segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL FELIZ ANO 2014

PTT LINK ou sem fio para 148 GTL

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este projeto será continuado com Arduíno Nano e si5351. Leiam.
No ano de 1998 eu tive uma ideia assistindo a um programa de TV, ouvindo falar em link. Eu  louco por modular no meu 148 GTL, comecei a pensar em fazer um PTT sem fio, como os telefones sem fio, pois eu tinha algumas sucatas do mesmo, e passei a desenvolver o PTT, comecei a desenhar esquemas da CONTROL e TELEPATCH VHF, e outros esquemas, a principio eu pensava em fazer em uma caixa de telefone sem fio BROKSONIC comecei a fazer o fone primeiro a principio com dois canais de BEEP, mais depois de tanto perder tempo e fazer o fone bem "caprichado" ele estava captando uma interferência de um rádio VHF próximo, tentei de tudo, até achar que estava entrando o sinal pelo canal de FI, então eu desistir de fazer o TRX móvel e TRX base. Mais vejam como ele ficou bem elaborado. Não tenho esquema fiz uma salada. com vários esquemas, CONTROL, TELEPATCH, COBRA, e mais.
Foto em zoom.
Foto em zoom.
Claro que como todo protótipo tem seus erros a serem corrigidos, até por cima PCI.
Foto em zoom.
Aqui a Xerox da PCI, transmissor usei o módulo da CONTROL esquema abaixo.
Foto em zoom.
Então partir para um par de TRX pronto comercial, como eu tinha sucatas da CONTROL, comecei a desenvolver  primeiro o base, o tempo foi passando e eu ia dormir pensando como eu iria colocar mais recursos, pois a ideia a principio era só transmitir minha voz a distancia para o PX, como um PTT comum, mais eu comecei a pensar em fazer ele mudar de frequência no VOIC LOCK, e também poder desligar o PX, falar com minha esposa sem interferir no PX, como um walkie talkie comum, mais voltando ao VOIC LOCK, como eu poderia acionar o potenciômetro e saber quando estava em "meio dia" e como eu saberia se o potenciômetro estava no final de curso de um lado ou do outro lado. Eu pensava todas ás noites antes de dormir eu sabia todo o circuito, e sonhava como eu iria fazer com os CIs, não tinha muito conhecimento com CIs, mais comecei a desenvolver. primeiro vamos ver o PTT móvel.
Foto em zoom.
A chave de canais foi modificada para canais de tom beep.TX 100mW a 2,2W.
Foto em zoom.
Vejam que a antena é retrátil de um quarto de onda de TX a bateria tem pouca autonomia. 
Foto em zoom.
Desculpa essa ia ficar de fora aqui o circuito de BEEPs 4 canais, vejam que são todos circuitos blindados, cada trimpot é uma frequência para acionamento dos PLL 567.
Foto em zoom.
Abaixo circuito BEEP TOM, para acionar os PLLs 567 PTT LINK BASE.
Esquema em zoom.
Abaixo está parte 1 esquema do PTA25 fiz modificações no oscilador RF e chave.
Esquema em zoom.
Abaixo parte 2 do esquema PTA25 esse esquema é de TX  modificações.
Esquema em zoom.
Abaixo o esquema do PTA25 RX parte 1, modificações chave canais.
Esquema em zoom.
Abaixo parte 2 do PTA25 RX modificações em RX10.
Esquema em zoom.
Aqui está o PTT LINK base fechado, vejam que é uma caixa de receptor de satélite antigo, cortei a frente e coloquei auto falante, microfone, em marrom estão ás partes da caixa do telefone sem fio BROKSONIC, com duas chaves uma para selecionar WALKIE TALKIE e outra para push to talk PTT, ao lado direito do vídeo está o volume, e do outro lado esquerdo a chave original liga desliga.
Foto em zoom.
Frente do TRX base PTT link.
Foto em zoom.
Aqui está já aberto o PTT LINK, vejam por traz do painel.
 Foto em zoom.
 
Na ponta do circuito está o reed switch no vox. TX e RX.
 Foto em zoom.
Aqui está o esquema dos circuitos no painel e dentro do PTT LINK.
Esquema em zoom.
Vejam abaixo que ás placas são diferente, pois fiz primeiro a do PLL1, depois fui aperfeiçoando e a cada dia pensava em adicionar mais recursos e tecnologia, a placa 1 é a do PLL1. 
Foto em zoom.
O relé grande em baixo é só para desligar a fonte do PX, no 7915.
Foto em zoom.
Aqui esquema das ligações e modificações na placa mãe esquema 2 TX  PTA25.
Esquema em zoom.
Abaixo esquema da PCI 1, o filtro tom está montado PCI 3.
Esquema em zoom.
Esta placa atualmente foi praticamente toda modificada dessa original PCI 1.
PCI em zoom.
Abaixo está PCI 2,3 a pequena da esquerda do vídeo com relé grande não fiz.
Foto em zoom.
PCI 2, com PLL 2, desliga circuitos em PCI 1 e fonte PX, liga auto falante.
Esquema em zoom.
Está placa também teve algumas alterações, PCI 2, PLL 2.
  PCI em zoom.
Abaixo circuitos da PCI 3, gira VOIC LOCK, esquerda, direita  reversão, emite BEEPs.
 Ligar motor em RL3, ACIONAMENTO E  REVERSÃO.
Esquema em zoom.
Vejam tem espaço para novos circuitos PCI 3, quero ainda mudar de canal.
PCI em zoom.
Vejam que eu estanho todas, e interliguei os negativos.
Foto em zoom.
Aqui um pré que deu um rendimento em RX, de 3 a 5 dbs não tenho placa.
Esquema em zoom.
Abaixo parafusos fixar PX caixa anti furto, conectores, dentro um servo motor parabólica.
Foto em zoom.
Abaixo vejam motor, potenciômetro modificado e conectores, o potenciômetro tem que ter 4 saídas, faça: abra o mesmo, raspe toda pista para que não tenha mais resistência, deixe o terminal central original não mexa mele, arrume uma lata de refrigerante corte 3 terminais de 2 mm largura e uns 10 mm a 12 mm tamanho, corte na pista bem certinho onde fica o meio da pista, a mesma largura do terminal, dobre e solde para fora, cuidado para não ficar saliente, pois a parte do potenciômetro que gira vai passar por cima desse terminal, ele vai avisar que o PX está em meio dia , agora nas extremidades do potenciômetro no final próximo aos terminais originais, corte um pedacinho fazendo o mesmo do centro, depois solde no terminal original faça nos dois, cuidado para quando o potenciômetro girar não enganchar neles, ou ficar muito longe do final de curso, eles vão avisar que é o final de curso do VOIC LOCK e reverter o motor, todos esses processos será emitido beeps para o PTT móvel.
Foto em zoom.
Vejam abaixo o fio cinza próximo ao motor foi o que foi feito, os outros estão como originais porque está feito lá dentro do potenciômetro, cuidado para não fazer contato com o corpo do potenciômetro.
Foto em zoom.
Frente vejam em azul o servo original de parabólica, tem que ser servo preto que desmonta só a capa de cima, os azuis que conheço não prestou, sai a capa toda e desmonta todo, do azul usei só essa rodinha  a essa roda branca que é de teflon, está como uma polia para a borracha ou correia girar o VOIC LOCK PX, cuidado tem que ser tudo certo para os fins de curso, lá no "knob" botão do PX, ficar certo, para que os dois sejam sincronizados, para que um não chegue primeiro que o outro no fim de curso.
Foto em zoom.
Borrachas ou correias que poderá usar, cuidado para a borracha não ficar encostando na frente do PX, e não pode ser apertada para não pesar no servo motor, também não deve ser frouxa, no"knob"botão a borracha vai ficar na parte de cima como está na foto, se precisar corte uma tirinha de fita de alta fusão ou alta tensão como queira chamar, passe esticando uma vez só, corte ás rebarbas, para não ficar passando e prendendo o VOIC LOCK  no painel do PX ,onde vai passar a borracha, isso vai ter maior aderência, ai também dá para regular o final de curso, dando mais volta com a fita caso precise. No meu caso não precisou tudo saiu certinho.
Foto em zoom.
A própria caixinha serve como suporte do PX.
Foto em zoom.
Abaixo ás ligações do rádio com o PTT LINK, e a caixa de redução.
Foto em zoom.
Esse PTT LINK base eu fiz duas antena, 4 elementos "cúbica de quadro" ou quadra cúbica, como queira chamar uma de TX e outra de RX,  pois eu fiz ele para operar na frequência entre 154 Mhz TX, e 163 Mhz de RX, com 6 metros de altura, uma distante da outra 5 metros, que foi muito pouco, no meu modo de pensar, pois o PTT base transmite simultaneamente, só quando é acionado a tecla APF ou TALK do PTT móvel no canal 1 é que o TX do base para de transmitir, também depende do SQUELCH, e de RX do PX, ao acionar a tecla APF TALK no canal 1 e ao solta-la ouvi-se um beep, é a confirmação que a base recebeu a transmissão do móvel. Quando eu aumentava a potencia do PTT LINK base para 2,2W, dependendo a distancia onde eu estava não conseguia desligar o TX do base, mesmo aumentando também a potencia do PTT móvel, isso porque a frequência estava muito próxima, eu deveria ter colocado no mínimo 30Mhz de diferença, e afastar o mais longe as antenas, mais com uma potencia reduzida cerca de 1 W conseguir falar de boa parte da cidade, cerca de 2 a 3 Km sem chiados, e fazendo "QSO"  contatos com segunda região São Paulo, e reportagens que o áudio estava ótimo, dependia do local onde eu estava situado na cidade se fosse baixo o sinal nem chegava no PTT base, mais se eu estivesse em um lugar alto conseguia fazer tudo lá no PTT base, fiz vários testes em SSB com o pessoal da cidade, eu andando pelo centro e "modulando" falando como se estivesse em casa, quando eu queria mudar de canal eu desligava o PX no canal 2 e chamava minha esposa, ela acionava a chave 'INT' e eu conversava com ela e pedia para depois que eu ligasse o PX mudasse o canal, ela então passava a chave para 'TEL' e eu acionava o canal 2 do PTT móvel ligando o PX e ouvindo o novo canal. Fiz muitos testes com o VOIC LOCK 100% aprovado quando dava um toque na tecla APF TALK canal 4 o motor girava o VOIC LOCK para a direita, eu passava para o canal 5 o VOIC LOCK girava para a esquerda, quando eu ficava apertado ele girava até no final de curso dando um beep pouco longo e invertia a rotação do motor agora o canal 5 continuava girando  para a direita, ao chegar no "meio dia" meio da frequência do canal do PX, eu ouvia três beeps rápidos, indicando que eu estava no meio do VOIC LOCK "meio dia". Bem pessoal depois eu escrevo mais sobre esse maravilhoso invento que eu tenho orgulho, e foi o mais difícil para mim pois eu não tenho curso de eletrônica, eu sou meu próprio professor e me orgulho muito por isso. Ás coisas se tornam  fáceis quando se tem força de vontade, dedicação, paciência, e vocação. Espero que gostem desse projeto e desenvolva, pois eu ainda quero fazer ele mudar de canais sem mexer no PX, a PCI 3 esta esperando. eu terminei esse projeto em 2003, foram 4 anos ao todo, onde foi aprovado nos testes de áudio, transmissão e recepção, ainda será finalizado com mais recursos e tecnologia Arduíno e troca de frequências canais e banda HF de 80 metros a 6 metros.
Muito obrigado.