segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Feliz Natal próspero 2019.

Chegamos no final de mais um ano, foi mais uma etapa vencida de nossas vidas, foi mais um ano de experiências e aprendizados conquistados, um ano de alegrias e tristezas, surpresas e decepções enfim. Devemos agradecer todos os dias ao nosso criador Deus Jeová e seu filho o Salvador Jesus Cristo por estarmos vivos e poder adora-los. Salmo 139:14. No ano que se aproxima seremos mais fortes para o propósito que o criador Deus Jeová tem em nossas vidas. Desejo-lhes a todas ás famílias que o senhor Deus Jeová esteja abençoando-os a cada dia, e que o salvador Jesus Cristo escreva seus nomes no livro sagrado da salvação, desejo um feliz Natal e um ano de 2019 cheio de realizações, prosperidades, e saúde. Boas festas.
A todos Feliz Natal.
próspero ano 2019

sábado, 15 de dezembro de 2018

Antena direcional Yagi 4 elementos caseira.

Pessoal, quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem às propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Antenas direcionais Yagi: Pesquisando na Web sobre o assunto depois que um amigo me pediu para desenhar a antena de 4 elementos Yagi, igual a que eu modulava no começo anos 2000, na época anos 90 depois de adquirir meu Cobra 148 GTL, montei uma antena de 3 elementos Yagi com elementos de sucatas de antena de TV, eu emendava o alumínio introduzindo um dentro do outro, deu um bom resultado mas eu queria mais, então modifiquei de 3 elementos para 4 elementos, usei os mesmos alumínios de TV e formula do livro abc das Antenas de autoria de Allan Lytel. na época não havia o mundo da Web. O livro ensina como montar antenas e fórmulas simples. Mas ao pesquisar na Web e ver algumas antenas Yagi PX CB notei a diferença dos espaçamentos, tamanho dos elementos, posição refletor, diretor 1 e 2, Gamma-match, algumas são muito diferentes do que antes achava que fosse "regra". Então a quem recorrer, qual fórmula está correta. Muitos amantes do Radioamadorismo inventam antenas mudam tamanhos dos elementos, distâncias, ligação da alimentação, "cabo" nomes, etc. No intuito de reduzir tamanho baixa ROE ou amplificar mais os sinais. Nesta publicação irei mostrar a vocês como eu montei e o meu relato sincero da antena Yagi de 4 elementos que fiz muitos QSOs e troquei alguns cartões postais "cartolina" com o cobra 148 gtl. Não vou aprofundar em fórmulas da antena e nem do cabo coaxial, só o básico pois está tudo na Web. Vocês podem baixar um bom livro Manual das Antenas do amigo Ademir PT9HP, baixe o livro e leia com atenção, tem muitas informações e ilustrações que ensina como você ficar por dentro e montar sua antena. Vejam mais nesta página sobre antenas, baluns, e muito mais. Vamos a minha antena, antes acesse o meu blog, publiquei às páginas do livro abc das Antenas, que tem a fórmula simples para confecção de uma antena Yagi. vejam o simples "pulo do gato" que me disseram nos anos 90 e que realmente funciona, a antena vira uma "Botina" não sei ao certo o nome mas me disseram que é "Gama-capacitivo" será que é. Bem o nome não importa para mim, sei que funciona, e já fiz 3 antenas e até modifiquei uma comercial com gama-match e encurtada que não tinha rendimento, eu aumentei só os elementos e retirei o gama-match, coloquei o suposto "gama-capacitivo" curto circuitado pronto, a antena ficou uma verdadeira antena, já fiz também uma antena Yagi de 3 elementos com mesmas formulas para 50 Mhz do meu projeto ficou muito boa, com ótimo resultado.
Achei uma antena Yagi 4 elementos com curto circuitado no excitador irradiante, vejam que o tamanho é de 30 cm, só não tem o nome do arame. Meus agradecimentos ao blog: Cantinho do PX de Carlos Adriano B. Blanco pela publicação. Olha só uma dica para antenas dipolo ou "bigode de gato".
Esta antena é a mesma do link acima, postei para vocês verem
 a diferença de espaçamento entre elementos e tamanho dos elementos.
Em zoom Gama capacitivo construção.
Detalhe como confeccionar o elemento irradiante curto circuitado.
Elemento irradiante curto circuitado.
Desenho antena Yagi 4 elementos 27 Mhz CB de aproximadamente 8 dbs.
Minha autoria.
Detalhe do elemento curto circuitado.
Antenas publicação revista CQ Elettronica  Abril 1993.
Ilustração da antena Yagi 27 Mhz 3 elementos curto circuitada.
Ilustração da antena Yagi 27 Mhz 4 elementos curto circuitada.
Mais uma antena curto circuitada e códigos conectores.
Vejam que nas ilustrações da revista os elementos têm distancias iguais, aproximadamente 97 cm distante cada elemento do outro, o tamanho do elemento irradiante é 2,70 metros para cada lado descontando os 10 cm de distância do isolante para ligação do cabo coaxial, total da largura 5,50 metros. 
Atualizei 12-03-2019 com mais estas publicações sobre antenas Yagi.
Fórmulas: Eu aprendi assim: 300.000 dividido pela frequência, temos o tamanho da onda, dividido por 4, pois antena é de um quarto da onda, menos 5% igual ao tamanho de cada elemento irradiante ou excitado. Ex 300 : 27,125 = 11.05 : 4 = 2,76 - 5% = 2,62 metros, resultado de cada elemento irradiante ou excitado. 
Existe outra simples para você achar o tamanho de um elemento irradiante ou excitado: 
71,25 dividido pela frequência. Ex: 71,25 : 27,125 Mhz = 2,62 metros. Resultado de cada elemento irradiante ou excitado.
Com o dobro de 71,25 que é 142,5 dividido pela frequência. Ex: 142,5 : 27,125 = 5,25 metros, este é o tamanho do todo elemento excitado de um quarto de onda.
Bem vocês vão achar muitas fórmulas e antenas yagi, mas o que publiquei aqui é minha experiência se quiserem acreditar ou não é só montar uma antena igual como fiz. Há eu usei 14 metros cabo coaxial RG 58 de 50 Ohms, é aquele fininho que ninguém mais quer, mas eu o usei e era velho já usado, se colocarmos um RG 213 talvez fique muito melhor.
Muito obrigado a todos. Boas festas feliz Natal e próspero 2019.
Waldir Cardoso.

sábado, 8 de dezembro de 2018

Noise blanker redutor de ruído QRM.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Olá serei breve nas explicações: Quando comecei 1982 no PX modulava com um Motorádio FA-M21 23 canais, era insuportável os ruídos QRM e QRN só com ANL ficava sem modular principalmente fazer DX com estações fracas, na década de 90 adquirir um cobra 148 gtl conheci a chave NB-ANL que quando em OFF o ruído era muito alto, em ANL minimizava pouco, mas na posição NB-ANL o silêncio é total  poderia fazer QSO escutar estações fracas diversas. O filtro Noise Blanker do cobra 148 gtl é muito eficiente. Quando pensei em montar o transverter dentro do Galaxy Pluto  desenhei um circuito Noise Blanker, baseado no cobra 148gtl e 148gtlB, para eliminar ruídos QRM em 7 Mhz, mas desistir pensei, o transceptor já tem Noise Blanker. O redutor de ruído Noise Blanker em um transceptor é tão importante quanto ANL, AGC, medidor sinal e potencia S-Meter, Achei pesquisando poucos circuitos interno de Noise Blanker em RTX, mês passado publiquei o projeto bilinear e redutor de ruído para ser acoplado externo RTX com duas antenas. Nesta publicação eu retirei alguns circuitos Noise Blanker em esquemas de transceptores de marcas e modelos conhecidos e até achei alguns erros. Sobre o ruído e NB: Os ruídos QRM QRN captado pelo receptor, são proveniente de: Rede elétrica, motores elétricos, equipamentos, fontes chaveadas, computadores, ar condicionado, lâmpadas compactas fluorescentes e de Led, raios solares estáticas etc. Este filtro Noise Blanker é para montagem interno RTX diferente do que publiquei mês passado. Observem os esquemas podemos montar o Noise Blanker só com transistores, ou transistores, Mosfet, J-Fet e CI, com ou sem indutores, a ligação de entrada poderá ser na primeira bobina RF AMP. BPF, ou entrada de antena, e saindo para a primeira bobina FI depois Míxer antes do filtro cristal, pode ser entrada na primeira bobina FI e saindo na segunda bobina FI antes do filtro, pode ser entre um filtro e outro, em receptores com FI 10.7Mhz entre os filtro 10.7Mhz e 455Khz. São inúmeros esquemas de transceptores com este filtro redutor de ruído, fica difícil saber o qual é melhor e mais eficaz. Não me pergunte por que os nossos projetos de RTX feito em casa “Homebrew” não têm o redutor ou eliminador de ruídos. Está ai os esquemas que vocês poderão adicionar na sua próxima montagem de RTX em AM, SSB, CW. Desculpe-me não escrever mais sobre o Noise Blonker, é que eu também estou ainda pesquisando para saber mais sobre o assunto. Se tiver comentários que possam nos ajudar a melhorar este projeto, esta página será sempre atualizada.
Abaixo esquema baseado cobra 148 GTL e 148 GTL-B Noise Blanker
 na época do projeto transverter dentro do Galaxy Pluto com NB.
Esquema atualizado projeto Noise Blanker cobra para transverter.
Modelo simples Noise Blanker Japonês.  
 
Atualizei IN Noise Blanker  coletor TR8, mas pode ser direto em L3.
Esquema original está errado L3 IN OUT Noise Blanker.
Vejam ligação errada in out Noise Blanker L3 esquema original.
Esquema Wagner SSB 309 desenhado por mim.
Esquema cobra 148 gtl-B noise blanker projeto transverter.
Abaixo vários esquemas e ligações Noise Blanker.
Simples Noise Blanker.
Este o Noise Blanker está ligado entre um filtro de 10.7 Mhz e 455Khz.

Para quem gosta de montagens de RTX ou RX dupla conversão AM ou SSB, escolha um circuito e monte, faça testes para ver se realmente o filtro funciona, e mande comentários abaixo desta página.
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Amplificador rf bilinear e anulador de ruidos QRM.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
A princípio pensei em desenhar só este projeto que foi publicado na revista AN-EP Botina linear, mas pesquisando um pouco sobre o filtro NB Noise Blanker “redutor de ruído” que tem em bons transceptores resolvi adicionar o esquema do X-Phase. Vamos ao projeto linear com MRF 454 para faixa de 40 metros, foi publicado na revista AN-EP 1998 projeto de Louiz Facen PY2BX. Amplificadores ou lineares de RF sempre foi um equipamento muito cobiçado por Radioamadores PX ou PY que gostam de potencia ou mostrar que chega em qualquer estação que ouvir no seu transceptor. O linear poderá fornecer uma potencia de saída em torno de 55 a 70 W RF com o MRF 454, ou se usar o MRF 455 uma potencia saída entre 40 a 55 W RF, Vejam que muitos equipamentos deste tipo vendidos comercialmente não tem um filtro de antena LPF, são de banda larga entre 1,8 a 30 Mhz. Neste projeto vocês podem ver que o autor colocou um filtro LPF para 40 metros, vocês podem montar outro filtro com 7 elementos para minimizar ainda mais os harmônicos e espúrios que será emitidos através da antena, poderá colocar uma chave nos indutores do filtro e capacitores para selecionar a freqüência de operação entre 80 a 10 metros. Atenção não opere lineares sem filtro LPF da freqüência de operação, evite perturbação em receptores dos vizinhos. O projeto é detalhado e vocês podem ver e ler mais sobre confecção dos indutores e muito mais na publicação da revista no nosso blog em:https://esquemasprojetoseletronicos.blogspot.com/2018/11/botina-linear-para-seu-qrp.html No esquema 2 vejam que eu coloquei um TIP 31 para alimentação polarização da base do transistor, assim teremos uma melhor estabilidade na entrada da base que ficará entre 0,5 a 0,7 Volts, em TX um relé RL1 atraca a linear IN e out ANT. e em RX a recepção da antena. Esquema 3- Como eu sempre faço algo de novo em circuitos, este projeto da linear vai ganhar um pré amplificador BF 199, BC 337, 2N 3904, e mais um relé assim ela se torna bilinear, amplificando os sinais fraco de recepção. Esquema 4- Com um J-fet amplificando os sinais fracos com baixo ruído de RX e vindo direto da antena vejam que os amplificadores de RX não tem indutor LC sintonizados. Esquema 5- Com o contato relé RL1B RX saindo do filtro LPF e indo ao contato do relé RL2B em ON entrando no pré amplificador com BF 199 melhorando a banda passante de entrada. Esquema 6- Melhor circuito pré amplificador de RX antena, BF 961, BF 988, BF982, BF 980, e BF 199, BC 337, 2N 3904, controle de ganho em “G2” baixo ruído e ganho elevado. Esquema 07- Agora complicou mais, em um só equipamento você tem bilinear RF e um circuito para anular ou cancelar ruídos, baseado no X-Fhase, eu desenhei uma versão simples mas agora vocês tem que por 4 relés de 12 volts, o circuito que desenhei tem como vocês escolher se deseja ligar ou não o pré amplificador RX e também se quer usar o cancelador de ruídos. Sobre o cancelador de ruídos vocês devem baixar os esquemas deste projeto que são muitos e vão os links.http://lapaciondelaradioficion.blogspot.com/2016/03/eliminador-de-ruidos-x-phase.html http://www.dl0hst.de/dateien/technik/DG0KW_X-Phase_2_v14.pdf http://www.ea1uro.com/ea1ko/CANCELADOR%20DE%20RUIDO%20EA1KO_2010-2.pdf https://www.tweedehands.nl/zendamateur/antennes-toebehoren/antenne-accessoires/x-phase-2-storingsonderdrukkerprint-458043501.html  http://www.cqham.ru/trx83_46.htm  http://www.ra0sms.ru/p/qrm-eliminator-x-phase.html  http://telegraphiccwomgroup.blogspot.com/2018/04/cancelador-de-ruido-x-phase-dk9nl.html  https://regionaldx.net/2013/08/18/x-phase-noise-killer/  https://dl2sba.com/index.php?option=com_content&view=article&id=164:xphase&catid=15:shack&Itemid=27
Estão os links dos projetos redutor ou cancelador de ruídos baixe e vejam como confeccionar o indutor toroidal da antena auxiliar e demais componentes. No próximo mês publicarei mais sobre o “redutor e cancelador de ruídos” NB Noise Blanker usados em bons transceptores PX.
Pessoal vejam que eu adicionei em um simples circuito de linear mais dois circuitos formando assim um equipamento muito útil para o Radioamador ou PX, queria que vocês que acompanha o blog por favor, aos meus amigos que entra sempre em contato comigo por e-mail que se possível montasse o X-Phase redutor de ruídos QRM, para que possamos ver a veracidade e grande utilidade deste circuito, observem que tem vários circuitos de redutor ou cancelador de ruídos e outras modificações para o X-Phase, o ruim e que tem que ter uma antena auxiliar, para que os dois sinais estabeleçam em fase a redução ou anulação dos ruídos que sai para o receptor, mas se realmente funcione com uma simples antena ou pedaço de fio de 3 ou 4 metros será bem aceito.
Esquema original da revista Eletrônica Popular.
Com relé e um TIP 31 na polarização de base.
Esquema bilinear com BF 199 pré de antena RX.
Esquema bilinear pré antena J-fet J310.
Esquema bilinear com filtro LPF e BF 199 pré antena.
Esquema bilinear melhor recepção e baixo ruido BF 961 pré antena.
Esquema bilinear redutor de ruídos X-Phase.
Como teste coloque dois diodos 1N4148 em série na entrada e saída.
 
X-Phase diodos 1N4148 em série inverso na entrada e saída.

Meus agradecimentos aos que acompanha o blog e sempre estão me dando a maior força para continuar com este trabalho que não é fácil, mesmo que pareça mas tem seus obstáculos e tempo, sem falar nos demais. Aguardo comentários sobre este projeto que é de muito interesse dos Radioamadores e PX, mês que vem publicarei uma ideia de NB Noise Blanker em nossos transceptores.
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Receptor Neophyte NE 602 NE 612 SSB CW.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Este simples receptor conversão direta SSB CW,  de autoria do Sr: John WA3RNC foi publicado na revista QST Fevereiro 1988 pag. 14 a 18 em:http://www.arrl.org/files/file/Technology/tis/info/pdf/28814.pdf outras revistas publicaram anos depois sobre este mesmo projeto, sempre no interesse de modificar incentivar a montagem deste simples receptor. Neophyte usa CI NE 602 e LM 386, simples e super pequeno o projeto pode receber outras frequências conforme modificações LC indutores e capacitores, os indutores podem ser FI 10.7 Mhz para 80 e 40 metros. Tabela 1 original QST, ou confeccionada a critério do montador, a parte de VFO LC ou VXO cristal, pino 6 e 7 pode ser com capacitor variável ou potenciômetro para sintonia, o pino 7 terá ou não um resistor entre 18k a 10k para negativo, o uso de diodos retificadores 1N 400X substituindo o diodo varicap pode ter pouca variação em Khz no circuito, melhor optar por um diodo varicap, para um bom montador podemos fazer algumas alterações neste circuito e abranger para outras faixas com recepção satisfatória. O NE 602 https://www.nxp.com/docs/en/data-sheet/SA602A.pdf é um duplo misturador balanceado e oscilador podemos substituir ele por NE 612 https://www.nxp.com/docs/en/data-sheet/SA612A.pdf? Veja mais sobre NE 602 https://www.electronics-tutorials.com/devices/602.htm O original projeto do Sr. John simples receptor surpreende pelo mínimo de componentes usados e com boa recepção, devemos usar ás duas saídas do NE 602 pinos 4 e 5, e entradas pinos 1, 2 para melhor equilíbrio do circuito receptor, mas podemos modificar usando apenas uma saída pino 4, e entrada pino 1 como alguns receptores e transceptores  com NE 602, ou NE 612. Eu pesquisei este interessante projeto montado por todo o mundo e modificado por muitos montadores,  Para uma montagem simples baixe em PDF do the G-QRP Club http://www.gqrp.com/suddenbuildingyourkitbooklet40m.pdf  veja neste blog tailandês HS8JYX (AG6BD) outras modificações mais potencia áudio VFO externo http://hs8jyx.blogspot.com/2015/08/7-mhz-cw-ssb.html Assista em vídeos no YouTube ás montagens dos amigos e vejam como cada um tem seu estilo e modificações. Já estava esquecendo. O pessoal tem dificuldade em sintonizar a faixa desejada devido á bobina osciladora. Uma dica é fazer como o amigo Picco fez no vídeo de 2:07 a 3:15 minutos, se tiver um receptor com dial digital ou outro que você sabe onde fica a frequência no dial, coloque o receptor comercial na frequência que você confeccionou a bobina oscilador do Neopyte, com o receptor bem perto procure se tem algum sinal que o Neopyte está transmitindo, gire um pouco o variável ou potenciômetro do Neopyte, observe se o sinal teve diferença ou sumiu, você tem que ouvir um sinal de transmissão do oscilador do Neopyte no receptor comercial. Talvez o oscilador interno do NE 602 seja bem fraquinho mas ele vai ter que operar na mesma frequência de recepção, assim você sabe que o Neopyte está oscilando. Assista o vídeo:https://youtu.be/h1Pf-goFhOc e aproveita dá uma olhada em outros vídeos com montagens e dicas interessantes do Picco, e no blog: https://blogdopicco.blogspot.com/ para baixar algumas revistas de eletrônica.
Espero que gostem desta publicação, e lembre-se você também pode modificar, adicionar outros circuitos como um silencioso squelch, etc. Para melhora-lo, os esquemas desenhado por mim tem modificações que terão de realizar testes para um bom funcionamento, na prática o comportamento e diferente do desenho, fiz várias pesquisas e juntei alguns circuitos já conhecidos e aprovados de alguns montadores famosos. Vamos aos esquemas.
Esquema original revista QST Neophyte.
Pequena modificação Neophyte filtro BPF ANT. regulador e volume.
Melhoramos a entrada ANT. estreitando a banda passante, regulamos a tensão do NE 602 e colocamos um volume em uma das saídas do NE 602.
Mesmo esquema 2 porem vocês poderão colocar um capacitor variável 
3 seções para sintonizar o oscilador e ao mesmo tempo sintoniza 
o rendimento T1 T2 do filtro BPF ANT.
Melhor ganho sinal ANT. com BF 199 amplificando o sinal de entrada,
o trimpot regula o ganho RF, o NE 602 tem sua tensão duplamente regulada  para melhor estabilidade no VXO a cristal, o circuito é todo estabilizado. 
Mesmo circuito 4, porem com VFO controlado com diodo varicap,
se preferir pode colocar um 1N 4004 como teste.
Melhor recepção com um J-Fet e BF 199, o circuito NE 602 é regulado com 78L06,não tem volume porem temos um AGC experimental para melhorar a recepção.
Mesmo circuito 6 porem temos volume e duplo AGC 1 e 2, este AGC 1 led retirei do esquema do Maritaca do PY2 OHH Miguel http://py2ohh.w2c.com.br/trx/maritaca/rx/rx.htm
Mesmo circuito porem usamos ás duas
 saídas equilibradas 4, 5 NE 602 e volume.
Este tem o mesmo amplificador de banda 
larga e AGC do Ararinha do PY2 OHH.
Uma pequena modificação estabilizando o amplificador ANT e AGC,
com pré amplificador melhorando a altura de saída de áudio.
Pequena modificação com dois filtros BPF, AGC e RF gain no BF 245.
Circuito 12 estreitando mais a entrada de ANT. e sendo amplificada por 2N 3904, com mesmo AGC do Ararinha para melhor recepção.
Circuito 13 com BF 961 amplificador ANT. BPF, S-Meter AGC em G2, 
controlando o ganho circuito de entrada recepção.
 
Mesmo circuito 13, porem adicionei um pré LM 741 melhorando e 
aumentando volume áudio e saída para AGC e S-Meter.
Pessoal espero que vocês possam montar um destes, e não se limite só no que eu desenhei, tente modificar outros circuitos, e por favor mandem comentários abaixo desta publicação, é para incentivar outros amigos a montar e aprender mais, com seus comentários e experiências passada adiante poderemos modificar muito um circuito. 
Olha os indutores contidos nos esquemas podem ser confeccionados em formas TOKO 10mm ou 10k ou toroides, pesquise na WEB e veja mais no nosso blog de revistas em:https://esquemasprojetoseletronicos.blogspot.com/2018/10/receptor-neophyte-ssb-cw-compacto-para.html sobre a faixa que você quer ouvir e veja a tabela de indutores e capacitores, vejam outros projetos que usa os mesmos princípios e veja como fazer.
Muito obrigado e aguardo comentários ok.
Waldir Cardoso.