quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Transceptor LOW COST DSB-CW 80m.

Olá pessoal mais um projeto que escolhi da mesma revista Ham Radio Março 1983, de autoria de Frank Ogden G4JST e Tony Bailey G3WPO. O projeto é simples e custa pouco no bolso. Conversão direta em recepção de 80 metros, com uma potencia de RF final baixa mais que pode surpreender quem se habilita em modular na banda dupla DSB ou CW, com uma boa antena,  o autor faz um VXO ou VFO que poderá ser a cristal ou conjunto LC, o maior desafio será conseguir o Mixer SBL-1, https://www.webx.dk/oz2cpu/20m/mixer.htm podemos confeccionar um parecido com indutores trifilares com uma ponte de diodos, ou adaptarmos os famosos CI NE 612, SA 612, NE 602, SA 602. o projeto é muito simples e poderá ser montado com um VFO separado e blindado para melhor estabilidade, ou com 3 cristais em paralelos como Oscilador Cristal Variável VXO, escolha cristais que fique no meio da faixa que se deseja operar. Em TX sua potencia de RF final deve ficar em torno dos 3 ou 4W não mais na faixa dos 80 metros, porem se o montador modificar este mesmo projeto para 40 metros ou 20 metros esta potencia tem a cair, mas vocês podem aumentar sua potencia adicionando mais um circuito amplificador e outros Mosfet, ou uma saída Push Pull. Na recepção podemos melhorar acrescentando um circuito amplificador com Mosfet na entrada 2 do SBL depois do S1b E LPF. vocês podem modificar o projeto e substituir os componentes para nosso atuais. Veja mais sobre este projeto com tradução do autor em:https://esquemasprojetoseletronicos.blogspot.com/2019/12/transceptor-dsb-cw-80m-custo-baixo.html Mês que vem publicarei mais um nesta modalidade DSB-AM brasileiro.
Esquema original da revista e seus pontos de ligação.
Nosso simples esquema transceptor DSB-CW low cost.

4 comentários:

  1. Olá de novo Sr. Waldir , vou aproveitar esse post para pedir ajuda com um radio multi banda marca hallicrafters mod. fpm-300. ganhei esse equipamento a anos e estava guardado. Resolvi tentar reativar ele. Esta com umas marcas de que ja foi fuçado e ai ja viu mas do geral parece que dá pra fazer o radio funcionar. Tenho sim um pouco de conhecimento em válvulas pois faço reparos em amplificadores de guitarra e coisas do gênero. Achei como de costume capacitores da fonte totalmente esgotados. E agora vem meu calcanhar de Aquiles o VU está destruído e sem ele nem posso pensar em continuar a minha saga. Me parece que é quase igual ao do Delta 500 pois o mesmo tem o fundo de escala em 400mA. pergunto você teria alguma ideia dos dados desse VU No caso eu adaptaria um parecido, a estética a vente vê depois... Mais uma vez agradeço desde já. Px2g8638 na Coruja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Daniel.
      Olha eu não entendo nada de válvulas. sou do tempo dos semicondutores, e também não gosto desta eletrônica de hoje SMD nano. gosto mais da eletrônica antiga dos anos 80, 90. Se você tem experiência com válvulas, poderá recuperar o transceptor, mas terá de ter um pouco de experiência em RF. Os capacitores estourados e outros, vai ser difícil achar, mas como você mora próximo a Sta. Efigênia, poderá encontrar lá. para mim estou para olhar um FT 101B que recebi de doação do Sr. Joel veja em https://sucataseletronicasdoacoes.blogspot.com/2018/06/ft-101b-doacao-py6-acu-px6a-0487-sr-joel.html.
      Enquanto ao VU eu costumo a medir pela sua sensibilidade, ou seja eu vejo testando no multímetro na escala de X1k, ou X10K, vejo onde vai o ponteiro e substituo por outro com mesmo percurso do ponteiro. Ás vezes dá certo, mas alguns fica mais sensíveis ou mais pão duro. Mas o seu está quebrado não vai dá para fazer isso. Fica difícil, será que medindo a resistência da bobina poderia ficar próximo do original . De qualquer maneira não sei se seria 100% ou 90% igual. Mas tudo na eletrônica é surpresa.
      Desculpa não poder te ajudar neste sentido.
      Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      73. Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Agradeço a atenção. Bom eu moro no interior de SP, proximo a cidade de Araraquara e conheço muitas lojas que vendem os capacitores que preciso... Vou procurar mais informações. Bom eu postei pois vejo que que você tem muitos projetos voltados ao 40, 80 , 20m e acreditei que pudesse ter os dados que preciso. Mas sem problemas, vou dar meus pulos e ver até onde vou... com sorte falo com ele por ai ...Mais uma vez agradeço a atenção e desejo toda a sorte no mundo a você...PX2G8638 na coruja.

      Excluir
    3. Ok Daniel.
      O Blogger está meio instável, e ontem não conseguir responder. Só deu para publicar seu comentário. Vamos ver agora se consigo.
      Você mora bem próximo a Sta. Efigênia, eu moro mais de 2000 Km de lá. Mas continue no seu projeto de colocar o RTX para funcionar. Tenho desenhado muitos e muitos TRX e transverters, mas nem tudo eu tenho vasta experiência, os VUs por exemplo, eu já rebobinei uma bobinazinha de um VU de um 148 GTL, retirei todo fio que é mais fino que 44 AWG, e usei a mesma fôrma e com uma forma de madeira longa, introduzir a forminha do ponteiro e começei a enrolar com fio 44 AWG era o mais fino que tinha, eu ia sempre raspando o fio depois de centenas de voltas até obter a "impedância" resistência de um outro VU de 148 GTL bom. Depois que conseguir, com muita dedicação, armei o S-Meter VU e quando fiz o teste muita tristeza, a bobina estava pesada, e o ponteiro ficou pão duro, e se você virasse o rádio o ponteiro se deslocava muito dependendo do lado, se fosse para o lado a favor do sinal, ao virar o rádio desligado, o ponteiro deslocava para a metade da escala, ou seja entre S 5 a 6. fiquei muito triste, mas funcionou bem depois de algumas correções nos trimpots de TX e RX, mas ficou com este defeito. Fiz isso para um cliente que queria o VU original, neste tempo não tinha Mercado Livre, nem venda pela internet.
      Um abraço meu amigo e desculpa o atraso, eu estou digitando e ás letras demoram de vim. São coisas do Blogger, o pior que não sei como reclamar ou mandar um feedback para o google ou Blogger.
      Um abraço e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.