domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal Feliz 2013

Que a alegria, o Amor, a bondade, a confraternização, e o espirito do natal, esteja com todos, que o nascimento do menino Jesus seja também em nossos corações, que a paz,  esperança,  união e a humildade estejam sempre juntas em nossos corações. Vamos fazer um mundo melhor e  feliz, sem violência sem drogas, sem ódio, vamos estender para o resto do ano essa alegria contagiante do Natal,  é o que eu desejo a todos. Quero agradecer a DEUS em primeiro lugar, os que visitaram meu blog mais de 6.000 acessos em menos de 6 meses, aos membros, os que comigo se corresponderam por email, foram muitos, e a todos  meus amigos, meu muito obrigado, e espero em DEUS que em 2013 estaremos juntos para compartilhar nossas experiencias, e juntos seguir mais um ano, até quando o senhor DEUS permitir. Um feliz natal um grande e prospero ano de 2013. São os meus sinceros votos de:
                                                                     Waldir Santos Cardoso.
                                                                            23/12/2012

Transmissor AM CB 5W

Pessoal, quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Capa da revista, imagem da net.
Transmissor 11m, 5w revista. Radioamadores e Faixa do cidadão.
Este é o desenho da placa dá época. Depois eu desmanchei o transmissor para fazer o transceptor de 50Mhz base na caixa que abrigava o de 11m, mas ainda tenho a placa.
Aqui está ele, modifiquei modulador e transmissor tem 5w RF.
Este com Mosfet não montei, vai aí como teste mais sei que funciona.
Publiquei este transmissor depois do receptor, em http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2012/12/receptor-px-cb-superheterodino-4fis.html para que vocês possam baixar os esquemas sem trabalho e poder assim associar os dois em um só fazendo um transceptor de PX em AM que dá para você fazer até comunicação a longa distância, dependendo da sua antena, e se o montador tiver QSJ grana, poderá comprar na Santa Efigênia em São Paulo cristais e uma chave de várias posições e fazer um mine PX, com os canais que quiser, lembre-se do PTT e da caixa. Há para quem não tem prefixo, melhor retirar seu prefixo PX na ANATEL, é fácil e rápido, você só paga por ano, ou poderá pesquisar direto na página da ANATEL.  Sobre o Projeto: eu como de costume nunca me contento com esquemas de revistas, sempre quero mexer ou acrescentar algo, colocar mais tecnologia, nesse não foi diferente, o autor descreve que esse  transmissor tem 5w RF, eu então acrescentei mais um estágio pré de RF, e coloquei os transistores potentes, para ter ideia só com o oscilador ligado, pois eu desligava S2 para sintonizar o receptorzinho no canal 14, e um dia o meu amigo Veridiano que mora a cerca de 2km de distância me ouviu e eu conseguia falar com ele só com o oscilador ligado em +b, não sei como a modulação passava pois eu coloquei a chave S2 na linha de alimentação + desligando os outros estágios de potência,  minha antena era uma direcional de 4 elementos Yagi fabricada por mim e ROE 1,1 em 27Mhz, o modulador tem potência suficiente para dá uma boa modulação em torno de 100% e uma potencia de AF de 3,5W com TDA 2002, melhor usar o TDA 2003 tem mais potência. o áudio não fica muito expansivo apesar de ser um eletreto como microfone, se quiser coloque mais um transistor amplificando o eletreto, esse mesmo modulador servirá no receptor caso queira montar juntos. Bem está aí eu fiz muitos DXs com este transmissor quando eu fiquei sem PX, eu quebrava o galho e quase minguem sabia que eu estava modulando com um transmissor caseiro, eu dizia que era um walkie talkie que eu liguei na antena do PX, alguns diziam que eu estava modulando com um Cobra 148GTL devido a boa modulação, quem gosta de AM aí está, espero que gostem. 
Muito Obrigado.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Receptor PX CB Superheteródino 4Fis Atualizado

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Desenho Placa do Receptor PX, montado em uma caixinha de rádio AM/FM Portátil. O Protótipo que eu fiz muitos DXS e QSOS, eu não achei em minhas sucatas, por isso a demora de publicá-los.
FOTOS ATUALIZADAS EM 30/07/2013, PROTÓTIPO PORTÁTIL SIMPLES CB.
Aqui tem o esquema do transmissor.
Um receptor semelhante muito bem trabalhado montado pelo Sr. Aloysio em:
https://sites.google.com/site/aloysioeletronic/home/x---receptor-super-heterodino-25-a-30mhz
Vejam a lista branca na sintonia, ai está próximo ao canal 14 27.125 Mhz.
Achei o sumido, era com esse receptorzinho fabricado por mim ainda engatinhando na eletrônica que eu escutava a faixa de 11 metros ou CB Cite Band, e transmitia com o TX já publicado aqui, só com um cristal de 27.125 Mhz, canal 14, isso foi no ano de 1992, quando vendi meu rádio e fiquei louco para falar, fiz muitos DX com ele.
Vejam esta blindagem na bobina de núcleo amarelo envolve todo oscilador local, blindei por cima e por baixo, mas mesmo assim o oscilador se desloca de frequência em alguns minutos ligado.
Vejam a parte de AM do variável está aterrado junto com as bobinas e blindagem oscilador.
.
Veja como é meio artesanal foi a primeira montagem complicada e difícil, pois eu era meu próprio professor, e já era ousado pois projetei mais uma FI além do esquema original da Motorádio. está velho mais ainda funciona perfeitamente. A lista branca no botão do variável era vista por fora, guiava-me ali ficava próximo ao canal 14 27.125 Mhz.
Aqui o desenho 06-02-1992 placa do receptorzinho, eu aprendi sozinho, até hoje faço assim.
Esquema desenhado a mão.
Esquema atualizado e com chave: local distante. de RX.
Este Esquema é o mesmo, só acrescentei  o squelch, não o montei 
Devido ao grande número de acessos, resolvi desenhar o esquema desse receptorzinho já publicado em 03 de agosto de 2012, como Receptor de PX Super Heteródino. Resolvi atualizar em relação ao já publicado, o segundo esquema desenhei um squelch, silenciador de áudio, retirei no blog Antena Zero, ao mesmo quero agradecer e parabenizar pelo blog. Eu não fiz a montagem com squelch, melhor montar como teste, vejam que nesses esquemas e nos de transceptores de 50Mhz  e Walkie Talkie 50Mhz, já publicado aqui no blog, tem esse mesmo circuito de antena misturador, e oscilador mudando apenas os capacitores ligados em bobinas e ás mesmas. Em uma antena Yagi de 4 elementos que eu fiz, esse receptorzinho copiava tudo que o PX profissional, eu fiz muitos DX no canal 14 pois o transmissor só tinha o cristal de 27.125Mhz que era do velho Walkie Talkie Roadstar, já publicado aqui em 14 de Agosto de 2012. E com pilha 6V, e sua antena pequena de aproximadamente 50cm eu corujava todos da cite, e outras regiões, quase todas ás noites eu saia com ele, Bem o receptor tem boa sensibilidade, e seletividade devido ás 4 Fis, mais se o montador quiser estreitar mais a faixa de recepção poderá adicionar um filtro de 455Khz  no secundário da  primeira FI, como esta no esquema do Transceptor 50Mhz AM Base, publicado em 30 de Novembro de 2012, mais o oscilador terá de ser bem blindado, e com capacitores styroflex para que não fique saindo de frequência quando você estiver corujando ou modulando. Bem está ai muito obrigado, espero que gostem vale a pena montar, e depois eu vou publicar o transmissor de 11 metros, podendo o montador fazer um transceptor de 11 metros, eu fiz separados na época, pois não tinha ideia de fazer o transmissor, e já tinha feito o receptor, está ai espero que gostem e pode fazer perguntas se tiverem dúvidas em quaisquer esquemas publicado.

Não se preocupe com o esquema desenhado a mão e mau digitalizado. Já está atualizado em 13/12/2012 em duas versões. Pode funcionar muito bem em outras frequências, é só modificar os circuitos sintonizados capacitores e bobinas, eu fiz um Walkie Talkie em 50mhz com esse mesmo circuito.
Esquema receptor super heteródino PX11 metros.
Este projeto eu fiz no ano de 1991, eu tinha vendido meu PX 148GTL, e queria corujar, então meu amigo Veridiano quem comprou meu PX Cobra 148 GTL, porque ele já tinha feito um dentro de uma caixa de rádio de carro antigo. Eu então peguei o esquema do pré de antena, misturador, e oscilador local dele, e misturei com o canal de FI da Motorádio e amplificador de áudio do DUNGA II, só acrescentei mais uma FI, e fiz o rádio dentro de uma caixa de rádio pequeno, de 4 pilhas AA do Paraguai, fiz este projeto sem multímetro, e com componentes de sucatas só os transistores eram novos, usava um VU com pilhas 3volts como teste, para testar os componentes, foi o projeto mais ousado que eu tentava fazer, pois eu nunca fiz curso de eletrônica, até hoje. Logo depois eu iria fazer um transmissor PX (CB) em AM, pois eu não aguentava ficar longe dos 11 metros, fiz um transmissor que depois vou publicar aqui, só com um canal 14, pois o cristal era de um velho Walkie Talkie Roadstar GTX 80A, o mesmo desenhei o esquema, depois publico aqui, o cristal era de 27,125Mhz canal 14, fiz o transmissor também sem multímetro, mais deu dor de cabeça, que foi resolvido por meu amigo Veridiano, pois ele sabe mais que eu, fez curso, e trabalhava em  oficina consertando rádios comuns, erá que eu queria a mesma potência do cobra 148, com o 2SC 1969, mais eu tinha colocado um BD 135C como excitador, só que não dava para o BD excitar o 1969, então levei ao meu amigo Veridiano, que trocou o 1969 por um 2SC1306, pronto ele fez logo um DX, e as reportagens dos colegas que estava chegando bem, mais a antena dele era uma yagi 3 elementos.  Depois conto mais sobre o transmissor que ficou fazendo dupla com o receptor, com uma chavinha na alimentação da fonte. Sobre o receptor, ele ficava saindo um pouco de frequência, blindei o oscilador, mais não tinha jeito, os capacitores eram cerâmicos e J , hoje eu acho que deveria colocar todos styroflex, que talvez eu não tivesse esse problema, no mais o danado captava outras regiões, quando a propagação abria com uma anteninha de 30cm, e se colocasse na antena do PX base ele captava melhor que o cobra, só que com muito QRN e QRMs, pois não tinha filtro, também não tem tanta seletividade, era para eu colocar um filtro de 455Khz, em vez de colocar mais uma FI, assim ele ficava mais seletivo. Está ai o esquema desculpe se tem erros, eu comecei hoje a desenhar ele no computador bonitinho, depois eu coloco aqui junto com o transmissor.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Roger Beep 148GTL Atualizado

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Esse esquema é o mesmo já publicado 3/09/2012, atualizai e outra versão relê.
Atualizado em 05-08-2015.
Versões com relé e Reed Switch, sem estalos no auto falante ao soltar chave TX RX PTT.
A versão com relé 12 volts também é aprovado e bom, porem a placa fica bem maior dentro rádio, melhor colocar um rele pequeno simples on off para que fique a montagem pequena, alguns relés de 24 volts funcionam, mais façam o teste em 8 volts antes de colocar o relé. 
O som do Roger Beep é semelhante ao Cobra 148 GTL DX
para mudar o som do Beep troque os 3 capacitores ligados a base e coletor de Q1.
Esquema com relé 12 volts.
Versão com Reed Switch caseiro, se colocar um Reed Switch de telefone de 700 ohms da foto abaixo, baixar o valor de *R2 para 100 ou 150 ohms.
Foto: Reed Switch com bobina de 700 Ohms, em telefone sem fio base, já pronto para nosso roger beep, a esquerda da foto vejam os dois terminais da bobina, nas extremidades os terminais do Reed.
Foto abaixo: são cinco Reed Switch simples on off, para nosso Roger beep cubra o Reed Switch com um canudinho de refrigerante, fita crepe ou isolante do mesmo tamanho, e enrole varias espiras de fio pode ser 34 ou 36 AWG, deixe com 300 ohms ou 500 ohms, fixe o começo e fim dos enrolamentos em pedaço de fio rígido fino, com a fita fixe eles no próprio corpo do Reed de um lado e do outro lado. pronto está feito nosso relé com Reed switch bem sensível para nosso projeto Roger beep.
                                                                     Imagem da net.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Transceptor AM 50Mhz Superheterodino 4FIs Base

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este foi para mim o projeto mais difícil, só com um multímetro, uma caixa velha de um amplificador de carro, um PTT velho, sucatas e muita força de vontade, eu sem nunca ter feito um curso de eletrônica, e ainda aprendendo, desenhei e projetei quase idêntico ao Motorádio FA-M21, e sempre acreditando que iria dá certo, e está ai , conseguir fazer na época esse sistema de comunicação em 6 Metros 50 Mhz em AM, que era o tipo de modulação que eu conhecia, outros projetos iam nascendo em minha cabeça, e eu ia desenhando e montando, um projeto que eu passei 5 anos projetando e aperfeiçoando e que é até hoje motivo de orgulho para mim é PTT sem fio para o meu 148 GTL. Depois eu comento mais sobre esse maravilhoso PTT que ainda não existe no mercado mundial.
Há quase 20 Anos, esse projeto montei com sucatas.
Todo mês de Novembro veja projeto completo.
Observem S Meter para TX RX e LED TX RX.
Um velho Dial de Rádio antigo foi feito a frente de alumínio.
Vejam os furos para MIC, LED TX, RX, S Meter, squelch, e volume.
Fiz os nomes com Letra Fácil que já não existe mais no mercado.
Vista interna só com dissipador do CI TBA 810, VU, LED.
        
Houve mudanças no Driver TX, em RX Mix, ficou por baixo placa.
Sempre acontece em protótipos é de praxe.
Ao lado do FTE veja os dois eletretos PTT está aberto.
Aqui está só aberto, veja detalhe dos dissipadores e em RF.
Melhor visualização em zoom, interno TRX AM 50 Mhz.
Foto do fundo transceptor AM 50 Mhz.
Vejam ao lado direito meu multímetro já tem 20 anos, ainda bom ele é o responsável.
Os dois equipamentos  montados só com o Multímetro.
A combinação perfeita de comunicação VHF em AM artesanal.
Links dos projetos: 
Links atualizados 17-10-2018.
Layout PCI do transceptor 50 Mhz base, tive de fazer alterações, em TX e RX.
 Q1 47K CAG. 
Primeira versão e como está no protótipo  alterações no exitador TX e Mix RX.
Versão com Oscilador Local a Cristal, poderá colocar mesmo circuito nos demais.
Versão com FET RF, terá de fazer testes, antes da montagem final.
 
     ATUALIZEI 11-12-2012, RESISTOR BASE Q1 É 47K E NÃO 1K PARA CAG.
Sistema de comunicação VHF 50 Mhz Amplitude Modulada.
Links dos dois projetos acima nesta página.
resistor na base do primeiro transistor amplificador de antena Q1, estava errada de 1k, para o CAG, o correto é de 47k, podendo ainda o montador colocar uma chave duas posições com sinal distante e local, colocando dois resistores de 100k, olhe no esquema do PX Lafayette, publicado em 1 de agosto 2012 aqui no blog. ou do Receptor PX  CB  postado em 13/12/2012, faça igual ao esquema,  pronto agora seu transceptor tem também mais um recurso de recepção local e distante.

Continuação transceptor AM 50Mhz 4FIs Base

Pessoal, quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este foi para mim o projeto mais difícil, só com um multímetro, uma caixa velha de um amplificador de carro, um PTT velho, sucatas e muita força de vontade, eu sem nunca ter feito um curso de eletrônica, e ainda aprendendo, desenhei e projetei quase idêntico ao Motorádio FA-M21, e sempre acreditando que iria dá certo, e está ai , conseguir fazer na época esse sistema de comunicação em 6 Metros 50 Mhz em AM, que era o tipo de modulação que eu conhecia, outros projetos iam nascendo em minha cabeça, e eu ia desenhando e montando, um projeto que eu passei 5 anos projetando e aperfeiçoando e que é até hoje motivo de orgulho para mim é PTT sem fio para o meu 148 GTL. Depois eu comento mais sobre esse maravilhoso PTT que ainda não existe no mercado mundial.
Há quase 20 Anos, esse projeto montei com sucatas.
Todo mês de Novembro veja projeto completo.
Observem S-Meter para TX RX e LED TX RX.
Um velho Dial de Rádio antigo foi feito a frente de alumínio.
Vejam os furos para MIC, LED TX, RX, S Meter, squelch, e volume.
Fiz os nomes com Letra Fácil que já não existe mais no mercado.
Vista interna só com dissipador do CI TBA 810, VU, LED.
        
Houve mudanças no Driver TX, em RX Mix, ficou por baixo placa.
Sempre acontece em protótipos é de praxe.
Ao lado do FTE veja os dois eletretos PTT está aberto.
Aqui está só aberto, veja detalhe dos dissipadores e em RF.
Melhor visualização em zoom, interno TRX AM 50 Mhz.
Foto do fundo transceptor AM 50 Mhz.
Vejam ao lado direito meu multímetro já tem 20 anos, ainda bom ele é o responsável.
Os dois equipamentos  montados só com o Multímetro.
combinação perfeita de comunicação VHF em AM artesanal.
Links atualizados 17-10-2018.
Layout PCI do transceptor 50 Mhz base, tive de fazer alterações, em TX e RX.
Links dos projetos: 
 Q1 47K CAG. 
Primeira versão e como está no protótipo  alterações no exitador TX e Mix RX.
Versão com Oscilador Local a Cristal, poderá colocar mesmo circuito nos demais.
Versão com FET RF, terá de fazer testes, antes da montagem final.
 
     ATUALIZEI 11-12-2012, RESISTOR BASE Q1 É 47K E NÃO 1K PARA CAG.
Sistema de comunicação VHF 50 Mhz Amplitude Modulada.
Links dos dois projetos acima nesta página.
O resistor na base do primeiro transistor amplificador de antena Q1, estava errada de 1k, para o CAG, o correto é de 47k, podendo ainda o montador colocar uma chave duas posições com sinal distante e local, colocando dois resistores de 100k, olhe no esquema do PX Lafayette, publicado em 1 de agosto 2012 aqui no blog. ou do Receptor PX  CB  postado em 13/12/2012, faça igual ao esquema, pronto agora seu transceptor tem também mais um recurso de recepção local e distante.

Vejam continuação deste projeto com esquemas e PCI
Montei na caixa do Walkie Talkie Roadstar 11Metros, igual já publicado.
 Walkie Talkie e o transmissor não aprovado próximo auto falante, baterias recarregaveis 12,5v. 
No FTE auto falante PCI do TX menor potencia RF não aprovado.
É só retirar ás soldas e colocar o novo TX no local acima da PCI mãe.
Se eu quiser montar outro TX é só retirar a que está na PCI mãe e confeccionar uma PCI tamanho igual.
Olhe FIs, o detalhe da antena, modulador igual Roadstar chave.
Vejam acima o TX solto este foi reprovado pouca potencia RF.
Aqui a alma do projeto 1,5 metros de antena, VU Led saída ANT. externa.
Ao lado da antena uma PCI montada um outro TX que foi retirado menor potencia.
Essa antena eu comprei em Salvador, pois aqui não tinha, e eu queria uma com um quarto de onda da frequência, para ir mais longe com pouca RF.
Esquemas PCI continuação Walkie Talkie 50 Mhz AM.
Projeto Base:
  Fotos e continuação
Está PCI placa foi alterada ou melhor cortada, em cima no transmissor.
Transmissor  pouca RF, copiei de telefones sem fio, acrescentei 2N 2222. Este esquema é com o transmissor não aprovado, mais funcionou bem.
Este abaixo sim foi adaptado e deu ótima comunicação em uma distância de 2Km.
          Os esquemas foram atualizados, o resistor na base de Q1 é 47k e não 1k. Q2 poderá ser BF 199.
Esquema aprovado, o Espaço só deu para esse, com uma pot. RF em torno de 150 MW.
Atualizei 11-12-2012, resistor base Q1 é 47k e não 1k.
Como já escrevi aqui no blog, que esse meu projeto foi melhor elaborado, maior potência RF, saída em Push Pull, receptor com  muito mais tecnologia, sensibilidade e seletividade, com 4 FIs, uma antena telescópica de um quarto de onda dá frequência, esses atributos não foram suficientes para alcançar nem 5km em comunicação com o base, que estava ligado a uma antena yagi de 3 elementos ROE 1,1, recebendo os sinais do Walkie Talkie sensivelmente pelo receptor do base, conseguir fazer comunicação pouco mais de 2km, mesmo assim em locais alto, quando era baixada o sinal sumia, não era uma comunicação local, foi assim que eu comecei a estudar sobre o solo do nordeste, também quando eu modulava com os colegas PX argentinos ou gaúchos eles me reportavam que lá conseguia fazer contatos com distâncias de 100km ou mais, como se fosse local, já tive a oportunidade de modular com um colega em uma cidade do sul e o outro em outra cidade distante mais de 100km e eles se falavam. pois é pasmem, vocês que mora no sul do Brasil são privilegiados, pois aqui no Nordeste, só conseguimos fazer comunicação em 27 Mhz SSB, local não chega a 30km, linha reta, e com uma boa antena alta com 12 metros do solo. Bem está aí o projeto quem quiser poderá alterar os circuitos, e tentar melhorar, espero quem gosta de Amplitude Modulada, possa montar esse projeto e elaborar mais circuitos como VFO variável   para toda faixa, ou trocar de frequência, para 80, 40, 20, ou 15 metros, o ruim é a antena terá de ter uma bobina, bem se quiser poderá ver mais no texto acima mencionado.