quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Receptor AM CB 27 Mhz UK 365.

Este receptor em AM UK 365 super heteródino na faixa dos 27 Mhz 11 metros CB, foi publicado na década de 70 em revistas italianas, notem ás semelhanças dos circuitos em relação ao seu irmão receptor AM RV-27 publicado aqui este mês, ambos são receptores muito bons, deixa a desejar em alguns circuitos para ficar ainda melhor, mas isso encareceria seu preço, ficaria mais difícil a montagem para iniciantes, como vocês podem ver o circuito é simples de um rádio AM super heteródino, a inovação e o seu oscilador local com o diodo varicap para sintonia, modéstia parte eu montei um há muitos anos atras na década de 90 publicado aqui no blog em: https://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2012/12/receptor-px-cb-superheterodino-4fis.html e posso dizer que com experiência que este receptor com antena adequada para faixa de escuta ele recebe igualzinho a um rádio 148 GTL, claro que o 148 GTL tem filtro NB que elimina os ruídos de entrada de antena, dupla conversão e muitos filtros no áudio amplificador que nos proporciona uma escuta suave, eu fazia teste com um colega na época chegava sinal 2 em meu cobra 148 GTL, e no Motoradio FA-M21, quase junto com os QRMs estáticas da faixa, eu então retirava a antena do rádio profissional e colocava só a ponta positiva do conector no meu receptorzinho, ele pegava o sinal do colega igualzinho ao Motoradio FA-M21, eu então ligava o terra da antena no receptorzinho e ele melhorava sensivelmente a recepção ficando sem ruido nenhum, eu coloquei uma pilha de 9 volts e quando saia a noite eu o levava para corujar os colegas, ele pegava todos da cidade com uma pequena antena como está na foto. Eu publiquei a matéria completa no blog de revistas em: https://esquemasprojetoseletronicos.blogspot.com.br/2016/10/receptor-am-super-heterodino-uk-365-cb.html ou Baixe aqui a matéria completa de outra revista em PDF: http://www.rsp-italy.it/Electronics/Kits/_contents/Amtron/Amtron%20UK365%20-%20CB%20Receiver.pdf  Meus agradecimentos ao amigo que publicou a matéria deste projeto contribuindo para crescimento do nosso hobby Radioamadorístico. Muito obrigado.                                                
Esquema original receptor AM UK 365 CB 27 Mhz.
  
Esquema original Receptor AM UK 365 CB 27 Mhz.
Esquema atualizado parcialmente receptor AM UK 365 CB 27 Mhz.
Abaixo esquema do receptor AM RV-27 CB 27 Mhz, parcialmente atualizado com CI LM 386 no amplificador áudio, notem a semelhança nos componentes mudando só ás configurações dos transistores.
Esquema receptor AM RV-27 CB 27 Mhz parcialmente atualizado.
Está então os esquema originais e demais desenhado por mim, mês que vem vou tentar fazer algumas modificações nestes receptores, mas deixando sempre a essência do original, podemos incorporar alguns circuitos que vou analisar e desenha-lo publicarei para os senhores montadores que gostam de "corujar" ouvir a faixa de 11 ou 10 metros. Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.