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Por favor leiam, para quem vai montar é importante.
Depois de muitas publicações sobre RTX, RF, irei publicar a partir destas alguns esquemas na área de áudio simples pré de microfone com compressor, todos para serem adaptados ao seu transceptor comercial ou de fabricação caseira. Um circuito deste tipo em um transceptor SSB ou DSB faz com que a sua modulação mantenha-se sempre em um nível (volume), se você falar alto ou baixo ao microfone o mesmo nível (volume) permanece na saída do circuito, se o circuito funcionar corretamente seu transceptor SSB ou DSB poderá lhe proporcionar maior potencia RF ao falar baixinho ao microfone, e até poderá aumentar sua potencia média de RF, sua voz ficara melhor de ser ouvida, sua inteligibilidade de transmissão mesmo em AM e SSB aumentará consideravelmente em relação ao seu microfone original. Vocês poderão adaptar o mesmo PTT do seu transceptor, ou se quiser colocar um microfone de eletreto, porém em todos os circuitos o microfone de eletreto fica muito mais expansivo e tonalidade aguda, o microfone dinâmico tem uma tonalidade um pouco grave e fica pouco expansivo com uma ótima modulação.
O esquema 1 é o mesmo circuito já publicado aqui no blog, e também no blog: publicado com nome de “Compressor de áudio Linear de 10mW”, na revista E-P Março e Abril 1973, trata-se de um simples pré amplificador de microfone com compressor que tem a finalidade de cortar os picos de áudio devido ao circuito Q3 conduzindo em picos de áudio rebaixando a tensão no coletor de Q1, entre 4,7 Vcc e 2,5 Vcc, o circuito é muito simples e dispensa maiores comentários. Eu atualizei esta versão colocando dois LEDs bicolor, chave rotativa com 3 sessões e duas posições, que poderá ser substituída, alimentação por fonte de 13,8 Vcc, ou bateria de 9 Vcc, o circuito mesmo em modo off em CH1C, ligado a fonte de 13,8 Vcc, ou ON S1, com microfone eletreto, teremos só a amplificação do próprio eletreto com o mesmo volume P1 na saída, sendo uma opção a mais em reduzir a expansão, lembre-se que o microfone de eletreto precisa de uma pequena tensão, se usar o microfone de eletreto ligue ás linhas pontilhadas e componentes, se não usar o eletreto não ponha os componentes e a chave poderá ser de duas sessões, ou se preferir poderá usar a mesma chave com três sessões e não usar S1, CH1C fica em ON OFF alimentação Vcc. Se usar só microfone dinâmico de 600 Ohms, melhor usar do próprio transceptor, não use cápsulas FTE de telefone, a impedância delas são baixa por volta de 150 Ohms a 300 Ohms, não vão dar boa qualidade em sua voz, faça o teste, chame um colega para ele ouvir, abra o PTT e fale segurando a cápsula original, diga que vai trocar de PTT, e solde a cápsula de telefone, chame e pergunte qual é melhor, ele vai dizer que é o PTT primeiro sem dúvida, não diga a ele o que está fazendo, só diga que está trocando de microfone ou PTT, refaça novamente o teste com outros colegas e tire ás suas dúvidas, Ele vai dizer logo que o primeiro é melhor, o original, se você tentar ouvir sua própria modulação não conseguirá identificar a qualidade, Já o microfone de eletreto tem uma excelente qualidade, porém é mais expansivo e mais agudo, sua impedância é muito menor que os dinâmicos.
Fotos atualizadas em 07-11-2022.
Este montei no ano de 1995, deu um bom resultado, só agora achei nas minhas montagens.
É o mesmo esquema abaixo, só falta o trimpot de saída.
Vejam como estão os componentes. depois de 27 anos guardado.
Esta PCI está também na publicação no blog.
Este é o esquema das fotos acima.
Neste esquema 2 temos o mesmo circuito pré de microfone 10mW 1,
fiz uma adaptação na entrada de áudio entre os resistores de 10K, este circuito
é empregado em alguns transceptores PX (CB), a finalidade é fazer com picos de
áudio elevados Q3 sature e conduzindo para negativo a entrada de áudio,
como se fosse um controlador automático de ganho de microfone.
O circuito 3 são idênticos aos demais acima, e semelha-se ao
original só que em ao invés do coletor de Q3 está ligado no coletor de Q1,
conduzindo forçando a tensão de coletor Q1 baixar (cair) controlando a
amplificação de Q1, neste circuito em picos de áudio Q3 satura conduzindo para
negativo a base de Q1, controlando assim a tensão na base de Q1 a amplificação
cai, o resistor de 3k3 ligado de emissor de Q3 para base de Q1 poderá ser
alterado até obter um controle de entrada de áudio que seja sempre mesmo nível
(volume).
O
circuito 4 é adaptado do Saturn, vejam que é um circuito semelhante ao circuito
3, porém temos um resistor de +Vcc de 560k a 1M ligada a outra de 1M ligado a base
de Q1, neste circuito Q3 satura em picos de áudio e conduz a negativo forçando
a tensão da base de Q1 baixar assim Q1 amplifica menos os sinais de áudio de
entrada, controlando a saída.
O circuito 5 é idêntico ao circuito 2, adaptei um JFET BF
245 ou MPF 102 entre outros, os JET têm menos ruído, entrada com alta impedância e são melhores para amplificação de podemos sinais, alterar os resistores de 22k na entrada (G) para valores menores para microfones de 600 Ohms, e maiores valores para microfone de eletreto, podem
fazer testes para combinar os resistores 22k entrada de microfone e TP1
regulando para melhor expansão e distorção em picos de áudio.
O circuito 6 é o mesmo pré e compressor de 10 mW, adaptei um
simples circuito de tonalidade.
O circuito 7 idêntico ao circuito 2 com controle de ganho na
entrada de áudio, e recebeu o mesmo circuito de tonalidade.
O
circuito 8 semelhante ao 7, porem coloquei um LDR que recebe a luz do LED alto
brilho incolor, o circuito é o mesmo, em picos de áudio o transistor Q3 satura
conduzindo a negativo seu coletor, assim o anodo do LED que está ligado ao +
Vcc 9V, precisa só da passagem do – Vcc em seu catodo para conduzir e brilhar (acender),
essa passagem é feita pela condução do transistor Q3, o resistor R1 ligado em seu coletor pode
variar entre 680R a 1K8, depende do LED, observem ás medidas do sensor que está no final desta publicação, mas vocês poderão criar um melhor e pequeno, contudo o LDR e LED fiquem um de frente ao outro e totalmente no escuro.
Circuito 1 abaixo com CI TL 084, MC 1458, sensível amplificador
de microfone em seus 4 circuitos operacionais, adaptei entre o pino 2 entrada
de áudio e pino 1 saída do primeiro amplificador operacional o mesmo circuito já citado, encontrado em transceptores PX (CB), controlando a entrada de áudio,
observem que entre os pinos 2 e 1 temos um resistor de 470k e um capacitor de
100 pF, o resistor é para limitar o ganho de amplificação, poderá ser entre
180k a 1M, o capacitor de 100pF pode ser entre 47pF e 150pF, e para modificar a
tonalidade do áudio, isso também nos outros circuitos semelhantes, o
montador deve observar ao falar próximo ao microfone se o circuito controlador
com 2N 3904 BC 548 está atuando controlando o nível de saída sempre o mesmo,
caso o montador queira poderá fazer teste, desligar o resistor 1k do pino 1, e
ligue no pino 8, temos no esquema abaixo um exemplo acrescentando um trimpot de
47k dosando a saída do pino 8 para o circuito, observe o nível de áudio na
saída.
Esquema exemplo da modificação do controlador de ganho na saída do terceiro amplificador operacional, observem que só temos este circuito controlador ou compressor no terceiro amplificador.
Circuito 3 um pré expansor e compressor de autoria do
PY2OHH http://py2ohh.w2c.com.br/trx/compressor/compressor.htm o circuito original foi aprovado pelo Miguel,
fiz algumas adaptações porem mantive os pinos circuito originais, na entrada de
microfone o mesmo circuito controlador 2N 3904, BC 548, em testes vocês podem
trocar o resistor de 1K do pino 8 e substituir por um trimpot de 22k a 47k,
para melhor controle de entrada de áudio, se o circuito controlador não estiver
atuando perfeitamente não monte, deixe só com o circuito compressor ligado entre o terceiro e quarto amplificador operacional, pois o compressor também é
um controlador de picos de áudio e mantém sempre o áudio em um nível.
Circuito
4. Semelhante ao circuito 3 do PY2 OHH Miguel, encontrado com titulo: “Speech processor module”
Processador de voz ERC, encontrado na página Cbtricks. http://www.cbtricks.com/mic_manuals/erc/erc_speech_processor.pdf. Modifiquei do original e fiz a mesma
adaptação com o circuito controlador na entrada de áudio, em testes vocês
poderão substituir resistor 1k pino 1 por trimpot de 22K a 47K para o circuito
controlador.
Circuito 5. Outra modificação para se obter melhor controle
de entrada de áudio, o trimpot poderá ser experimentado nas saídas pino 1 TP1,
ou pino 7 TP2, tem que ser ligado só um trimpot, onde ficar melhor o controle
de entrada de áudio.
Circuito 6. É uma adaptação com JFet BF 245, para microfone dinâmico
600 Ohms, o primeiro amplificador operacional do esquema Galaxy, do SS3900 etc. Baseado esquema original compressor
“Flatline” de John Hollis, http://www.hollis.co.uk/john/flatline.jpg maiores detalhes em: http://stompville.co.uk/?p=50 este circuito usa apenas um estagio amplificador operacional IC1A do CI TL072, amplificando o áudio do microfone que pode ser opcional, o outro estagio IC1B amplifica mais o sinal e tensão, saindo pino 7 alimentando uma extremidade ponte de diodos de onda completa, na outra
extremidade recebe o sinal tensão de saída pino 1 através de um resistor 330R,
essa ponte de diodos de germânio 1N 34, retifica e filtra com o capacitor de
100 uF, os picos de áudio retificado e filtrado conduz o LED de alto brilho incolor, o controle é
feito através da resistência do LDR, o primeiro operacional elevando sinal tensão saída a ponte de diodos, que já recebe também o sinal tensão do segundo operacional conduzindo o LED a acender e assim caindo a resistência do LDR, controlando o nível de saída de áudio. O LDR componente pouco usado, é um resistor variável sensível a luz, e de
alto valor 2M aproximadamente, quanto mais intensa a luz sobre
ele menor resistência terá o LDR, podemos perfeitamente combinar ele como um resistor potenciômetro de ajuste automático, por isso R3 de 270k poderá ser alterada para
melhor controle no áudio. O projeto original de John Hillis foi projetado para
instrumentos musicais, para voz teremos que alterar o circuito, por isso nesta
versão que desenhei os resistores R3, R5, R6, R7, poderão sofrer alterações para
que a amplificação e controle de áudio seja perfeito para nossos projetos RTX.
Circuito
7. Baseado no Flatline compressor original, mantive o esquema original porém
acrescentei um JFet BF 245 para que um microfone de 600 Ohms dinâmico fique
expansivo e amplificado, os microfones de eletreto não precisam pois já são
amplificados, se bem que o TL 072 tem Jfet internamente, poderemos modificar o
esquema original para melhor qualidade de áudio e controle de microfone nos nossos projetos de RF.
Esquema sensor para nossos projetos compressor e controle automático de ganho.
Pessoal, nos esquemas com LDR e LED como sensor de luz. Como
confeccionar: Se pega um canudinho de refrigerante grosso entre 7mm
circunferência, o que seja possível entrar o LDR de um lado e o LED do outro, corte
um pedaço 12mm ou 15mm, encoste um ao outro, os terminais deve sair pela
circunferência do canudo, passe cola quente (silicone) nas partes dos terminais
(saída) para fixar os dois no pedaço de canudo, agora para ficar totalmente
escuro (preto) cubra o canudinho com fita isolante preta, faça com que o LDR e
LED fiquem totalmente no escuro até na parte dos terminais, enquanto ao LED eu
acho melhor o de alto brilho incolor ou mesmo branco, este sensor é uma
parte muito importante para o bom controle de áudio do circuito, depois de
pronto o sensor, teste colocando os dois terminais do LDR no multímetro coloque
na escala alta X10K teste analógico, e 20M teste digital, como se fosse medir um resistor de 2M, agora injete uma pequena
tensão no LED, e veja no multímetro se a resistência do LDR diminui, se diminuiu baixe a escala do multímetro, para você acompanhar até onde vai a resistência do LDR com plena luz do LED, se você quiser poderá variar a
tensão no LED, simulando como se estivesse no circuito, o LED apagando (escuro)
e acendendo (claro) gradativamente (aos poucos), com isso a resistência do LDR tende a fazer
o mesmo efeito inverso, aumentando resistência quando o LED apagado (escuro), e diminuindo resistência quando o
LED totalmente aceso (claro), dessa maneira é possível saber qual o resistor
colocar em paralelo com o LDR nos circuitos, aproveitando melhor à amplificação
e controle de entrada do áudio.
Eu espero que gostem e façam comentários sobre o assunto, e quem montar mande-nos comentários.
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.