É muito comum vermos em revistas, livros, e aqui na WEB, transmissores de FM que emitem áudio voz e música em 88 Mhz a 108 Mhz, de diversas modalidades, e potencias, com um, dois, e quantos transistores for o circuito, mais vale lembrar que estes transmissores são proibido aqui no Brasil na faixa comercial e em outras faixas, sem a permissão e autorização da ANATEL. Eu redesenhei este transmissor que achei na WEB fazendo algumas modificações e substituindo os transistores para nosso mercado, é um simples transmissor de FM que poderá operar na faixa de 2 metros entre 144 a 148 Mhz modificando L1 e trocando os transistores por dois, 2N 4427, ou MRF 237, este último mais potente, pode-se também baixar mais a sua frequência e operar emtre 27 a 50 Mhz, aumentando ás espiras em L1 e adicionando um capacitor de 22 a 33pf nos coletores dos transistores. Vale lembrar que este projeto é um tanto experimental nestas faixas, ele transmiti em frequência modulada FM, e no caso de colocar para 27 Mhz terá de fazer mudança no modulador e desligar e retirar o resistor de 6k8 do ANODO do varicap, agora colocando um transformador de saída de áudio e na alimentação de +B 12V alimentando centro de L1, o resto do circuito fica original.
O circuito é simples e poderá fazer alterações para melhor desempenho e potencia de RF, poderá ser substituído os transistores por outros como 2N 2222, 2N 2219, e outros obdesendo a frequência de TX. Espero que gostem e monte como experimental só para se ter uma ideia como é a faixa de 2 metros ou VHF.
Aqui compartilho meus projetos, esquemas, informações. Incentivo aos iniciantes em montagens de receptores, transmissores, transceptores e transverter. ATENÇÃO: Às montagens de transmissores, transceptores, transverter, com potência acima de 100mW em qualquer modalidade de transmissão, frequência terá que ter licença, autorização da ANATEL no Brasil. O autor do blog não se responsabiliza. Muito obrigado por acessar o blog. Seja bem-vindo espero que gostem das postagens e comentários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.