terça-feira, 30 de abril de 2013

Esquema Transceptor ALBA-01 SSB QRP MC 3361 MC 3357P MC 3371 MC 3372

TRX ALBA-01 LSB USB QRP 40 metros , MC 3361. e seus similares. Atualizado 07-10-13, estava faltando dois resistores no filtro de cristais ladder (escada) em IN e OUT, sem os resistores os diodos não farão o papel de chave, os resistores podem ser de 4k7 a 2k2.
ALBA-01 Gerador ssb, projeto e esquema simplificado.  
Detalhes das bobinas e choques de RF, ALBA-01 SSB.
Este é um projeto de um transceptor em SSB, com ás duas bandas, de LSB USB, é de minha autoria, pensei em desenhar um transceptor que fosse fácil de montar, pequeno, e compacto, observe que eu adaptei na entrada do microfone de eletreto, um pré que é um simples compressor de áudio, mantendo sempre o nível de modulação, junto com um potenciômetro como MIKE GAIN  ou DYNAMIKE, ajustando a intensidade do áudio. Reduzindo componentes na entrada de áudio RX, volume está ligado sem um pré antes, a chave TX RX simples, o filtro de cristais apenas com 4 em série, comutação de TX e RX total a diodos, VFO estável com 4 transistores, em RX amplificador antena pré seletor de banda larga simples , o driver TX e amplificador final RF PA, já é conhecido e aprovado em meus projetos, dando uma potência de RF de picos em torno de 30w, com os IRF630, o filtro antena tx, também e o velho conhecido, que rejeita os harmônicos indesejáveis. A principio pensei em projetar um TRX com AM e SSB CW, mais ficaria mais complicado para  fazer, também pesquisei alguns frequencímetro para adapta-lo, mais o circuito ficaria muito grande complicado, saia do meu proposito de ser fácil e pequeno e que fosse simples, desse jeito pode-se fazer QSO, contatos com qualquer estação nas bandas de LSB e USB, em 40 metros.
Bem o montador poderá substituir alguns componentes, acrescentar outros circuitos, trocar os fets RF por outros, substituir o CI MC 3361, por MC3357P, MC 3371, MC 3372 ou TK10420, e muito mais é só ter imaginação e por a cabeça para pensar, gostaria se algum amigo montar este projeto mandasse um comentário a respeito, e estou a disposição de qualquer dúvidas e perguntas. Espero que gostem do projeto.
Waldir.