quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Receptor AM RV-27 super heteródino CB 27 Mhz.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Pessoal este receptor modelo RV-27 em AM CB 27 Mhz da década de 70 muito divulgado e vendido em revistas da Europa Itália, é o mesmo esquema do receptor AM UK 365 CB até o último canal de FI de 455 Khz, só mudam ás configurações de polarização dos transistores, o ultimo transistor canal de FI resistência 33k de emissor é ligado em outra de 470R que alimenta primário da última FI, o oscilador local é com diodo varicap, e no amplificador de áudio com CI de 5 pinos UK 195, podemos chama-los de irmão vejam que é o mesmo circuito até tem uma semelhança no que montei na década de 90 com 4 canais de FI de 455 Khz, que por sinal é muito bom, ficando só a desejar no oscilador local que se desloca um pouco de frequência, mais nada que não possa ser reparado com uma substituição de um VFO melhor estabilidade, ou um oscilador a cristal, mas isso você ficaria só com uma frequência de recepção, vocês podem ver meu receptor que montei com base no esquema do meu amigo Veridiano, e no canal de FI e amplificador áudio do Dunga III da Motoradio em: https://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2012/12/receptor-px-cb-superheterodino-4fis.html vejam o desenho original desenhado a mão na década de 90 em:https://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2012/08/receptor-de-px-super-heterodino.html Na postagem anterior falo um pouco sobre este meu receptor. Pessoal este receptor pode ser modificado com um silencioso ou squelch, um medidor de sinal já sugerido na primeira página do esquema escaneada do amigo IW1AXR em: http://www.radiomanual.info/schemi/RX/Labes_RV-27_sch.pdf outros circuitos integrados ou transistores no amplificador de áudio, e até um BFO pode ser acrescentado para escuta de SSB em canais altos 28 Mhz 10 metros, por enquanto vou desenhar o esquema original e outro com uma simples modificação no amplificador de áudio com LM 386, mês que vem vou publicar outros esquemas destes mesmos receptores de 27 Mhz melhor elaborado para nossos dias atuais, com mais outros circuitos, mas sem desviar do circuito original que já é muito bom mesmo para nossos dias atuais. Cá pra nós eu sou muito fá e adepto a velha eletrônica da década de 70 até 90, nada de SMD ou microship, sou mais os velhos componentes CIs, transistores melhores de manusear.
Desenho da placa do receptor RV-27 escaneado pelo amigo IW1AWR, meus agradecimentos ao mesmo sua página contribuindo para nosso hobby de Radioamadorismo crescer cada dia mais. Obrigado.
.
Abaixo esquema original do receptor RV-27 AM CB 27 Mhz.
Esquema original receptor RV-27 AM CB 27 Mhz.
Esquema Atualizado parcialmente receptor RV-27 AM CB 27 Mhz.
Esquema receptor AM UK 365 CB 27 Mhz.
Vejam a semelhança dos esquemas, todos são muito bons, eles podem ser adaptados para outras frequências entre 6 Mhz a 50 Mhz. só depende do montador substituir ás bobinas e seus respectivos capacitores, podemos observar o ganho dos transistores para frequência alta.
Então está para vocês o esquema deste bom receptor em amplitude modulada AM que pode ser adaptado para outras faixas até 50 Mhz, só modificando a bobina e capacitores da entrada de antena, misturador, e oscilador local, no próximo mês venho novamente com este esquema, vamos ver o que posso fazer de modificação para este bom receptor super heteródino em amplitude modulada na faixa dos 11 metros ou CB 27 Mhz. Muito obrigado 

Receptor AM CB 27 Mhz UK 365.

Este receptor em AM UK 365 super heteródino na faixa dos 27 Mhz 11 metros CB, foi publicado na década de 70 em revistas italianas, notem ás semelhanças dos circuitos em relação ao seu irmão receptor AM RV-27 publicado aqui este mês, ambos são receptores muito bons, deixa a desejar em alguns circuitos para ficar ainda melhor, mas isso encareceria seu preço, ficaria mais difícil a montagem para iniciantes, como vocês podem ver o circuito é simples de um rádio AM super heteródino, a inovação e o seu oscilador local com o diodo varicap para sintonia, modéstia parte eu montei um há muitos anos atras na década de 90 publicado aqui no blog em: https://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2012/12/receptor-px-cb-superheterodino-4fis.html e posso dizer que com experiência que este receptor com antena adequada para faixa de escuta ele recebe igualzinho a um rádio 148 GTL, claro que o 148 GTL tem filtro NB que elimina os ruídos de entrada de antena, dupla conversão e muitos filtros no áudio amplificador que nos proporciona uma escuta suave, eu fazia teste com um colega na época chegava sinal 2 em meu cobra 148 GTL, e no Motoradio FA-M21, quase junto com os QRMs estáticas da faixa, eu então retirava a antena do rádio profissional e colocava só a ponta positiva do conector no meu receptorzinho, ele pegava o sinal do colega igualzinho ao Motoradio FA-M21, eu então ligava o terra da antena no receptorzinho e ele melhorava sensivelmente a recepção ficando sem ruido nenhum, eu coloquei uma pilha de 9 volts e quando saia a noite eu o levava para corujar os colegas, ele pegava todos da cidade com uma pequena antena como está na foto. Eu publiquei a matéria completa no blog de revistas em: https://esquemasprojetoseletronicos.blogspot.com.br/2016/10/receptor-am-super-heterodino-uk-365-cb.html ou Baixe aqui a matéria completa de outra revista em PDF: http://www.rsp-italy.it/Electronics/Kits/_contents/Amtron/Amtron%20UK365%20-%20CB%20Receiver.pdf  Meus agradecimentos ao amigo que publicou a matéria deste projeto contribuindo para crescimento do nosso hobby Radioamadorístico. Muito obrigado.                                                
Esquema original receptor AM UK 365 CB 27 Mhz.
  
Esquema original Receptor AM UK 365 CB 27 Mhz.
Esquema atualizado parcialmente receptor AM UK 365 CB 27 Mhz.
Abaixo esquema do receptor AM RV-27 CB 27 Mhz, parcialmente atualizado com CI LM 386 no amplificador áudio, notem a semelhança nos componentes mudando só ás configurações dos transistores.
Esquema receptor AM RV-27 CB 27 Mhz parcialmente atualizado.
Está então os esquema originais e demais desenhado por mim, mês que vem vou tentar fazer algumas modificações nestes receptores, mas deixando sempre a essência do original, podemos incorporar alguns circuitos que vou analisar e desenha-lo publicarei para os senhores montadores que gostam de "corujar" ouvir a faixa de 11 ou 10 metros. Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

Conversor de 1.6 Khz 27 Mhz CB.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Mês passado publiquei este mesmo conversor. Estava eu pesquisando em revistas velhas Italianas da década de 70, e deparei-me com este conversor para minha surpresa é o mesmo circuito publicado na revista Eletrônica Popular Vol.36 N-3 maio junho de 1974, modificando apenas a referencia dos  transistores, o resto é todo igual.
Pensava eu que este projeto fosse de autoria brasileiro, a revista brasileira não encontrei na WEB, digitalizei apenas a matéria do conversor para que os senhores possam saber e não fiquem enganado como eu fiquei. Existem outras publicações de circuitos TRX na área de Radioamadorismo que são de autoria europeia e outros, e foram publicados aqui no Brasil. Fica para outra ocasião a divulgação. Mas de qualquer maneira devemos agradecer aos que trouxeram esses projetos estrangeiros para nós aqui no Brasil na ideia de desenvolver nosso hobby Radioamadorístico, e cá pra nós sou adepto e acho muito melhor a velha eletrônica desde a década de 70 a 90, hoje em dias atuais até ás revistas deixam a desejar em projetos e esquemas. Vamos ver a publicação da revista brasileira em seguida a publicação da revista italiana, logo abaixo os esquemas desenhado por mim e atualizados, vocês podem baixar a revista italiana completa neste linkQuero agradecer ao autor deste belo trabalho ás páginas com diversas revista velhas nos dando oportunidade de conhecer mais sobre a velha eletrônica de décadas passadas, emfim, que pena que não leio muito bem italiano, mas da para entender um pouco e ficar por dentro dos circuitos publicados.
Vale a pena ler a publicação do mês passado logo abaixo desta ou para quem quer montar o conversor.
Capa da revista Eletrônica Popular.
Vale a pena ler toda matéria.
Esquema e lista de peças do conversor 1.6 Khz 27 Mhz CB.
Em zoom esquema original conversor.
Abaixo zoom esquema conversor revista italiana.
Zoom lista de peças do conversor brasileiro.
Lay out PCI conversor.
PCI lado cobreado brasileiro.
PCI lado cobreado conversor italiano.
PCI lado dos componentes conversor, brasileiro, observe TR1 e TR2.
PCI lado dos componentes conversor italiano.
Finalizando a matéria do conversor brasileiro.
Começa a matéria do conversor na revista italiana.
Capa da revista italiana.
Foto do protótipo conversor 1.6 Khz 27 Mhz.
Continuação da publicação.
Continuação da publicação.
Em zoom esquema original conversor.
Lista de componente conversor.
Layout PCI conversor.
Lay out lado dos componentes. 
Lay out lado cobreado italiano.
lista de peças, desenho dentro da caixinha como abrigar os componentes.

Continuação da publicação.

Finalizando matéria do conversor italiano.
Esquema original conversor 1.6 Khz 27 Mhz.
Abaixo esquema já com transistor NPN, mesmo esquema original.
Esquema original conversor com um VFO.
Abaixo um conversor melhor elaborado com VFO, mas poderá usar um oscilador com cristal.
Este esquema é o mesmo porem com VFO.
Abaixo um conversor de autoria Russo, podemos colocar ás mesmas bobinas do original.