BLOG LOCAL: ALAGOINHAS, BAHIA BRASIL.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Vox para TRX ou chave sonora on off.

Olá pessoal ainda empenhado na restauração do transceptor Wagner ssb 309, que já restaurei cinquenta porcento do original esquema, mesmo assim continuando com minhas publicações para Radioamadorismo. Este mês achei um circuito de VOX para transceptores na revista Italiana Radio Elettronica, o circuito também podemos usar para outros fins como uma chave sonora para ligar e desligar qualquer tipo de equipamento com o som, ou até palmas, claro que temos que modificar e acrescentar outros circuitos, mas podemos fazer até um alarme para carro ou moto sonoro, o projeto é totalmente transistorizado e simples, o circuito não tem muito o que falar ele por si mesmo já está bem detalhado e bem explicado, devo acrescentar que os transistores da época talvez já não exista mais, esse projeto é da década de 70, mas podemos substituir por outros transistores NPN e PNP de uso geral, temos no primeiro circuito um pré amplificador microfone, eu sugeria que um transistor BC 549 seria o ideal poderia ser um BF 245 FET, pois o FET tem menos ruido que o transistor, se bem que o 549 também é muito bom, mas na falta podemos usar os transistores BC 548, ou 2N 3904, entre outros, fica a critério do montador, no esquema desenhado por mim modifiquei pouco o circuito, aproveitei que R2 está errado não pode ser 220R, e acrescentei pouca coisa do original, vale lembrar que o circuito pode ser alterado e modificado, na minha versão com microfone de eletreto amplificado por TR1 que serve como pré de microfone para a entrada de áudio para o RTX, o trimpot P1 regula a intensidade do volume de áudio, o microfone serve tanto para o RTX como para o VOX, sem mais o circuito é simples e fácil, é só montar e desfrutar desse equipamento muito útil na sua estação de Radioamador.
Capa da revista Italiana.
Matéria completa original revista.
Esquema original VOX CB.
Esquema VOX desenhado e atualizado parcialmente por mim.
Leiam é importante para quem vai montar.
PCI VOX CB lado componentes original.
PCI VOX CB lado cobreado original.
Continuação da matéria sobre montagem.
Lista de componentes da época, poderá ser substituídos pelos atuais.
Ligação no RTX no VOX CB original.
Fim da matéria VOX CB.
Pessoal este circuito pode ser modificado, os componentes podem ser atualizados, o microfone pode ser de eletreto como já esta no esquema desenhado por mim, ou microfone dinâmico de 600 ohms no esquema original, não esqueça que o eletreto tem que ter uma pequena alimentação no positivo do mesmo. Espero que gostem deste projeto da década de 70 publicado na revista Radio Elettronica, e meus agradecimentos a quem postou esta coleção de revistas velhas, belíssimo trabalho.

2 comentários:

  1. estou com um vr95m plus. levei a um (tecnico), e ele tirou um diodo que é d93, e as bobinas do + e - da entrada de energia do radio. sera que podes me ajudar. desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Carlos Eduardo Ferreira.
      Meu amigo cuidado com esses técnicos, eu venho sempre alertando aqui no blog, o barato sai caro, existem muita gente boa que realmente entende do assunto e trabalha honestamente, mas tem muitos picaretas que não entende nada e quer aprender no seu rádio e ainda faz alguns de sucatas, você deu sorte, já vi e ouvi muita coisa em mais de 30 anos de PX. Olha o diodo deve ser o que fica na entrada de alimentação, ele serve para uma possível inversão de polaridade, ou seja se você ligar o fio vermelho do rádio no negativo da alimentação o diodo entra em curto e faz o fusível abrir, também em alguns casos de sobre tensão ele atua, protegendo o rádio e de queimar outros componentes, enquanto ás "bobinas" ou choques de entrada de alimentação, elas servem para filtrar possíveis interferência provocadas pela RF do rádio, elas são muito necessárias no circuito do rádio, ele funciona sem os três componentes, mas é melhor substituir por outros tipo original, o diodo pode colocar logo na entrada de alimentação antes das "bobinas" choques, coloque um 1N 4004 ou 4003, eu costumo colocar um mais robusto de 3 amperes e um diodo zéner de 15 volts, assim se a fonte passar de 15 volts pouco mais o zéner entra em curto e o fusível abre protegendo o rádio da sobre tensão ou inversão de polaridade.
      Meu amigo foi bom você relatar estes problemas assim ajudamos os demais colegas a se proteger desses "técnicos" fajutos. Um abraço, e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir