BLOG LOCAL: ALAGOINHAS, BAHIA BRASIL.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Componentes e equipamentos descartáveis "sucatas".

Pessoal nas fotos abaixo está apenas algumas "sucatas" componentes em placas e demais para ser limpos, retirados com cuidado, e testa-los, estes componentes e equipamentos podem ser imprestável ou "lixo" para empresas e muitíssima gente, mas para nós amantes da eletrônica antiga são fontes de bons componentes e equipamentos ainda para uso. Já presenciei empresas de grande porte aqui da região descartando equipamentos eletrônicos como lixo, doando a "pessoas" ou pequenas empresas de reciclagem que não dão um destino "adequado", digo destino "adequado" se falando que eles ainda poderão ser aproveitadas e utilizados, desde um pequenino diodo retirado de uma placa de circuito seja ele qual for, até rádios VHF, central telefônica, antenas, computadores, No-breaks monitores CPU e diversos equipamentos, que quando não são leiloados por empresas ou prefeituras são descartados de maneira inadequada, em algumas regiões existem pessoas e pequenas empresas que reciclam, consertam, doam ou vendem a população equipamentos que seriam jogados em lixão, ou seria vendido por empresas de reciclagem vejam exemplo:http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/06/jovens-de-ong-em-salvador-reciclam-computadores-e-vendem-em-brecho.html algumas empresas tem interesse no plastico ante chama, ferro, cobre, e até ouro, sim ouro, existem nas placas de computador, celular, e conectores de informáticas e outros que são banhado com uma fina camada de ouro para que tenha melhor contato, a maior concentração de ouro está nos processadores de placas de PC, mas muita gente não sabe disso, algumas grandes empresas de reciclagem compram de outras  pequenas empresas de reciclagem estes materiais como sucatas normal. Parabéns a essas pessoas que recolhe e consertam equipamentos eletrônica e doam a população carente, na década de 2000, eu comprei alguns rádios VHF de uma grande empresa aqui da região, eles iriam serem jogados em terrenos baldio longe da área urbana, segundo me disse o chefe do almoxarifado, há eles vieram sem microfone e sem a central de comando, já tinham descartados, infelizmente ainda acontece isso em empresas e oficinas de manutenção eletrônica. 
Bem mas eu conto com a colaboração de alguns amigos que me doaram e sempre que tem algo me chamam para me doar "sucatas" pequenos equipamentos ou TVs, assim contribuindo para meu hobby e eu descarto de maneira adequada correta. Quero agradecer aos meus amigos que me doaram ao longo deste ano sucatas de todas ás condições e estado, meu amigo e professor Veridiano, Dinho, Pito, Tonho, Zé Bimba, os meus amigos da TEC13 Eletrônica- Marcos "Alemão" Jaílton, sou imensamente agradecido a vocês pelo meu estoque de "sucatas" para meus projetos que irei montar. Pessoal este é um assunto muito polemico, existe muita coisa a ser feito e ser mudado, tem muita coisa que aqui eu não abordei pois mexe com interesses de grandes fornecedores, melhor ficar só com nós pequeninos recolhedores de sucatas para montagens eletrônicas.
Transceptores VHF comprado de uma grande empresa.
A pedido do amigo Picco, estou postando várias fotos de rádios VHF de marcas brasileiras, estes foram comprado de locais chamado de "ferro velho", alguns não tem tampas e estão amassados, escolhi alguns melhores para foto, triste como equipamentos da década de 80 e 90 tão bons já foram e estão sendo descartados ou jogados em lixões, terrenos baldios, ferro velho, etc. Para nós que temos nosso hobby de montagens eletrônica em trx HF ou VHF eles são uma fonte de bons componentes que são muito difíceis de encontrar no comércio ou não são mais fabricados.
Foto transceptor CONTROL VHF.
Foto transceptor VHF a cristal.
Foto PA RF e demais lado PCI.
Em zoom.
Abaixo um transceptor mesma marca com PLL.
Abaixo foto transceptor SITELTRA TELEFUNKEN VHF.
Foto PA RF e entrada alimentação com 2N 3055.
Foto abaixo da parte de PLL, VCO TX e RX.
Foto abaixo transceptor completo explorado.
Abaixo foto do TELEFUNKEN SITELTRA, é uma verdadeira fortaleza.
Foto abaixo dos circuitos em PCI separadas pela super carcaça.
 
Veja todo sua parte de transmissor FM.
Abaixo quase que não deu para fotografar, circuitos de RX FI filtro 10.7 e VCO TX, RX.
  
 Foto abaixo temos a saída de RF TX passando pelo sensor ROE com os diodos AA119.
Vejam lado dos componentes do medidor de ROE com relé de TX e RX e filtro 
Foram estas fotos acima adicionadas em 27-11-16.
Algumas placas de sucatas já desmontadas dos equipamentos.   
Boas equipamentos com defeito para garimpar.  
Videos cassetes antigos tenho vários para garimpar.
Antigos sons residencial quero recuperar para uso.
Outros equipamentos para verificação de restauração.
Abaixo cristais e filtros diversos retirados das sucatas.
Pessoal estou publicando sobre este assunto, primeiro: para agradecer aos meus amigos, segundo: para que a população, oficinas de eletrônica, empresas, prefeituras, setores estaduais, e demais tenham consciência que o descarte de equipamentos, baterias, lâmpadas, e demais que envolve eletrônica tem que ter um destino ideal a ser descartado e ou ser restaurado e doado em benefício a população carente.
Muito obrigado.

4 comentários:

  1. Sucata da boa Waldir, esses equipamentos de VHF devem ter componentes de qualidade para usar nas montagens. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Picco.
      Sim tem muita coisa boa para montagens em alta frequência. O que me deixa triste é que já teve muitas empresas que jogou fora vários destes e outros rádios transceptores. Um abraço e muito obrigado pelo comentário, felicidades.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Eu também perdi diversas sucatas em um ferro velho que compro, quando cheguei lá só consegui comprar umas duas ou três placas. Com a substituição das transmissões analógicas pelas digitais na TV vai aparecer muita coisa boa, se você tiver algum conhecido que trabalhe em alguma emissora tente se informar pois vão leiloar tudo. Quando puder poste alguma foto da parte interna desse equipamento de VHF.
    Esse contador que você colocou deve estar com problema, a página só fica carregando, se não parar, não da pra comentar. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Picco.
      Eles estão descartando tudo de eletrônico para ferro velho como sucata normal, pode ser central telefônica, transceptores, transmissores de TV e rádio, CPU, notbooks, ás vezes até equipamentos hospitalares você encontra em ferro velho, tem muitos relatos e reportagens sobre isso.
      Deixa quieto, vou tirar uma foto do transceptor e postar nessa página.
      Um abraço, o contador vou atualizar e corrigir.
      Waldir Cardoso.

      Excluir