domingo, 10 de janeiro de 2016

Microfone amplificado e vox KBS 3000 atualizado.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este projeto microfone amplificado,  VOX e MIKE de ganho para PY e PX  KBS 3000 é o mesmo já publicado. Interesse desta vez é publicar o conteúdo deste equipamento, PCI Layout foto, e tirar uma dúvida de erros publicado erroneamente no esquema neste blog. Entrei em contato por e-mail com o autor da publicação no blog: Sr. Júlio César PY3YJU que me disse que havia dois erros no esquema que desenhei e publiquei. Leiam parte de seu e-mail enviado a mim. "um dia levei o seu esquema ao laboratório pois um amigo levou um microfone desses para conserto e o Waldir como projetista em equipamentos de áudio e transmissão olhou o esquema analisou e disse que havia dois erros no esquema que eu havia levado ( no capacitor de 4,7uF em série com 1nF após BC549 e no potenciômetro de tempo ). O Sr. Waldir que ele refere-se é seu amigo de trabalho. Fiquei preocupado pois havia desenhado olhando pelo circuito PCI de um original e achava que eu poderia ter realmente errado, entrei em contatos por e-mail com alguns colegas daqui e São Paulo, mesmo assim continuava a dúvida de erros, claro que sou humano e posso errar, até porque olhando para o circuito na placa e desenhando não é para todo mundo, mais tudo bem continuei me comunicando com colegas que eram Radioamadores por e-mail até chegar ao amigo Picco que entrou em contato com o pai do KBS 3000, Sr. Adonias Joares PY2KG, que até o momento não se pronunciou sobre os dois esquemas. Mais recebi um e-mail no mês passado dezembro, do Sr. Wilson PU2WXI, que vendo os esquemas no blog do Sr. Júlio resolveu montar e não deu certo, a correção de erros na verdade não existia, não existe erros no meu esquema segundo o Sr. Wilson, depois vendo o meu esquema no blog ele fez igual como desenhei e deu certo, leiam um dos comentário que ele escreveu "Caro amigo montei esse projeto do KBS seguindo esse esquema comento que a dois erros isso pratica pois o meus está funcionando .sendo R8 E R7 é para regular a sensibilidade nesse seu esquema não funciona corretamente e outro detalhe e R14 E C7 nessa configuração não funciona a um desenho da qual segui está correto esse montei com sucesso ,segui o link.
ATENCIOSAMENTE; WILSON PU2WXI
O Sr.Wilson me enviou fotos e os Layout da placa PCI também com um vídeo  modulando com o KBS 3000 ouçam a voz do Sr. Wilson no rádio, o tom agudo e ajuste na sintonia em RX.
Bem ai está, graças ao PU2WXI Sr. Wilson Souza Santos, termina a dúvida dos erros cometido por mim, repito sou humano e posso errar, mais desta vez não foi erro meu como está publicado no blog do Sr. Júlio César PY3YJU, que deveria o mesmo corrigir meu esquema pelo KBS 3000 que chegou na oficina, antes de publicar os supostos erros. Tudo bem fica ai o lembrete que sempre faço, quem encontrar algum erro por favor mande-me um comentário no blog ou e-mail, faça como o amigo Sr. Marcos Adriano PU2MXH, que ao montar o Transverter CT 120, encontrou um erro que desenhei no diodo D18 ANODO negativo, ainda sugeriu uma mudança em L8, isso por e-mail. Eu fiquei muito agradecido, ratifiquei o esquema desenhei sua sugestão em L8 e publiquei junto com o esquema original o qual não tinha vejam, ele ajudou muito relatando para mim o simples erro de um componente D 18 que não deixava o circuito de rele funcionar corretamente, ao corrigir o circuito funcionou perfeitamente. Ainda sobre este esquema KBS 3000 atualizado, não há mudanças nos circuitos, atualizei nos transistores com opção, e acrescentei um led vermelho de TX, ao já original, fica a critério do montador, lembrando que vocês podem fazer mudanças a nível de testes com um só eletreto mudando um pouco o pré, ou substituindo o CI, CA 3140 por um 741, TL 081 ou 1458, 4558, os dois últimos duplo operacional, o esquema continua original vejam. 
Esquema original atualizado KBS 3000.
 
KBS 3000 pronto.
Layout lado dos componentes.
Layout lado cobreado.
Finalizando PCI.
PCI já pronta para soldagem dos componentes.
Ligação do KBS 3000 no 148 GTL.
Pessoal quero agradecer ao Sr. Wilson de Souza PU2 WXI por ter mandado e-mail e parabeniza-lo pela montagem também por ter enviado ás fotos e layout, para que nós podermos montar este equipamento desejado por muitos Radioamadores, quero agradecer também aos colegas que entrei em contato a respeito deste assunto, em especial ao amigo Picco que também ajudou-me com e-mail. Sim pessoal meu interesse é levar até vocês o correto na integra de tudo que publico mas sem esconder nada, acho que se pesquisar e ler minhas publicações conhecerá mais sobre mim, o meu interesse e incentivar e desenvolver nosso hobby, para que mais adeptos da eletrônica possam desenvolver projetos em nossa área, e aos iniciantes. Por favor esta publicação não é para confrontar esquemas, e sim mostrar aos que acessam e seguem o blog a tirar a dúvida. Espero que gostem deste equipamento na sua estação de Radioamador, agora é só montar.
Waldir Cardoso.  

Receptor amplificado regenerativo VHF aeronáutico.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este simples receptor regenerativo foi publicado pela revista Radio Elettronica em 1978, o circuito é muito simples sendo crítico apenas em seu circuito oscilador e regeneração L1, o montador principiante em eletrônica poderá ouvir ás faixas de VHF 30 a 180 Mhz ou  UHF de 180 a 300 Mhz, dependendo da bobina L1, e os transistores atualizados esses transistores são usados em módulo seletor de TV Varicap, por isso o BF 324, BF 199, tem a capacidade de amplificar e oscilar em UHF até os canais altos de TV, para altas frequências baixe o valor do capacitor ligado no emissor e coletor do BF199, para 2p7, esse capacitor é para realimentar o circuito, se desejar ouvir  o início da faixa de VHF entre 30 e 40 Mhz, aumente o valor desse mesmo capacitor para 4p7 ou 5p6. Bem o circuito é muito simples, existe outros receptores regenerativo com outros circuito de sintonia, se for usar capacitor variável use o tipo pequeno de receptor FM, poderá usar só uma secção, e se quiser poderá colocar em série um capacitor de 8p2 como teste de sintonia para canais altos UHF, ainda poderá usar no lugar de C3 um  trimer pequeno de 10pf ou maior valor, como experiência vocês podem fazer outro tipo de sintonia com diodo varicap como está na página do Py2 OHH Miguel,http://py2ohh.w2c.com.br/novato/mp2/vhfreg.html agora lembre-se de que o circuito regenerativo como receptor ele é um oscilador que transmite RF, podendo assim prejudicar um outro receptor próximo, na mesma freqüência. Atualizei o circuito de áudio com o LM 386, e os transistores, pois como o circuito é da década de 1970 e Europeu, sei que ficaria difícil achar os componentes, mais nada impede que o montador substitua os semicondutores e CI de áudio, a alimentação poderá ser de uma fonte estabilizada de 12 volts com boa filtragem, minimizando a flutuação da sintonia. Bem espero que gostem deste simples receptor com recepção de antena amplificada, e lembre-se cada freqüência tem que ser uma determinada antena, ou seja um tamanho de antena para cada faixa, se não for assim a recepção ficará prejudicada e fraca, para um bom desempenho do receptor faça uma antena plano terra de um quarto de onda com 6 a 8 metros de altura, com cabo coaxial de 50 ou 75 Ohm, para a freqüência desejada, veja mais no Google pesquisando sobre antenas. 
Capa da revista.
Leiam todo conteúdo, para entender sobre o circuito.
Lista de componentes.

Layout PCI RX regenerativo VHF.
 
Esquema Original primeira parte.
Esquema original segunda parte.
 
Esquema completo do RX VHF aeronautico.
Para quem quer ouvir altas frequências com um simples equipamento este é uma boa opção, sem muito custo, pequeno e que poderá proporcionar uma boa experiência nas faixas de VHF e UHF. Mais lembre-se não espere muito deste receptor, você poderá ouvir transmissões em AM FM, mais tem suas limitações como, não tem seletividade, ou seja estações próximas ao receptor poderá da interferências ampla na recepção, principalmente estações de FM comercial ou TV analógica, por isso é melhor fazer  para ouvir ás faixas entre 110 a 180 Mhz, e ter uma antena externa cortada na frequência desejada, assim sua recepção será muito melhor.
Waldir Cardoso..