domingo, 6 de setembro de 2015

CEM MIL (100.000) ACESSOS.

Quero agradecer a todos que acessam meu blog, este mês de setembro alcançou os cem mil (100.000) acessos. Quando tive a ideia de fazer um blog em março de 2011, a princípio era só para mostrar meus inventos, que não são muita coisa, mais para incentivar os que estão começando na eletrônica, e gostam de montagens de transceptores, mais ao longo dos meses fui tomando gosto e vocês foram me ajudando em comentários, e-mail, e isso foi me dando animo de continuar, confesso que pensei de desistir de publicar e deixar o blog parado, mais sempre tem vocês amigos que me deram a maior força para eu continuar, publiquei muitos projetos meus, sem segredo nenhum, o mais que me deu trabalho e até hoje é orgulho para mim foi o PTT sem fio para 148 GTL, http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2013/12/ptt-link-ou-sem-fio-para-148-gtl.html  porque digo isso, porque eu sendo um cara que nunca fiz qualquer curso de eletrônica, aprendi com algumas revistas quando podia comprar, muita força de vontade e contei também algumas vezes com meu amigo Veridiano que me ensinava quando eu o procurava, já contei minha história no blog, não para me engrandecer nem querer ser o inteligente, mais para incentivar os que não tem condições financeiras de fazer curso e gosta muito de eletrônica, espero que se espelhem em mim, todos nós somos inteligentes, seu pensamento é o seu limite, aprenda a não desistir de primeira, persista, pense, analise, e continue com pensamento que você vai conseguir, é assim que faço e sempre fiz. Não é fácil, escolher o projeto, desenha-lo, e publicar, falando assim é fácil, mais quase todas ás noites fico duas horas desenhando no circuitmaker, até finalizar, analisar, e imprimir em PDF, depois passo para imagem PNG, ás vezes publico no começo do mês, mais as vezes não da e vai lá para dias quase no meio do mês, mais faço tudo com muita dedicação e respeito, pois visualizo que pessoas do outro lado do mundo em China, Japão, e outros países visitam e até baixam meus esquemas, é para mim motivo de orgulho, eu um simples brasileiro de família humilde, sendo conhecido por irmãos do outro lado do mundo, e tudo isso graças a WEB, Em fim meus sinceros agradecimentos a todos, não vou escrever nomes pois, ficaria mais uma hora digitando os nomes de todos que me ajudaram de diversas maneiras, muito obrigado e espero que gostem dos esquemas contidos aqui no blog, e dicas. Muito obrigado pelos cem mil acessos amigos. Abraço a vocês.
Waldir Cardoso. 

Transmissor VHF FM 145 Mhz 10W*. Eletrônica popular março 1976.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este mês publico dois projetos na faixa de VHF ou 2 metros. 1- Transmissor de FM VHF-10W* 2 metros. 2- Amplificador 10W* 25W* 50W* 146 Mhz 2 metros. Sobre o transmissor que é na faixa de VHF 2 metros em FM com até 10W potencia RF,  podendo proporcionar uma comunicação segura com estações a mais de 20 km distante, tudo dependerá de sua antena e altura da mesma, sem falar que você terá de montar um bom receptor, pois não adianta nada ter um bom transmissor sem ter um bom receptor para ouvir bem ás demais estações fracas, o esquema é de autoria do Sr.Nicolau Morozoff  PY1 EQS, da década de 70, publicado na revista Eletrônica Popular, em março de 1976, o circuito é bem simples e arrojado para hobbystas naquela época que montavam equipamentos em 2 metros, pelas dificuldades de adquirir componentes, hoje podemos melhorar o circuito e colocar componentes muito melhores e menores, reduzindo bastante o tamanho do projeto, substituindo o modulador por CI, podemos melhorar muito o áudio e com um pequeno microfone de eletreto fica muito melhor, podemos substituir T1 por uma saída do modulador já com filtro e impedância para modular a frequência no diodo varicap que é alguns milésimos de volts, podemos substituir o cristal de 48,300 Mhz para 16,100 Mhz,  ajustando no trimmer para ele subir para 145,000 Mhz na saída TX, sem nenhum problema, o que pode acontecer é cair um pouco a potencia RF final, mais nada que não possa recompensar com alguns ajustes, eu como de costume, desenhei mais alguns esquemas com algumas modificações e reduzindo a potencia com uma chave e resistor na alimentação do transistor exitador driver, podendo o montador fazer um pequeno Handy Talkie e economizando bateria, Bem o montador poderá elaborar e modificar o que quiser no circuito que eu deixei com ás mesmas características originais do transmissor elaborado pelo autor. Lendo todos os textos onde o autor explica todo o circuito ficará mais fácil na montagem.
Vejam abaixo fotos do protótipo como RTX, o autor adicionou o RX a direita.
Até parece um equipamento comercial, montado em uma boa industria. 
Em zoom preto e branco mais da para ter uma ideia do TX a esquerda.
Começa aqui, melhor ler toda matéria para quem vai montar.
Lista componentes e confecções dos indutores.
Em zoom foto do lado PCI cobreado, observem ás blindagens. 
Abaixo foto lado dos componentes, vejam a blindagem separando cada etapa TX.
Leiam todo texto.
PCI modulador, oscilador, triplicador, pré driver.
PCI driver, e saída de RF PA 10W*.
Abaixo como fazer ajustes confecções de dissipadores e até uma caixinha só com TX.
 
Em zoom caixa onde vai ser montado o RTX, vejam que o RX é com squelch.
Este relé é muito grande, podemos hoje achar relés menores, se preferir substituir por chave com capacitores e diodos.
Abaixo outra sugestão para montagem com RX, ficando um RTX.
Abaixo o esquema original da revista, muito simples.
Esquema original desenhado por mim na integra.
 Esquema modificado e simples, modulador e TX com transistores mais barato, 2,2W RF com opção de potencia de 0,2W* TX.
 
Aqui o esquema atualizado com CI MC 1458, no modulador, TX é o mesmo agora com opção de potencia 3W* e 10W* RF TX.
Abaixo esquema já publicado em 11-12-2014 em:
É uma boa opção de RX para o nosso TX de 10W*, 
No final desta página: http://www.qsl.net/vu2msy/homebrew/2m_TCVR_VU2IF_VU2EM.pdf temos um excelente RX com CI MC 3359, que modificando um pouco o circuito podemos substitui-lo por MC 3361, MC 3357P, ou TK 10420, é mais uma sugestão para um bom receptor FM 2 metros.
Bem eu espero que gostem deste simples TX, que poderá ser modificado, e reduzido sua potencia com transistores menos potente como os 2N 4427, MRF 237, 2N 5913, 2N 3553, barateando assim o custo de todo projeto.

Amplificador 10W* 25W* 50W* 146 Mhz 2 metros

Este amplificador foi publicado no livro Handbook, para quem tem um HT com 2 W ou menos, poderá facilmente aumentar sua potencia de saída RF, e para quem vai montar um TX aqui uma boa saída RF. Claro que observando a foto abaixo podemos ver componentes bastante grandes na época, hoje podemos substituir a maioria destes componentes, reduzindo assim o tamanho, e simplificando o projeto teremos um pequeno amplificador de boa qualidade.
Foto do amplificador, veja os componentes e entrada de alimentação.
Abaixo em zoom esquema original do amplificador de 40W* 50W*.
Leiam todo artigo.
Abaixo em zoom esquema de acionamento do relé, e filtro LPF saída antena.
Leiam todo texto.
Abaixo em zoom vejam os componentes e tamanho da PCI.
Leiam todo texto.
Abaixo esquema do amplificador de 25W* e confecção de T1.
Em zoom,Confecção de T1.
 
Abaixo esquema do amplificador de 25W*.
Abaixo esquema de amplificador de 10W* modificado.
Abaixo esquema original do amplificador de 25W* atualizado.
Abaixo esquema original amplificador de 50W* atualizado.
Espero que gostem destes projetos de amplificador e transmissor para VHF 2 metros, para quem não conhece a faixa de 2 metros, ela corresponde ás frequências de 144.000 Mhz a 148.000 Mhz, exclusiva para Radioamadores licenciados nessa categoria, fora desta frequência acima temos diversos serviços de empresas, bombeiros, polícia, HT de empresas, e outros serviços. Dependendo da cidade e local a faixa de 148.100 Mhz a 174.000 Mhz poderá ser tranquila sem comunicações.