustado (regulado) um pouco abaixo, se notar que o ganho está pouco solde um capacitor de 10 ou 22 pF em seus terminais pino 1, 8 até obter um ganho maior RX com ferrite uma ou duas voltas abaixo do meio, mas se vocês conseguir bom ganho RX sem colocar o capacitor está muito bom, pois eu acho que não precisará adicionar o capacitor, pois a bobina está apenas 700 Khz acima de nossa frequência FI. Em AM do secundário de T4 o sinal vai é amplificado 2N3904 ou 2SC1815 sai a T5 que é outra FI de 10.7 Mhz do tipo T4. Em T5 temos um diodo detetor 1N60 circuito filtro ANL com chave ON OFF no painel frontal, outro diodo 1N60 em T5 é do circuito AGC e S-meter, ainda em AM depois do filtro ANL AGC SQ. squelch indo pré amplificador e amplificador áudio RX. Em RX SSB sinal sai T4 para IC3 TA7358 como detetor demodulador, RX recebe no pino 8 o sinal do BFO, AM, LSB, USB, vindo da comutação de (chaves) diodos RX. Saindo do pino 6 para 2N3904 ou 2SC1815 emissor ao pré amplificador e amplificador áudio. Em TX AM Temos PTT com 2 microfones de eletreto, o IC5 741 amplificador de microfone e AGC, IC8 TDA2003 modulador. Oscilador BFO 10 Mhz AM, vai pino 8 IC1 Buffer, vai ao filtro cristal (ladder) 10Mhz, indo ao IC2 MC1350 amplificado o sinal de 10 MHz, entra pino 1 IC3 TA7358 Mixer que recebe no pino 8 o sinal de 37 a 38 Mhz proveniente do VFO vindo da comutação (chaves) diodos TX. O sinal de 27 Mhz sai de IC3 pino 6 emissor de 2N3904 ou 2SC1815 para filtro BPF T5 confeccionada em fôrma TOKO 10mm 2+2+2+2=8T espiras fio 32 AWG derivação na quarta espira, T6 mesma fôrma e primário 2+2+2+2=8T secundário 1+1=2T espiras fio 32 AWG, o capacitor entre T5 e T6 de 2pF, pode ser 3 ou 4pF alargando a banda passante, indo ao pré RF 2N2222 TO-18 metal, vai a T7 que é confeccionada fôrma TOKO 10mm com primário 2+2+2+1=7T espiras derivação 4 espira do lado neutro e secundário 1+1+1=3T espiras fio 30 AWG, saindo ao pré driver BD 139-16 ou BD 137-16, indo a T8 que é enrolamento 4T espiras bifilar fio 24 AWG fio de internet capa plástica em toróides FT37-43 ou de lâmpadas econômicas AL 1000, ou núcleo ferrite binocular pequeno encontrados em TV antigas. Driver BD 329-16 ou 2SC 3420, T9 é o mesmo que T8 só que T9 é 4T espiras trifilares mesmo fio 24 AWG ou fio de internet capa plástica em dois toróides empilhados FT37-43 ou de lâmpadas econômicas AL 1000, ou se achar núcleo de ferrite balun binocular grande encontrada também em TV antigas no seletor de canais. A alimentação do modulador ao pré driver e driver deve ter AM entre 2,8 e 3,2 volts, indutores na alimentação +Vcc Driver e PA para T9 e T10 poderá ser com VK200 ou no Driver um toróides FT37-43 ou de lâmpada econômica, 10T espiras de fio 23 AWG. Para indutor que vai +Vcc para T10 pode ser três toróides FT37-43 empilhados com 10T espiras de fio 20 AWG. Em T10 primário 2+2 4T espiras derivação na segunda espira, secundário 4T espiras fio encapado plástico flexível de 0,75mm em 6+6 toróides FT37-43 ou toróides de lâmpadas econômicas empilhados tipo binocular. O PA é em push Pull Mosfet IRF520, IRF 530 ou IRF510. Observem que na tensão de bias dos Mosfet eu desenhei um novo circuito com 2N3906, BC 557 PNP diodo zener 5,1 volts, circuito corrente constante, detetor e compensador de temperatura atua como sensor dois diodos 1N 4148 serie, fixados com pasta térmica ou cola quente no dissipador do PA, bem próximo aos dois Mosfet. Filtro passa baixas (LPF) 3 seções 7 elementos filtrando os harmônicos e espúrios indesejáveis com 3 indutores 11T, 11T, 7T com 6,2mm fio 22AWG. Em seguida teremos medidor S-meter teremos uma saída de RF entre 12 e 18W SSB, e 4 a 6W em AM. VFO e BFO: Para confeccionar os indutores do VFO baixe a revista ou acesse nosso blog de revista e vejam como o autor confeccionou os indutores e PCI. Os transistores que precisarão de bom dissipador de alumínio e ventoinha “cooler”. Pré driver BD 139-16, Driver BD 329-16, PA IRF 520, IC8 TDA 2003, TIP 32 modulador.
Chave diodos 1N4148 VFO e BFO: A chave de diodos para RX e TX do VFO e BFO é construída de 12 diodos de silício 1N4148, que faz a comutação do VFO em RX IC1, e BFO TX, e faz a comutação IC3 do BFO em RX e VFO TX, este circuito foi retirado do transceptor Wagner SSB 309. As fotos dos trimmers e da FI abaixo é do transceptor Wagner SSB 309, cuidado com a sugestão do ferrite do indutor para vocês achar que a de 10.7 Mhz de FM do detetor que geralmente é azul não serve para este projeto, observe o primário e secundário da FI de 10.7 Mhz para colocar no Naja.
Atualizei dia 18-11-2021, estava faltando linha +Vcc RX para segundo transistor SQ. Squelch.
Esquema Naja transceptor AM SSB 27Mhz.
Esquema da chave a diodos para o VFO e BFO em TX e RX.
Os trimmers do BFO, usados no BFO do transceptor Naja.
Foto do da PCI VXO PLL do transceptor Wagner SSB 309.
 É uma sugestão ferrite tipo fenda para T5 FI de 10.7 Mhz Naja.
Esta foto é do Wagner SSB 309 T401 de 11.275 Mhz.
Parte 4 do esquema do Naja AM SSB 27Mhz.
Parte 3 do esquema Naja AM SSB 27Mhz.
Parte 2 do esquema Naja AM SSB 27Mhz.
Parte 1 do esquema Naja AM SSB 27Mhz.

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Transceptor Naja PX (CB) AM SSB 27 Mhz.

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Já desenhei o projeto que há muito tempo é solicitado pelos nossos seguidores, um PX ou transceptor faixa do cidadão (CB) 27 Mhz, com 2 TA 7358, MC 1350, FI 10 Mhz, RF gain, Mic. gain, NB, ANL, AGC, ALC, AGC Mic. S-Meter TX, RX, chaveamentos a diodos 1N4148, e com o tradicional VFO, mas o montador poderá colocar um DDS ou Si 5351 Arduíno. Não é fácil mesmo na teoria desenho elaboração do projeto, um projeto deste tem que ter seus circuitos bem elaborados e minimizados para atender ao nosso público de iniciantes e amantes por montagens de transceptores feito em casa.
Não é comum achar em pesquisas na WEB transceptores AM SSB (CB) 27 Mhz para montagens em casa (homebrew). Eu particularmente nunca achei. A história do Radioamadorismo sempre foi publicar em revistas das décadas de 40 a 90 transceptores SSB ou CW nas faixas HF até 15 metros, sempre foi focado nestas faixas e não na faixa do cidadão 27 Mhz (CB) PX. Não me perguntem o porquê: Eu já havia publicado o Alba 3 com as modalidades AM, FM, SSB, em 27 Mhz. Publiquei outros sempre em AM nesta faixa de 27 Mhz. mas os montadores amantes por montagens, já tinham modificado o conhecido mundialmente e sucesso do Miguel PY2-OHH o famoso Ararinha para 27 Mhz só em SSB.
Naja Transceptor AM SSB 27Mhz. Quem se habilitar a montar este projeto, por favor leia tudo com atenção, este não é um projeto fácil só para quem tem experiência em montagens de transmissores e receptores principalmente em SSB. Os componentes com (*) podem variar seu valor para melhor RX e TX. Me desculpe se tiver algum erro, pois são mais de dois meses exaustivamente neste projeto, não é fácil substituir o uPC 1037H pelo TA 3758, aos colegas que quiserem montar e fazer vídeos ou postar este projeto, só peço que me avise e passe o link para eu postar aqui no blog, quem quiser postar o esquema em outros blogs ou sites por favor poste o link da fonte do projeto. Meus agradecimentos aos seguidores e a todos que acompanham meus blogs, faço este trabalho com muita dedicação e amor a todos e ao nosso hobby.
Bem finalmente terminei: Depois de mais de dois meses de muitas pesquisas em transceptores comerciais e projetos da WEB. Nasceu o Naja transceptor AM SSB 27 Mhz (CB). O Naja é uma associação de circuitos de transceptores comerciais e caseiros aprovados e nossos conhecidos há muitos anos. Uma adaptação do transceptor Wagner SSB 309, com tradicional VFO adaptado da revista CQ Elettronica 1978. Elaborei este circuito para seguidores do blog e colegas PX que não tem U$ para comprar um equipamento AM SSB em 27 Mhz (CB) e quem tem hobby de montar seus próprios equipamentos. Bem vamos ao circuito do transceptor PX (CB) Naja: No pré amp. front end o sinal de 27 Mhz vindo 33pF do LPF, entra em BPF T1 que é confeccionada em fôrma de 10mm TOKO com 2+2+2+2 = 8T espiras fio 32 AWG, o sinal vai por capacitor 3pF a T2 que é igual a T1, temos um Mosfet porta dupla BF964 com ganho RX P1 47k frontal, CAG controla G2, que amplifica G1 silenciosamente os sinais e vai a T3 em fôrma 10mm TOKO com 1+1+1 = 3T espiras, 2+2+2+2 = 8T espiras fio 32 AWG. O IC1 TA 7358 já tem um Amp. RF IN pino 1, que poderia tranquilamente amplificar os sinais, mas adicionei Mosfet front end para os sinais mais fracos fossem captados (copiados)com uma simples antena. O TA7358 tem seus substitutos: LA 1185, KA 22495, AN 7205. Em IC1 TA 7358 é Amp. RF Mixer, Buffer e modulador balanceado e para reduzir ruído e melhor recepção adicionamos um circuito NB (Noise Blanker) Cobra 138 IN T3, outros circuitos NB poderão ser experimentados. Ainda IC1 TA 7358 é um amplificador RF, misturador e pino 8 recebe em RX AM SSB o sinal de 37 Mhz do VFO ou DDS ou Si5351, em SSB TX recebe o sinal do BFO 10.000 Khz AM, 9.997,5 Khz LSB, 10.002,5 Khz USB. 2,5 Khz banda. Para DDS e Arduíno Si5351, a largura da banda poderá ficar em 3 Khz, BFO 1,5 Khz + DDS 1,5 Khz, ou Si5351 CLK0 = VFO 1,5 Khz, CLK1 = BFO 1,5 Khz com Arduíno Nano. Os circuitos IC1, IC3 TA7358 foi adaptado do Ararinha 6 PY2 OHH. A comutação do filtro a cristal (Crystal Filter) Ladder filter de 10 Mhz através dos diodos 1N60 em seus anodos saída OUT circuito NB (Noise Blanker). O filtro ladder de 10 Mhz para RX e TX. Para confeccionar este filtro adquira 4 cristais do mesmo fabricante ou lote. Vocês já sabem que este filtro retira uma das bandas do DSB deixando passar entre 2,5 a 3 Khz RF LSB ou USB, entre os cristais 2 ou 5 capacitores NP0 (Zero) que podem ser entre 82pF 820, 100pF 101, a 180pF 181, quanto maior capacitor, menor será a banda. Segundo o nosso guru o gênio PY2 OHH Miguel, 4 cristais e 2 capacitores de 101, 100pF está pronto o filtro ladder, depois de tudo pronto solde os cristais HC-49U na parte de cima e ligue para negativo, assim os cristais ficam firmes e aterrados a negativo, ou se for cristais caneca baixa HC-49S, faça como PY2 OHH Miguel ensina na sua página. Vamos ao IC2 MC1350 que substitui o SN 76600P do circuito do Wagner SSB 309, este CI2 amplifica o sinal de FI de 10 Mhz vindo do filtro a cristal (ladder), em seus pinos 1, 8 temos T4 que é uma bobina de FI de 10.7 Mhz usadas em rádios FM, para nosso canal de FI esta bobina deve ser de 10mm o ferrite será ajustado (regulado) um pouco abaixo, se notar que o ganho está pouco solde um capacitor de 10 ou 22 pF em seus terminais pino 1, 8 até obter um ganho maior RX com ferrite uma ou duas voltas abaixo do meio, mas se vocês conseguir bom ganho RX sem colocar o capacitor está muito bom, pois eu acho que não precisará adicionar o capacitor, pois a bobina está apenas 700 Khz acima de nossa frequência FI. Em AM do secundário de T4 o sinal vai é amplificado 2N3904 ou 2SC1815 sai a T5 que é outra FI de 10.7 Mhz do tipo T4. Em T5 temos um diodo detetor 1N60 circuito filtro ANL com chave ON OFF no painel frontal, outro diodo 1N60 em T5 é do circuito AGC e S-meter, ainda em AM depois do filtro ANL AGC SQ. squelch indo pré amplificador e amplificador áudio RX. Em RX SSB sinal sai T4 para IC3 TA7358 como detetor demodulador, RX recebe no pino 8 o sinal do BFO, AM, LSB, USB, vindo da comutação de (chaves) diodos RX. Saindo do pino 6 para 2N3904 ou 2SC1815 emissor ao pré amplificador e amplificador áudio. Em TX AM Temos PTT com 2 microfones de eletreto, o IC5 741 amplificador de microfone e AGC, IC8 TDA2003 modulador. Oscilador BFO 10 Mhz AM, vai pino 8 IC1 Buffer, vai ao filtro cristal (ladder) 10Mhz, indo ao IC2 MC1350 amplificado o sinal de 10 MHz, entra pino 1 IC3 TA7358 Mixer que recebe no pino 8 o sinal de 37 a 38 Mhz proveniente do VFO vindo da comutação (chaves) diodos TX. O sinal de 27 Mhz sai de IC3 pino 6 emissor de 2N3904 ou 2SC1815 para filtro BPF T5 confeccionada em fôrma TOKO 10mm 2+2+2+2 = 8T espiras fio 32 AWG derivação na quarta espira, T6 mesma fôrma e primário 2+2+2+2 = 8T secundário 1+1 = 2T espiras fio 32 AWG, o capacitor entre T5 e T6 de 2pF, pode ser 3 ou 4pF alargando a banda passante, indo ao pré RF 2N2222 TO-18 metal, vai a T7 que é confeccionada fôrma TOKO 10mm com primário 2+2+2+1 = 7T espiras derivação 4 espira do lado neutro e secundário 1+1+1 3T espiras fio 30 AWG, saindo ao pré driver BD 139-16 ou BD 137-16, indo a T8 que é enrolamento 4T espiras bifilar fio 24 AWG fio de internet capa plástica em toróides FT37-43 ou de lâmpadas econômicas AL 1000, ou núcleo ferrite binocular pequeno encontrados em TV antigas. Driver BD 329-16 ou 2SC 3420, T9 é o mesmo que T8 só que T9 é 4T espiras trifilares mesmo fio 24 AWG ou fio de internet capa plástica em dois toróides empilhados FT37-43 ou de lâmpadas econômicas AL 1000, ou se achar núcleo de ferrite balun binocular grande encontrada também em TV antigas no seletor de canais. A alimentação do modulador ao pré driver e driver deve ter AM entre 2,8 a 3,2 volts, indutores na alimentação +Vcc Driver e PA para T9 e T10 poderá ser com VK200 ou no Driver um toróides FT37-43 ou de lâmpada econômica, 10T espiras de fio 23 AWG. Para indutor que vai +Vcc para T10 pode ser três toróides FT37-43 empilhados com 10T espiras de fio 20 AWG. Em T10 primário 2+2 4T espiras derivação na segunda espira, secundário 4T espiras fio encapado plástico flexível de 0,75mm em 6+6 toróides FT37-43 ou toróides de lâmpadas econômicas empilhados tipo binocular. O PA é em push Pull Mosfet IRF520, IRF 530 ou IRF510. Observem que na tensão de bias dos Mosfet eu desenhei um novo circuito com 2N3906, BC 557 PNP diodo zener 5,1 volts, circuito corrente constante, detetor e compensador de temperatura atua como sensor dois diodos 1N 4148 serie, fixados com pasta térmica ou cola quente no dissipador do PA, bem próximo aos dois Mosfet. Filtro passa baixas (LPF) 3 seções 7 elementos filtrando os harmônicos e espúrios indesejáveis com 3 indutores 11T, 11T, 7T com 6,2mm fio 22AWG. Em seguida teremos medidor S-meter teremos uma saída de RF entre 12 e 18W SSB, e 4 a 6W em AM. VFO e BFO: Para confeccionar os indutores do VFO baixe a revista ou acesse nosso blog de revista e vejam como o autor confeccionou os indutores e PCI. Os transistores que precisarão de bom dissipador de alumínio e ventoinha “cooler”. Pré driver BD 139-16, Driver BD 329-16, PA IRF 520, IC8 TDA 2003, TIP 32 modulador.
Chave diodos 1N4148 VFO e BFO: A chave de diodos para RX e TX do VFO e BFO é construída de 12 diodos de silício 1N4148, que faz a comutação do VFO em RX IC1, e BFO TX, e faz a comutação IC3 do BFO em RX e VFO TX, este circuito foi retirado do transceptor Wagner SSB 309.
Veja mais sobre este transceptor Naja no nosso blog do mês Outubro. 
Pessoal atualizei 18-11-2021, faltou linha +Vcc RX segundo transistor SQ. Squelch.
Esquema do Naja transceptor AM SSB 27 Mhz (CB).

domingo, 29 de agosto de 2021

Transverter simples para PX 11M para 40M.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Alguns transverter que montei. dois deles assemelha-se a este projeto. Este  de autoria do Sr. Hélio Muci de Lima da cidade de Catalão Go. Foi publicada na revista Saber Eletrônica Fora de série ano 35 N.º26 de Agosto de1999. No blog do Picco. Revisando e atualizando este projeto tem muitos erros de gráfica no esquema, nas confecção das bobinas o autor não esclarece como o iniciante deve montar e que tipo de forma. Vamos a alguns erros. Na entrada de Vcc +B 12V passando por C18, e ligação R5 e L5 a linha +B errada por desenho de gráfica, foi corrigido, no circuito de RX mais um erro em C6 de 10nf, com este valor o sinal do oscilador de 20 Mhz vindo de C7 será aterrado, C6 foi corrigido para 100pF. C7, C10, C14 não tem referências C7 deve ser 10 pF, em C8 melhor que seja um capacitor de 180 pF, pois um de 100 nF poderá danificar (queimar) Q4 em possíveis mV RF em TX. C14 não tem referência, podemos começar com 470pF ou 471, R12 valor muito baixo de 8k2, melhor ter um resistor de 47R para negativo. C5 poderá variar de 120 a 180 pF dependendo números de espiras. No oscilador Q1 melhor um 2N 2222 TO-18 metal ou 2N 2369 TO-18 metal, no misturador amplificador de sinais Q2 melhor o 2N 2222 TO-18 metal, em Q3 o 2N 3866, BD 135-16 ou BD 137-16, em Q5 BD 329-16 ou 2SC 3420, em Q6 poderá ser o extinto famoso e não falsificado 2SC 1969C ou 2SC 1307 que pode ser usado retirado de transceptor velho, ainda 2SC 2312C, ou melhor transformar para Mosfet IRF 630 ou outros. Vejam que este transverter é simples não tem filtro BPF nem em RX e TX, em TX este filtro poderá ser depois de L3 coletor do Mixer Q2, assim ele vai estreitar e deixar passar só a frequência de ressonância do filtro 7 Mhz, que é a diferença da frequência de 27 Mhz e 20 Mhz do oscilador. Este e outro que montei internamente no Cobra 148 GTL e foi o primeiro transverter que montei com êxito dentro do Cobra 148 GTL, depois teve o segundo melhor, mais potencia de RF saída, também interno no Cobra 148 GTL. No Galaxy Pluto montei um transverter muito bom com duas PCIs RX e TX com picos de RF 50W com mais tecnologia. Transverter entre outros que publiquei no blog. Observem os esquemas abaixo algumas atualizações deste projeto. Mas mantive o mesmo teor por consideração ao autor do projeto. O primeiro é original com erros (gatos) de gráfica entre outros. O segundo já está atualizado em componentes atualizados. O terceiro Já bem melhor elaborado com filtro BPF de 7 Mhz maior potencia em TX RF com Mosfet IRF 630 ou outros, os indutores seguem ás mesmas características do autor. 
Para quem quer modular com seu PX em 40 metros, este é um projeto fácil de montar e trará bons resultados surpreendentes, mesmo em estação móvel com antena bobinada este transverter com Mosfet fará você manter contato com estações a longa distâncias DX. Muito obrigado e espero que gostem deste projeto publicado também em nosso blog de esquemas em revistas. 
Abaixo esquema original da revista. Não baixe e não monte contem erros.
Esquema original atualizado componentes, este sim baixe e monte.
Esquema transverter 40 metros Mosfet RF out, maior potencia RF, melhor elaborado porem simples, vocês podem abranger a chave eletrônica substituindo o 2N 3906 por um TIP 32 ligando seu emissor direto em + Vcc 13,8V, para alimentar 2N 3866 Mixer TX, amplificador RF TX BD 135-16 ou BD 137-16, excitador BD 329-16 ou 2SC 3420, coloque um resistor de 2k2 na saída +Vcc TX coletor do TIP ao diodo Zener de 5v1 para bias do (G) Mosfet. Assim quando em RX toda parte de TX fica inoperante, ou seja sem tensão +Vcc nos coletores e base dos transistores.
Atualizado 28-10-2023. +Vcc estava ligado ao diodo zener 5V1 que alimenta o Gate Mosfet.
Estava errado, a tensão +Vcc deve vim do coletor do transistor 2N3906 ou TIP 32, chave eletrônica em TX.

sábado, 31 de julho de 2021

Transceptor 14 Mhz SSB Benjamin H. W3TLN atualizado.

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Algumas atualizações sobre o transceptor 14 Mhz SSB-CW Benjamin H. W3TLN, publicado mês passado. Como costumo sempre escrever e quando comecei na eletrônica sempre fiz modificações, algumas são bem-vindas: Com o interesse de simplificar e melhorar o funcionamento de cada circuito. Nem sempre simplificar será o melhor para o circuito, mas podemos modificar qualquer circuito para que ele fique melhor e completo, para isso temos que ter conhecimentos e experiência na área que desejamos modificar, sempre escrevo e afirmo que na teoria é uma situação e na prática é outra, ou seja mesmo que os senhores montadores e técnico escolha um circuito de uma livro, revista ou WEB para montar, dificilmente ele vai funcionar como o autor descreve no projeto, forçando ao montador ter que substituir componentes verificar erros “gatos” e até mesmo duvidar se fez algo errado. É por isso que um bom montador deve ter muita paciência ao montar qualquer circuito ou projeto, ao revisar o esquema comece pela linha de entrada de sinal RF, AF, alimentação Vcc e dívida os circuitos por parte separando-os e observando suas ligações. Vejamos nos esquemas do original Benjamin H. W3TLN, o que modifiquei e vocês poderão modificar mais, completando um bom transceptor SSB se preferir. Vejam o que atualizei: Alimentação para 13,8 Vcc, regulador 7808 ou 7809 de 1 ampere. Pré Mic. e microfone Eletreto. Retirei o KEY CW, que gerava uma frequência entre 1500Hz no amplificador de microfone, o amplificador de áudio AF agora com volume e sem transformadores. Filtro SSB para simples filtro escada “ladder”. BFO “Carrier Oscillator” para bandas S1 USB, LSB. Driver com transistor BD 139-16 ou “C”. PA com Mosfet IRF 530 ou 510. Na bias deste Mosfet adicionamos um circuito simples de corrente constante controlando a temperatura automaticamente, empregado nos projetos de PY2 OHH Miguel. Os Mosfets PA em 13,8 Vcc fornecera seus 6 a 10 W RF. Filtro LPF ANT que poderá ser de 3 ou 5 elementos, os indutores podem ser de 0,55uH a 0,6uH com 20 espiras de fio 28 AWG, ou outras fórmulas encontradas na WEB. O VXO que agora é super VXO, com 3, 4 cristais de mesmo valor, entre 12.030 Mhz ou outro valor entre 12 Mhz, que podemos cobrir toda faixa dos 20 metros. Um super VFO será bem-vindo a este projeto, lembrando que capacitores styroflex e mica prateada são melhores para os osciladores. São 4 esquemas simplesmente modificados que vão ajudar a você como fazer suas modificações. Em consideração ao autor pai do projeto respeitei o coração deste projeto, melhor atualizado. Muito obrigado.
Esquema 1,vejam algumas atualizações.
Esquema 2, e mais algumas atualizações.
Esquema 3, outras melhores atualizações.
Esquema 4, atualizações Hiper VXO.

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Transceptor 14 Mhz SSB-CW Benjamin H. W3TLN

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Este mês eu publico o redesenho do transceptor para faixa de 20 metros 14 Mhz SSB-CW do Sr. Benjamin H. Vester W3TLN. Foi publicado na revista "Single Sideband for the Radio Amateur 1965" pag. 109 a 115 posteriormente em 1970 na mesma revista na pág. 60 a 66. Vocês vão baixar no blog do amigo Picco. Este mesmo original projeto está no blog de revistas. Sobre o transceptor original, tem pouca potencia de RF, muito menos que 8W, faixa de frequência 20 metros ou 14 Mhz, filtro cristal de meia rede em cascata, transistores PNP e NPN, amplificador áudio com transformadores e sem volume, chave para comutação TX RX de 5 posições, falta um filtro LPF saída RF ant. O projeto é simples, porém para quem vai montar deve ter um pouco de experiência em montagens de transceptores e RF para ter êxito neste projeto da década de 60. Redesenhei e atualizei alguns componentes nesta publicação, mas o montador poderá substituir os transistores e outros componentes para melhor desempenho e potencia de RF. Mês que vem vamos fazer mais algumas atualizações de alguns circuitos. Para quem gosta de montagens e pretende ver mais sobre transceptores SSB tem neste EA3EIS um excelente RTX SSB simples e bom para a faixa dos 40 metros. Temos outros projetos de bons transmissores e transceptores alguns multe bandas e para quem gosta de AM 27 Mhz temos ou ainda os 40 metros de um velho pássaro brasileiro. Vejam este transceptor em SSB atualizado.
Esquema original transceptor SSB-CW atualizado.
Atualizado 16-07-2021 em L3 estava em curto da base BF 324 e começo.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Transmissor VHF FM CQ Elettronica. e Pintinho atualizado.

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Olá, este transmissor em VHF FM foi publicado na revista CQ Elettronica Julho de 1987. Vocês podem achar esta e outras revistas no blog do amigo Picco. O projeto é bastante simples e tem suas limitações de potencia de RF devido aos três circuitos RF, o autor escreve que não passa dos 500mW em 135 Mhz. Modificando seus componentes e circuitos, podendo elevar para os 144 ou 146 Mhz amplificando o quinto harmónico com cristais de 28,8 e 29,6 Mhz. Podemos colocar outros cristais esticar um pouco a potencia descrita, claro que melhor adicionar mais um circuito, ou neste ter um oscilador já em 72 Mhz. Redesenhei o esquema do transmissor "O Pintinho" com chave de seleção de potencia de saída RF. O interessante destes circuitos simples é construirmos um par de Handie Talkie adicionando um receptor super-heteródino FM estreito para comunicações portáteis entre 2 ou 4 Km. Claro que se quisermos atingir maior distância teremos que ter um bom transmissor base "casa" com maior potencia. Isso implica em transistores mais potentes e caros, capacitores melhores e difíceis no mercado, antenas externas fonte de alimentação 15 amperes entre outros. Leiam a publicação da revista em português no nosso blog lá tem às características e confecção dos indutores. Vamos aos esquemas.
 O esquema 1 original redesenhado da revista.
Esquema 2 TX FM VHF com LM 386 e potencia 1W RF.
Esquema 3 TX FM VHF LM 386 e maior potencia 2,5W RF.
Este esquema já foi publicado em 12-2014.Aqui atualizado maior potencia RF.
No esquema 4 temos O Pintinho atualizado com chave seleção de potencia opcional. Foi original publicado na revista QST março de 1971, páginas 21 a 24 sob o título de “An FM Pip-Squeak for 2 Meter” por Doug DeMaw W1CER. Ou nas páginas 246 a 249 de toda edição ano 1971 QST. Também na revista americana com melhor visibilidade "THE RADIO AMATEUS VHF MANUAL" páginas, 248 a 251. Trazido ao Brasil e publicado em E-P Vol. 39 N2. Autor do artigo PY1AEB, como: O PINTINHO que pia alto. Na verdade, este esquema semelhante aos demais foi um pouco modificado por mim para retirarmos um pouco mais de potência com apenas 4 circuitos amplificadores de RF, no entanto o autor sugere transistores de baixa potencia RF, mas hoje podemos usar o 2N4427, MRF 237, 2N 3553 entre outros e ter uma potencia de ordem de 2 a 3W RF com estes mesmos circuitos.
Vamos modificar modulador CI 741 e mais fôlego no Pintinho.
Bem pessoal como o próprio autor da revista escreve, podemos modificar os circuitos e componentes para melhorar e aumentar mais a potencia de saída RF. Bem está ai um simples esquema de TX FM VHF 2 metros. leiam em português lá no blog de revistas para quem pretende montar este projetinho simples.
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Filtro mágico de áudio RX transceptores AM SSB.

Vocês, que curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês muito agradecido.
Publicado na revista 73 Magazine Novembro 1983. Um simples filtro de áudio por Jim Pepper W6QIF. Com apenas 4 circuitos integrados simples o filtro promete resultados em receptores AM SSB heteródino e conversão direta, mas podemos adicionar este filtro em qualquer receptor e ver o quanto podemos desfrutar de suas magias. O circuito é simples para os montadores iniciantes e Hobbystas, eu pesquisando na WEB encontrei no site SV3ORA, este mesmo filtro mágico de áudio modificado e adaptado para FT YAESU FT 301. Vocês vão notar algumas diferenças entre o artigo original da revista 73 Magazine e o publicado no site SV3ORA, aconselho a quem vai montar o filtro de áudio a ler todo texto e observem às modificações do amigo. Também do artigo original em português da revista no nosso blog. Na modificação de SV3ORA o amplificador de potencia de áudio foi substituído o LM 383 por TDA 7052A de 1W, quando o substituto é TDA 2002 obsoleto ou atual TDA 2003, proporcionando áudio mais potente e alto, entre outras pequenas modificações que vocês poderão ver lá no site. Desenhei mais três esquemas com pequenas modificações para os três 741MC1741, ou TL071, TL072, TL074, podemos usar outros como o próprio montador poderá fazer como teste para que o filtro fique melhor. Vamos aos esquemas abaixo.
Esquema 1 original da revista 73 Magazine.
Foi o que modificamos no esquema 2: Um TDA 2002 obsoleto e atual TDA 2003 no amplificador potencia, além da simples fonte que agora terá de ter um transformador saída de 12 Volts por 2 Amp. os capacitores 104 ou 100nF ligados junto aos diodos retificadores diminuem os zumbidos e ripple. Além de outras modificações simples como: Adicionei um capacitor de 101 ou 100pF depois da entrada áudio potenciômetro de 10k, e um capacitor eletrolítico de 470nF ou 0.47uF ligado no pino 3.
Esquema 2 simples modificação TDA 2003.
No terceiro esquema substituiremos dois dos três 741 ou MC1741, por um RC1458, ou MC1458, outros substitutos poderão ser experimentados. A fonte de alimentação agora 13,8 Vcc vem do próprio transceptor ou receptor, entra no pino 5 do TDA 2003 através chave liga ON desliga OFF, e uma conta de ferrite FB para reter algumas possíveis interferências ao nosso filtro. 
Esquema 3 com RC1458 ou MC1458.
Assim no quarto esquema usamos 3 op-amps do LM324, para montarmos nosso filtro ocupando assim pouco espaço e custos. Outros substitutos poderão ser experimentados com êxito neste projeto, mas com tudo devemos fazer como o nosso amigo SV3ORA que fez suas modificações para que o filtro ficasse melhor que o original.
Esquema 4 com LM324 simples modificações.