Vocês, que curtem e gostam dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. Vejam a publicação da revista no nosso blog.
Este e outros no blog, é para quem gosta de montagens, ou tem interesse em entrar na faixa do cidadão (CB) ou PX, com um pequena montagem feita por vocês. É muito interessante e gratificante, você falar e ouvir (comunicar-se) com colegas PX (CB) em uma montagem sua. Com alguns componentes juntos de sucatas, sua montagem agora serve para levar sua voz, a distância através da antena e do éter. Sei como é esta emoção porque quando montei meu primeiro transmissor, e um receptor, PX (CB) formando um transceptor, fazendo comunicação apenas um cristal 27.125 Mhz canal 14, com o sul do Brasil há mais de 2.000 Km. Foi uma alegria, e é um orgulho para nós. Depois montei mais, foi na faixa dos 50 Mhz ou 6 metros. Projetei e montei para falar com minha então namorada, montei uma base e um móvel Walkie Talkie, a base foi montada dentro da mesma caixinha de amplificador de carro, que montei o transmissor de PX. Estas foram minhas montagens mais difíceis, pois eu nunca fiz um curso de eletrônica, aprendi em revistas quando conseguia comprar. Na época início dos anos 80, um amigo de meu pai me doou um "65 Eletronic Kit" vídeo. Ele tinha feito o curso de eletrônica na OCCIDENTAL SCOOL, com o kit, eu montava receptores ondas curtas, ligando os fios aleatoriamente na bobina ferrite e no capacitor variável, até que um dia fiz uma ligação e ouvir a faixa de PX, comecei a escutar, sempre ligava o kit na antena super radar de TV, eu não sabia como desenhar o esquema, e o capacitor variável não atuava, entrava pela antena e o circuito do kit, amplificava os sinais sem separação, ouvia mais forte os PX, mas ficava por baixo rádios comerciais de ondas curtas. Depois disso me dediquei a aprender e desenhar circuitos, comecei na década de 80 melhor 1982, minha primeira montagem foi um simples rádio regenerativo AM de 2 transistor da revista Divirta-se com a Eletrônica Vol.14. Era só olhando para os desenhos ou figuras e soldando os componentes, exatamente como estava nos desenhos, eu não sabia nada, nem capacitores e nem cores de resistores, não sabia onde ficava coletor e emissor dos transistores, a não ser nos desenhos da revista. depois comprei dois kits um do receptor regenerativo VHF, montei como a revista mas escutava bem baixinho ás FM comercial, mesmo assim, descobrir que ligando a saída de antena para base do transistor, só assim captava ás emissoras FM. Depois montei um amplificador com TDA1510. ainda tem nota fiscal da época. Montei vários transmissores de FM de um ou dois transistores, em 1985 montei um muito bom, com estabilidade e não se deslocava de frequência ao aproximar a mão próximo a bobina osciladora. Um receptor regenerativo simples atualizado. Um bom Walkie Talkie regenerativo com squelch foi publicado da página DL4CS. Circuito: Vamos aumentar a sua saída alguns mW RF deste circuito na faixa de PX (CB) 27 Mhz. O XRF ou choque de RF, pode ser confeccionado, 50 a 70 espiras fio 32 AWG em resistor de meio Watt de 220k a 1M.
Para incentivar aos montadores iniciantes, observem que modifiquei o circuito original. Alterei a frequência neste caso só com conjunto LC (Bobina e capacitor) L1, L2, CV. Substituir o transistor por um maior potencia, que podem ser os, 2N 2219, 2N 3866, BD 135-16, BD, BD 137-16, 139-16, BD 329-16. Os da série BD tem que ser -16 ou C, para frequências altas os normais -10 ou B não funcionarão, nem terá potencia de RF. Os 2N 2219 e 2N 3866, 2N 4427, use estes para frequências elevadas como 27 Mhz até 148 Mhz
O cristal para 80 metros poderá ser um de TV antiga de 3.575,611 Mhz. Ou comprar frequência escolhida.
Esquema atualizado LM 386, cristal TV 3.575,611 80 metros.
O cristal para 40 metros, podem ser os de TV antigas 7.151,222 Mhz, ou 7.200 Mhz. Ou comprar frequência escolhida.
O cristal para 11 metros, pode ser de aparelho DVD, de 27 Mhz, ou se tiver outros nesta frequência de canal. Ou comprar frequência escolhida.
Atualizado modificado Mic. pré áudio.
Esquema 5 atualizei TX, mais potencia de saída RF.
Esquema atualizado sem L3, L4.
Chave que será usada nos projetos Walkie Talkie.
Notem que no secundário saída de L2, vai para o filtro LPF ANT. A chave liga o filtro LPF a entrada de sinal de RX em L2, saída de RF L4, secundários. Na saída L2, temos o circuito TX entrando na base de T2 através de um divisor capacitivo, T2 recebe a modulação AM em seu coletor. Observem que na base de T2 coloquei (FB) Ferrite Bead, no anodo do diodo 4148, para segurança contra interferências em RX, pois o circuito oscilador de T1 estará emitindo RF tanto em RX como em TX, T2 não pode amplificar em RX, por isso vai a negativo através de (FB) e diodo 4148. Em TX o diodo 4148 retêm a passagem de áudio vindo do FTE auto falante. Melhor fazer testes para o circuito de RX e TX funcionar perfeitamente. Notem que no circuito foto 6, retiramos L3, L4 CT2, substituímos por um choque de RF ou XRF, em inglês RFC. Nestas configurações destes circuitos 5, 6 teremos uma potencia de RF em torno de 800mW a 1W. com esta potencia precisamos de uma fonte 12 volts por 2 amperes ou mais, se for usar baterias como Walkie Talkie, usar ás de Li-Ion, Lítion de 3 a 4 amperes, para que tenham maior autonomia de conversação, em uma antena externa de um quarto de onda da faixa de 11 metros = 2.65 x 2 metros, este transceptor poderá fazer comunicações na cidade, com outros PX (CB), no canal regulado por L1 do cristal. Como Walkie Talkie duas unidades com antenas telescópicas de 1,5 metros com bobina de carga no início, eles poderão falar a 1 a 2 Km dependendo da região e topografia do terreno.
Bem pessoal vejam que de um simples circuito, podemos fazer várias modificações e atualizações. Vale lembrar que devemos sempre melhorar e colocar mais recursos em um circuito que queremos modificar ou atualizar. Atenção também para alguns fatores, como: Potencia de RF e potencia de áudio, consumo de corrente, transistores, tipos de capacitores, indutores, e acima de tudo testes em todos os circuitos.
Espero que gostem, e incentivo aos montadores. Muito obrigado.
Waldir Cardoso.