Pessoal, quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Olha na página do Luciano PY2BBS tem muitos esquemas deste e outros modelos de transceptores, visitem.
Foto do Transceptor da Motorádio FA-M21 23 Canais em AM. Foto da Net.
Pessoal achei a nota fiscal do meu Motorádio FA-M21, eu guardei tão bem guardada que até achava difícil encontra-la, ai está ela, está no nome de minha mãe que na época comprou esse brinquedinho para mim fazer amigos e me divertir com responsabilidade, claro que eu apaguei o nome da nota, mas é só para quem ler esta página saiba o preço de um transceptor desses na década de 80 aqui na Bahia, era a vista CR$ 25.000,00, nesta casa que depois abriu uma filial aqui mas não vendia eletrônicos.
Atualizada 02-03-17 Nota fiscal abaixo do Motorádio FA-M-21.
Atualizado em 09-11-2017.
Atenção
Se você não tem experiência em RTX não faça estes procedimentos.
Vamos atualizar mais esta página com o chucrute para 40 canais no FA-M21, até o canal 39 é moleza, muita gente já sabe, pois o canal 40 é mais ainda, veja na foto, do meu rádio que ganhei novamente como doação para meu blog de doações, eu fiz este chucrute na década de 90, não deu tempo para eu fazer os testes para colocar os 60 canais nele, como o seu irmão FA-M61 de 60 canais, mas dá para colocar os 60 canais no FA-M21, mas vamos lá aos 40 canais.
Para ter até o canal 39 que vai ser no digito 19, o que tem a fazer e jampear o fio cinza 18, ao fio azul 16, você poderá fazer isso usando a chave frontal AP-FC, ou plug atras, para ter o canal 40 esse mesmo fio azul 16 tem que ser desligado da plaquinha do seletor, e passar por outra chave, ao ser desligado o digito 20 fica sendo canal 40.
Alguns rádios temos que dar um retoque nas bobinas, L102, L103 para oscilar do canal 1 ao 40, e para ter potencia RF igual em todos os canais, coloque no canal 16 ou 17 e regule para máxima potencia de saída RF L104, L105, L201, L202,
Vejam que o fio azul 16, vai ao plug AP-FC no fundo do rádio que não é usado e serve como chave, ligando e desligando o fio azul 16 do seletor de canais. Observem que o fio azul 16 desligado da plaquinha do seletor de canais, acontece uma soma no PLL de 20 mais 20 tendo o canal 40 no digito 20, o mesmo acontece jampeando os fios cinza 18, e o azul 16, a partir do digito 1 temos canal 21, até digito 19 que temos canal 39. Bem espero que gostem deste simples chucrute, e se alguém conseguiu colocar os 60 canais no FA-M21 e quiser mandar como é feito agradecemos muito pela contribuição ao blog.
Parte 1 do Esquema FA-M21, Xerox do Original a ser colado com a parte 2.
Parte 2 do Esquema FA-M21, Xerox do Original a ser colado com parte 1.
Aqui está o meu primeiro PX, foi no final do ano de 1982 eu tinha 14 anos, minha querida mãe comprou em Feira de Santana, eu e meu irmão já escutávamos no rádio também da Motorádio de 6 Faixas, nós colocávamos em 19-25 Metros, que era a primeira faixa de ondas curtas, e ficávamos escutando só o pessoal da cidade, isso me incentivou a ter um PX, e quando cheguei em casa vindo de Feira de Santana, eu fui logo ligando o PX em um pedaço de fita de TV, e liguei na antena da TV que era uma Super Radar, peguei a fonte da Joãozito de 3Amp. que meu pai usava para um toca fitas TKR que ele instalou abaixo da TV, e comecei a modular com o pessoal da cite, o pessoal falava que eu iria queimar o rádio, mas eu nem ligava, estava fascinado não dormir a primeira noite, foi muito bonito, eu quero agradecer a minha abençoada mãe, que mesmo sem condições financeiras, realizou meu sonho depois que eu chorei muito pedindo. Bem essa foi uma pequena parte dá minha história, todos nós PX temos uma história. Sobre o Esquema: esse eu comprei quando tive em São Paulo em 2003 em uma loja de esquemas, foi tirado Xerox de um original, está em tamanho grande por isso se desejarem imprima às duas partes e cole do ponto que segue o esquema, eu o uso para estudos pois gosto de ver como os engenheiros fazem em alguns circuitos que estou com dúvidas, também fiz um transceptor VHF 50Mhz idêntico ao Motorádio, já está quase pronto para eu publicar. espero que gostem do esquema, os que eu já vi na net esse está mais legível, muito obrigado.
Olá Waldir Tudo bem?? Todos nós temos uma História. Eu sou fã do rádio FA-M21. De todos os rádios am que já tive esse foi o melhor Principalmente na parte da recepção que é ótimo. Eu tenho o meu até hoje. Um forte abraço.
ResponderExcluirOk meu Amigo.
ExcluirMuito obrigado pela visita, é verdade o FAM21 foi um dos rádios mais vendidos na década de 80, pelo seu preço e fabricação brasileira, um cobra como 148GTL só para quem tinha muito dinheiro. Eu tinha o meu FAM21, que chucrutei para 40 canais, e aumentei a potência só trocando o exitador RF o BD135C por BD139C, nada mais, ele tem uma modulação positiva em classe C, a recepção deixava a desejar um filtro NB/ANL para interferências de estáticas. Mais como era um rádio simples e barato era muito bom. bons tempos de DX em AM, e com uma anteninha dipolo de fio. Bem espero que tenha baixado ás duas partes do esquema e cole-as ficando um só. Muito obrigado pelo comentário e visita. um Abraço.
boa noite Waldir , bom tenho um fa-m21 mas nao estou conseguindo instalar ele voce poderia me dar alguma dica, ficarei grato... obrigado.
ResponderExcluirOk, Amigo Roberto.
ResponderExcluirBem instalar não tem segredo, você precisa de uma fonte de 12 ou 13,8 volts com 3 amperes, no minimo, fazer uma antena ou comprar, para a faixa de 11 metros, se quiser montar uma pesquise na net, ás mais usadas e simples é a dipolo com 2,63 metros de cada lado. dependendo da sua região dá para fazer DX ou seja, falar com outros estados distante do seu. Bem espero ter ajudado e respondido sua pergunta, muito obrigado pelo comentário e pela visita. um abraço. Waldir
tenho um mas ta com chiado no audio tem alguma ideia? O resto ta bem tx rx so chiado mesmo qnd em volume 0
ResponderExcluirOlha amigo Chrys, o chiado no FTE, pode ser no encaixe do microfone, no plug fêmea, que fica no rádio, ou em algum capacitor no amplificador de áudio, verifique os capacitores eletrolíticos próximos ao CI TBA 810, e aos transistores TR601, TR602, observe se tem chiado na sua transmissão, aperte o PTT e não fale, e escute o retorno em outro rádio, o auto falante também pode fazer isso, fica raspando a bobina no ferro do FTE e provoca chiado junto com o áudio. Bem amigo muito obrigado pelo comentário, espero ter ajudado, um abraço.
ResponderExcluirBom dia amigo Waldir! Não poderia deixar de fazer meus comentários a respeito do motoradio FA-M21. No início da década de 80 tive meu primeiro rádio que foi o fa-m21, e sem sombras de duvidas marcou época pois até dx com ele eu fiz usando uma simples antena de fabricação caseira sendo essa uma bigode de gato. Nessa época eu morava em Belo Horizonte e tirei junto ao antigo dentel a minha licença de rádio cidadão. Alguns tempos depois fiz uma troca por um Lafayette LMS 40, pois esse tem ssb, mas me deu alguns aborrecimentos devido a manutenção, pois queimava muito PLL. Hoje tenho vários rádios HF e VHF, mas fiz questão de comprar um pelo OLX, claro que infelizmente não é o mesmo que comprei a primeira vez mas tudo bem. Chegou com diodo de proteção queimado e ainda até hoje apresenta um defeito de modulação ou seja tipo um choro que acompanha o áudio na transmissão, Troquei alguns capacitores próximo ao ci TBA810, melhorou bastante mas ainda persiste o defeito porém é de vez em quando que o mesmo aparece ok? O que pode ser a causa desse problema?
ResponderExcluirDesde já agradeço mais uma vez!
Um abraço amigo Waldir!
PX4A5511 Santos (Piumhi MG)
Ok meu amigo PX4A5511 Santos.
ExcluirQue bom saber de sua história, é um semelhante a minha que conto acima, minha antena foi feita pelo amigo Fernando PX6A1402 est. Laser, uma "Dipolo" ou bigode de gato chamada pela turma. Santos eu tinha até pouco tempo um novinho e em perfeito estado, um amigo me insistiu tanto que acabei vendendo a ele, eu chucrutei ele para 40 canais, é só colocar o fio azul da plaquinha do PLL seletor canais passando pela chave ligando e desligando da plaquinha do PLL seletor canais, ele tem que tá no digito 20, é uma soma quando você desliga o fio azul, bem acho que os 39 você já sabe, pois eu já esqueci, sei que é os dois fios proximos ao azul da plaquinha, eles juntos ou jampeados no digito 1 já é canal 21, até o digito 19 que é canal 39, mais para ter o canal 40 tem que deixar eles normais, bem já que estamos no assunto, a maioria dos motorádios tinha tipo microfonia na modulação, que aumentava com a estacionária alta, eu descobrir que se você regular VR 701 em alguns casos isso acaba, mais eu cortava ou desligava o resistor de 1k2 do centro do trimpot VR 701, pronto o S meter ficava com mais balanco acusando mais modulação na transmissão, e acabava o apito ou microfonia por baixo da modulação, se for isso que estiver acontecendo no seu faça isso que vai acabar, desligando este circuito que é um ALC que controla a modulação ligado na entrada do pré amplificador de áudio e na sua saída ligado a saída de modulação que alimenta os coletores dos transistores driver e PA, se quiser poderá desligar a alimentação positivo do circuito, e para aumentar a potencia de RF, no driver ou exitador coloque um BD 139-16 já vai aumentar bastante, e se quiser coloque e achar um original coloque um 2SC 2166, ou 2SC 1969, mais só com o BD 139-16 ou BD 139C, outro não serve, vai da menos potencia que o BD 135 que está, o que está é -16 ou C. Bem meu amigo espero que você consiga deixar seu rádio bom para fazer DX novamente com ele, o difícil é se acostumar com os chiados QRM em AM, Amigo faça ás dicas que passei e mande outro comentário aqui mesmo dando a resposta, isso é bom para que outros amigos que tiver com problemas no mesmo equipamento possa sanar e desfrutar dele.
Abraço Santos e muito obrigado.
Waldir PX 6A6075 est. Califórnia.
Boa noite amigo Waldir!
ExcluirQuanto ao motoradio acima citado fiz os passos que vc me ensinou e deu tudo certo, o problema do áudio foi resolvido, o trimpot de 2k2 estava danificado,quanto a potência eu deixei como estava pois quero mantê-lo original. Tinha uma trilha partida próximo ao vr 701 também, mas tudo resolvido e ficou muito bom e depois com o resistor de 1k2 desligado o s meter balança mais. Mais uma vez meus sinceros agradecimentos. De PX4A5511 QRA SANTOS.
Ok meu amigo Antônio P. Santos PX 4A 5511.
ExcluirPelo jeito você vai ficar fera nos PX. O motorádio é um simples PX que deixa a desejar, porem em AM ele é muito bom, chucrutado para 40 canais ele fica com mais opção de frequência, também tem uma outra coisa que o pessoal faz, desligando o trimmer que fica junto ao cristal de 10.240 Mhz, através de uma chave ligando e desligando ele se desloca de frequência entre alguns Khz, ficando bom para modular nos telecomandos. Bem amigo se o S/meter está mexendo mais é porque está saindo mais áudio na transmissão, enquanto aumentar a potência, é só você trocar o BD 135-16 por um 139-16, pronto é só isso, não mexe em nada. Fico contente em saber que tudo deu certo amigo, Um abraço 73.
Waldir Cardoso.
Boa noite Waldir!
ResponderExcluirRecentemente adquiri um Motoradio bem conservado e lendo este post, segui seus conselhos: acabei com uma microfonia insistente cortando o resistor de 1k2 e também coloquei o canal 40 através de uma chave que instalei na parte de trás do rádio. Só estou com uma dificuldade em colocar os canais de 21 a 39. Há algum tempo eu havia encontrado na net um chucrute intercalando uma chave lig/des entre os fios azul e laranja (p6 e p5 do pll - 16 e 15 do seletor) porém dessa forma ele só chaveia a partir da canaleta 10, ou seja, do 30 ao 39. Por acaso o amigo sabe qual é o chaveamento correto?
Forte 73
PX2Y4199 - Eduardo - estação Tucano
Meu amigo Eduardo.
ExcluirMuito obrigado pelo comentário. Olha amigo eu fiz o chucrute que na época descobrir assim colocava a chave com um jeitinho entre os canais 19 e 20, ele dava o canal 39, depois disso um amigo aqui da cite chucrutou e colocou no plug de PA, eu estava com 16 anos e começava ai minha história, logo depois comecei a mexer em PX, fiz o FAM21 ir para o canal 40, no digito 20, eu vendi o meu FAM21 a um amigo que ficou me insistido a comprar, eu vendi barato, claro que me arrependi. Mais vamos ao chucrute eu não me lembro bem acho que para ter o canal 40 que é dígito 20, só desligue o fio azul da chave seletora que vai ao PLL, e para ter os canais até 39 que é digito 19, ligue o fio azul com um ao lado, só não lembro a cor, mais esse chucrute seu tá certo, deve ser regulagem na bobina do VCO, algum rádio desse tem que dá um retoque levemente nas bobinas, só não me lembro mais quais são, pois não anotei por ser muito fácil, e na época fazia de cabeça.
Bem meu amigo Eduardo espero ter ajudado, desculpa se não te passei com maiores detalhes, um abraço.
Waldir Cardoso.
Bom dia Waldir!
ResponderExcluirAgradeço pela dica. Vou aproveitar o final de semana para tentar um retoque nas bobinas e depois eu posto aqui o resultado. Aproveito para parabenizá-lo pelo blog, que é ótimo! eu não conhecia e encontrei procurando algo sobre o motoradio. Agora passo o tempo todo navegando em cada post, um mais interessante que o outro. Eu não sou um técnico, apenas um apaixonado pela eletrônica "contaminado" por esse "vírus da radiofrequência" e blogs como este seu me ensinam muito!
Forte abraço!
Eduardo
Ok amigo Eduardo.
ExcluirFaz isso mesmo da uns retoques nas bobinas proximas ao PLL, com o chucrute acionado, e sem, do 1 ao 40 ver se está oscilando em todos canais. Eu é quem agradeço a você por acessar o blog e fazer comentários, incentivando assim outros que amam a eletrônica, é meu amigo quem é contaminado não para mais, cada dia tem a crescer e desenvolver mais as montagens. Muito obrigado, um abraço amigo.
Waldir Cardoso.
Amigo Waldir, boa noite!
ExcluirDei uma geral no rádio hoje. Aproveitei para colocar o BD 139 como você explicou mais acima e a potência deu uma melhorada. Fiz uma regulagem nas bobinas e o rádio ficou ótimo!Infelizmente o chaveamento continuou somente à partir da canaleta 10. Como calibrei com o frequencímetro e vi que todos os canais estão bem regulados, resolvi deixar assim. Afinal comprei esse motoradio pra matar as saudades de um que tive há mais de 30 anos. Coloquei também uma chave de 3 posições e 6 polos na parte de trás, assim numa posição tenho os canais normais, na do meio tenho o canal 40 e na outra, o chaveamento (de 30 a 39) No próximo final de semana vou tentar, seguindo um outro post seu, colocar o IRF520 no meu 148.
Forte abraço!
Eduardo PX2Y4199- PU2LZE
Ok amigo Eduaedo.
ExcluirOlha ai na plaquinha do seletor jampeia os fios próximos com o azul, um ou outro vai te dar o canal 21 no digito 1, assim você ver qual é o fio que da o chucrute certo, tem algo errado começando do canal 30 até 39, no digito 1 tem que ser canal 21 e assim até o 19 que é canal 39, Muito bom sua ideia da chave, eu fiz o mesmo, usei um dos furos do conector de PA CB, retirei e usei o furo. Muito obrigado pelo comentário.
Abraço.
Waldir Cardoso.
Amigo Waldir!
ResponderExcluirAgradeço muito sua insistência pois se não fosse por isso eu não teria conseguido. Abri novamente o rádio e testei cada fio da plaquinha do seletor. Quando liguei o fio azul com o fio cinza ao lado dele (do lado oposto ao fio laranja que eu estava usando) a canaleta 1 já deu uma frequência próxima à 21. Calibrei novamente cada bobina e agora estou com 40 canais no meu Motoradio! Dei mais uma geral no rádio e troquei aquele trimmer ao lado do cristal que estava com plaquinha solta de deixava a frequência correr. Minha mulher já está querendo me estrangular por eu ter passado o final de semana todo mexendo nisso mas valeu a pena!!! kkkkkk!! Fiz alguns QSOs e as reportagens foram ótimas, tanto de portadora como modulação. Agora ficou confirmado, para algum colega que queira esticar seu Motoradio: é o fio cinza (de frente com o rádio aberto, é o da direita) jampeado com o azul. No próximo final de semana vou tentar o IRF520 no 148, isso se minha mulher não pedir o divórcio antes! Hehehe!
Mais uma vez agradeço toda a atenção dispensada!
Forte abraço!
Eduardo
Ok amigo Eduardo.
ExcluirÉ que esse jamp que você fez na chave seletora só atuava do canal 10 sendo 30, e não nos dígitos baixos de 10, por isso sabia que tinha algo errado, não lembrava mais ás cores dos fios mais agora sim, é bom que fique bem explicado a qualquer amigo que tem o FAM-21, original colocar até o canal 40, fazer o seguinte, jampear os fios de cor azul e cinza através de uma chave, vai até o canal 39, digito 1 é canal 21 até o dígito 19 que é canal 39, há já é igual aos rádios internacionais pulando o canal 23 e no lugar do 25, tenho um CCE 5000-60 que não é assim pula 10Khz direto até o canal 60. Voltando ao FAM-21, para ter o canal 40 no digito 20, desligue o fio azul da plaquinha seletora de canais através deu uma chave, assim você terá o FAM-21 com 40 canais. Outra coisa desligando o trímmer através de uma chave você terá frequências próximas aos canais de telecomando quando próximos, ou seja sem o trimmer a frequência do cristal sofre uma alteração, fazendo o rádio ficar fora de frequência abaixo ou acima do canal correto. Fazendo algumas modificações com o esquema do FAM-61 mele poderá colocar até 60 canais, mais eu não tentei não fiz, só analisei o esquema e vi que dá para colocar até 60 canais nele, falei com um colega do sudeste na época que me disse que colocou um para 60 canais. Amigo Eduardo muito obrigado, depois vou desenhar e postar o chucrute aqui nesta página já que você me disse ás cores dos fios. Nossas esposas na realidade entendem nosso Hobby, algumas até incentiva, vai com calma com ela amigo. Um abraço.
Waldir Cardoso.
Boa noite amigo eu tenho um motoradio FA-M21 gostaria de esticar ele mas sou leigo em eletronica tem a posibilidade de vc tirar uma foto do seu esticamento para que eu posa copiar se for posivel manda por e-mail pu2mwv@yahoo.com.br grato.
ExcluirMeu amigo Marcelo.
ExcluirSó se alguém tiver um FA-M21 e quiser tirar uma foto e te enviar, é que o meu eu vendi por muita insistência de um amigo, em comentários aqui nesta página você vai ver como colocar até o canal 40, e mais.
Sinto muito não poder te ajudar, ficarei devendo.Mais fica ai se alguem tiver um FA-M21 já esticado até os 40 canais e quiser ajudar o amigo Marcelo enviando uma foto da plaquinha do seletor de canais onde faz o janp dos dois fios para chegar aos canais de 24 a 39 e ao 40, por favor entre em contato no e-mail acima do amigo Marcelo Fernandes. Muito obrigado Marcelo pelo comentário, espero que alguem entre em contato contigo. Abraço.
Waldir Cardoso.
Muito obrigado Waldir. acho que eu entendi como fazer e só des soldar o fio azul e jampiar ele com o cinza amanha vou fazer para ver se da certo forte 73 de PU2MWV PX@L3641.
ExcluirMarcelo olha eu ainda me lembro que para subir do canal 24 que é digito 4 até o 39 que é digito 19, você só precisa jampear dois fios do celetor, e para ter o canal 40 que é no dígito 20, é só soltar o fio azul do seletor de canais, leia alguns comentários do mês de janeiro deste ano com o amigo, Eduardo Ferreira de Souza 17 de janeiro de 2016 19:03, e demais anterior e posterior que você vai entender.
ExcluirUm abraço.
Waldir Cardoso.
Waldir Voce esta certo. eu fiz dese jeito que vc esta falando deu os 40 canais. coloquei uma chave tipo alavanca de tres posição atras do lado dos borne de PA e estenção do auto falante. chave no meio digito 20 = 40 . chave para esquerda do 1 a o 23. chave para direita digito 1= 21 ate 19= 39 total de 40 canais. muito obrigado a vc e todos que contribuiu para este projeto. ob.. se jampear o fio azul com o cinza na plaquinha não da certo tem que tirar o fio azul da placa ai da certo...
ExcluirBoa tarde Waldir!
ResponderExcluirO amigo está certíssimo. Baixei o esquema do FAM-61 juntamente com o esquema da placa do seletor e é basicamente o mesmo rádio, inclusive o PLL. Dá para chavear o FAM-21 para 60 canais.
Abraços
Eduardo
Ok amigo Eduardo.
ExcluirSim claro que sim, o que fica ruim é que não tem como colocar algumas chaves na frente do mesmo, também tem que fazer algumas mudanças, é só observar os esquemas que logo percebemos, se encontrasse-mos a chave de 60 posições até que ficaria mais fácil, mais fica ai o espaço para se alguem fez essa modificação no FAM-21 e quiser divulgar aqui é só entrar em contato comigo ou mandar um comentário explicando.
Muito obrigado amigo Eduardo.
Waldir Cardoso.
Ola amigos saudações a todos sou o ewerton px2z3116 sp capital , recentemente adquiri um motoradio fam61 60 canais e parece qie ele esta fora de frequencia , sera que alguem sabe qual bobina regula a frequencia , grato
ResponderExcluirAmigo Everton Carvalho.
ExcluirEverton o seu rádio FA-M61 é idêntico ao FA-M21 de 23 canais, por isso o VCO é o circuito que recebe uma referencia do pino 19 PLL e L 103 é a bobina osciladora do circuito, tente regular ela bem devagar o trimmer CT 101 junto com o cristal também mexe um pouco de frequência, tenha uma frequencímetro na bancada.
Um abraço, e espero ter ajudado.
Waldir Cardoso.
Ok abrigado
ExcluirBom dia amigos gostaria de saber se alguém porventura tem o PLL DESSE RADIO MOTORADIO, é que tenho um queimado esse PLL a anos e não achei para comprar, se alguém tiver para vender eu compro para colocar meu radio em funcionamento. Grato desde já PX6A4282 Andre Luiz E-MAIL andre_jrml@hotmail.com
ResponderExcluirOlá amigo, esse KM5674 (equivalente: uPD2816) é mosca branca. Acho que nem fabricam mais. Já tentei procurar na internet e não achei nada. Uma opção é, se você achar uma sucata do Cobra 146, o pll dele (uPD2824) serve no Motoradio, mas você não conseguirá esticar e ficará só com 23 canais.
ResponderExcluirWaldir, fiquei curioso de saber a potencia atingida com a troca dos transistores. Originalmente ele tinha 5 watts né? Com a mudança vai pra quantos?
ResponderExcluirOlá amigo Hugo.
ExcluirOlha amigo se você está referindo-se ao Motorádio ele aumenta um pouco a saída de RF acho que não chega a 6,5W RF, eu não tenho certeza pois nunca medir, fiz a substituição de um que tinha há muitos anos atras e deu uma potencia muito melhor do que já tinha com o o BD 135-16, coloquei o BD 137-16, ou BD 139-16.
Um abraço.
Waldir Cardoso.
Bom dia Waldir, estou com problemas de chiado no meu rádio, Cobra148GTL, mesmo com o volume no minimo 0 ele fica saindo chiado pelo alto falante e isso tem me incomodado bastante, ja verifiquei solda fria, um monte de coisas e não acho esse defeito, poderia me ajudar?
ResponderExcluirOk amigo Maicon.
ExcluirOlha amigo já tive problemas assim e sempre foi capacitores eletrolítico, verifique os capacitores primeiro em torno ligados no TA 7222AP, áudio, e se tiver tudo ok parta para o canal de FI, geralmente é no áudio.
Um abraço, e muito obrigado, se achar o defeito relate aqui para ajudar outros neste mesmo defeito.
Waldir Cardoso.
alguém aqui tem um cristal 37.690 parabéns pelo blog.
ResponderExcluirOk João Batista.
ExcluirDependendo do circuito você pode colocar um no terceiro harmônico no segundo, isso se você não achar a frequência fundamental. Muito obrigado amigo, sucesso.
Waldir Cardoso.
ele é do radinho INDIC um cristalizado antigo antes eu não encontrava o esquema dele depois encontrei mas até aí parte do radio foi desmontada inclusive falta esse cristal ,não tenho certeza se pode funcionar bem com harmônicos . eu queria recupera-lo mas faltando esse cristal fica dificil .
ExcluirOlá amigo João Batista.
ExcluirVocê poderá entra em contato por algum grupo de WatsApp ou e-mail com algum colega que tem oficina ou sucata deste transceptor, talvez você ache este cristal mas acho difícil.
Um abraço.
Waldir Cardoso.
Bom dia, seu Waldir. Aqui de boca aberta com o seu conhecimento técnico. Parabéns! Venho em seu contato através deste comentário, para pedir uma opinião sobre o FA-M21. Herdei um de meu pai, e queria colocá-lo no caminhão, porém tenho um baixíssimo conhecimento sobre rádio Px. Tenho um bom entendimento sobre rádios automotivos e sistemas de som. Mas rádio px e suas frequências eu sou bem leigo. Espero que possa me ajudar, obrigado!
ResponderExcluirOlá amigo Alisson Borges.
ResponderExcluirPoxa amigo tomara que ele esteja bom RX e TX, eu sendo você guardaria esta relíquia para usar de vez em quando em casa ou no caminhão. Olha Alisson vai ser difícil você fazer contato com outros colegas em canais altos mais de 23, e em SSB, pois o Motorádio FAM-21 só tem 23 canais, eu coloquei 40, mas ele é só em AM, e 90% dos caminhoneiros usam SSB ou LSB, canais baixos negativos ou altos acima de 40, eu diria a você que compre um PX Voyager 94, ou Cobra 148 GTL antigo, ou outro que tenha SSB, compre uma antena Maria mole, ela é um quarto de onda de 11 metros, 2,63 metros de antena, dessas que os caminhoneiros e carreteiros coloca duas nos parachoques para enfeitar, ou mesmo na lateral frontal meia inclinada para frente para modular (falar) ou enfeitar o caminhão. Assim você poderá entrar em contato com seus colegas e amigos caminhoneiros e poderá dependendo da região onde você está poderá falar com sua residência, mas com o Motorádio será difícil modular (falar) com outras regiões em AM, e com outros caminhoneiros, a não ser falar no canal 5 AM que é o mais usado pelos caminhoneiros, você deve conversar com algum amigo que tenha um PX no caminhão e ele vai te passar tudo. para instalar o Motorádio leia este manual baixe: https://www.py2bbs.qsl.br/esquemateca/Motoradio_FA-M21_-_Manual_do_Usu%C3%A1rio.pdf
É fácil é só retirar da própria bateria 12V positivo e negativo com dois fusível 10 amperes, fios de 4mm mas para o Motorádio pode ser 2,5mm, e fusível de 5 amperes, mas outros rádios coloque fio 4mm não esqueça de colocar dois fusível de 10 amperes no positivo e negativo. Depois coloque a antena em um local se possível longe do motor mais na chaparia cabine, coloque em local alto com suporte, pode ser atrás entre a cabine e a carroceria, com um suporte ficando um pouco alta, melhor de que colocar no parachoque ou na frente lateral, pois na frente a antena pode captar ruidos do motor e passa ao rádio.
Um abraço e muito obrigado pelo cometário e elogio.
Waldir Cardoso.
Boa noite a tds! Será q alguém tem o esquema ou uma foto da placa da fonte do antigo motoradio, pois na época eu tirei os transitores provavelmente bc, na placa está como tr2 e tr3 e acabei esquecendo. Hj milhares de anos depois encontrei a fonte e queria consertar. O modelo é MODELO FF- M 11. Se alguém poder me ajudar agradeço desde já.
ResponderExcluirClaudemir
Olá Claudinho.
ExcluirPelo que você escreveu quer que ela funcione para relíquia, ou quer uma fonte de 3 amperes para funcionar o FA-M21. Bem de qualquer maneira sua fonte poderá ser modificada colocando um simples regulador 7815 e sua saída entrando na base do 2N 3055, pronto tem uma boa corrente para o FA-M21.
Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
Waldir Cardoso.
Bom dia Waldir!!! Faz tempo que a gente não conversa (neste post em 2016! Hehehe) Vi a pergunta do companheiro Claudinho (acima). Eu tenho o manual de serviço do Motoradio fam21 e lá tem o esquema da fonte. Eu tô enviando agora para o seu e-mail, OK? Abraços!
ResponderExcluirOk Sr. Eduardo Ferreira de Souza.
ExcluirQue bom Sr. Eduardo agora é o Claudinho entrar em contato via e-mail para mim para eu passar o esquema para ele. Até agora 21:44 Hs não chegou no meu e-mail, quando chegar deixo aqui na espera para enviar.
Sr. Eduardo muito obrigado pela atenção, por acessar o blog e ler os comentários. Obrigado pela ajuda a colegas que precisam de algo que para nós está fácil e para alguém é difícil.
Que o senhor Deus de Israel abençoe a sua família, um abraço.
Waldir Cardoso.