Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Pessoal este projeto foi publicado na revista CQ Janeiro1988 pag. 18 de autoria do Sr. Roberto Galletti IW0CK. Um equipamento que alguns PX e Radioamadores gostam de utilizar para fazerem DX, é uma Linear ou Bilinear. Linear é um amplificador de RF que amplifica a saída de TX em 10 ou 20 vezes dependendo de sua potencia de entrada e saída do equipamento. Já Bilinear amplifica a saída de TX e RX. estes equipamentos tem preço elevado. Montadores com experiência em RF, podem montar um com a potencia que quiser com componentes de sucatas ou novos com pouco ($) dinheiro. Lembrando que tenha uma caixa metálica ou de alumínio para abrigar com um parrudo dissipador de calor com "cooler" ventoinha forçando a ventilação. este é o primeiro componente que deve ter em mãos, Uma caixa de um módulo de som antigo de alumínio poderá servir. Este Projeto original o autor colocou um transistor 2N 5691 com potencia de 88W RF e vai até 300Mhz, mas podemos substituí-lo por MRF 454 80W RF ou o MRF 455 60W RF a 12,5 Vcc, ambos vão até 30Mhz. Outros transistores ou Mosfet com menor potencia e mais barato poderá substituir. Desenhei um esquema com o Mosfet IRF 510 com tensão de 24 volts podemos extrair uma potencia de 30 a 40W RF com dois ou mais circuitos iguais em paralelos. A tensão neste Mosfet poderá ir até 28 volts, porem CUIDADO com os reguladores pois sua entrada terá de ter um resistor de 2k7 ou 2k2, para melhor e não esquentar muito. Quanto maior a tensão nos Mosfet maior saída RF, mas CUIDADO com maior tensão ele esquentará muito mais, e qualquer barbeiragem ele queima. O bom neste projeto é o filtro LPF ANT, assim vocês terão menor interferência e harmônicos espúrios transmitido. Outros projetos de linear e Bilinear foram publicados no blog, e com certeza muitos já montaram um Bilinear para testes de DX.
Confecção das bobinas do autor traduzido pelo Google tradutor.
As bobinas são feitos com fio esmaltado de 1,6 mm de diâmetro 14AWG, e enrolados núcleo de ar em um suporte (a ser removido) diâmetro igual a 6 mm, mantendo as bobinas ligeiramente espaçadas entre eles. Também deve ser notado que também o JAF1 é basicamente um carretel real feito como aqueles do grupo L5, L6 e L7. Em resumo, teremos: L1: 3 voltas, na direção oposta outras contrario. L2, L3, L4, L8: 4 voltas; L5, L6, L7, JAFI: 5 voltas, o fio para todas é 1,6 mm de diâmetro 14AWG, o diâmetro dos enrolamentos é sempre 6 mm, todas as bobinas são espaçadas por 0,4 : 0,5 mm.
Vejam no blog de esquemas de revistas mais sobre este projeto, ou baixe a revista em Italiano e traduza para português.
A todos Um feliz ano de 2022 com muita paz, saúde, prosperidade e que o nosso senhor Deus de Israel esteja com todos nós, e que o senhor Jesus Cristo esteja nos nossos lares e nossas vidas.
Muito obrigado.
Esquema original da revista.
Uma pequena modificação e menor potencia.
Esquema simples IRF 510 30W RF.